Ir para conteúdo

Nusa Penida: o que fazer em 3 dias na ilha mais incrível de Bali


Posts Recomendados

  • Membros

Nusa Penida é meu lugar favorito, não só em Bali, mas como em toda a Indonésia! Posso dizer que a ilha é tudo que eu esperava e mais um pouco! Nusa Penida faz parte das Nusa Islands, seguida pelas irmãs Nusa Lembongan e Nusa Ceningan. Ela é a maior das 3, porém é considerada a menos “desenvolvida”.

E sendo sincera, isso foi o que mais me encantou: a simplicidade! A vida é tranquila por lá e o show fica por conta da natureza com beleza incontestável. Praias de areia branca e com pelo menos 50 tons de azul, falésias com vistas espetaculares e lugares com um toque de natureza intocada!

Eu aconselho sem medo de errar esse destino que conquistou meu coração! 😍

Nusa Penida tem uma enorme concentração de pontos lindos para visitar, por esse motivo meu conselho é ficar pelo menos três dias por lá! Eu passei 3 noites e ficaria mais se pudesse. Como meu primeiro dia foi muito curto e o segundo dia ficou muito apertado, vou dividir o roteiro de forma que fique melhor.

Mapa turístico de Nusa Penida

Mas vamos lá ao roteiro e no final do artigo deixo um guia com perguntas e respostas sobre Nusa Penida! 


Dia 1 – Atrações menos conhecidas em Nusa Penida

Se você quer sair do obvio, vai amar essas dicas!
Eu iniciei oficialmente meus passeios em Nusa Penida em um dos lugares mais lindos que já vi na vida: a cachoeira Peguyanan.

Peguyangan Waterfall

Peguyangan-Waterfall-Nusa-Penida-02.jpg?

Confesso que fui para esse lugar sem esperar muito, mas hoje posso garantir que vale a pena descer os incontáveis degraus da escadaria azul.

A entrada do local é bem simples, numa porta que dá para as escadas. Por ser um local sagrado, é obrigatório o uso de Sarong (vestimenta típica da cultura hindu) para homens e mulheres.

Peguyangan-Waterfall-Nusa-Penida-05.jpg? Entrada Peguyanan

Se preparem, as escadas vão parecer não ter fim… É preciso disposição e muito cuidado ao descer e subir essas escadas, pois são bem íngremes e costeiam todo tempo um penhasco. Nem preciso dizer o quanto a vista é maravilhosa né!

Peguyangan-Waterfall-Nusa-Penida-01.jpg? Parte das escadas azuis… olha como é ingrime

Quase no fim do percurso você vai encontrar um pequeno templo sagrado hinduísta, chamado Pura Segara Kidul. Ele é cercado por nascentes e com vista para o mar. Esse templo é um local de peregrinação.

Peguyangan-Waterfall-Nusa-Penida-04.jpg?

Passando pelo templo você vai chegar nas piscinas naturais, chamadas de Guyangan Waterfall e para mim foi como chegar no paraíso.

Peguyangan-Waterfall-Nusa-Penida-03.jpg?

As águas doces e azuis caindo das pedras de calcário são simplesmente sensacionais! Sem contar a vista para o mar. Reserve um tempo nesse lugar… é renovador!

  • Preço entrada Peguyangan Waterfall: 5.000 Rp

Tembeling Beach

Tembeling-Nusa-Penida-Bali-01.jpg?fit=10

Preparem o coração para um caminho tenso em meio a uma floresta… hehe

Foi um pouco difícil achar esse lugar, mas no final das contas a recompensa foi grande!! Usei muito o Google Maps offline, que acertou na maioria das vezes, mas nesse lugar o Google errou e precisamos pedir informações.

Chegando até o final da estrada onde o mapa leva, você vai encontrar um estacionamento e desse ponto é preciso continuar o caminho a pé. A descida leva em torno de 30 minutos.

Meu conselho é separar meio dia para curtir esse lugar, onde você vai encontrar piscinas naturais, praia e floresta. Tudo junto!

Tembeling-Nusa-Penida-Bali-02.jpg?fit=68

Descendo as escadas através de um belo cenário de floresta, você chega primeiro em uma piscina natural de água doce, onde alguns aventureiros se arriscam a saltar!
Esse lugar tem uma atmosfera bem mistica na minha opinião, vale parar e ficar relaxando por um tempo!

Tembeling-Nusa-Penida-Bali-05.jpg?ssl=1&
Tembeling-Nusa-Penida-Bali-06.jpg?ssl=1&

Continuando as escadas, você chega em outra piscina natural. Esse um pouco menor e já bem próxima da praia.

Passando a piscina você estará na praia!! No lado direito de quem chega, existe uma caverna com várias pedrinhas empilhadas e um paredão de pedra bem bonito.

Tembeling-Nusa-Penida-Bali-04.jpg?fit=76

Do lado esquerdo tem uma área para estender sua canga, um mirante e até um balanço. A paisagem é deslumbrante, mas entrar na praia é arriscado devido à quantidade de pedras.

Tembeling-Nusa-Penida-Bali-03.jpg?fit=10

Nem preciso dizer o quanto esse lugar é lindo… as fotos falam por si só!

  • Preço entrada Tembeling Beach: 5.000 Rp

Dia 2 – Atrações mais populares de Nusa Penida

Sabe aquelas paisagens dignas de qualquer cartão-postal? E que inclusive estão em todos cartões-postais de Bali? Hoje é o dia deles!

Kelingking beach

Kelingking-beach-Bali-4.jpg?fit=1024%2C6 Sem filtro, esse azul é real!

Quem nunca viu uma foto da praia com um morro que parece um dinossauro? Bem é o que dizem parecer… E na verdade não importa, esse lugar é fantástico! Com certeza um dos mais lindos de Bali!

Do alto, a formação de terra que corta parte do mar traz uma vista incrível que vai te dar vontade de descer e conferir todo aquele azul surreal!!

Para quem não dividir a foto com milhares de turistas, meu conselho é seguir para o lado direito das falésias (sentido da direita olhando para o mar).

Existem vários cantinhos onde você consegue ter a vista só para você! Mas muito cuidado, pois não existe nenhuma proteção contra queda.

Kelingking-beach-Bali-1.jpg?fit=1024%2C7

Do lado esquerdo está a famosa escadaria que leva até a praia! O começo dela é bem lotado, mas se você for descendo já vai notar que as pessoas têm preguiça de caminhar! Hehe

Kelingking-beach-Bali-2.jpg?fit=683%2C10

Para descer até a praia é preciso descer toda essa escadaria, que leva em torno de 45 minutos. Infelizmente não tive tempo para descer, mas certamente vale a pena! Lembrando que a escada é muito íngreme e escorregadio, requer cuidado. Quem tem medo de altura é bom evitar…

Kelingking-beach-Bali-3.jpg?fit=1024%2C6 Essa estrada cortando o morro é a escadaria que leva até a praia
  • Preço entrada Kelingking Beach: 5.000 Rp

Angel’s Billabong

Angels-Billabong-Bali-1-1.jpg?fit=812%2C

Uma piscina natural com borda infinita direto para o mar soa interessante??
Esse lugar é inacreditável. As cores que formam na piscina parecem de mentira!

Mas alerto, a piscina da Angel´s Billabong só aparece se a maré estiver baixa. Além disso, se a maré estiver alta é muito perigoso tentar descer até a piscina para se banhar.

Angels-Billabong-Bali-2.jpg?fit=1024%2C6

Quando eu fui as ondas estavam entrando um pouco na piscina, mas não estava perigoso pois apenas enchia um pouco de água. O cuidado maior para entrar na água foi com as pedras, pois toda a formação é de pedra. E mais, não se arrisquem chegando perto da borda, sua vida não vale uma foto! Mesmo na maré baixa é arriscado, pois se uma onda bater você será jogado direto contra as pedras.

  • Preço entrada Angel’s Billabong + Broken Beach: 5.000 Rp

Broken Beach

Broken-Beach-Nusa-Penida-Bali-2.jpg?fit=

Caminhando um pouco passando pela Angel’s Billabong você chegará na Broken Beach!

O lugar é fantástico, queria ter um drone nesse momento para mostrar a loucura que é a natureza!
O nome da praia é devido a realmente ser um buraco, como se terra tivesse se quebrado em um arco, onde as ondas do mar entram e saem.

Tudo ao redor é lindo, inclusive as paisagens que se formam no horizonte! Meu conselho é caminhar o entorno do arco, admirando a beleza do lugar de vários ângulos! 😉

Broken-Beach-Nusa-Penida-Bali-1.jpg?fit=

Crystal bay

Crystal-bay-Nusa-Penida-1.jpg?fit=1024%2

A última parada desse dia foi na bela baía Crystal. O lugar é daqueles especiais para assistir um pôr do sol.

A praia também é ponto de mergulho com snorkel, onde saem alguns barquinhos levando a galera para mergulhar, inclusive um dos pontos de parada é o manta point, onde é possível nadar com arrais manta. Então quem tiver mais tempo, vale chegar mais cedo e já fazer esse passeio.

Crystal-bay-Nusa-Penida-2.jpg?fit=1024%2

Crystal bay é um lugar bem bonito e agradável, têm alguns quiosques em volta da praia com cadeiras e puffs. Bom para relaxar e curtir o clima “slow down” de Nusa Penida.

Ah, a estrada para chegar na Crystal Bay é linda também, cheia de verde e alguns momentos fechada por palmeiras.


Dia 3 – Costa leste de Nusa Penida

Goa Giri Putri

Goa-Giri-Putri-Bali-2.jpg?fit=1024%2C678

Já que estamos em Bali, não pode faltar visita a um templo hindu e esse é bem diferente dos tradicionais. O Pura (significa templo na língua balinesa) Goa Giri Putri é um templo literalmente dentro de uma caverna!

O templo fica no alto de uma encosta, e ao subir as escadas você passará por um simples ritual de purificação, onde uma senhora hindu vai borrifar água em você para só depois poder entrar no templo.

A entrada é feita através de uma passagem bem apertada, daquelas que quem tem fobia de lugares fechado não vai gostar nem um pouco.

Goa-Giri-Putri-Bali-1.jpg?fit=690%2C1024

Mas logo se chega no saguão principal, numa área bem grande que surpreende! O lugar é bem úmido e cheio de oferendas e altares. No momento que eu estava lá, estava ocorrendo algum tipo de cerimônia privada em um patamar mais elevado. Pena não pode ver de perto.

Mas na saída da caverna algumas pessoas estavam cantando e rezando, foi bonito presenciar um pouco da cultura de perto!

  • Preço entrada Goa Giri Putri: 20.000 Rp

Diamond Beach

Diamond-beach-Nusa-Penida-Bali-1.jpg?fit

Diamond beach é uma das praias mais lindas que já conheci!! Mesmo pegando o tempo um pouco fechado, as cores da praia são surreais!!
Do alto a paisagem é tão bonita que os olhos parecem não acreditar, daqueles destino que vemos as fotos e que pessoalmente é ainda melhor.

E vale a pena descer essa escadaria fotogênica e para conhecer a praia em si! Pelo caminho da escada, cada ângulo vai trazendo uma beleza diferente. Dá vontade de acabar com o cartão de memória nesse lugar! Mas cuidado, o trecho final da escada não tem esse guarda-corpo e é um pouco escorregadio.

Diamond-beach-Nusa-Penida-Bali-3.jpg?fit Behind the scenes com o Mochila, Câmera e Ação

Lá em baixo, a gente dá de cara com dois spots bem típicos de Bali: balanço e ninho! Eu não fui em nenhum dos 2, até me arrependi…

Diamond-beach-Nusa-Penida-Bali-4.jpg?fit

E a praia é simplesmente maravilhosa… Ande toda a extensão para curtir o lugar, é renovador. Mas cuidado ao entrar na água, a corrente é forte e tem muitas pedrinhas soltas.

Diamond-beach-Nusa-Penida-Bali-2.jpg?fit
  • Preço entrada Diamond Beach: 10.000 Rp

Atuh Beach

Atuh-Beach-nusa-penida-bali.jpg?fit=1024

Ao lado da Diamond beach fica a Atuh Beach, mas uma bela praia que é necessário disposição para conhecer. São mais escadas, porém para a Atuh Beach elas são mais bem preparadas o que diminui o tempo de percurso.

Eu não desci para conhecer, mas li que a praia é bem estruturada com quiosques, barracas e cadeiras para alugar.

Por ser uma praia de areia e com menos corais, é mais propícia para banho, todavia acaba ficando um pouco cheia.

Thousand Island

Thousand-Island-nusa-penida-bali-4.jpg?f

Acho que esse lugar não recebe o devido valor, não vejo tanta gente querendo conhecer… Mas garanto, vale a pena mil vezes!!

Procurem no Google maps como Molenteng Point e você chegará em um estacionamento onde será cobrada uma entrada para então poder passear pelo lugar.

Thousand-Island-nusa-penida-bali-2.jpg?s
Thousand-Island-nusa-penida-bali-3.jpg?s

As vistas são simplesmente sensacionais!! Desça e suba as escadas para encontrar os lugares mais fotogênicos da vida! Desse lugar temos uma visão privilegiada da Diamond Beach, onde pude comprovar que ela é de fato uma das praias mais lindas da Indonésia na minha humilde opinião!

  • Preço entrada Thousand Island (incluído Rumah Pohon): 10.000 Rp

Rumah Pohon

Rumah-Pohon-nusa-penida-bali-1.jpg?fit=6

Dentro do espaço da Thousand Island fica uma atração que ganhou fama no Instagram, a casinha na árvore mais cobiçada da história!

Você pode reservar uma noite nesse lugar lindo através do Airbnb, mas quando estive lá não pareceu ter ninguém na casinha e estava com tudo fechado (portas e janelas).

Rumah-Pohon-nusa-penida-bali-2.jpg?fit=1 Vista “chata” da casinha

De qualquer forma, você não paga para fotografar nas escadas da casinha e é fotão garantido! 

Bem, essas foram as atrações que conheci nessa ilha tão linda. Agora vamos ao mini guia com perguntas e respostas para solucionar algumas dúvidas.


Como chegar de Bali a Nusa Penida?

Nusa Penida fica bem próxima de Sanur, principal porto da ilha de Bali. Diariamente saem barcos a partir das 7 horas. O tempo de navegação é em torno de 40 minutos viajando de speedboat (barco rápido), porém esse tempo pode se tornar horas se decidir pegar um barco público (custa menos, porém demora muito mais).

Outra forma é também de chegar de barco a partir da ilha vizinha, Nusa Lembongan. Foi esse trajeto que fiz, mas as embarcações que saem direto de Lembongan para Nusa Penida são bem mais simples e a viagem leva cerda de 20 minutos. Custou 50.000 Rp (€3 ou R$14) por pessoa.

#DICA: para chegar e sair de Nusa Penida de barco, inevitavelmente você terá que passar pela água, então meu conselho é usar sandália de dedo ou algum sapato que possa ser molhado.

Eu comprei todos os tíquetes na hora, assim é mais fácil de conseguir melhores preços. Porém se estiver numa época muito lotada, vale reservar pela internet. Aqui estão dois sites que pesquisei as passagens de barco: https://gilitransfers.com/ e https://www.gilibookings.com/


Como se locomover Nusa Penida?

Mesmo sendo a maior das 3 Nusas, as distâncias em Nusa Penida não são longas, na verdade o que faz o deslocamento ser maior é a condição da maioria das estradas. As estradas são bem ruins em grande parte dos trajetos, então não se enganem achando que por ser uma ilha, será rápido e fácil chegar nos destinos. Pelo contrário, mesmo de motocicleta o tempo de percurso é bem longo.

Com isso, tome como mais um motivo de ficar mais tempo para poder conhecer o máximo possível dessa maravilhosa ilha!

De moto

Durante toda minha estadia em Nusa Penida utilizei motocicleta, que é o principal meio de transporte da ilha. É prático e barato. No entanto, em Nusa Penida mais do que nunca é necessário muito cuidado e prática na pilotagem por causa da condição das estradas como eu disse anteriormente. Se você não tiver, o ideal é contratar um motorista ou até mesmo fechar algum tour com agência.

Agora se você realmente se sente bem e seguro para pilotar uma scooter, sem dúvidas sua viagem vai ser muito mais interessante! Com a moto temos o comando total da viagem, além de fazer tudo no nosso tempo, ainda podemos descobrir lugares desconhecidos que dificilmente são possíveis de serem visitados se estiver com um pacote fechado de viagem.

O aluguel de uma scooter foi: 70.000 Rp (€4,40 ou R$21) por dia

De carro

Se não tiver prática com motos ou quiser uma viagem mais confortável, uma boa saída é contratar um motorista. Em Bali não é permitido alugar carro por conta própria, então a opção é alugar o carro com um motorista ou alugar o carro com um guia.

De carro fica mais caro, mas para quem não quer ter dor de cabeça organizando a viagem, vale o investimento.

#DICA: Em Nusa Penida a internet costuma não ser muito boa, então faça como eu fiz e foi uma mão na roda: descarregue o mapa da ilha no Google Maps. Assim você as funções normais de buscar destinos de forma offline. Ainda economiza bateria do celular. 


Quando visitar Nusa Penida?

Como eu já contei no guia da Indonésia, o clima é quase inteiramente tropical, com temperatura média de 28 °C na região costeira.

Existem dois períodos na Indonésia: o período de seca que vai de abril a outubro e o período de chuvas que vai de novembro a março.

A melhor época para visitar Nusa Penida, assim como outras regiões da ilha de Bali é entre junho e setembro.

Eu fui no final de maio e peguei dias lindos, apenas um dia estava um pouco nublado e deu uma pancada de chuva. No entanto, não estragou meu passeio.


Onde ficar em Nusa Penida?

Por ser uma ilha ainda pouco desenvolvida para o turismo, a maior parte das hospedagens em Nusa Penida são simples. Não que isso seja algo ruim, pelo contrário, você pode ter uma experiência única de contato com a cultura local na sua forma verdadeira.

Eu me hospedei em uma pousada no alto de um morro com uma belíssima vista pro mar!

A Song Cang Bungalow é dividida em bungalows individuais, bem espaçosos, limpos e com conjunto de café e chá, ar condicionado forte.
A vista, como eu disse é incrível, com uma varanda bem bonitinha!

Song-Cang-Bungalow-Bali-1.jpg?ssl=1&resi
Song-Cang-Bungalow-Bali-2.jpg?ssl=1&resi
Song-Cang-Bungalow-Bali-3.jpg?ssl=1&resi

Paguei em maio/19 R$92 a diária para 2 pessoas com café da manhã simples.


 

Vale a pena visitar Nusa Penida?

Vale muito a pena visitar Nusa Penida, principalmente se você tiver um pouco mais de tempo livre para curtir com calma as atrações da ilha!

Mas se ainda tem dúvida, uma imagem vale mais que mil palavras. Olhem a galeria extra que montei só de cantinhos aleatórios de Nusa Penida! ❤️

Nusa-Penida-Bali-4.jpg?ssl=1&resize=1333
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...