Ir para conteúdo

Mochilão na Europa - 3 cidades em 9 noites


Posts Recomendados

  • Membros

Olá viajantes!

 

Somos um casal de professores e estamos nos programando para um roteiro de 9 noites por Madrid, Roma e Lisboa. Sairemos de Natal no dia 29 de janeiro e retornaremos dia 9 de fevereiro. A escolha dessas três cidades se deu porque nosso primeiro destino, saindo do Brasil, será Madrid. as outras duas cidades foram escolhidas por razões sentimentais: eu já conheço Roma e meu marido já morou em Lisboa, portanto, vamos apresentar essas cidades um para o outro. As passagens já foram adquiridas, documentos providenciados e hospedagem reservada (em hostels indicados por parentes e amigos). O roteiro dos lugares que pretendemos conhecer eu mesma estou elaborando, com base no que já conhecemos em Roma e Lisboa, e também com base na internet e nas dicas de outros mochileiros que já andaram por essas cidades. Estamos, nesse momento, tomando providências acerca de vestuário (sairemos do verão quente e ensolarado de Natal para o inverno europeu!!!) e dos cuidados com nossos filhos, que vão ficar, principalmente por causa do frio, ao qual não estão habituados. Esperamos que o planejamento antecipado nos renda menos ciladas durante a viagem, e que possamos aproveitar ao máximo os recantos de cada cidade visitada. Pretendemos fotografar e filmar tudo e deixar um registro escrito que possa servir a outros mochileiros aqui no site. Está chegando a hora de tirarmos nossas mochilas do armário!

 

Por enquanto é só. Quando tiver mais tempo e novidades, vou atualizando o tópico.

 

Abraços

 

::love::

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Olá, viajantes!

 

Estou planejando o nosso roteiro pelas cidades de Lisboa, Madri e Roma, num circuito de 9 noites. Andei pesquisando em roteiros de viagem alguns lugares em Madri e, pelo que pude notar, as visitas aos museus são imperdíveis. Além dos museus, gostaria muito de andar pela cidade sem rumo certo, porém não sei se o frio vai permitir. Como chegaremos em Madri no domingo (dia 30/01) ao meio dia, se não houver atraso (o que eu acho muito difícil de acontecer!) e não chegarmos tão cansados (o que eu também acho difícil), pretendo ir ao famoso mercado das pulgas, que funciona nos domingos. Ficaremos hospedados no Hostel Miami, na Gran Via e, pelo que pude perceber, é um local perto de vários pontos turísticos da cidade. Sem muita pretensão de conhecer a cidade toda em dois dias, espero que consigamos aproveitar bem o tempo.

Alguns lugares em Madri que quero conhecer:

Puerta del Sol

Museu do Prado

Museu Reina Sofia

Plaza Mayor ( que vier a mais é lucro!)

 

De Madri, no dia 01 de fevereiro, partiremos para Lisboa de avião. Como nutro uma relação afetiva com Portugal, mesmo sem conhecer o país (ensino língua portuguesa e já ministrei algumas disciplinas de literatura portuguesa), espero também que o encontro com a cidade seja, na verdade, um reencontro com a língua, suas origens, sua história. Portugal, hoje, me evoca nomes como Fernando Pessoa, Florbela Espanca, José Saramago... Mas também sei que a modernidade, ao lado da história, também vai estar presente, e espero experimentar esse gosto de diversidade entre passado e presente. Ficaremos no Hostal Yes!, um dos melhores da cidade, indicação da minha prima Lourena, que andou por lá e me recomendou.

Alguns Lugares em Lisboa que quero conhecer:

Chiado (beber uma xícara de café ao lado de Fernando pessoa...)

Alfama

Belém

Museu Calouste Gulbenkian

Bairro Alto

(obs.: se der, pretendemos pegar um ônibus para Sintra ou para Mafra, cidade das minhas origens)

 

De Lisboa partiremos para Roma no dia 4 de fevereiro. Quanto a Roma... Ah, Roma... São tantos os lugares para se ver que o mais difícil será escolher. Quero ter o privilégio de rever a Capela Sistina e as Estanzas de Rafaello, e a oportunidade de ver lugares que não conheci em 2003, como o palácio Barbieri, que estava fechado nos meses que passei lá. No mais, só andar pelas ruas de Roma já é um passeio e tanto, uma aula de cultura. Ficaremos em um Holstel localizado no bairro de San Lourenço, um lugar bem jovem, cheio de pubs, muito legal.

Lugares imperdíveis em Roma:

Todas as praças que pudermos conhecer

Pantheon

Forum Romano

Vaticano (Basílica de São Pedro, Castelo Sant'Angelo)

Vila Borghese (que é linnnnda!)

Vila Pamphilli

 

Bom, espero que esse roteiro primitivo de viagem renda um bom relato e boas fotos.

 

Em ritmo de contagem regressiva: falta um mês exato!!!

 

Até!

 

::love::

Link para o comentário
  • Membros

Em Madri, a visita ao Palácio Real é bem legal, e se tiver frio, é um bom jeito de passear no quente hehehe

Na Puerta del Sol, tem o urso que é o símbolo da cidade, se tu tiver bem no meio da praça, olhando pro urso, a tua direita tem uma ruazinha onde tem um restaurante argentino onde se come muito bem por 14 euros, vem um pedaço de costela, batatinha frita, uma linguiça de chorizo, e sobremesa e bebida incluído! pra quem é do sul é essencial uma carninha hehehe

Outro lugar legal em Madri, é o Mercado de San Miguel, é um mercado cheio de bancas, mas ele é fechado, de repente é legal fazer algum almoço lá...e tem também os museo del jamon, tipo um fast food de presunto hehe um sanduiche de presunto sai bem baratinho, outra boa opção, tem vários pela cidade.

 

Em Lisboa, TEM QUE comer os pastéis de Belém!!!! Sintra é bem bonito, se der, vale a pena. Almocem um bacalhau também. Eu fui num perto de uma praça que esqueci o nome, com um vinhozinho, o problema é sair do restaurante depois!!!

 

Em Roma tem um sorvete bem bom perto da fontana di trevi...mas se tiver frio acho q não vai dar hehe

 

E em todos os lugares, caminhar muito! É o melhor jeito de ver as cidades.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Em Madri, a visita ao Palácio Real é bem legal, e se tiver frio, é um bom jeito de passear no quente hehehe

Na Puerta del Sol, tem o urso que é o símbolo da cidade, se tu tiver bem no meio da praça, olhando pro urso, a tua direita tem uma ruazinha onde tem um restaurante argentino onde se come muito bem por 14 euros, vem um pedaço de costela, batatinha frita, uma linguiça de chorizo, e sobremesa e bebida incluído! pra quem é do sul é essencial uma carninha hehehe

Outro lugar legal em Madri, é o Mercado de San Miguel, é um mercado cheio de bancas, mas ele é fechado, de repente é legal fazer algum almoço lá...e tem também os museo del jamon, tipo um fast food de presunto hehe um sanduiche de presunto sai bem baratinho, outra boa opção, tem vários pela cidade.

 

Em Lisboa, TEM QUE comer os pastéis de Belém!!!! Sintra é bem bonito, se der, vale a pena. Almocem um bacalhau também. Eu fui num perto de uma praça que esqueci o nome, com um vinhozinho, o problema é sair do restaurante depois!!!

 

Em Roma tem um sorvete bem bom perto da fontana di trevi...mas se tiver frio acho q não vai dar hehe

 

E em todos os lugares, caminhar muito! É o melhor jeito de ver as cidades.

 

- Dicas valiosíssimas! Já estão no meu caderninho!

Link para o comentário
  • Membros

Compramos as passagens de Natal a Madri com uma longa conexão em Salvador, que nos obrigará, na ida, a passar umas 5 horas por lá, e na volta, a noite inteira e a manhã do dia seguinte. Ainda bem que conseguimos um abrigo por lá, vamos ficar no apartamento da minha tia, em Lauro de Freitas. Será bom principalmente na volta, pois vamos ter umas horas de sono. Tentei conseguir passagens direto para Lisboa - e se tivesse conseguido, provavelmente não passaríamos em Madri -, mas, por incrível que pareça, estavam mais caras, mesmo com voos charters da Tap direto de Natal para Lisboa! Vai entender...

Engraçado que eu havia encontrado um bilhete de Natal a Lisboa, passando por Cabo Verde, por 1300 reais. Fiquei super feliz, mas quando fui fazer a compra descobri que a tarifa de embarque custava mais de mil reais, e a soma de tudo (duas passagens mais a tarifa) ficou quase 5000 reais!!!! Ai descobri que vale a pena checar os valores das taxas de embarque, pois, pelo que eu entendi (fazendo simulações de compra de passagens em vários sites), elas variam de companhia para companhia e de destino para destino.

Depois de muita pesquisa, comprei as passagens na americanas.com, por 1580 reais por pessoa (valor sem a taxa de embarque, que ficou em torno dos 200 reais), parcelado. Acho que fiz bom negócio, se considerar que sairemos de Natal-RN.

 

Agora tenho que verificar a temperatura nos meus destinos para me munir de agasalhos suficientes - e não passar pelo mesmo sufoco que passei em Nápole, em 2004, e em Cuzco, em 2008, quando descobri que passar frio me deixa muiiiiiito mal humorada. Minha prima que está em Paris, nesses dias, postou no Facebook que a temperatura tinha subido para 15 graus... Espero que continue assim...

 

::love::

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Enfim, vamos aos gastos... rsrsrs... Sempre acho que uma viagem não tem preço, porém quando não temos essa grana toda pra viajar,temos que fazer as continhas na ponta do lápis... Os cálculos estão sempre sendo feito para dois adultos, então é só dividir pra se ter o custo por pessoa:

 

Passagens aéreas (Natal-Madri, Madri-Roma, Roma-Lisboa, Lisboa-Madri, Madri-Natal): R$ 4.157,00 (as passagens Natal-Madri-Natal - R$ 3.412,94 - foram devidamente parceladas)

Hospedagem (Hostel Miami-ES, Sim Hostel-PT, San Lorenzo Guest House-IT): 337,79 euros (ainda não converti para o real porque só fiz a reserva. Paguei uns 40 euros das reservas)

Ingressos no Museu do Vaticano: 38 euros (bilhete individual: 14 euros + taxa de prenotação: 2 euros)

 

Isso foi o que eu paguei / reservei até agora. Estamos pensando em levar na faixa de 40 a 50 euros por pessoa, para cada dia de estada nas cidades. Parece que essa é a média de gastos para quem opta por fazer uma viagem mais econômica e sem exageros gastronômicos, como também é a nossa opção.

 

Ontem fiz as reservas dos bilhetes para o Museu do Vaticano, aproveitando as dicas dos viajantes que postaram seus relatos de viagem aqui no site. Não foi difícil e acho (espero) que vai nos poupar tempo em filas. Aliás, ontem foi um dia parcialmente dedicado a ler os relatos de viagem e tomar nota das dicas, melhores - e piores - lugares, enfim, organizar melhor o meu roteiro de viagem para minimizar o desperdício de tempo. Estou anotando tudo (e também colando, literalmente, alguns relatos e mapas que achei por aqui e que imprimi) no caderninho que pretendo levar na viagem.

 

Em Portugal, estou em dúvida se reservo um dia para Sintra ou para o Porto. Li relatos tão legais do Porto, que fiquei com vontade de conhecer...

 

Aproveitando uma indicação de compra de passagem de trem na Itália (www.trenitalia.com), só por curiosidade, busquei informações sobre o trajeto de Roma a Veneza e - olha só!!! - descobri que dá pra se fazer o passeio saindo de manhã cedo e voltando à noite (são aproximadamente 3 horas e meia de viagem de trem!), Há uma opção, inclusive, de voltar durante a noite, em um trem que faz o trajeto em mais tempo (acho que vai parando), chegando em Roma de manhã, cedinho. Como conheço os trens de Roma, acho que não seria nem tão desgastante, e ainda poderíamos poupar uma pernoite de hospedagem... Aff, juro que deu água na boca... Vamos ver, se der, clima deixar e a grana permitir, quem sabe...

 

Vou ficando por aqui com minhas dúvidas... Por enquanto é só.

 

::love::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...