Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados

• Membros

Conheça a Travessia da Serra Fina
Relato: 18/03/2020

Em uma de minhas viagens para a Prainha Branca surgiu o assunto de quais eram os trekkings mais difíceis do Brasil, papo vai e papo vem e surgiu a oportunidade de realizar a Travessia da Serra Fina em pleno Carnaval. 

Tinha convites para ir para o interior de SP, ficar pela cidade mesmo e de ir para o Rio de Janeiro, mas por algum motivo quis fugir de toda a bagunça e fui literalmente me esconder nas montanhas em meio a natureza desconectado de tudo e todos. 

Quero lembrar que essa não é a melhor época para se fazer travessia de montanha, o ideal é sempre no inverno, onde o tempo esta mais firme, porém nessa época é onde se tem o maior fluxo de visitantes, então a vantagem de se fazer no Carnaval seria que teríamos a montanha só para nós, mas sabíamos que haveria o risco de termos chuva e tempestade pela frente, o clima não estaria a nosso favor. 

Vou deixar esse artigo mais para esclarecimentos e dicas, e no próximo artigo colocarei um relato mais detalhado da minha experiência do dia a dia na travessia.  

4bd889_6795fbac30654707bdab35f6bec2a5ec~

Então vamos lá:

"Onde fica a Travessia da Serra Fina?"

Fica bem no limite da fronteira de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, fazendo parte da grande Serra da Mantiqueira, geralmente o ponto de partida dela é em Passa Quatro ou em Itamonte, as duas maiores cidades da região. 

"Qual a distância percorrida da Travessia?

A travessia tem 30 km, porém muitas vezes você não consegue chegar aos acessos de carro, tendo que fazer essa parte a pé, no meu caso tivemos que parar 1 km antes do inicio da trilha e no final tivemos que andar em torno de 4 km ate chegar na estrada. 

Nosso grupo percorreu cerca de 12 km no primeiro dia, 07 km no segundo dia, 08 km no terceiro dia e 12 km no quarto dia, totalizando 39 km, segundo os nossos marcadores. 

"Será que eu consigo realizar a Travessia da Serra Fina?"

Claro que cada um é cada um, é complicado dizer o que o outro pode ou não fazer, mas para você ter uma experiência melhor acredito que você tenha que estar preparado fisicamente e psicologicamente falando, e que possua outras experiências em trilha e acampamento selvagem para enfrentar de peito aberto os desafios que a Travessia de Serra Fina pode te proporcionar. 

"Quais são os atrativos da Travessia de Serra Fina?"

Claro que o desafio e a beleza esta em completar a Travessia da melhor maneira possível, e para isso você terá que conquistar a QUARTA maior montanha do Brasil a famosa PEDRA DA MINA (2.798m de altitude) além dela você passará por Capim Amarelo (2.570m), Pico dos Três Estados (2.665m) e o Morro do Cupim de Boi (2.500m), além das altas montanhas, você encontrará a Cachoeira Vermelha, ótimo local para contemplação. 

"Quais dicas que você daria para uma pessoa que irá fazer a Travessia nas próximas semanas?"

primeira dica é a contratação de uma empresa especializada em realizar a Travessia da Serra Fina, ir com guia é essencial e crucial para a realização do trekking. há diversos casos de pessoas que se acidentaram, se perderam e ate que morreram ao realizar a travessia, por isso que ela é conhecida como uma das mais difíceis do Brasil.

segunda dica que eu dou é em relação a equipamentos, é fundamental o uso do bastão de caminhada, ele te ajuda a amortecer nas descidas e a ter impulso nas subidas, aliviando a pressão nos joelhos, depois de 4 dias de subidas e descidas você perceber a importância do bastão.

A terceira dica seria colocar todas suas roupas dentro de sacolas plásticas para caso aja chuva, elas estejam protegidas (coisa que eu fiz) e fazer isso com o saco de dormir também (coisa que eu não fiz e meu saco de dormir molhou no terceiro dia após forte chuva).

quarta dica seria no vestuário, vá de touca e luva, eu não gosto de ficar usando muita coisa, porém a trilha é muito fechada e você terá que atravessar literalmente o mato e o capim em diversos momentos, use camisa manga longa também e uma corta vento legal que aguente um pouco de chuva e te proteja dos ventos, caso aconteçam. 

4bd889_cfb5d923b21947fbbbaf27ec83746e60~

Todos os dias você terá os pontos de água e só saberá disso graças ao guia, mas é um ponto de água por dia, então vá preparado com água suficiente para passar as 24 horas, no mínimo. Eu levei 06 garrafas de 500ml e sempre tive água sobrando.

Em relação aos snacks, geralmente quando você fecha o passeio o café da manhã e jantar estão inclusos no pacote, mas durante o dia você terá que levar sua alimentação, separe em sacolas por dia, para você poder ir controlando e ter comida suficiente para os 4 dias. Foque em comida saudáveis e que te deem a energia necessária para a travessia. 

Esse artigo serviu para um panorama geral do que você enfrentará na Travessia da Serra Fina, no próximo post detalharei com mais precisão como foram os 04 dias e os desafios que tive que encarar. 

Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.

Follow me

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...