Ir para conteúdo

Pico da Bandeira - Travessia Espírito Santo x Minas Gerais


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia!

Desejo ajuda para traçar um roteiro para ir ao Pico da Bandeira, sendo que desejo começar pelo lado do Espírito Santo e terminar em Minas Gerais, pois dizem que por este trajeto a paisagem é muito linda.

Também desejo saber se esta travessia é bem sinalizada e se é possível ir sem guia.

Link para o comentário
  • Membros

Bom dia Marcos,

 

Eu já subi várias vezes ao Pico da Bandeira, mas nunca fiz a travessia. O que posso te falar é o seguinte: não é tão bem sinalizado, como pode provar o fato de algumas pessoas terem se perdido lá. Mas também não é tão difícil. Todas as vezes que fui, pelo lado mineiro, fui com minha esposa apenas e não tivemos problema. Existe uma demarcação, mas às vezes ela fica meio esparsa. Não sei como é o lado capixaba.

O ideal é passar o dia no lado mineiro (dá para ir de carro até a metade do caminho, na tronqueira, que são 9 km de subida), ver o por do sol que é um espetáculo. Na tronqueira tem boa estrutura: água quente, área de camping, chuveiro... Então vc faz um lanche ou janta (como dá para ir de carro, vc pode levar peso à vontade) e começa a subida entre 19 e 23 horas. O detalhe aqui é o seguinte:

se vc começar a subir por volta das 19, gasta umas 02 horas e meia até o terreirão, onde tem uma casa de pedra e vc pode se proteger do frio (tem uns ratos, mas eles não atacam). Se for na época de pico (julho e agosto), vc não vai conseguir vaga na casa de pedra. Fora dessa época é tranquilo, normalmente. Se achar necessário, pode levar uma barraca pequena para um tempo. Não há necessidade de saco de dormir ou mesmo da barraca (eu só levei uma vez. Uma vez fiquei na casa de pedra e outras eu levei uma lona para forrar o chão e fiquei no tempo mesmo). Vc começa a subida para o pico por volta das 2.30, para ver o nascer do sol entre 5.30 e 6. A subida demora por volta de 2.30 e é a parte mais puxada.

Lá em cima é um lugar bem ermo e venta muito. De madrugada, este vento te faz passar um frio arrumado, mas é por pouco tempo, até o sol nascer (por isso não pode sair muito cedo da casa de pedra). Depois disso, vc começa a descida para o lado do ES.

Vc pode fazer o caminho oposto (ES-MG), mas dizem que o lado do ES é mais bonito (por isso é interessante durante o dia) e de subida mais puxada (por isso a descida). 

O que vc tem que arrumar é alguém para te buscar no lado do ES e te levar ao lado mineiro para buscar seu carro. Deve uns 30 a 40 km de distância entre as 02 entradas do parque (Alto Caparao - MG e Pedra Menina/Espera Feliz - ES). Se não for de carro, creio que são mais 7 km de descida no lado capixaba. A subida no lado mineiro (antes da tronqueira) é puxada e não tem nada para ver, à exceção do vale verde (logo no início, um local com área de churrasqueira e um rio) e da cachoeira encantada, perto do terreirão. Por isso é interessante ir de carro. Também tem que fazer reserva para acampamento no lado mineiro.

Eu estava pensando em ir em 2020, mas...

Eu te dou um conselho (ou dois): leva uma lona para forrar o chão ou se proteger de eventual chuva. Uma vez peguei uma chuva muito forte a 100 metros do pico, com ventos a quase 100 km/h. O local é muito desprotegido. Então nós ficamos quase uma hora embaixo da lona que eu tinha levado. Ao fim de 01 hora o vento diminuiu (mesmo assim estava carregando minha esposa, que não é pequena) e tinha chuva congelada nas blusas. E, por último, se vc subir de noite, vai pegar bastante frio (lá em cima chega próximo ao zero normalmente. Neste dia da chuva, peguei 9 abaixo, segundo um cara que tinha um termômetro. Não sei se foi tudo isso, mas estava muito frio). Vc vai subindo e o suor vai te molhando, porque é meio puxado. Aí vc vai tirando a roupa e pondo na mochila. Quando para para descansar, o suor vai congelando e o frio voltando, aí vc vai pondo tudo de novo. Então se vista em camadas e leve um par de meias secas para trocar quando chegar lá em cima. Se possível, uma camisa seca também.  Faz uma boa diferença se sentir seco no meio daquele frio.

Por último, é possível sem guia, ainda mais em noites de lua cheia, pois fica mais iluminado.

Se tiver alguma dúvida específica que eu puder te ajudar...

Christian

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • Membros

"sendo que desejo começar pelo lado do Espírito Santo e terminar em Minas Gerais, pois dizem que por este trajeto a paisagem é muito linda."

Talvez tenha esquecido de comentar sobre este ponto. Vc pode fazer o percurso todo de dia, começando pelo lado do Espírito Santo e terminando em Minas Gerais, mas aí tem que começar bem cedinho, talvez acampando uma noite no ES para começar bem cedo mesmo, mas ai vc vai perder o nascer do sol (que é o top do circuito) e vai chegar à noite no lado mineiro.

 

Ou pode acampar, na descida,  na casa de pedra, mas lá não vale muito a pena acampar, porque faz muito frio e não tem tanta estrutura.

E, na minha opinião, subir de noite é melhor do que descer de noite, pois no escuro o risco de queda é maior na descida. 

Christian

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...