Ir para conteúdo

Deserto de Atacama de carro e com crianças


Posts Recomendados

  • Membros

Obrigado pela resposta Luis, estava mostrando para minha esposa seu relato e queriamos saber se tem algo pontual sobre o comportamento das crianças com a altitude ou comida, se sugere algum medicamento fora a velha e famosa "maletinha de remédios". Brincamos que não deve ser fácil segurar duas ferinhas dentro do carro todo esse tempo né rs..rs..

 

Abço

 

Serto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Serto, não levamos nada além da "maletinha". O que ajudou muito a segurar os garotos foi:

 

- DVD portátil com muitos filmes

- Preparação psicológica prévia. Falamos, desde bem antes, que seriam muitos Kms de viagem por dia

 

Crianças, quanto mais novas, podem ter insuficiência respiratória em altitudes elevadas (> 2.500m). Converse com o seu médico antes.

 

Particularmente acho que 3 anos é muito pequeno para uma viagem desta. Nós tínhamos esta viagem planejada há vários anos, mas decidimos faze-la quando o menor tivesse 6 anos. Assim eles aproveitariam melhor e não se desgastariam tanto. Mas é nossa opinião pessoal.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bacana, Luiz. Estou há uns três anos planejando esta viagem. Iria no inverno, mas devido ao trabalho, talvez vá em janeiro. Só fico com receio do "excesso de turistas" nesta época, que podem quebrar o encanto de lugares como o Valle de La Luna. Moro em uma cidade turística, e decididamente, a alta temporada acaba não sendo das mais simpáticas para se aproveitar as belezas naturais.

 

Teu relato já está servindo de base para minha viagem. Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Muito bacana, Luiz. Estou há uns três anos planejando esta viagem. Iria no inverno, mas devido ao trabalho, talvez vá em janeiro. Só fico com receio do "excesso de turistas" nesta época, que podem quebrar o encanto de lugares como o Valle de La Luna. Moro em uma cidade turística, e decididamente, a alta temporada acaba não sendo das mais simpáticas para se aproveitar as belezas naturais.

 

Teu relato já está servindo de base para minha viagem. Grande abraço!

 

Tudo bem, Rodrigo.

 

Se você conseguir escapar de janeiro e fevereiro realmente será uma viagem bem melhor. O ideal de viajar seria na primavera ou outono, quando não é frio como no inverno e nem tanto turista como no verão.

 

Além de evitar a massa de turistas (da qual fazemos parte :( ), vc não precisa se preocupar com reservas e os preços caem.

 

Mas, mesmo se for no verão, ainda assim vale muito a pena.

 

Um abração.

Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal, outra dica útil para quem vai de carro é trocar os pneus em Foz por pneus novos. O pessoal lá traz pneus do Paraguai por quase a metade do preço que vi em grandes redes de supermercado aqui em SP. Tem tanto os pneus chineses (menos do que a metade do preço e qualidade não tão boa) como as marcas tradicionais (Pirelli, Goodyear, Firestone, Michelin, etc).

 

Eu troquei um par na ida e outro na volta.

 

Na ida troquei numa borracharia que traz os pneus do Paraguai, vc tem que ligar e encomendar o modelo um dia antes. Os dados são:

 

Martins Pneus

F: 45 3528-9708 / 9126-6426

Rua Candido Portinari, 1050

 

Na volta troquei outro par numa rede de pneus chamada Rodados, que me pareceu muito boa mas os preços eram um pouco mais altos. Os dados:

 

Rodados

Av José Maria de Brito, 1090

F: 45 3028-6828 / 9149-2289

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

BOM DIA LUIS, ALÉM DA VIAGEM, PARABENS PELA RIQUEZA DE DETALHES, VOU PQ O PERÚ AGORA NO FIM DE NOVEMBRO, VOU PASSAR UNS 40 DIAS NA ESTRADA, JÁ INCLUI BOA PARTE DO SEU ROTEIRO, NUNCA CRUZEI A FRONTEIRA DE CARRO, ESSA CARTA VERDE É OQUE :?:

 

QTO DOCUMENTAÇÃO VOU LEVAR APENAS CPF E RG COM MENOS DE 05 ANOS, ACHA QUE TEM PROBLEMAS?

 

 

ABS - PRADO - SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Prado.

 

A carta verde é um seguro para danos de terceiros que é necessário para países do Mercosul. Procure a sua corretora de seguros e eles saberão fazer a emissão. Como exemplo, fiz o meu para 30 dias de viagem com a seguradora Sulamérica. O custo foi de R$ 230.

 

A carta verde é obrigatória na Argentina e será pedida logo no posto policial da fronteira que você entrar. Sem ela dificilmente deixarão vc entrar no país. Ouvi relatos sobre ser possível (e mais barato) tirar a Carta Verde em Puerto Igauzu, na Argentina. Por comodidade, tirei aqui no Brasil mesmo.

 

Quanto aos documentos de identidade, leve o passaporte ou RG original em bom estado.

 

Um ponto importante: crianças devem estar com os DOIS pais ou como autorização legal para viajar.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Luiz e outros mochileiros de plantão,

Primeiramente gostaria de elogiar seu relato Luiz, pois está bastante completo, e me incentivou muito a "criar coragem" para a aventura!

Eu e meu marido também somos de Campinas (temos conhecidos em comum), e estamos planejando fazer a viagem para Dez/Jan próximo.

Infelizmente eu não conseguirei fazer a viagem em outro período, já que minhas férias são de 26/Dez até 15/Jan/2012.

Pretendo sair de Campinas 26 ou 27/Dez e chegar em San Pedro de Atacama dia 31/12 ou 01/Jan e ficar até 06/Jan (5 noites), quando pensamos em extender a viagem e "pisar" no pacífico e depois começar a viagem de volta.

 

Gostaria de saber se você poderia esclarecer algumas dúvidas:

- CARRO: Eu pretendo ir com um Palio 1.0 Flex - até cheguei a cogitar trocar por um veículo mais potente, mas ainda temos dúvidas se seria necessário. Com relação a altitude e ao terreno, você acredita que seja viável a viagem com um carro 1.0 sem problemas se tomarmos os cuidados necessários ? O que sugere como precaução ? (pensamos em levar um galão de combustível extra, e algumas peças para trocar no caminho se necessário). Aproveitando: notei que vc trocou pneus na ida e na volta... achei curioso... era necessário? Ou vc trocou somente para aproveitar o preço somente e trazer pneus extras para casa?

- ANO NOVO: Você chegou a passar o reveillon naquela região? Tem alguma sugestão? Eu não procuro grandes festas, mas pergunto por curiosidade, se existe alguma tradição local, se vale ou não a pena estar em San Pedro ou qq cidade vizinha, ou até evitar, se for o caso de muita confusão, e também saber se fazem passeios no dia 1/Jan, ou se tudo "pára" nesta data por ser um feriado.

- RESERVAS PASSEIOS: Até o momento eu reservei somente o hotel em San Pedro de Atacama (1/jan - 6/jan). Você acredita que seja necessário reservar os passeios com antecedência devido a ser alta temporada?

- RESERVA HOTÉIS: E com relação aos hotéis/pousadas do trajeto, vc acha importante reservar com antecedência? Penso que ajuda já ter um hotel/pousada em mente para não precisar procurar muito ao chegar na cidade, mas preferiria não ter compromissos no caso de alguma mudança no trajeto ou contratempo. Como as cidades do trajeto são são turísticas ou são "menos" turísticas, gostaria de confirmar se acha que posso ter dificuldades caso não reserve.

- PACÍFICO: como não teremos muito tempo, estamos cogitando ir para Tocopilla ou Mejillones (as cidades litorâneas + próximas conforme o mapa). Se não me engano, vocês não chegaram até o pacífico, mas gostaria de saber se já ouviu comentários ou tem sugestões a respeito.

- PREPARATIVOS: gostaria de confirmar se é necessário tirar a carta de motorista internacional.

 

Muitíssimo obrigada por sua atenção,

Abraços,

Fernanda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Fernanda.

 

Você é amiga do Ivan, certo?

 

Obrigado pelo elogio ao relato!

 

Sua viagem terá uns 20 dias. É um tempo bom para fazer este roteiro. Dá para esticar um pouco mais a quilometragem por dia e aproveitar bastante os lugares. Na ida nós percorremos distâncias menores a cada dia por causa das crianças. Se fossem só adultos, daria para rodar mais.

 

Sobre suas dúvidas:

 

CARRO: li vários relatos sobre pessoas que foram de carro 1.0. Acho que não deve dar problema. As estradas são bastante boas. As subidas mais íngremes (Cuesta de Lipan e a volta de San Pedro para os Andes), o carro sofrerá um pouco. Mas no restante o roteiro é bem tranquilo.

 

Sobre os pneus, foi uma coincidência a troca na ida e volta. Aproveitei que estava em Foz e que os pneus estavam gastos.

 

Quanto ao galão de combustível, é perigoso e proibido andar com um galão dentro do carro. Não recomendo e nem acho necessário. Existem muitos postos no caminho. Como regra, abasteça sempre que o tanque baixar da metade.

 

ANO NOVO: passamos o Ano Novo em Salta. Foi uma noite de chuva intensa. Planejamos assistir a queira de fogos mas tivemos que ficar no hostal mesmo. Imagino que SPA estará cheia de gente. Eu ficaria por lá mesmo. A cidade mais próxima é Calama, que é bem sem graça.

 

Quanto aos passeios no dia 1o, não sei se as agências funcionarão. Todavia vc pode fazer vários passeios por sua conta sem a necessidade de agências. A rigor, somente o passeio dos geysers de El Tatio precisariam de uma agência. Fiz todos os demais (lagunas altiplânicas, vales da lua e morte, Toconao, Laguna Cejar) com o meu próprio carro e por minha conta. Foi fácil e tranquilo.

 

RESERVAS PASSEIOS: não acho necessário reservar. Deixe para fazer isto lá, vc terá flexibilidade e até poderá conseguir preços melhores.

 

RESERVA HOTÉIS: Fizemos reservas em alguns lugares pois estávamos com crianças. Normalmente viajamos sem reservas prévias e acho isto mais flexível para adaptar a viagem ao que vamos descobrindo pelo caminho. Se vc tem reserva em SPA, que é a cidade mais concorrida, nas demais vc pode achar lugar em hotéis sem muita dificuldade.

 

PACÍFICO: Eu iria para Antofagasta, é um 100 km mais longe do que Tocopilla (mais ao sul). Estive lá em outra viagem. É uma cidade interessante, com um centro histórico, mercado de peixes e também próximo a La Portada (o cartão postal do litoral norte do Chile). La Portada vale a visita.

 

PREPARATIVOS: Não tiramos a carta de motorista internacional. Levamos somente a carteira brasileira. Na Argentina não é necessário, tenho certeza, porém, vc precisará da Carta Verde (ver post acima).

 

O Chile só pede a carta de motorista internacional para períodos maiores do que 90 dias. Menos do que isso, a carteira brasileira serve.

 

A Argentina pede uma série de coisas por lei (que não fiscalizaram conosco, exceto a carta verde):

 

  • Carta Verde para todo o período em território argentino
    Certificado de Propriedade original e em nome de algum dos ocupantes do veículo.
    Dois triângulos
    Extintor de incêndio na validade
    Estojo de primeiros socorros
    Cambão (cabo para rebocar o carro) -- se precisar, vendo o meu :-)

Também é necessário dirigir com os faróis ligados mesmo durante o dia.

 

Acho que é isto. Se tiver mais dúvidas, me avise.

 

Abraço.

Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...