Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Belém - Alter do Chão - 12 dias

Postado
  • Membros

Mais um destino imperdível nesse Brasil!!

Seguem as minhas dicas desses locais que merece muito a sua visita!

Dicas gerais:

Qual a melhor época?

Não é possível visitar Alter do chão no ano inteiro, tem um período em que todas as praias ficam submersas, devido à cheia do rio,  a alta temporada do verão sem chuvas, e com as praias todas disponíveis é de agosto à novembro. Os piores meses são aproximadamente, abril, maio e junho, quando chove muito. Lembrando que as praias são do rio Tapajós, uma delícia de água quentinha.

Com quem ir?

Eu fui sozinho e não me arrependi,  os passeios pagos são em grupos, então se vc for sozinho ou acompanhado vc irá se juntar à outras pessoas. Então é um rolê pra todos, pra famílias e pra galera solteira.

Alter do chão é caro?

Os passeios são bem caros sim, vc vai gastar em média R$ 200,00  pra cada tour, mas na questão de hospedagem, vida noturna e alimentação,  vc encontra opções pra todos os gostos e bolsos.  Atenção - Muitos passeios só aceitam dinheiro, principalmente o almoço que são em comunidades isoladas, outros aceitam pix, mas vc dependerá de um sinal, que nem sempre está disponível.

Onde comer e beber?

• Praça principal - barracas com ótimos pratos de comidas típicas a partir de R$ 10,00

• A lanchonete X Bom (clássico, tem um hambúrguer de piracuí) está sempre cheia.

• Thifanny pastelaria, pastel gourmet com massas e recheios diferenciados

• Bar Arco-Iris, na praça principal, para comer porções e tomar cerveja

• Boteco da Vila, caipirinha de açaí, inesquecível por apenas R$ 10,00 + a porção de isca de pirarucu

• Ty comedoria - caso encaixe uma refeição ostentação em seu passeio, local mais caro, porém um cardápio bem diferenciado e um ótimo ambiente

• Toca do Tatu - Local com eventos de carimbó e música ao vivo, tome a caipirinha de jambu, tb tem comidas típicas

• Sorveteria Boto

Quantos dias ficar?

Ficar em Alter do chão pode sair muito caro, por conta do alto preço dos passeios, mas se vc ficar 1 semana ou mais, vc tem atrativos pra todos os dias. Sugiro o mínimo de 4 dias cheios, para 3 passeios pagos e 1 dia pra curtir a região sem pagar tour. Há poucas opções para se fazer por conta, mas vou deixar no meu relato algumas dicas pra isso.

Os principais tours recomendados são:

-  Canal do Jari

• Pindobal

• FLONA

• Rio Arapiuns

• Lago verde e Floresta Encantada

Esses Tours saem às 09h e voltam às 18h aproximadamente

Qual agência contratar:

Perto da praça tem um ponto que saem os barcos, a ATUFA, associação de turismo fluvial de Alter, vc pode ir lá se informar dos passeios do próximo dia, mas recomendo fechar na sua hospedagem. A agência não tem muita importância, eles acabam fazendo um “catadão” pra encher os barcos, quando não é um grupo fechado.

Onde ficar:

Minha sugestão de hostel é: Hostel Pousada Tapajós

Ótima localização, ao lado do CAT (Centro de atendimento ao turista), onde tem um restaurante e um ótimo local pra ver o pôr do sol, em uma curta caminhada a pé vc chega na praça principal, passando por alguns restaurantes e um hospital 24hs (VIVA O SUS). O hostel tem um bom café da manhã com opções de tapioca, ovo, pães, frios, geléias e frutas. Tb possui um redário, tanque pra lavar a roupa e varais. O Wi-fi funciona bem. Apenas senti a ausência de um bar, apesar de ter uma geladeira que vende cerveja e alguns espaços pra convivência. Os funcionários são atenciosos e pode fechar com eles mesmo os passeios. 

Eu havia consultado tb por indicação o Dom Preguiça, mas os valores estavam bem mais altos e sem café da manhã.

Como chegar em Alter do Chão?

Segue a informação chegando via aeroporto de Santarém.

O aeroporto é minúsculo, pegando sua bagagem, já tem a porta de saída logo em frente, saindo do aeroporto, à direita vc já verá um ponto de ônibus, lá vc pega o ônibus Aeroporto, R$ 3,50 e pede pra descer no shopping, aproximadamente 30 min, ao descer no shopping, atravessa a rua, e do outro lado pega o ônibus Alter do chão, R$ 3,50, mais 50 min de trajeto aproximadamente até próximo da praça principal.

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 12 - Domingo - Último dia

Esse seria o dia da minha volta, fui almoçar novamente mais uma comida típica, dessa vez comi arroz com pato  desfiado, vinha pouco pato, parecia um frango desfiado, então não deu pra aproveitar bem a carne, mas tinha uma farinha e um tucupi tb, claro, e acompanhando, o último suco de cupuaçú da viagem. Depois fui ao supermercado, pra comprar cachaça de jambu, a garrafa da marca Sensação, uma das mais baratas, custa uma média de R$ 27,00 no supermercado, lá tb é possível comprar doces e geléias de frutas típicas, é uma opção barata.

Hora de ir pro aeroporto, Belém é bem compacta, não paguei mais que R$ 20,00 em nenhum Uber.

Obs: Existem muitos outros lugares que eu não conheci em Belém, em Alter e tb no Pará, é muito recomendado tb conhecer a Ilha do Marajó e Algodoal,  outros destinos no Pará que vão ficar pra uma próxima!

Espero que tenham curtido o relato e que visitem o Pará!

WhatsApp Image 2021-11-29 at 23.42.17 (1).jpeg

• 9 meses depois...
Postado
  • Membros

Oi, Estou indo mês que vem para um roteiro de Manaus a Santarem. 

Centro de Manaus- Figueredo - Ponta Negra - Floresta (Hotel de selva) /Amazonas
D

epois sigo para Alter do chão/Pará
Obs: Já conheço Belém e Ilha do marajó;  

Pois bem, chego em alter 7h da manhã no meu dia 9 da viagem. 
Tenho mais 2 dias inteiros

E sairei de Alter 14h do dia 12.

Minha duvida é como escolher entre alguns passeios em Alter (FLONA OU ARAPIUNS).
Ir ou não na Floresta encantada, que na seca é na parte do Iguapó do Macaco. 
Estou entre:

Opção 1: 
DIA 9 - Ilha do Amor + Serra da Piroca (por conta)- Por do sol na Praia do pindobal (de taxi). 

DIA 10- Canal do Jari c/ Por do sol na praia do muretá 

Dia 11- Rio arapiuns c /por do sol no cururu 

Dia 12- Bike até caranazal e Iguapó do macaco (floresta encantada). 

Ou OPÇÃO 2:

DIA 9 - Rio arapiuns c /por do sol no cururu 

DIA 10- Canal do Jari c/ Por do sol na praia do muretá 

Dia 11- Flona com Por do sol na Praia do pindobal.

Dia 12- llha do Amor + Serra da Piroca (por conta)

Ou OPÇÃO 3:

DIA 9 - Ilha do Amor + Serra da Piroca (por conta)- Por do sol na Praia do pindobal (de taxi). 

DIA 10- Canal do Jari c/ Por do sol na ponta do cururu.

Dia 11- Flona com Por do sol na Praia do pindobal.

Dia 12- Bike até caranazal e Iguapó do macaco (floresta encantada). 

Estou tentando levar em conta que:

A floresta encantada não deve estar tao encantada no periodo de seca. 

To com receio de ir pro Arapiuns direto apos voar de madrugada e chegar 7h em santarem (Cansaço). 

Fazer o flona já economiza o por do sol do pindobal separado. 

Será que o Flona vale a pena para quem já ficou 4 dias imersa na floresta em manaus ?

Qual das tres opções vc escolheria?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.