Como essa comunidade já me ajudou muito, lembrei de anotar TUDO TIM-TIM POR TIM-TIM que gastei na viagem que fiz pra França em setembro de 2010.
Para começar, o destino da minha viagem foi escolhido pq ganhei uma bolsa de estudo para participar de um curso na cidade de Montpellier (em Languedoc Roussillon), então esse foi meu ponto de partida e não precisei gastar com a passagem. Por hora, vou me deter na descrição dos gastos. Fiz bem detalhado mesmo pq qdo a gente viaja não gasta só com passagem, almoço e hotel – nós compramos presentes e gastamos com pequenas coisas como água e chocolate que não podem ficar de fora do orçamento.
Quase todas as refeições foram com vinho em garrafa (não o da casa) pq sou fanática por vinhos e queria aproveitar para tomar alguns que são caríssimos no Brasil. Os vinhos da casa costumam ser bons, mas os de garrafa são melhores (sabendo escolher). Se não for sua prioridade, a refeição pode ser muito mais barata do que a minha (a garrafa costumava ser em torno de $20 euros – dividida entre 2 pessoas).
Vale muito a pena as “formules” de café da manhã – usualmente suco de laranja, café/chocolate quente e croissant (podendo ter mais um pãozinho e geléia incluídos). Costumam ser em torno de 6 euros.
Os menus de almoço são mais baratos que os de jantar, porém comer é uma arte na França – logo, portanto, necessita de diversas horas para ser apreciada. Não vale a pena gastar o tempo de passeio durante o dia. Até pq há o vinho... E eu quase perdi o avião por causa disso! Normalmente os menus são entrada (salada) + prato principal (carne em quantidade moderada) com ou sem sobremesa. Encontra-se EXCELENTES e fartas refeições por 20 euros.
Costumávamos deixar 10% de gorjeta (está incluso no valor que deixei descrito) – porém só no final da viagem uma amiga francesa contou que isso é realmente muito!!! Usualmente 1-2 euros nas grandes refeições já é o suficiente para agradecer o serviço.
Em um dia eu e minha amiga precisamos pegar carona – não havia transporte para o vilarejo que achávamos essencial visitar (Les Baux en Provence). A moça do Office de Turisme nos sugeriu tentar pegar carona. Achamos estranho (ficamos um pouco com medo...), mas foi superfácil (na ida demorou uns 5 minutos, na volta uns 10 minutos para conseguirmos). Nunca tinha viajado de carona! Achei uma alternativa razoável. :'>
Em Montepellier não gastei com hotel e algumas refeições pagas pela bolsa.
A partir de Avignon encontrei uma amiga que me acompanhou até Paris (os gastos de hotel e das principais refeições foram divididos).
Como essa comunidade já me ajudou muito, lembrei de anotar TUDO TIM-TIM POR TIM-TIM que gastei na viagem que fiz pra França em setembro de 2010.
Para começar, o destino da minha viagem foi escolhido pq ganhei uma bolsa de estudo
para participar de um curso na cidade de Montpellier (em Languedoc Roussillon), então esse foi meu ponto de partida e não precisei gastar com a passagem. Por hora, vou me deter na descrição dos gastos. Fiz bem detalhado mesmo pq qdo a gente viaja não gasta só com passagem, almoço e hotel – nós compramos presentes e gastamos com pequenas coisas como água e chocolate que não podem ficar de fora do orçamento.
Quase todas as refeições foram com vinho em garrafa (não o da casa) pq sou fanática por vinhos e queria aproveitar para tomar alguns que são caríssimos no Brasil. Os vinhos da casa costumam ser bons, mas os de garrafa são melhores (sabendo escolher). Se não for sua prioridade, a refeição pode ser muito mais barata do que a minha (a garrafa costumava ser em torno de $20 euros – dividida entre 2 pessoas).
Vale muito a pena as “formules” de café da manhã – usualmente suco de laranja, café/chocolate quente e croissant (podendo ter mais um pãozinho e geléia incluídos). Costumam ser em torno de 6 euros.
Os menus de almoço são mais baratos que os de jantar, porém comer é uma arte na França – logo, portanto, necessita de diversas horas para ser apreciada. Não vale a pena gastar o tempo de passeio durante o dia. Até pq há o vinho... E eu quase perdi o avião por causa disso!
Normalmente os menus são entrada (salada) + prato principal (carne em quantidade moderada) com ou sem sobremesa. Encontra-se EXCELENTES e fartas refeições por 20 euros.
Costumávamos deixar 10% de gorjeta (está incluso no valor que deixei descrito) – porém só no final da viagem uma amiga francesa contou que isso é realmente muito!!!
Usualmente 1-2 euros nas grandes refeições já é o suficiente para agradecer o serviço.
Em um dia eu e minha amiga precisamos pegar carona – não havia transporte para o vilarejo que achávamos essencial visitar (Les Baux en Provence). A moça do Office de Turisme nos sugeriu tentar pegar carona. Achamos estranho (ficamos um pouco com medo...), mas foi superfácil (na ida demorou uns 5 minutos, na volta uns 10 minutos para conseguirmos). Nunca tinha viajado de carona! Achei uma alternativa razoável.
:'>
Em Montepellier não gastei com hotel e algumas refeições pagas pela bolsa.
A partir de Avignon encontrei uma amiga que me acompanhou até Paris (os gastos de hotel e das principais refeições foram divididos).
Editado por Visitante