Ir para conteúdo

Australianos acham dinossauro de 25 metros


cad girl

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Australianos acham dinossauro de 25 metros

 

 

Ossos fossilizados dos maiores dinossauros já localizados na Austrália foram apresentados na quinta-feira. Segundo cientistas, a descoberta lança novas luzes sobre o passado pré-histórico do país.

 

Os restos de dois titanossauros, apelidados de Cooper e George, foram desenterrados em 2005 e 2006 por pecuaristas perto de Eromanga, no estado de Queensland, no árido sudoeste australiano, mas foram mantidos em segredo para permitir que especialistas investigassem os achados.

 

"Estávamos tangendo gado em motos quando encontramos fragmentos do grandão, o Cooper. Meu filho de 14 anos achou o outro", disse o pecuarista Stuart MacKenzie à imprensa local.

 

Ossos fossilizados das pernas mostram que a dupla tinha cerca de 25 m -- entre 6 e 7 metros a mais que o maior saurópode (dino herbívoro pescoçudo) previamente conhecido na Austrália, segundo Scott Hocknull, curador do Museu de Queensland.

 

"O bom da Austrália é que sempre há coisas novas sendo achadas, e tudo isso é novo para a ciência, é a ponta do iceberg", disse Hocknull.

 

Os titanossauros, com até cem toneladas e longos pescoços e caudas, estão entre as criaturas mais pesadas que já caminharam sobre a Terra. Eles foram um dos últimos saurópodes do Cretáceo, 98 milhões de anos atrás, quando o continente era mais verde e úmido. Esses herbívoros foram extintos numa época de mudança climática.

 

Eles foram batizados em homenagem aos titãs (gigantes inimigos dos deuses) da mitologia grega e viviam principalmente no sul do antigo supercontinente de Gondwana.

 

(Fonte: Reuters / Portal G1)

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...