Ir para conteúdo

Turquia - Istambul - Capadócia - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info]Este tópico é um Guia que está sendo construido com informações e fotos de viagens realizadas pelos usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com.

Este guia é atualizado periodicamente.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

 

Veja como contribuir :

1- Faça perguntas ou deixe suas dicas no Tópico

turquia-perguntas-e-respostas-t15989.html[/info]

Caso tenha um tópico ou uma informação inédita e/ou queira atualizar as informações. solicite ao editor para destrancar o tópico ::cool:::'>

 

Istambul

20121023155029.jpg

 

Como chegar

ISTAMBUL

Temperatura abril 17 – 8 = média 12 -

Moeda Lira Turca - $1,00 = 16.72.

Visto de entrada não é mais necessário.

 

Do Aeroporto tem metro que vai até a estação yusufpasa, de lá se anda uns 100 mts e pega o bonde que eles chamam de Tran e segue até a estação Sirkei/eminonu, região do Sultanahmet.

Táxi 15,00 Liras Cidade Aeroporto pela Schultle, começa as 03,30h

 

Aeroporto Istanbul Sabiha

É considerado um dos aeroportos mais movimentados em Turquia. 35 km do aeroporto fica Istambul. Istanbul Sabiha é um destino muito conhecido para passar as férias de Verão, mas também para curtas estadias durante todo o ano. O código IATA para referenciar este aeroporto é SAW. Existem dois terminais no aeroporto Istanbul Sabiha.

De lá, o ônibus da Havaş leva os passageiros até Taksim por cerca de 10 liras.Tem também transfer.

As companhias aéreas de baixo custo usam este aeroporto para voos domésticos, internacionais e intercontinentais. Pegasus Airlines e SunExpress têm um centro operacional no aeroporto Istanbul Sabiha. Também pode viajar para SAW com as companhias aéreas Air Arabia, Blu-express, Cimber Air, Condor, Corendon, easyJet, Flydubai outros. Existem aproximadamente 15 companhias aéreas de baixo custo com ligação a este aeroporto.

 

 

Entrada no Sultanahmet = Topkaki = 15,00 Lira = US$ 10 eles reduziram os zeros, ficou mais fácil, fazer a conversão em euros e/ou dolar.

Sofia 60,00, lira Cisterna = 40,00, Torre de gálatas 60,00

 

Istambul:

Istambul é uma cidade moderna com população de aproximadamente 12 milhões de habitantes. Esta cidade possui a maior densidade populacional da Turquia, porém a capital do país é Ancara que se localiza à 450 km. Istambul é uma metrópole muito grande sendo dividida em duas grandes áreas: o lado Europeu e o Asiático.

Existe um estreito que separa o lado Asiático do lado Europeu de Istambul. Este estreito se chama Bósforos.

O estreito do Bóforos liga o Mar de Marmara (sul) ao Mar Negro (norte).

A cidade antiga era chamada Constantinopla. Hoje o bairro principal desta área se chama Sultan Ahmet.

Taksim é o maior bairro de comércio local. Não se esqueça porém, que a cidade é muito grande e ha vários outros centros comérciais.

Sem congestionamento, você gastará do aeroporto ao centro da cidade (Taksim) aproximadamente meia hora ou 45 minutos. Lembre-se que você se encontra em uma metrópole e o trafego é um dos problemas principais de Istambul.

A maioria da população vive do lado Asiático e trabalha no lado Europeu da cidade. Existe duas pontes que ligam ambos os continentes. Evite atravesar a ponte em horário de trafego intenso.

Os pontos turísticos mais importantes estão localizados no lado Europeu de Istambul.

 

Pequenos cuidados

As mulheres viajantes devem atentar a algumas questões peculiares aos países islâmicos, especialmente no que diz respeito ao assédio. Uma série de mal-entendidos levam os homens turcos a imaginarem as mulheres ocidentais como "fáceis". Se por um lado, as mulheres turcas sabem se livrar das abordagens inoportunas com mais naturalidade (inclusive mantendo um nível de formalidade necessário), as mulheres ocidentais, especialmente se viajam sozinhas, podem se sentir importunadas. Evite de olhar os homens turcos nos olhos, não sorria para desconhecidos e evite sair à noite em bairros onde há prostituição (Beyazit e Aksaray em Istambul, por exemplo). Usar aliança de casamento também pode desencorajar algumas tentativas. Se necessário, junte-se a um grupo de mulheres turcas e peça ajuda.

A religião e os costumes locais - Use vestuário apropriado e mantenha um comportamento adequado para visitar as mesquitas. Não imite ou faça graça / pouco do canto de chamada para oração repetido pelos muezins. Ele /Este tem um importante significado religioso.

Atatürk - O governante que revolucionou a política, os costumes e o idioma turcos é admirado por quase todos e os turcos são pouco tolerantes à críticas à sua imagem.

Saúde

Embora a água seja tratada em alguns locais, beba sempre água engarrafada (evite o gelo).

Evite também os pratos com mariscos vendidos ao ar livre, sobretudo em Istambul - eles podem ter sido lavados com a água poluída do Bósforo.

Embora não seja obrigatório, recomenda-se a vacina contra difteria, hepatite A, tétano e pólio (normalmente já aplicadas universalmente em outros países). Visitantes que se dirigem às regiões costeiras de Mármara ou do Mar Negro podem tomar as devidas precauções contra a malária. Aqueles que ficarão períodos longos em áreas rurais podem vacinar-se contra a febre tifóide.

Os medicamentos indispensáveis são amplamente encontrados no país e vendidos sem receita. Filtro solar e repelentes de insetos também podem ser comprados no país.

Celulares

Os celulares / telemóveis utilizam a tecnologia GSM. O Acesso à rede é disponibilizado por três operadoras (Avea, Telsim e Turkcell - sítios em turco e inglês). A cobertura do país é ampla e o roaming, inclusive de serviços de dados, costuma funcionar sem problemas. O roaming internacional, no entanto, nem sempre é automático e pode ser necessário solicitar o serviço à sua operadora antes de partir para a Turquia.

Os hotéis com melhor classificação hoteleira disponibilizam conexões /ligações de internet sem-fio, geralmente, sem custo adicional

 

 

Istambul a maior cidade da Turquia.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Pontos turísticos

Sultanahmet

 

Palácio Topkaki - Foto e Maquete

20121023155626.jpg

20121023155654.jpg

 

 

onde esta o Palácio Topkaki, hoje museu, com salas e salões enormes, em todas as salas tem exposições de porcelana tesouro, destaca-se jóias com brilhantes e diamantes, armas etc. o Palácio é muito grande, alem dos jardins, Fala-se que o Palácio chegou abrigar 1.000 concombinas do Suleiman.

 

Basílica Santa Sofia

 

20121023144731.jpg

 

, inaugurada em 537 é um dos templos cristãos, mais belos, No império Otomano virou mesquita e hoje é museu, a abóboda central tem 56 mts de altura, construída a mais de 1.500 anos. Na saída tem um quadro em azulejos, onde aparece cristo entre o imperador Constantino e sua mulher Zoe, tem ainda a cama do Sultão, acho que cabia umas dez mulheres bem folgadas.

mesquita azul, com as seis minaretes é outro monumento de grandiosidade que é impossível descrever a beleza que transmite, a cúpula por dentro é forrada de azulejos de cor azul e arabescos florais.

A visita na Praça de Sultanahmet deve ser de dia e a noite, para ver todo o conjunto iluminado.

 

Grande Bazar

20121023144830.jpg

 

 

é uma loucura, fala-se que tem mais de cinco mil lojas, é da para acreditar, tem de tudo que vc imagina jóias, presentes, tapetes.

Passeio pelo Bósforo, dura uma hora e meia aproximada, o preço justo era 10,00 liras pediram 20,00 liras e depois baixaram para 15,00 liras alegando que iríamos tirar fotos e filmar, desistimos e fomos de táxi, até o ponto extremo na parte da Ásia por 10,00 liras e voltamos de metro, o passeio ficou mais barato e melhor, para quem quizer fazer o passeio, pegar o barco no pier eminon~u perto da ponte, é fácil de encontrar, tem diverssos pontos de partida de barcos para todos os lugares mas este é específico para o passeio no Bósforo. Tem outras opções de cruzar o Bosforo por uma lira e trinta e retornar, só para andar de barco, os barcos saem de diversos pontos, para diversos lugares do outro lado do Bósforo. Achei uma furada.

Torre Gálata

antiga torre dos bombeiros, hoje tem um restaurante internacional, com direito a dança do vente, o preço 50,00 liras, só pagamos a entrada para a parte superior para ver a cidade de cima.

Sabendo procurar, acha-se bons lugares para comer bem e barato, no primeiro dia pagamos 10 liras por uma bira, à noite descobrimos um mini mercado perto do Hotel a bira custava 2,00 liras, acabou o problema.

É indispensável um mapa para se localizar,

Andar pela região do porto, no começo da uma apreensão pelo número de gente, mas é tranqüilo.

A cidade é muito grande, tanto na parte da Europa como da Ásia que tem muitos pontos turísticos, na região da Praça Taksin, tem um outro Basar muito grande é uma região mais nobre, é tanta informação que a gente acaba esquecendo, so revendo a filmagem que da para relembrar.

Como dica final, n~~ao esquecer de levar um adaptador com dois pinos redondos. Para filmadora, câmera etc.

http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121023152443.jpg[/img

 

Hipódromo

O hipódromo era uma imensa construção com 480 metros de comprimento e 117,5 metros de largura; tinha a capacidade de assentar cem mil espectadores, de acordo com estimativas. Foi construida em 203 D.C. pelo Imperador Septimus Severus e mais tarde Constantino- o Grande, aumentou e remodelou o hipódromo.

Tal qual a Santa Sofia era o centro de vida religiosa, o hipódromo era o centro das atividades civis da antiga Constantinopla. Os interesses e paixões da população foram divididas entre controvérsia teológicas e corridas de carruagens no hipódromo.

Hoje onde o hipódromo era localizado, você pode ver somente alguns monumentos.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Dica de Hotel em Istambul

 

Hotel Agan USD 29,69 Single Private hotel reservado por este site, ótimo atendimento em tudo, café ótimo, tem outros preços mais baratos. Fica na região do Sultanahmet.

 

Cordial House Hostel

https://www.cordialhouse.com/booking.php (quarto com 8 pessoas misto ou separado por sexo por 8 euros)

quarto duplo 30, euros

Café da manhã - 3 euros

 

Nobel Hostel

http://www.nobelhostel.com/n1-web/prices.asp

dormitorios (não dá paraver na foto qtos beliches tem ao todo) - 10 euros

duplo 3

café da manhã incluso

 

Antique Hostel

https://www.antiquehostel.com/main.asp

Quarto para 6 pessoas - 11 euros

Café da manhã incluso.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Informações complementares

Turquia

Ancara - a capital da Turquia tem um museu de civilizações pré-históricas e o mausoléu de Atatürk, o estadista que reformou o país no início do séc. XX

Adana - A quinta maior cidade da Turquia

Bodrum - Um popular balneário na costa do mar Egeu

Edirne - Cidade histórica próxima à fronteira com a Bulgária e a Grécia, foi capital do Império Otomano

Istambul - A maior cidade turca é uma vibrante metrópole com um pé na Europa e outro na Ásia

Konya - Antiga capital do império Seljúcida e berço da seita dos dervixes rodopiantes

Gaziantep - Junto à fronteira com a Síria e na entrada do Curdistão

 

 

Outros destinos

Castelo de Uçhisar, na Capadócia

Capadócia - uma região de paisagens lunares, rochas e cavernas que serviram de abrigo aos antigos cristãos

Pamukkale e suas cascatas petrificadas

O tempos áureos do Expresso do Oriente passaram e hoje o acesso de trem à Turquia sofre com a lentidão e a concorrência dos ônibus modernos e vôos baratos. Ainda assim, é possível chegar ao país de trem. Da Europa, chega-se a Istambul de Belgrado (23 horas de viagem), Bucareste (20 horas) e Tessalonica (15 horas), de onde é possível trocar de trem para outras partes do continente.

As pricipais conexões com países do Oriente Médio vêm da Síria e o Irã. A viagem de trem de Teerã a Ancara pode levar cerca de 60 horas.

A empresa de Ferrovias Turcas é a autoridade nacional de transporte ferroviário.

Circule

A Turquia é um país grande, com mais de 1500km de leste a oeste, e vale a pena levar em conta essas dimensões ao planejar a forma de se locomover pelo país.

De avião

As cidades mais importantes são servidas por aeroportos e, em distâncias maiores, os preços e o conforto de voar podem compensar em relação aos ônibus.

A maior companhia aérea turca é a Türk Hava Yolları (Turkish Airlines), que voa para todas as regiões do país. Sua principal competidora é a Onur Air, que tem tarifas mais baixas. Outras companhias de baixo custo incluem a turco-alemã Sun Express, Atlas Jet e Fly Air, que também vende bilhetes nas agências dos correios conectadas à Internet.

Algumas localidades não têm vôos diários para Ancara ou Istambul. Os bilhetes normalmente podem ser comprados pela Internet, no terminal doméstico dos aeroportos ou nas lojas das próprias companias.

Em qualquer viagem, considere também o valor do transporte do aeroporto para a cidade, pois podem aumentar significativamente o custo de sua jornada.

De barco

Os hizli feribot são embarcações no estilo catamarã, que conectam várias cidades, como por exemplo, Istambul com o outro lado do Mar de Mármara. São bastante rápidos (50-60 Km/h) e podem reduzir bastante os tempos de viagem. Por exemplo, partindo do píer de Yeni Kapi em Istambul (logo a sudoeste da Mesquita Azul), você pode alcançar a otogar (terminal rodoviário) de Bursa em duas horas, sendo menos de uma hora dedicada à viagem marítima a Yalova. Seviços semelhantes operam ligando várias partes de Istambul ao lado asiático ou a lugares mais acima no Bósforo. A presença desse tipo de embarcação rápida tem se espalhado por todo o país, onde quer que se possa navegar.

De carro

A idade mínima para dirigir é 21 anos e é necessário portar, além do passaporte, a permissão internacional para conduzir, os documentos do automóvel (se não estiverem no nome do condutor, é necessário uma procuração) e a apólice (carta verde) de seguro com o símbolo TR visível. Para quem vem do Oriente Médio, é preciso também ter a chamada licença de passagem ("Carnet de passage"). Os veículos podem permanecer no país por até 6 meses.

As regras de circulação são bastante semelhantes às do Brasil e da Europa, mas são frequentemente desrespeitadas pelos habitantes locais. Não é incomum ver mudanças repentinas de faixa e, nas cidades, 4 fileiras de carros parados em um sinal de trânsito com apenas 2 faixas. Alertas curtos com a buzina são frequentes e servem apenas para avisar aos outros motoristas que há alguém ali. Os limites de velocidade são de 50 km/h no perímetro urbano e 90 km/h nas estradas. O uso do cinto de segurança é obrigatório para o motorista e todos os passageiros.

As rodovias, em geral, são asfaltadas, bem conservadas e servidas por postos de combustível e restaurantes. A sinalização, no entanto, não é frequente, a iluminação é falha e a quantidade de acidentes é alta. No interior do país, é comum ter que dividir as estradas com a população local, carroças e outros veículos lentos e sem iluminação, o que aumenta o risco de acidentes noturnos.

Para quem prefere alugar um carro, há escritórios das principais empresas de aluguel nos aeroportos e nas cidades mais importantes.

De táxi

São obrigados a usar o taxímetro. Normalmente não se deixa gorjeta para os taxistas - se conveniente, arredondar o valor para cima.

Em dolmush

Os dolmush eram, originalmente, táxis compartilhados, mas hoje restam poucos desses em algumas cidades. Os mais comuns são as vans (peruas, micro-ônibus) que operam em rotas fixas e cobram de acordo com a distância que você percorrerá. Informe ao motorista o seu destino e passe o dinheiro adiante com a colaboração dos outros passageiros, que poderão pedir o mesmo de você. Na hora de descer, alerte o motorista para que pare.

De autocarro/ônibus

A Turquia tem uma ótima rede de ônibus interurbanos. Os ônibus são confortáveis, têm ar condicionado, poltronas reservadas e, no geral, bons serviços, especialmente nas grandes companhias.

A otogar (estação rodoviária) das principais cidades têm ônibus partindo freqüentemente para praticamente qualquer destino. Além do motorista, os ônibus têm “comissários de bordo”. Nas viagens mais longas, um segundo motorista assume a direção quando o primeiro se cansa. Durante a viagem, são oferecidas bebidas grátis, lanches e são feitas paradas a cada duas horas e meia, aproximadamente, em bons restaurantes ao longo das estradas.

Quanto mais a leste do país, menos freqüentes os ônibus se tornam, mas mesmo lugares mais remotos como Dogubeyazit ou Van têm linhas para localidades a centenas de quilômetros de distância. Uma vila tem de ser realmente muito pequena para não ter um ônibus para Istambul ou Izmir pelo menos uma vez a cada dois dias.

Encontrar o ônibus correto pode requerer ajuda. Pessoas encarregadas de oferecer os serviços estão sempre presentes e podem ajudar na compra de um bilhete, mas atenção: às vezes só há uma linha para o destino desejado, mas em algumas ocasiões, você pode acabar sentado enquanto outros ônibus para o mesmo local partem enquanto você espera. Portanto, se você tiver tempo disponível, verifique a grade de chegadas e saídas de outras companhias. Você também pode dizer que precisa partir imediatamente (use as palavras "hemen" ou "shimdy", ou a expressão "adjelem var" – tenho pressa), e as pessoas entenderão que você precisa partir logo.

No caso de haver várias empresas operando para a mesma localidade, procure saber o tamanho dos ônibus que percorrem a linha. Geralmente, os maiores são mais confortáveis e algumas linhas chegam a colocar desconfortáveis vans (dolmus) operando nessas linhas. Outra dica é comparar o tamanho dos letreiros – normalmente as empresas com mais ônibus e rotas têm também os maiores letreiros. Não se surpreenda se, a caminho para algum destino estranho e mais distante, você tenha que descer do ônibus, apanhar sua bagagem e ser transferido a outro ônibus, o que pode ocorrer até mesmo em rotas “diretas” ou “expressas”. Nesses casos, o outro ônibus vai “comprar” você e levá-lo ao seu destino.

Às vezes os ônibus de longa distância poderão largá-lo em algum anel rodoviário próximo a uma cidade, ao invés de levá-lo ao centro, portanto, não deixe de perguntar se o destino final fica no centro da cidade. Por outro lado, muitas companhias têm o "arac servis", veículos que levam ao centro quando a Otogar fica na periferia de uma cidade, o que hoje em dia ocorre freqüentemente. Nas cidades como Ancara estes veículos são compartilhados por várias companhias, e uma frota deles, partindo para as várias partes da cidade, estará à espera. Seria útil manter à mão seu bilhete para provar que você estava em um ônibus (a maioria destes serviços opera, no entanto, na base da boa-fé).

O assento dentro dos ônibus é determinado, em parte, pelo "koltuk numarası" - o número do assento em seu bilhete – e em parte pelo costume de sentar juntas as mulheres, os casais e assim por diante. Não se irrite, portanto, se lhe pedirem para trocar de lugar. Geralmente, sendo um estrangeiro, você terá os melhores assentos.

Uma dica: embora a última fileira de assentos possa estar reservada para o motorista-reserva dormir, normalmente é melhor pegar um assento nos fundos, qualquer que seja o número do seu koltuk, e assim não ser importunado na maior parte da viagem. Isso é especialmente útil quando se viaja sozinho e se quer continuar assim.

De comboio/trem

A Turquia tem uma rede ferroviária extensa. Embora os bilhetes sejam baratos, os trens são extremamente lentos e normalmente não são páreo para a competição dos confortáveis ônibus do país e as recém-chegadas linhas aéreas econômicas.

Fale

O idioma oficial é o turco, que utiliza o alfabeto romano com algumas modificações. O curdo também é falado em determinadas áreas. O alemão é popular como segunda língua e muitos jovens tem algum conhecimento de inglês.

A linguagem gestual é sempre muito útil e às vezes mais eficaz do que as palavras. Para dizer "não", os turcos simplesmente movem a cabeça para trás levantando os olhos e estalando ligeiramente a língua. Para dizer "sim", abaixam a cabeça e os olhos.

Compre

Os custos na Turquia, em geral, são bem mais baratos do que os padrões europeus e muitas vezes até mesmo do que os preços brasileiros.

Os turcos são um povo de alma mercadora e, em geral, exímios negociadores. Portanto, exceto no caso de preços fixos, a palavra de ordem é barganhar/ regatear. Essa forma de negociação faz parte da cultura de compra e venda local e pode causar estranhamento / estranheza aos viajantes que não estão habituados (e que muitas vezes saem pagando mais do que deveriam!). A insistência dos vendedores às vezes também pode ser irritante. Ainda assim, é possível fazer excelentes compras por todo o país.

continua

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Comida

Lokum, a doce delícia turca

A cozinha turca é excelente e, exceto para os vegetarianos, tem uma quantidade imensa de pratos de dar água na boca. De acordo com os preceitos islâmicos, o consumo de carne de porco é proibido.

O café da manhã/ pequeno almoço (kahvaltı) servido nos hotéis e pensões normalmente consiste em um bufê contendo pão, torradas, queijo, mel, azeitonas, chá e café.

O börek ou a poça (diz-se "potcha") salgados recheados com carne, queijo ou batata, ou os simit (rosquinhas de gergelim) são vendidos em barracas e carrinhos nas ruas e consumidos por muitas pessoas logo de manhã.

Lanches rápidos incluem:

Lahmacun - espécie de pizza com cobertura de carne

Pide, pizza turca, um pão sírio com coberturas que é servido em estabelecimentos especializados chamados pideci.

Tava, mariscos à milanesa, comuns nas cidades costeiras

Mantı - raviólis de carne com molho de iogurte

Os restaurantes, por sua vez, servem pratos quentes mais substanciosos como o Kebap:

İskenderkebap - carne no pão sírio com molho de tomate picante, iogurte e salada

Köfte (almôndegas)

šiš (carne grelhada)

Çöp šiš (de cordeiro)

Muito populares são os mezes, entradas que às vezes substituem uma refeição completa e são normalmente acompanhadas pelo rakı(ver seção Beba, abaixo)

As sobremesas mais comuns incluem as baclavas (pastéis doces, regados a mel), sütlaç (tipo de arroz-doce) e o lokum, a delícia turca que consiste em balas de goma açucaradas. Beba e saia

Café (kahve) - o café turco é servido em pequenas xícaras e é forte e encorpado. Atenção para não beber os grãos que ficam no fundo da xícara. O sade kahve é servido puro. Já o şekerli, orta şekerli e o çok şekerli levam açúcar.

Chá (çay) também é muito popular no país e, quando preparado pelos locais, é forte. O chá de maçã (elma çayı) é imperdível.

Ayran - um refresco à base de iogurte

Boza, bebida originária da Ásia Central, é feita à base de trigo, açúcar e água. Por ser fermentada, tem um teor levemente alcóolico. Sua consistência grossa e é consumida gelada. Vefa Bozacisi é a marca mais conhecida de Istambul.

Sahlep - outra bebida tradicional, porém quente. É feita de leite, raiz de orquídea e açúcar e tipicamente decorada com canela. É mais consumida no inverno e servida em cafés e patisseries (pastane).

Bebidas alcoólicas

Embora seja um país islâmico, bebidas alcoólicas são facilmente encontradas pelo país. No entanto, ficar bêbado pode causar sérias recriminações. Evite a todo custo o consumo de bebidas alcoólicas em público durante o mês do Ramadã.

Rakı - uma bebida alcoólica derivada da uva e com sabor de anis, semelhante ao arak. É considerada a bebida nacional da Turquia. Normalmente é servida misturada a água e/ou gelo.

Vinho - o encorpado vinho da Capadócia é envelhecido em barris de concreto e tem um sabor distintivo

Efes - a maior marca de cerveja nacional tem sabor leve e é muito popular.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Inf de Usuáros

 

Dicas

- se quiserem comprar alguma coisa de ouro, não percam tempo barganhando em lugares como o Gran Bazar, Bazar Egípcio, lojas em pontos turísticos, etc. Vão até o ponto de embarque dos barcos na ponte em Eminonu, comprem a fichinha de 1,75 e peguem um que vá para Uskudar. Chegando lá, procurem pelas joalherias nas redondezas, onde tem lojinhas e uma feira de peixes e frutas. Os preços são quase DEZ vezes mais baratos do que nos lugares turísticos, mesmo sem desconto. Pena que só descobri isso quando já tinha comprado um brinco pra minha esposa...

- para chegar na Torre Galata sem precisar subir aquelas ruas todas, a partir da ponte (em frente a estação Karakoy do tram), pegue um trenzinho subterrâneo chamado Tunel. É só seguir as placas. Você sairá no final da Istiklal Caddesi, a duas quadras da torre.

- os restaurantes cobram particamente o mesmo preço em toda a cidade, em torno de 20 a 25 liras uma refeição por pessoa. Mas dá pra comer bem barato em lancherias, coisa de 2 liras um sanduíche kebab.

- os barzinhos mais badalados e agitados ficam nas ruas perpendiculares a Istiklal Caddesi, é só procurar. Sultanahmet é mais tranquilo à noite, o agito fica concentrado em uma só rua.

- em Maio tem um tal de festival da Primavera em Istambul, as ruas em Sultanahmet ficam cheias de gente tomando cerveja, tocando musica, dançando, cantando, é quase que nem um Carnaval.É bem interessante ver como os turcos fazem festa... A página do festival é essa: http://www.hidrellez.org/english.asp.

- não deixem de visitar a mesquita que fica no topo do morro em frente ao Bazar Egípcio, é imperdível. Chama-se Süleymaniye Camii. Na volta, vão descendo pelas ruazinhas pra ver como é o comércio turco, é loja e gente que não acaba mais.

- o sistema de transporte é interligado, mas tem que pagar uma nova passagem quando se faz uma conexão (de tram pra metrô, de metrô pra funicular, etc)

- o café turco é forte pra caramba, porque é feito da borra do café. E experimentem o suco de romã e os doces turcos com pistache!

 

.Em Istambul, você terá que pagar para entrar nos lugares mais famosos. A Hagia Sophia e o Topkapi Palace custam, cada, 20 TYL (descontos para estudantes). A Blue Mosque é de graça. Mas há inúmeras (MUITAS MESMO) mesquitas muito bonitas, que não estão nos principais roteiros, são lindas e de graça. Devo ter ido em mais de 20 quando estive lá - e a mais bonita que vi foi uma pequenina, e só apareceram duas pessoas durante quase meia-hora que fiquei lá, só admirando. Vale a pena explorar MUITO.

 

Vale a pena ir em um banho turco - há inúmeros lugares e preços, e infelizmente não lembro o nome do que fui e quanto paguei, mas estimo que foi na faixa de uns 40-50 Reais.

 

Para ir para a maioria das coisas dá pra usar Tram, que é super barato, confortável, rápido e seguro. E caminhando dá pra chegar em todos os lugares. Só tome cuidado com o calor, que em Julho é impossível.

 

Para comer, também não é caro, por o equivalente a 10 reais você consegue comer bem - claro, evitando restaurantes chiques e lugares muito turísticos. O churrasco grego é uma excelente pedida - barato e enche a barriga. Também vendem espigas de milho na rua por 1 TYL. Capriche nessa refeição que você terá disponível e, sendo pouco exigente no resto do dia, você deve conseguir se virar com uns 15 Reais.

Istambul nao é uma cidade perigosa. Apesar de se ver bastante pobreza, pouquissimas vezes acontecem violencia contra turistas. Mas batedores de carteira é comum principalmente em aglomerações, evitar andar na noite nos lugares fora de pontos turísticos.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

resumo e fotos de relatos e postagens de usuários neste site.

Região da Capadócia

20121023120854.jpg

Capadócia é uma região turística mais visitadas pelos mochileiros, 4 a 5 dias da para visitar toda a região

De Ankara para Capadócia leva 5 h de ônibus, mas tem o transporte de avião também, pelo aeroporto de Kayseri. É possível se hospedar em Ürgüp, Nevsehir ou Avanos que são os maiores centros urbanos,. Para relaxar e entrar no clima da região, o melhor é ficar em Göreme, Üçhisar, Çavuşin ou até mesmo Mustafa Pasa, a menorzinha de todas.

 

VOAR DE BALÃO NA CAPADÓCIA

20121023121352.jpg

 

Voar de balão é uma das coisas que todos deveriam fazer pelo menos uma vez na vida. Ainda mais na Capadócia que tem um dos cenários mais maravilhosos do mundo, só perdendo para o Seregenti, entre o Quênia e a Tanzânia.. Existem dezenas de agências que realizam o passeio. O voo e dura cerca de uma hora. O custo depende de negociação, veja no tópico de Capadócia - Perguntas e Respostas que existe diversos preços contratado.

AS CIDADES SUBTERRÂNEAS

É difícil imaginar como o ser humano pode viver durante meses embaixo da terra. Os povos da Capadócia viviam. Eles criaram cidades com capacidade para até duas mil pessoas no subsolo, com sistema de abastecimento de água, alimentos e dutos de ventilação. Eles tinham até animais lá dentro. Foi a maneira que os cristãos encontraram para se esconder dos inimigos. Atualmente é possível visitar apenas três das 90 cidades subterrâneas da Capadócia.

MUSEU OPEN AIR DE GÖREME

 

Outro ponto alto é o Göreme Opein Air Museum, que reúne várias igrejas e monastérios dentro das cavernas. O museu a céu aberto de Göreme é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1984.

 

Göreme Open Air Museum

A principal igreja do museu é a Black Church que foi feita dentro de uma gruta e totalmente restaurada. As imagens de passagens bíblicas são extremamente coloridas e fazem um belo contraste com a pedra. É possível conhecer o museu com um guia ou com audio guide, que custa 10 TL, ou R$12,00. A entrada no museu custa 15 TL, o equivalente a R$ 17,00.

 

OS CASTELOS DE PEDRA

De longe os castelos esculpidos na pedra parecem formigueiros. As enormes montanhas com inúmeras janelas também lembram um queijo-suíço. O mais legal é entrar e subir até o topo dos castelos para apreciar a vista dos vales coloridos.

O Castelo de Uchisar fica a 5 km de Goreme.

Ficar hospedado num hotel-caverna é uma experiência imperdível, uma maneira de sentir como era a vida naquela, as temperaturas dentro da caverna são mais amenas e no inverno, a rocha preserva o calor

Hostel e Hotéis mencionados pelos usuários

(http://divancavehotel.com

http://www.kelebekhotel.com/.

Shoe String Cave Pension (http://www.shoestringcave.com hostel

Hospedagem:40 euros/dia - Nirvana Cave Hotel –

Culinária : 6 euros por prato –

Hospitalidade do povo local: excelente

Pontos Turísticos: excelente

Preços: bons

Clima Local (média 32 graus): junho/12

Fuso Horário: 06 horas a mais em relação ao Brasil

 

Links para ajuda

http://www.goreme.com/

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

Olá,

 

Acabo de voltar de uma viagem à Turquia, por isso vou complementar algumas informações desse tópico, atualizando com o que acabei de constatar, depois de passar uma semana lá, inclusive viajado para o interior (Capadócia).

 

Transporte

 

As passagens aéreas estão bem baratas. A empresa turca Pegasus (http://www.flypgs.com/)é do tipo "low fare" e opera vôos internacionais para Europa e domésticos para as principais cidades turcas. Os preços começam na faixa dos 30 dólares, taxas inclusas. Destaco que a comida e o cafézinho no avião é pago. A Turkish Airlines (http://www.turkishairlines.com/) também opera vôos locais. Mas pelo que constatei ao visitar o site, com a Turkish Airlines é através dasagências que se consegue os melhores preços de passagens.

 

Se for viajar ao interior do país, não titubeie em procurar uma agência que organize tours. Os preços variam muito. Recomendo a Marco Polo, que fica ao lado da estação Sutanahmet do trem de superfície, bem no centrinho da área turística, próximo a Catedral Santa Sofia. Assim mesmo, não deixe de comparar e negociar, pois na Turquia baganhar faz parte da cultura.

 

Os transfer aos aeroportos custam 5 euros (Athaturk) e 10 euros (Sabhina Grocken). Se pagar mais caro, provavelmente está sendo enganado.

 

Compras

 

Tomem cuidado para não ser ludibriado ou extorquido. Os turcos são habéis e vendedores. Se precisar comer ou comprar algo, saia da área turística. Em Istambul, apesar da tentação, evite comprar do Grande Bazar, poderá achar os mesmos artigos com um preço muito melhor em outros lugares. Escolha sempre os locais onde há etiqueta de preços e, portanto, que esses são fixos.

 

Segurança

 

Me senti muito seguro na Turquia. Como toda grande cidade, tome cuidado com batedores de carteiras em Istambul. Se for tomar taxi, combine um preço antes para não tomar chapéu.

 

Malandragem local

 

O único problema que tive foi ao pegar um vôo doméstico de Kayseri para Istambul. Um segurança do aeroporto, depois de passar raio X, ao ver que era turista, inventou uma história que eu não poderia embarcar no avião com a câmera que levava (Panasonic Lumix)! Certamente, ele deveria ter uma encomenda. Reagi indignado (mas educadamente). Ao ver que não ia colar, depois de "consultar" um colega, decidiu "liberar".

 

Encontrei com brasileiros também que foram vítimas de pequenas malandragens, envolvendo aquisição de produtos e serviços. Portanto fique atento sempre. Na dúvida, ao contratar um serviço, peça tudo por escrito. A falta de entendimento linguístico pode ser usada como desculpa para se cobrar mais depois. Lembro que em Istambul há políciais especializados para atender turistas.

 

Custos no geral

 

Os preços na Turquia estão mais para União Européia que Brasil. Se for comer e não quer gastar muito, prefira as opções populares no centro da cidade. Nas grandes cidades condições de higiene e limpeza são semelhantes as do Brasil. A qualidade da água é boa, não precisa ficar apenas na água mineral. A Turquia passa por uma forte modernização em vias de entrar na União Européia. Isso reflete na qualidade dos transportes (muito bons ao meu ver) e nas opções de serviços, mas também nos preços.

 

Caso venha se hospedar, dificilmente achará um quarto de hotel por menos de 25 euros. Se for para um albergue, poderá encontrar um lugar limpo e seguro por volta de uns 12 euros.

 

Se quer conhecer um banho turco, certifique antes se o local é limpo. Fui alertado sobre esse problema pelo funcionário do hostal onde me hospedei. Ele me recomendou para ir no Süleymaniye Hamami, que além de ser superantigo e tradicional, estão habituados a atender estrangeiros, além de poderem receber pessoas de ambos os sexos (importante se viaja em casal ou grupo). http://www.suleymaniyehamami.com.tr/ O preço é salgado (35 euros), mas inclui massagem, sauna e o transporte do hostal ou hotel até o local.

 

Espero que tenha ajudado!

 

Abraços e boa viagem!

 

Jorge

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...