Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá, meu nome é Roberta, tenho 23 anos, e eu e meu marido Rafael começamos a planejar a viagem para a Bolívia e o Peru 1 ano antes nas nossas férias de julho/2012. Eu sei que ja faz quase 1 ano, mas só consegui digitar tudo isso agora. Desculpem erros de digitação, mas é que foi muita coisa e boa parte eu não revisei.

Moramos em Porto Alegre e somos vegetarianos.

Quando decidimos o destino da viagem, ( na verdade quem veio com a idéia de irmos pros Andes foi o Rafael, ele sempre gostou de um bom mistério, então juntou-se a vontade de viajar com a mística dos lugares) começamos a juntar dinheiro em casa, compramos passagem pela internet 6 meses antes da viagem (na viagem já estava quitada). Nunca saímos do país, mal saímos do estado e nunca tínhamos andado de avião. Lemos muitos relatos pelo mochileiros.com, vimos muitos vídeos, trocamos o trajeto da viagem muitas vezes até que chegou a hora! Comprei um caderninho pra não deixar escapar nada, afinal foram 23 dias! Então, desculpem-me se eu for um pouco extensa ou repetitiva, mas anotei todos os dados mesmo.

Nossos principais objetivos da viagem eram Salar de Uyuni e MachuPichu. Com base nos dois e no tempo da viagem, fomos montando o resto.

Passagem de avião pela GOL para duas pessoas: R$ 1.440,00 reais. De Porto Alegre para Santa Cruz de La Sierra – Bolívia. Acreditem, pesquisamos todas as empresas para Cusco, La Paz, Santa Cruz, e a mais em conta foi pela GOL e para Santa Cruz de La Sierra (e a diferença era gritante). Não fizemos passaporte, minha carteira de identidade era nova, o Rafael fez a 2ª via pois tem q estar em boas condições.

Levamos o dinheiro todo em dólar, íamos comprando aos poucos conforme ia baixando. Levamos U$ 1.300,00 dólares + cartão internacional com limite de R$ 950,00 reais.

Como de junho a agosto MachuPichu é alta temporada, estávamos com medo de não conseguir entradas no parque (que tem limite de pessoas por dia), passagens de trens,... então contratamos pela internet uma empresa 4 dias e 3 noites em Cusco – Peru, que incluía:

> - Traslados aeropuerto/hotel/aeropuerto.

> - Traslados hotel/estación de tren/hotel.

> - Guía Oficial de turismo.

 

> - Excursión: City Tour y Ruinas Aledañas.

> - Excursión: Machupicchu.

> - Excursión: Valle Sagrado.

> - Todos los tickets de ingreso.

> - 03 noches de alojamiento en hotel elegido.

> (acomodación en habitación doble - Incluye desayuno)

por U$ 395 por pessoa. O nome da empresa: Cuzsco Travel. No fim vímos que poderíamos ter contratado lá, mas por segurança e conforto foi melhor até (deixamos o MP por último, então chegamos lá por cerca do 17° dia de viagem, então foi um descanso pra nós saber q estava tudo certo e comprado e não precisar correr atrás de nada).

Um mês antes da viagem um casal de amigos nosso Igor e Suellen, resolveram embarcar nessa com a gente! Foi uma correria, compraram as passagens em cima mas conseguiram o mesmo voo e pagaram a empresa Cusco Travel tbm.

 

Moeda da Bolívia: Boliviano = 1 BOL = 0,29 centavos

Moeda do Peru = Nuevo Sol (SOLES) = 1 SOL = 0,79 centavos

 

ROTEIRO:

 

 

 

3-ter / POA ate STA CRUZ

4-qua/ STA CRUZ ate SUCRE aviao,chegando em SUCRE pegar taxi até Potosi e de lá egar onibus ate UYUNI.

5-qui/ SALAR isla del pescado.

6-sex/ SALAR arbol de piedra e laguna colorada,noite no alojamento da empresa

7-sab/ SALAR laguna verde e volta pra Uyuni.

8-dom/ Ida para La Paz de onibus

9-seg/ LA PAZ descanso,dia livre / contratar os passeios (Chacaltaya e Tiwanaku)

10-ter/ LA PAZ dia livre

11qua/ LA PAZ TIWANAKU

12-qui/ LA PAZ CHACALTAYA

13-sex/ PUNO - HayuMarca na cidade de July

14-sab/ PUNO - Isla de Uros

15-dom/ CUZCO dia livre

16-seg/ CUZCO ida para PAUCARTAMBO festival virgem del carmen

17-ter/ CUZCO dia livre

18-qua/ CUZCO (Cuzco travel) ida p/ o hotel da empresa manhã e tarde fazer City Tour (museus, templos)

19-qui/ CUZCO(Cuzco travel) Valle Sagrado (ruínas)

20-sex/ MACHU PICHU (Cuzco travel) dia em Machu Pichu

21-sab/ CUZCO (Cuzco travel) café da manha no hotel e liberação (volta para Puno)

22-dom/ PUNO volta para La paz

23-seg/ LA PAZ comprar passagem para Sta Cruz

24-ter/ LA PAZ volta para Sta Cruz

25-qua/ STA CRUZ

26-qui/ STA CRUZ ate POA

598da2ed16b28_Semttulo.png.25743dd65d2f7baab2fd0ba8e755931b.png

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 48
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Terça- Feira, 03 de julho

 

Chegamos às 11:30h no aeroporto Salgado Filho e despachamos as mochilas (o que não precisava ter feito pois tinha menos de 6kg cada e o Igor e a Suellen não despacharam e levaram no avião, depois ficamos com medo delas se perderem, mas deu td certo). Eu e o Rafael compramos um pochete pra cada antes da viagem (o que foi MUITO ÚTIL) então as pochetes não saíram do nosso corpo durante toda a viagem. Às 13:30h foi nosso voo para Guarulhos, a viagem foi emocionante, como nunca tínhamos andado de avião sentimos juntos como era legal voar!

O ruim foi esperar 7h no aeroporto de SP até a próxima conexão (dica: leve bastante lanche pois comida de aeroporto é cara!). Levamos lanches e água mas no fim compramos um crepe Francês que vendiam no aeroporto (R$ 9,50) e um café preto de máquina (R$ 1,50). De Guarulhos o voo partiu pra Campo Grande (MS) e nem descemos (foi a escala), subiram e desceram algumas pessoas e nós ficamos e 30 min depois partimos pra Santa Cruz de La Sierra, aeroporto Viru-Viru. Chegamos as 01:30h da madrugada no aeroporto, pegamos as mochilas (graças a Deus tava td certo). Trocamos alguns dólares por bolivianos, compramos uma 'Minerágua' (5 BOL) na máquina achando que era água mas era tipo uma H20 amarga no final.posting.php?mode=reply&f=390&t=83067#

598da2ed6d586_camrabeta(750).JPG.64d86d7cd043c7ba6271a44871324657.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quarta-feira, 04 julho

Nossa esperança era ter voo pra Sucre assim que chegássemos em Sta Cruz, como não conseguimos reservar pela internet chegamos em uma fila da BOA (Boliviana Aerolíneas) onde já haviam umas 3 pessoas dormindo na fila mas não havia atendente nos guichês. Eles só abriam as 05:30h e eram arrecém 02:00h! Dormimos na fila mesmo, esticamos uns casacos e logo a fila foi aumentando. Depois de 12h em função de avião estávamos podres de cansados.

ÀS 05:30H logo que a venda de passagens começou recebemos a triste noticia que pela BOA não havia mais passagem.

Ao lado, fomos na TAM (transporte aéreo militar) e tinha! Voo p/ Sucre para as 12:45h (340 BOL) por persona. Compramos! Pegamos um ônibus do Viru-Viru até o aeroporto El Trompillo, pois era de lá que o avião sairia. A viagem de onibus até o Trompillo durou uns 25 min e foi muito TENSA. 6 BOL por persona..o trânsito na Bolívia é um caos!!

Bom, chegamos no Trompillo era 7h e nosso voo era só 12:45h. Dormimos nos bancos, comemos nossos snacks, conversamos, tiramos fotos...e o tempo não passava! O aeroporto é mto pobre! Não havia 1 estabelecimento para comermos, estav chuviscando, mas caminhamos na avenida em busca de algo, mas como a maioria das coisas abriam as 11h só achamos um buteco aberto. Compramos 2 águas e 1 saco de nachos (16BOL). Os banheiros do aeroporto não tinham papel, nem asento e agua do vaso estava transbordando.e estávamos há mais de 1 dia sem banho..Esperamos até as 13hVoamos 30 min até Sucre.

 

Chegamos em Sucre!

Nossa que animo que deu!

Essa primeira parte da viagem foi desgastante, estávamos desanimados. Mais de 20h em função de avião, aeroporto, sem dormir, comer..mas quando chegou em Sucre tudo mudou!

Primeiro que a vista de Sta Cruz p/Sucre do avião é incrível! As montanhas, a estrada..parecia que íamos bater nas montanhas! Mto lindo! AO chegar no aeroporto de Sucre foi animador tbm, tinham pessoas com placas e faixas, o sol brilhava no céu..o aeroporto era limpo e organizado!

Estava cheio de taxistas oferecendo corrida, havia mtos folders de hotéis e restaurantes no aeroporto..Íamos direto dalí p/Potosi, mas nos animamos e resolvemos pegar um taxi até o centro de Sucre (30BOL). O centro é mto legal, bastante coisas p/compras..comemos no restaurante 'NapolItano'. Pedimos um menu que era 30 BOL por pessoa, pedi salda de entrada (alface, tomate, pepino e cenoura) podia pegar sopa ao invés de salada. Prato principal: spagueti ao molho de tomate (podia ser pizza) e p/fechar um café preto (podia ser chá), na hora de pagar cobraram + 10BOL pela taxa de serviços (garçom), rachamos..

Fomos dar uma volta em Sucre, já eram 16h..procuramos roupas e mochilas p/ o Salar mas não achamos nada bom.

Achamos um mercado e compramos 4 águas, cookies, springles, snickers e um shampoo (já q não podia levar nada com mais de 100ml no avião comprei lá), deu tudo 80 BOL. Pegamos um taxi até o terminal (10BOL) lá tinham vários taxistas oferecendo viagem até Potosi. 30 BOL, choramos caiu pra 25 BOL por persona, daria 100 total.

A viagem foi PUNK! O motora colocou um som andino a todo volume no seu Corolla modelo antigo e fez a estrada em uma velocidade mto alta! A estrada era no meio das montanhas, com mtas curvas, alta velocidade e ultrapassagens perigosas..sem contar que já tinha anoitecido! DO nada surgia um caminhão enorme na frente buzinando! Cada cagaço...

Estávamos mtos cansados mas não conseguíamos dormir de tanto medo. A viagem durou 3horas

Ao chegar em Potosi, o motora queria nos tirar mais grana, disse que cobraria mais 50BOL p/noslevar até um hostel (o que não faz sentido pois nos cobrou 30 BOL por pessoa par 3 h de viagem e queria cobrar 50Bol do inicio da cidade até um hotel). Dissemos que ficaríamos no terminal conforme combinadO, ele revidou dizendo que o terminal já tinha fechado (era umas 20.30h) e mesmo querendo ficar no terminal ele nos largou em uma ruela e além do valor combinAdo queria mais 50BOL. Essa hora fiquei com medo. Era tarde, estava mto frio, estavamos em uma rua sem saída com um boliviano gritando que queria mais dinheiro e os guris dizendo que não iam pagar..

A questão foi que : ele cobrou mto barato para a corrida, mas foi o combinado! Se quisesse cobrar mais que tivesse dito antes, e não cobrar um valor e depois extorquir!

Descemos do carro e o motorista gritando..falei pros guris darem 20 BOL p/ não nos incomodarmos... Mesmo assim o motorista reclamou mas entrou no taxi e foi embora!

Então lá estávamos nós: a noite, frio, em um beco, sem saber pra onde ir e cheios de mochilas...ninguem nas ruas! Achamos um Hostel: La Vicuña, entramos e ficamos com medo pois não havia ninguem na recepção e a escadaria de madeira rangia até o 2° andar escuro..

Tinha uma sala e uma turista de Portugal (que depois fizemos amizade) foi chamar o dono. Seu Antônio...ooh seu Antônio! Que gente fina! Logo nosso medo sumiu! Nos recebeu mto bem, um senhor mto simples e baixinho, disse q por sermos brasileiros nos faria um desconto e foi nos mostrar o quarto. Eram 4 beliches de casal em um quarto. Estavam todos vazios, boa aparencia. Banheiro coletivo, agua caliente, café da manhã incluso: 40 BOL por pessoa. Ficamos! Que estadia boa! Lugar seguro, haviam vários turistas e logo fizemos amizade..mas o queríamos mesmo era banho quente e cama! Pois ainda não tínhamos tomado banho e nem dormido em cama..A ducha estava entupida e apenas alguns buracos saíam água, mas pelo menos a água estava quente..Nos vestimos e Seu Antônio disse que poderíamos tomar um chá ou café na cozinha. Fizemos um chá de coca p/aliviar a pressão. Meu nariz que antes estava seco depois do banho começou a escorrer mto. Nessa viagem gastei mto papel higienico assoando o nariz..passei colírio nos olhos que pareciam não ter lágrima pra lubrificar..Dormimos e descansamos bem. Eu acordei umas 2 vezes na noite com falta de ar, mas depois passou. O engraçado foi que todos nossos desodorantes roll-on estouraram! A bolinha pulou longe! Pela pressão. Meu creme de rosto esguichou p/td que é lado quando eu abri e o pote de vitamina do Igor inflou p/cima. Tudo pela pressão. Então logo imaginamos como estava nossa cabeça por dentro...

DSC02747.JPG.848dd1f3924a2a43640ff0a977d0d95c.JPG

598da35dd3596_camrabeta(23).JPG.69034093a3947c685b45bfd9b3aed54b.JPG

598da35e145d1_camrabeta(28).JPG.bff5c3af1902bda5c8ff502be1a537f8.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quinta-feira, 05 julho

 

Acordamos cerca de 07:20h nos ajeitamos, e esperamos o desaiuno (café) que era das 08 – 9h. Cafe muito bm. Havia uma térmica enorme de água quente, tu pegava a xícara enchia ela com a água e escolhia entre café solúvel ou folha de coca. Pão (que parecia uma massinha feita em casa, redonda e que não cresceu muito) manteiga e geleia de morango.quis tomar banho mas não tinha água quente no chuveiro pela manhã

Fomos da uma volta em Potosi, eram 10h e fomos procurar roupas para o frio mas não achamos.

Caminhamos, tiramos umas fotos e voltamos para o hotel, pegamos as mochilas (as pochetes sempre conosco) e fomos em busca do ES-TERMINAL p/ pegar um ônibus a Uyuni. Compramos por 30BOL passagem por persona empresa EL IMPERADOR até Uyuni. A viagem durou 4:30h e não teve problema nenhum apesar da estrada ser na encosta das montanhas estava em ótimas condições! Tudo asfaltado e com taxões de iluminação. Li muitos relatos das pessoas falando mal das estradas da Bolívia, mas há no Brasil estradas bem piores.. A viagem até Uyni tem uma paisagem inexplicável! Lindo! Lhamas, alpacas, montanhas dos mais diferentes relevos..

Não desgrudei os olhos da janela durante toda a viagem. Tinha duas Cholas que falavam Quitchua (outra língua) atrás de mim no onibus que não deviam tomar banho há meses! Uma asa do inferno! As duas tinham uma risada muito engraçada e se encantaram com a beleza do Rafael e do Igor. Cheias de risadinhas pra eles e diziam: ''muy belos!'' haha!!! Chegamos em Uyuni e a primeira impressão foi q estávamos chegando no Iraque!

Pensei: ''Onde é que eu fui me meter?'' Mas quando o onibus entrou mais na pequena cidade a visão mudou. Tudo que é tipo de venda, comércio, farmácia, hotéis e valor bem mais baixo que em Potosi! Achei que seria ao contrário por ser o lugar de embarque ao deserto, mas me enganei..Descemos do busão e várias pessoas já te atacam oferecendo empresa de viagem p/ fazer o Deserto de Sal. Já tínhamos recomendações de empresas recomendadas e não recomendadas. Fomos na Colque Tour mas não gostamos pois eram 5 dias de viagem, não tínhamos tanto tempo! Fomos na Blue Line e apesar da 'oficina' (escritório) ser feia (parece um brechó) hehe a mulher foi muito simpática e nos falou sobre o passeio, explicou tudo direitinho, sobre as paradas e alojamentos e o mais importante: total de 3 dias! Fechamos! 750 BOL por persona. Não inclui ducha no primeiro hotel (10BOL) aluguel de saco de dormir (25 BOL) opcional, não pegamos, e entrada na reserva (150 BOL) que é a parte das lagunas, e essa taxa não tem como escapar, todas empresas cobram a parte! Era 18h quando achamos o Hotel Dairson próximo a Blue Line 30 BOL por persona , quarto duplo e banheiro compartido (coletivo) mas como estávamos só nós no 3° andar o banheiro era só nosso! O Hotel não incluia desaiuno mas tinha aquecedor (pois essa foi a noite MAIS FRIA de todas na minha opnião, ganhou do deserto!). Usamos o banheiro, escovamos os desntes e fomos pra rua comprar coisas pra enfrentar o deserto!!

Uyuni é incrível! Eu queria comprar tudo! Há muitas bancas, tudo muito barato Bem mais diversidade que Sucre ou Potosi. Só tem um porém: É MUITO FRIO. Posso dizer que o dia mais frio da minha vida! Achávamos que por ser gaúchos já estaríamos acostumados com o frio mas aó indo pra Bolívia pra saber o que é frio de verdade! Eu estava com 2 calças, 2 meias, tenis, casacão e mesmo assim o frio não deixava a gente caminhar.. As cholas montam suas tendas no chão no meio da rua então o único problema é q não tem como experimentar as roupas! Foi o q aconteceu comigo! Vi uma calça tipo esporte com forro de pelinho por 30 BOL e levei na sorte! Pois não tinha como experimentar e no fim me dei bem! Pq serviu direitinho e foi MUITO útil na viagem.

Compramos na feira luvas, touca, gorros, comprei um blusão, papael higiencico, água, snacks, chocolates..Gastamos cerca de 260 BOL (eu e o Rafael) mas estavamos prontos p/ frio do salar!

Então fomos procurar algo p/comer, eram umas 20h e pedíamos 2 pizzas grandes (65 BOL cada) MUITO BOAS as pizzas Restaurante Paste Pizzas valeu a pena! Tiramos umas fotos na praça!

Fomos para o hotel tomar banho e foi foda! Que frio! Lavei os cabelos, a Suellen trouxe um mini-secador, todos tomaram banho menos o Igor pois qnd foi a vez dele a agua estava gelada e o homem da recepção falou q o nivel da agua quente tinha baixado e que ele deveria esperar uns 15 min. Ele voltou pro quarto bravo, todo sujo e dormiu assim mesmo.

Eu inventei de lavar umas roupas no banho e pendurar na rua, na outra manhã quando fui recolher estavam DURAS (foto). No quarto passava The Simpsons em espanhol (mto engraçado).

598da2edc238a_camrabeta(164).JPG.3511a5bc1c94849bd183b9e4815775b3.JPG

598da35e6a156_camrabeta(134).JPG.607c82a11b2b1f0beaa727c1ffb4ba68.JPG

598da35e99a48_camrabeta(139).JPG.eed34ebf373cb79a22a6cb08652ce624.JPG

598da35ef27e0_camrabeta(181).JPG.e8f53bc5b191e8cc7ec4b4725977ec92.JPG

598da35f5c9fd_camrabeta(140).JPG.05c2577caffde7145a0ad655307913ae.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sexta-Feira 06 Julho

 

Acordamos antes do despertador por causa do frio (isso que a estufa ficou ligada a noite toda), era umas 07:45h quando fomos desaiunar. Pegamos o café Continental 20 Bol por persona, e vinha: 2 pães (todos os pães na bolivia são tipo massinha, doce, achatado, sem crescer) margarina, geléia, suco e tu escolhia entre café/ chá ou chocolate.

Passamos em umas lojas e compramos meia e touca (20 Bol cada). Fomos p/ frente da Blue Line pois às 10:30h a caminhonete sairia conforme combinado.

Eram 10:40h quando Juan, o motorista (segundo uma teoria do Rafael todos os motoristas se chamavam Juan) se apresentou e demos a mochila pra ele amArrar em cima da 4X4. Ficamos a mão no carro com itens básicos: máquina, papel higienico, escova/pasta, água, snacks... Junto com nós foram mais 2 mochileiros: Leandro da Argentina e Jaap de Amsterdã. Nos enrolamos um pouco com o inglês e o espanhol mas conseguimos nos comunicar.

Nosso guia foi 10!!!

A cada parada explicava o porquê daquilo, nomes de monatanhas, vulcões, povoados e animais. Nossa primeira parada foi no cemitério de trens, há uns 15 min de Ouyuni. Nada de mto especial, são vários trens abandonados e enferrujados. Mas Juan nos contou que há mto tempo servia como transporte de minério. Tiramos fotos e estava muitooo friiiiioo!!! De lá fizemos uma parada nos montes de sal, já no deserto, onde haviam homens trabalhando e Juan nos explicou que o trabalho é todo manual, sem máquinas para a extração de sal. FRIO + FOTOS.

De lá seguimos p. Hotel de Sal, que hoje é um Museu. Juan nos contou que natigamente esse hotel bombava gente! Fazendo perder clientes dos hoteis de Oyuni, então o hotel fechou e até hoje é um museu. Descemos do coche e tiramos fotos nas bandeiraa.

Para tirar foto dentro do museu teria que consumir algo. Compramos dois chocolates (8 Bol cada) que estavam duros mas valeu pq tiramos fotos e conhecemos o interior!

Já era quase 13h quando fomos para a Ilha del Pescado, onde meus olhos se encheram d'água!

É simplesmente indescritível... só estando lá pra saber e sentir o que senti naquele momento... Para entrar na ilha (que é uma reserva) se paga 30 bol cada. Compramos os ticketes e fomos almoçar. Juan já tinha arrumado a comida. Estendeu uma toalha em uma das mesas fixas de sal que há na entrada da ilha e nos serviu: Quinua (parece uma rroz, é mto comum na bolivia) salada de pepino, cenoura, tomate, bananas e carne de llhama (que eu, Rafael e a Suellen não comemos). Catchup e maiosene e colca-cola (eu e Rafael não tomamos refri). Comemos e fomos subir a Ilha da Pescada, combinamos com Juan de nos encontrar 40 min depois no carro. Tiramos mtas fotos. A paisagem de cactus+ sal+ monatnhas era d+!!! De lá fomos no banheiro e depois tirar ''Fotos crazys'' no sal. (essa gíria pegou pq o Juan faz uma misturada de linguas e vinha com cada pérola! Nos matávamos de rir!!).

Da ilha fomos ao Hotel San Juan onde passaríamos a noite. Não era mto diferente do Hotel de Sal pq tudo era de sal!!! as camas, mesas, paredes.. os quartos tinham 2 camas de solteiro cada e o banheiro era coletivo (tinham 2 no hotel). Largamos as mochilas na cama e fomos para as mesas onde tinham outros mochileiros de toda parte do mundo. Nos serviram bolachas, chá e café. Tiramos fotos, arrumamos as camas e era umas 20h quando a janta estava pronta: sopa com pão, frango, batata e bana frita e omelete para os vegetarianos (achei bem legal que nos perguntaram quem era vegetariano, pois há mtos mochileiros q não comem carne. A Suellen se passou por vegetariana na viagem toda, não pq ela é e sim pq estava com medo de passar mal com as carnes de lá), então todas as refeições faziam omelete com temperos e salsinha ora nós 3 e o Igor comia a carne que tinha! Pagamos 5Bol para carregar a bateria da camera , não tinha tomadas, então Juan deixou carregando na cozinha e nos entregou no outro dia. E pagamos 10 bol por pessoa para tomar banho que poderia ser de 3 a 5 min. Fomos os únicos no hotel que tomaram banho! Hehehe eeee povo porco!

A noite foi MUITOO fria! Eu e o Rafael dormimos em 1 cama só de solteiro, bem esmagados pra ver se esquentava e nada! Acordei de madrugada e coloquei todas as roupas que tinha na mochila no corpo e então consegui dormi melhor..

598da3635bb9e_camrabeta(235).JPG.3a648220ee443cf2e99e77683e71bea3.JPG

598da2ee1c79f_camrabeta(294).JPG.76d2187476df8303c61ce1e734fb0548.JPG

598da2f4bda5c_camrabeta(254).JPG.89a73e56aa1dac5d11f2ec57ed182c24.JPG

598da35f8efd4_camrabeta(224).JPG.8a1014a932c7b13a966fa6cd7b8f26db.JPG

598da35fbfb5e_camrabeta(259).JPG.a3ef92fe8fc973964537496805fee94c.JPG

598da3601843b_camrabeta(461).JPG.2417cee5fc377d7e3115cba7fc16da32.JPG

598da36102212_camrabeta(464).JPG.bb9e7d5cb8573cccbc570840177d621f.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sábado, 07 Julho

 

Acordamos as 7h e Juan nos falou que na madrugada marcou -15 °C e aí entendi o porquê eu nao conseguia dormir... No café havia pão, café, chá, doce de leite, suco de pessego de caixinha, margarina e geléia de abacaxi. Fomos visitar as lagunas: Cañapa, Edionda e Laguna Colorada. 150 bol por persona para entrar na reserva do parque. Fomos almoçar no hotel em que passaríamos a noite (que era na reserva). Tinha massa sem molho, catchup, maionese, salada e uma carne não identificada.

Descemos as mochilas da 4X4 pq dormiríamos alí. San Marcelo era o nome. Mto frio! Camas de pedra, sem ventilação, e 6 camas e um único quarto. Banheiro coletivo e sem água quente pra tomar banho.. ou seja: já sabíamos que não haveria banho naquele dia (sorte q tínhamos tomado no outro hotel) e aquela galera toda não tomou e não ia tomar nesse dia tbm! =s

Juan pediu q além dos itens básicos que levamos conosco na caminhonete, que levássemos roupas de banho pois iriíamos nas águas termais de um vulcão. Não sabia se eu ia encarar, mas de qlqr forma fiquei de biquini por baixo da roupa.

Mas eu pensava em não entrar, estava 5°C ao meio-dia e eu mal saía do carro quem dirá ficar de biquini nas montanhas!!!

Visitamos várias lagunas, tiramos fotos com os flamingos ''Tchau baby'' outra gíria do Juan pq ele disse que as raposas comem os filhotes de flamingo e TCHAU BABY hahahahaha esse Juan....

Andamos quase 2h de carro até chegar a Arbol de Piedra e no meio da viagem pedi pro Juan para o carro pq eu tava me mijando! O Rafael desceu comigo fiquei acocada com a bunda congelando e me concentrando pro xixi sair... quando consegui fazer ouço o Rafael gritando ''FREIA FREIA'' e a 4x4 bate na minha bunda e eu mijo as pernas tudo! O Juan tinha esquecido de puxar o freio de mão e o carro bateu em mim !!! eu queria MATAR Juan que estava se matando de rir... hehehe logo comecei a rir de tudo mas na hora foi uma merda!!!

Fomos a laguna branca, que é ao lado da tão esperada: laguna verde!!!! Aaaaahh..Liiindaaa com o vulcão Licancabur no fundo. E estava muitooo friiiio, mas tiramos bastante fotos e esse foi um dos lugares mais incriveis que tinha visto até aqui! Mas o cheiro era esquisito, Juan explicou que não havia nenhum animal na laguna porq tinha arsênico e sobre na água.

Voltamos para o carro e comecei a ficar mto enjoada, Ficamos o dia todo no carro, comendo e em uma altitude de mais de 4.300 alt., frio, pressão no ouvido..

Seguimos para a piscina natural, que cercada de montanhas borbulhava água quente. Juan disse q poderíamos entrar pois a temperatura era de 30°C na água. As montanhas faziam sombra na piscina e já eram 16h estava mto frio e pensei: '' Ta de pegadinha neh?! Beem capaz que vou entrar!!'' fui toda encolhida até a beira e botei a mão na água e não acreditei! A mão ferveu e relaxou na hora! Que delícia de água.. quando olhei pro lado o Rafael estava só de sunga no frio de -5°C gritando e correndo pra pular na piscina (que inclusive ele fez um corte fundo no calcanhar pq se empolgou e cortou em uma pedra da borda, mas tínhamos um kit médico e depois arrumamos a ferida) .

''Vem amor, ta muito boa''' nem pensei muito pra não desistir, tirei a roupa rápido e fui pra água e estava MUITO boa lá dentro. Mas quando tirava a cabeça pra fora chegava a doer (como quando se toma um milkshake mto gelado rápido). Estavam os 5 dentro da água: eu, Rafael, Igor, Leandro e Jaap a Suellen estava encarangada de luva olhando e dizendo q não ia entrar pq não tinha roupa de banho nem toalha. Mas o Igor encomodou tanto ela que ela entrou!

Que experiência incrível! Num frio de -5°C, tomando banho em água fervente de vulcão!!! Uma das melhores coisas q eu já fiz na vida, se não tivesse entrado iria me arrepender!!! Mas aí veio a pior parte: A SAÍDA da água...

Foi foda! Mto frio dor no corpo, o rafael fazendo 'cabaninha' com a toalha pra eu tirar o biquini molhado e botar a roupa, minha cabeça doía! Achei q ia morrer! Meu cabelo estava enrolado parecía uns dreads de gelo, eu torcia ele e sentia o gelo quebrando nos dedos.. De lá fomos aos gêisers e aí comecei a passar mal.. Estavámos a 5.000 alt., minha cabeça doía, meu corpo tremia, estava enjoada do balanço do carro. Desci e tirei 1 foto no geiser e voltei p.carro..não aguentava! A suellen tbm mal desceu..os guris ficaram lá um tempo tirando foto nisso o Juan solta outra pérola dizendo pros guria não chegarem muito perto dos buracos se não: ''Tchao Vida'' hahahahaha

Voltamos para o alojamento e eu não quis jantar pq estava enjoada. Tentei vomitar e não consegui.

O Rafael disse q a janta estava boa, que tinha massa com molho vermelho e champgnon e sopa. Eu fui la na cozinha e tomei um chá de coca e mastiguei umas folhas e dei uma melhorada. A água da torneira do banheiro estava congelada..mas dava pra escovar os dentes! Fizemos um varal no quarto com uns cadarços do Igor e penduramos as roupas molhadas da piscina térmica. Meu nariz entupia toda hora, e acordava várias vezes na noite sem ar, mas tinha tomado um multigripe e estava esperando melhorar...

598da2ee53a04_camrabeta(659).JPG.7489edd854b9fce36f6114c6326d09bc.JPG

DSC03283.JPG.847d605920b9258401a4238031bbdc45.JPG

598da2f5533c8_camrabeta(688).JPG.6508b04caa46f35db54bf5d75566b62b.JPG

DSC03147.JPG.37f6f4e32c0a5d9a18c892031cf41057.JPG

598da3615f3ac_camrabeta(570).JPG.ae24bd234d63fca76a7f8baed90ae14f.JPG

DSC03214.JPG.188787db84e4c7209b5b05fcbefed3ef.JPG

598da361cf4ee_camrabeta(595).JPG.1356a420eef62ac92c3d3d1c6c8c82e1.JPG

598da36209cc3_camrabeta(618).JPG.ce9df69029f98fee72be401ace83ef6d.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Domingo, 08 Julho

 

 

Ultimo dia de Salar. Esse dia teríamos que acordar as 05:30h para ver os geisers, mas como combinamos com o Juan de fazer bastante coisa no 2°dia hoje voltaríamos com calma pra Uyuni com algumas paradas e dormímos até as 07:30h, no café só havia nós, o hotel estava vazio (todos foram p/os geisers). Este dia o café estava ótimo: café, chá, iogurte, maçã e mamão picado, cereal de quinua, geléia, doce de leite margarina e panquecas.

Hoje eu estava melhor, mas o Leandro da Argentina estava mal e pediu uma sacola pro Juan caso precisasse vomitar no carro. Arrumamos as mochilas e seguimos pra Uyuni. Estava frio mas sem vento e o céu cinza. Juan falou q ia nevar e disse q tempo assim é sinal de neve, Demos uma parada no outro lado da laguna colorada, os guris desceram pra tirar fotos eu e Suellen ficamos no carro pelo frio. Seguimos e paramos no Vale das Roccas, onde tinha umas pedras gigantes mto legal! Fotos..

Paramos pra almoçar na Villa Alota, um vilarejo com casas de pedras. Visitamos a praça ..a cidade estava deserta. Almoçamos arroz, salada, pessego em calda, sardinha/ omelete. Pagamos 3 bol pra usar o banheiro escovar os dentes.

Perguntamos pro Juan pq não havia ninguem na rua, nem nas casas..e ele explicou que ali o pessoal morava só na temporada da Quinua e agora q não era temporada, estavam em outras cidades e voltariam em agosto.

Seguimos viagem e demos uma parada na Villa San Sebastian, onde havia uma igreja de pedra, tiramos fotos

Entramos me um mercadinho que tinha sacos enormes com sementes a venda e carne exposta bem fedorenta. Compramos um saco de folha de coca 6bol. Tinha uma parada e onibus em frente ao mercado cheia de gente..devia estar próximo da hora do onibus passar...

Seguimos viagem na 4x4 e dessa vez eu sentei na frente com o Juan, aproveitei pra escrever no caderno pois acontece muita coisa e se deixar passar muitos dias acabo me esquecendo..

O solzinho batia na janela do carro e dormi com a caneta na mão. Chegamos em Uyuni era 15:30h nos despedimos da galera, tiramos uma foto com todos e trocamos facebook. Fomos procurar uma casa de cambio quando estavamos no meio da praça ouço o Rafael dizer: ''Cade minha camera??'' e sair correndo...

O Igor tinha pendurado a camera com o tripé na janela da Blue Line pra tirar a foto com todo mundo e esqueceu lá! A sorte é que eles voltaram e lá estava ela..no mesmo lugar! Se fosse no Brasil não durava nem 10 seg eheheh

Era domingo e a praça estava lotada, havia show de um povo local e as familias levavam as crianças pra brincar no sol.

Os veteranos sentados na praça com seus radinhos ouvindo noticias a todo volume, e as cholas sentadas nas calçada comendo bergamota no sol.

Estávamos na dúvida se íamos pra La Paz de ônibus ou de trem. Tínhamos medo de ir de ônibus pela estrada pois ouvimos falar q as estrada nesse trecho é ruim. Então fomos na estação ver o trem até Oruro, mas as saídas eram em dias específicos da semana e de madrugada, além de que seria 6h de viagem e teria que comprar passagem de Oruro a La Paz. Teríamos que ficar amis 2 dias em Ouyni até sair o trem. Fomos atras de onibus..

Tinha uma rua cheia de empresas de onibus que fazxiam Uyuni até La Paz, todas com saída as 20h chegando em la paz as 06:30h. Mais de 10h de viagem. Pesquisamos bem as empresas que variavam de 100 a 120 bol. Mas os onibus eram MUITO velhos..pareciam de verdura.

Então achamos uma empresa que era BEM mais cara que as outras: a ''Todo Turismo'' 230 bol por persona, eu e a Suellen gostamos pois haviam bastante turistas comprando passagem, o onibus era grande, novo, limpo, tinha poltronas enormes, reclináveis, cobertor e janta! Compramos as passagens na Todo em dólar. 42 dolares por pessoa. Deixamos as mochilas na empresa e fomos atras de uma lan house pra passar as fotos do cartão de memória pra pen drive pois já estava lotado!

Era umas 17:40h a lan estava lotada e esperamos alguem desocupar..encontramos nossa amiga de Lisboa que conhecemos em Potosi .

Fomos passar as fotos e o computador era MUITO lento, e demorou mto e a bateria da camera acabou e não consegui terminar! Tinha muitas crianças jogando jogo online e gritando ''Carajo''' e acho q por isso estava tudo tão lento. 1Hora na lan = 6 bol.

Tinha gente de toda parte do mundo na lan house, do meu lado tinha um indiano!

Era umas 18:30h fomos comer, pedimos uma pizza vegetariana e chá de coca, no mesmo lugar q tínhamos comido da outra vez 70 bol a pizza, rachamos. 5 bol cada chá. Fui no banheiro escovar os dentes mas não tinha agua na torneira. Fui falar com o funcionário ele disse q após as 18:30h não tem agua em Uyuni pq os canos congelam! Só quem tinha reservatório!

Deixei pra escovar no onibus..Eram 19:30h quando fomos pegar o onibus, conseguimos banco um do lado do outro e quando entramos no onibus quem está sentado nos bancos da frente?? O Leandro e o Jaap que fizeram o Salar conosco!! Demos risada dizendo que era o destino..

Uma moça da empresa chega com copos de isopor com cha de coca e uma marmita de aluminio com massa espagueti e molho vermelho. Arrecem tinhamos comido então não comi minha massa, Outra moça começou a entregar travesseiro e cobertor com cheiro de amaciante. ÓTIMO!

Quando o onibus começou a andar entendi pq a galera pega trem e não onibus nesse trecho!! A estrada é HORRIVEL! Parecia uma metralhadora...não conseguiia tomar o chá pelo saculejo do busão....O motorista parava varias vezes pra jogar agua nos vridros cheios de poeira! As 2 primeiras horas foram tensas! Mas mesmo assim consegui dormi pq estava mto confortável a poltrona.

Imagina se tivéssemos ido no onibus de 100 bol (o de verdura)?! Certo que ia quebrar no meio da estrada!!!

Dormi direto até as 2h da manha quando o busão parou em Oruro. Deu 6h até Oruro (o mesmo tempo de trem).

DSC03333.JPG.158a6777472c937a22a0d55f407ecb4d.JPG

DSC03332.JPG.3262a105a63dc4f64cf6f9d4a9675718.JPG

DSC03308.JPG.91ec437f00ba443b569f954d8de557ac.JPG

DSC03303.JPG.cfb1d28aab301a27b27f5cf839b62cf9.JPG

DSC03323.JPG.d09c880a4b3a023c93ad276bb58759d1.JPG

DSC03689.JPG.5cc359901256fe9dc7434f3fc2b35415.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Segunda, 09 de julho

 

Chegamos em La Paz cerca de 06:30h ganhamos um iogurte da empresa de onibus, descemos e fomos atras de hotel..Tinhamos pego algumas referencias no mochileiros.com do Torino e logo seguimos pra lá. Não achei o máximo o hotel, o assoalho de madeira que range qnd caminha, e mto antigo cheio de pombas..

Com o tempo vimos as vantagens de ficar nele: ótima localização (Rua Socabaya ), tem restaurante, pizzaria, café e internet nele (com preços acessíveis). Pegamos o quarto matrimonial com banheiro privado. 140 bol. Por habitación.

O Rafael queria pegar com banheiro compartilado que era mais barato, mas eu e a Suellen estavamos cansadas de dividir banheiro com uma galera, precisavamos de privacidade pro nosso intestino voltar ao normal e tomar um banho tranquilo.

Quando chegamos no quarto o Rafael se animou e viu que foi melhor mesmo..Tv a cabo, guarda roupa, agua quente 24h, camal casal grande, tomadas, espelho e papel higiencio! Parecem bobagem esses itens que citei mas há mais de 1 semana enfretamos banheiros sujos, sem papel nem água quente e cama pequena..

Eu sei que viemos com espírito de aventura e não esbanjar $ mas uma certa privacidade é necessária as vezes. Ainda mais pra mulher..

Tomei um banho bem demorado, lavei os cabelos, botei a ultima peça de roupa limpa que eu tinha e o resto separei pra lavar na lavanderia. Rafael tbm fez o mesmo. Como dormimos a viagem toda, estavamos Sem sono, e fomos procurar uma lavanderia.. Achamos uma próxima a Plaza Murilo, 10 bol o kilo. Deu 7 quilos, 70 bol, as 17h estariam prontas! Fomos a Calle de Las Brujas eram 10h, trocamos os dólares e comprei umas bugigangas para dar de presente (chaveiros, camiseta, tapetas).. até o final do dia gastei cerca de 300 bol com coisinhas..

Fomos em muitas lojas de esporte/ caça e pesca pra ver roupas e mochilas pois no mochileiros.com diziam ser muito mais baratas do que no Brasil, Cajje Lampu é a rua que tem uma loja ao lado da outra de roupa p/ escalada e camping. Realmente são mais baratas que no Brasil, mas não Tãããoo mais baratas assim como pensávamos. E olha que pesquisamos hein! Fomos em todas as lojas, pechinchamos, e no fim só compramos 2 pares de meias térmicas 120 bol e uma mochila The Nort Face Electron 60L 600 bol. Almoçamos em um restaurante (não lembro o nome) comemos lasanha vegetariana (40 bol cada) e massa espagueti vegetariana (35 bol) , 1 suco de laranja (11 bol) e torta de chocolate (não lembro valor)., Procuramos cartão de memória para as cameras mas estava o mesmo valor que no Brasil. Não compramos.

Comprei uma camiseta com o desenho do Chaves escrito: ''El Chollo del Ocho'' por 35 bol haha amei!

O Igor e a Suellen compraram casaco, mochila e blusa nas lojas de esporte.

Fomos voltando e passamos na lavanderia para pegar as roupas. O centro estava cheio de militares pela mobilização e acampamento da Tribo Tipnis.

Então o clima estava meio tenso. Coma As roupas quentinhas da lavanderia fomos para o hotel, mas antes de entrarmos acertamos o passeio ao Tiwanacu na agencia do Torino (ao lado do hotel) 50 bol por persona (inclui transporte ida e volta+ guia) + 80 bol entrada + 30 bol comida.

Acertamos as 08:30h do outro dia nos chamariam pelo nome na recepção do hotel. Fomos para os quartos, arrumamos as roupas e as compras e contamos o dinheiro. Fomos para a internet do hotel (que fica ao lado, junto com o acfé) onde os computadores eram BEEEM melhores e rápidos. Passei as fotos pro pen drive e algumas pro facebook, falei com minha familia. 1 hora = 4 bol. Tomamos um café expresso duplo 9 bol cada (que era mto forte), o Rafa pediu uma Laucha 6 bol (um pastel com queijo picante dentro) e eu pedi um sanduiche vegetariano (13 bol) que estava bem seco. Voltamos para o quarto, tomamos banho, escrevi um pouco e dormimos.

598da2f1a7904_12julho(215).JPG.5ec154ba55f792ceb16016c0b8ba4997.JPG

DSC05616.JPG.7ed37f706df27b4e15c69e9b89c598d5.JPG

598da36378f27_12julho(228).JPG.4811eb3fb3e38fbf8db4044280b03bf8.JPG

598da3639123f_12julho(205).JPG.848ca172ae718a3b811b09cb0cf2ac0a.JPG

DSC03732.JPG.f62224adc63af2f1b065c2ce1dccfab0.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Terça, 10 de Julho

 

Acordei antes do despertador com o nariz entupido, era umas 06:40h. Saía muito sangue quando eu assoava. Fomos tomar café no Torino e desse vez acertamos: café com leche (8 bol cada) e laucha ( 6 bol cada) MUITO bom (depois ficamos viciados e sempre pediamos isso). Pedimos um pedaço de torta de maçã 10 bol mas não estava tão boa. Voltamos para o quarto nos arrumamos, tomei banho e fomos p/recepção do hotel esperar que nos chamassem para o passeio ao Tiwanacu.

A van não parou em frente ao hotel pq a rua estava interditada pela manifestação dos indígenas, mas o guia nos buscou e nos levou até lá. Na van foi passando uma ficha pedindo nome e nacionalidade e eramos os unicos brasileiros ali. Tinham japoneses, alemão, suécos... Cerca de 1:30h até chegar ao Tiwanacu. Não gostei de não poder tirar foto dentro dos museus que visitamos.

O guia explicava sobre o povo e as peças de ceramicas de antigamente, ali conservadas. Ele falava em espanhol e depois em ingles. Visitamos o sítio arqueológico, tiramos bastante fotos na rua, nas estatuetas antigas. O Rafael estava encantado pq tudo era obra dos Deuses e Alienígenas pra ele, e eu entendo pq bem dizer quem montou todo o roteiro foi ele, então ele queria muito estar ali.. tantas noites assistindo History Channel e pesquisando esses templos e agora estava ali!! Era umas 13h quando entramos na van até a outra quadra para almoçar. 30 bol por persona.

Sopa de quinua, e depois buffet com arroz, massa, batata-frita, saladas e escolhia uma carne (boi, truta, frango, llama) ou omelete. Nós 3 pegamos omelete e o Igor truta. Comida boa, assim que comemos voltamos para a van até La Paz.

Chegamos era umas 16h e nos largaram no centro. Fomos caminhar e mais uma vez em lojas de esporte.

Suellen comprou um pochete por 90 bol. Tiramos fotos no mercado das brujas, compramos frutas de chollas na rua: 4 kiwis por 5 bol, e 12 bergamotas por 7 bol. Dividimos as bergamotas.

Eu e o Rafael compramos uma casquinha de sorvete no burguer king, só tinha de baunilha, 6 bol cada e estava meio doce. O Rafael deu uma note de 20 bol e esqueceu de pegar o troco.

Quando estávamos subindo a rua ouvimos uns gritos...era a funcionária correndo pra da ro troco p/ele! Voltamos para o hotel mas antes de entrar fomos na agencia de novo e marcamos o passeio para o Chacaltaya que seria no outro dia por 60 bol entrada + 30 bol guia com transporte.

A mulher da agencia se encantou com o Rafael.. (o primeiro nome do Rafael é Jorge) e ela ficava se rindo pra ele e dizendo ''Rrrrooorrree'' (o som do J e do G era um RRR bem puxado, meio caliente, parecia aquelas novelas mexicanas). A mulher ainda veio jogar um verde perguntando se ele era meu irmão!! (Tudo a ver neh! Eu branquela de olho verde e ele moreno de olho escuro e os traços nada a ver) e eu bem séria: ''NÃO, ele é meu MARIDO''. Hahahaha eu não sou muito ciumenta mas tava na cara que ela tava adorando o Rrrroorrrreê.

A noite são montadas feiras nas ruas, e é tudo bem movimentado, olhamos, tiramos fotos,as lojas de brinquedos vendiam tudo pelo preço pela metade em comparação com o Brasil. Fomos p/internet esvaziar cartão de memória e eu postei umas 10 fotos no facebook, e chovia comentario.. não dava conta de ler e ver as ''curtidas''. Novamente comemos laucha com café com leche (8,50 + 6 bol) pq era uma delícia e viciamos!! O Rafael comeu 2 lauchas!!Voltamos p/quarto, banho, tv a cabo passava History Channel em espanhol.. Dormimos.

598da2f1be2a8_12julho(75).JPG.d4160205deb85c007e71b0095c47d9e3.JPG

598da2f5f3c3b_12julho(105).JPG.85768f70072f59b91453933c9ac014da.JPG

DSC03972.JPG.a290e5ce8f1c96994bc03246e3413e4c.JPG

DSC03818.JPG.cd1e225f7fab54071a13ba123db5d27e.JPG

DSC03959.JPG.31fe3d63daec06b3e92109266b5b6b0a.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quarta, 11 de Julho

 

Nos remoemos pra acordar pq a noite foi mto boa. Estavamos tão cansados que desmaiamos!

E tava tudo tão confortável... Levantamos era 7h, nos arrumamos e café torino denovo! A tv informava 3°C em La Paz, já era 07:45h e advinha o que comemos?? Siiim Laucha e café com leche e ainda levamos 2 pra viagem pq na agencia nos informaram que não teria lugar pra comer no Chacaltaya, então levamos só pra complementar com os snacks que sempre tínhamos (chocolate, agua, pringles).

Aguardamos na recepção do hotel e o guia chegou era 09:10h, a van estava na outra rua e dessa vez haviam outros brasileiros pra fazer este passeio. 1:30h na van e chegamos ! A estrada até lá era bem perigosa, com muitos abismos, eu mal olhava pela janela!! Muito sinistro.

Achei que não estaria tão frio e me enganei, sorte que levamos uma calça térmica, no fundo da van antes de descer vesti ela por baixo da calça q eu estava.. era um pico nevado! E estava muito friiiooo. E então veio: a SUBIDA. E que subida!!

Tinha gente desistindo, vomitando, parando...pq além de frio a altitude era d+, então faltava ar muito rápido. Fomos subindo bem devagar. Era preciso parar toda a hora pra respirar...Chegamos a 5.000alt, e tinha que cuidar pq era gelo escorregadio, e não havia cordas ou segurança..tinha q ter muito cuidado.

Fiquei apavorada porque eu sou acostumada a fazer exercicio fisico, moro no 5° andar de um predio sem elevador, subir e descer escada pra mim é normal.. mas aquela escalada... Foi demais.. não tinha ar pra respirar e meus labios estavam roxos. Cheguei ao primeiro topo (5.580 alt) e sentei em uma pedra com a Suellen, mal falávamos... Só sentamos e olhamos pra aquele lugar incrível que estávamos e tentamos recuperar o ar..

Os guris continuaram e foram pro outro pico (5,600 alt) mas nó ficamos ali pq não tinha mais ar!! heheh

Fomos descendo devagar, pq a descida era escorregadia e mais perigosa q a subida..meu nariz escorria muito e eu nem sentia mais minha boca..

Uma hora escorreguei numa pedra frouxa e quase caí. Na van peguei umas frutas e comi e observava aquele lugar e os cachorros dali. Muito engraçados os cachorros da bolívia.. como diz o Igor: ''parece que eles tem expressão'' bem diferente!

Subimos na van após todos aparecerem e seguimos rumo ao Valle de La Luna. Estrada horrível na saída do Chacaltaya. Atravessamos La Paz pra chegar no valle, e muitos desceram no centro pq não queriam fazer este passeio. Eu estava com receio de fazer este passeio pois muitas pessoas falavam mal dele na internet, diziam q era chato. Mas decidimos pagar pra ver 150 bol entrada.

O caminho até lá mostrou que a zona sul de La Paz é a parte rica. Casarões, condomínios, casas de luxo na encosta das montanhas!! Muito lindo!

Estava calor, era umas 15:30h e comecei a tirar toda aquela roupa. Impreesionantes, há alguns minutos estava frio (pq estavamos no pico nevado) e agora o sol era muito forte e dava pra ficar de manga curta.

Deixamos as coisas na van, tinha banheiro bem limpo na entrada do valle pra usar e um bebedouro.

E o passeio é simplesmente imcrível!!! Nós adoramos, tiramos muitas fotos!!! A guia explicou que a paisagem não tem anda de pedra ou escultura, são tudo corais de um grande mar que havia ali e secou! Muito legal!!

Parecia mesmo que estávamos dentro de um mar sem água! E os caminhos, as escadas, tudo feito de madeira pra conservar o máximo possível da aparencia do local. Cera de 1h o passeio durou e voltamos para a van que nos deixou no centro de La Paz era umas 17horas.

Trocamos dólares,passeamos pelo centro.Fomos catar um lugar pra comer e não achamos nada que nos agradasse.

Fomos pro terminal ver a passagem pra Puno pro outro dia e não gostamos de nenhuma empresa..umas eram caras, outras os onibus eram muito velhos..sem contar que o terminal era longe do hotel e as passagens eram pras 8h teríamos que acordar super cedo e pegar taxi até lá.

Desistimos da rodoviária e fomos pra agencia do Torino ver o que conseguíamos.. Pegamos um taxi até o hotel (15 bol) rachamos.

Antes de entrarmos na agencia, fomos na pizzaria Torino (tudo ao lado do hotel) , era umas 18:40h e entramos naquele lugar escuro, vazio, com uma decoração toda medieval, cadeiras e mesas de ferro pesadas muito sinistro. Eu e a Suellen pedimos uma massa de manteiga com queijo (20 bol cada) e os guris pediram uma pizza vegetariana grande 85 bol. Rachamos um suco de manzana de garrafa 11 bol. Nossa massa chegou primeiro, e estava boa mas veio pouco e ainda estavamos com fome. Nisso o pizzaiolo começou a fazer a pizza no balcão atras de nós e colocou no forno a lenha e a aparencia estava ótima! Comemos uns pedaços da pizza dos guris e decidimos pedir uma pra nós tbm! Média 43 bol vegetariana. Nossa! Que pizza boa!

A melhor de toda a viagem! Pizzaria Torino! Não esqueçam!!! vale muito. Pedimos outro suco mas dessa vez de durazno (pessego). Total da janta = 194 bol dividido por 2 (casal)= 97 bol, cerca de 46 por pessoa e comemos muito bem!!

Fui pro hotel agilizando o banho e eu estava muito gripada, o Igor foi falar com o pessoal da recepção pq o chuveiro do quarto deles não estava esquentando. Enquanto isso o Rafael e a Suellen foram pra agencia ver se conseguiam passagem pra Puno que já tinha ajeitado os passeios do Chacaltaya e Tiwanacu pra nós e ela foi super legal, tentou nos encaixar no onibus da manhã mas não conseguiu. O onibus da tarde seria mais caro, mas ela fez mais barato pra nós = 60 bol por pessoa, com parada em Copacabana, a travessia de balsa tinha uma taxa de 1,50 bol. Fechamos! O que pesquisamos na rodoviária estava mais caro. O bom é que o ônibus sairia da rodoviária as 14h, e como a diária no Torino era até as 11:30h, poderíamos dormir até tarde, tomar banho, café e ir com calma pra rodoviária!

Depois de tomarmos banho fomos pra lan house era umas 21h e ficamos lá até fechar (umas 23h). Passei as fotos (virou uma rotina fazer isso pq a cada passeio o cartão de memória enchia!). Conversei com minha mãe e ela ligou a web cam e me mostro a Nina! A minha gatinha que deixei com ela enquanto viajava!! aiiin q saudades!!

Muita gente curtindo as fotos pelo facebook! Voltamos para o quarto e eu estava podre!! Muito gripada, com nariz escorendo d+. Tomei um paracetamol e dormi.

DSC04192.JPG.d33f9af9763cf87cabd4ac84e3ba2ff1.JPG

598da2f20c12a_12julho(367).JPG.f24d977d04be78ecae20c68a5b992c42.JPG

DSC04112.JPG.2d1465c9cc0532280415ccef856c274b.JPG

DSC04211.JPG.7aa0fb473ac2075dd10bf15ea74738c9.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...