Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Quinta, 12 de Julho

 

 

O despertador tocou mil vezes e nós desmaiados na cama.. demoramos pra levantar pq sabíamos q podíamos ficar no hotel até as 11:30h.

Só botei um casaco e de pijama mesmo (roupa velha é o meu pijama hehe) fomos tomar café no torino. Dessa vez tomamos café com leite ( 8,50 bol cada) 1 croissant de queijo (8 bol) ,2 empanadas de quezo (6 bol) e 1 pedaço de bolo de chocolate (7 bol).

Voltamos para o quarto e fomos aproveitar os recursos que ainda tínhamos: vaso e chuveiro. Parece bobagem, mas depois de um tempo tu vê que ter um banheiro privado é luxo. Água quente então! Nossa! Então tinhamos que aproveitar!! Saímos do hotel 11:25h e como tínhamos que estar na rodoviária só as 13:30h ficamos um pouco na internet e depois fomos pra plaza murilo. Ainda estava cedo, então sentamos lá nas escadarias, de mochilas, aproveitando o sol que nos aquecia daquele friiioo de La Paz e comendo umas bergamotas...

O sol estava forte, mas se tirasse o casaco ficava frio. Então camiseta e casaco.

Pegamos um taxi até a rodoviária (12 bol / dividimos ), não fomos a pé pq é uma lomba bem chata de subir, ainda mais com mochilas e mais de 3.000alt.

Fomos para a empresa Titicaca, mostramos os tickets que nos deram na agencia. O onibus só tinha gringo, e estava em bom estado, porém não tinha banheiro. Largamos as mochilas e eu e Rafael fomos catar 50 centavos pra pagar pro banheiro da rodoviária, davam um maço de papel na entrada e tinha água e sabão pra lavar as mãos e descarga. Então estava ótimo!

Uma outra coisa que é importante falar é que: todos os banheiros na bolívia/ peru voce paga. Mesmo estando dentro de um shopping, ou restaurante q vc almoçou. 90% cobram uma taxa pra usar o banheiro. A taxa é pouca..entre 3bol e 50 centavos. Mas acostumem-se a pagar e não ter papel, nem agua pra descarga e muito menos pra lavar as mãos!

Lenço umidecido, papel hig. ou alcool gel tem q ter sempre consigo.

Muitas vezes pagamos pra mijar em buraco no chão ou em patentes podres.. então, quando tiver um vaso COM assento se sinta privilegiado e aproveite pra fazer o número 2!!!Pois só Deus sabe qnd irá achar um em melhor condições...

Bom, esse de 50 centavos da rodoviária não tinha assento, mas tudo bem pq tinha água pra lavar as mãos!

E pra ver como é valorizado uma água corrente que tinha uma cholla bem dizer tomando banho dentro da pia!! Acho que ela pagou 50 cents pra usar a pia, enchia mão d'água e lavava o suvaco, cabelos e rosto...depois botou o chapéu por cima dos cabelos molhados! Éca!

O onibus partiu era 14:10h e umas 17h estávamos em Copacabana. La tivemos que sair do onibus pra atravessar o lago de balsa. 1,50 bol por pessoa, o onibus atravessou tbm! Mas em uma balsa diferente..

Quando fomos comprar os tickets pra balsa, havia um homem com uma camera fotográfica e duas llhamas amarradas em um banco de palha com flores em volta. ''10 bolivianos a foto'' ele gritou. Achei que seria 10bol pra tirarmos foto com as llhamas domesticadas dele com nossa camera, mas me enganei: ele tinha uma bolsa atravessada que tinha tipo uma impressora, onde ele batia a foto e imprimia na hora!! Eram bem domesticadas e fofinhas. Afofei bem as mãos na cabeça de uma e o Rafael do lado de outra. O homem bateu a foto, imprimiu e já tinha na foto uma moldura programada escrito: ''Lembrança do Lago Tititcaca'' data e hora. Muito legal!

Fomos para a balssa que era de madeira e fedia a gasolina do motor. Foi bem rápido, nem 10min. Eu e a Suellen ficamos dentro da balsa, sentadas em um bando de madeira pregado. Os guris ficaram na parte de fora, pendurados pra tirar fotos. Lago atravessado, esperamos a balsa chegar com nosso onibus e seguimos viagem!

Mais umas 2h e paramos na fronteira. Todos desceram pra carimbar o visto de saída da Bolivia (quando tu chega na bolivia tu recebe uma guia verde com data de chegada, que tu tem q guardar) então carimbaram na prte de ''saída'' do país, coma data. Dalí caminhamos por uma rua escura até chegar na Aduana do Peru, onde tivemos que mostrar outro papel de entrada no país pra eles carimbarem tbm. Fomos caminhando até o onibus que estava mais a frente, tinha uns argentinos fedorentos na fileira do lado.

Mais 3h e chegamos em Puno, era umas 20h (hora local, pois no Peru diminui 1h em relação a Bolivia). Na rodoviária era um leilão de gente oferecendo hotel pros mochileiros. E fomos em um que prometia mundos e fundos e que nos arrependemos, guardem esse nome: El Embajador. Não fiquem nesse hotel! Nos prometeram café da manha, tv a cabo, internet e agua quente, além de taxi da rodoviária até o hotel gratis. 20 soles por pessoa (agora a moeda mudou de Peso Boliviano pra Nuevo Sol, que chamam de soles)

Fizemos amizade com um casal de brasileiros na rodoviária e fomos os 6 para o hotel (em 2 taxis).

Na recepção conversamos com o representando dos passeios e ficamos de ver (pq ele cobrou muito caro os que queríamos fazer). Corremos ao supermercado pra comprar algumas coisas pois fecharia as 22h e já era 21:40h. Depois das compras (papale higienico, água..) voltamos para o hotel e quando íamos procurar um restaurante na recepção nos informaram que todos os rest. fecham entre 21 e 21:30h. Estávamos com fome. Comemos o que tínhamos comprado no mercado mesmo: frutas,bolhacha, suco .

Nosso quarto tinha 4 camas e um banheiro no quarto. Fomos ver o banho.. Na porta dizia que a água esquentaria cerca de 8 min do chuveiro ligado. Deixamos a água esquentar e nada! Na recepção perdiram mais 1 min pois iam bombear a água e esquentou!

Fui a primeira e a água estava boa..me arrumei no banheiro e deixei o chuveiro ligado para o próximo que foi a Suellen, que de lá começou a gritar que a água estav fria.

O Rafael ligou p/recepção e pediram 1min ...esquentou! O Rafael foi o próximo a ir para o banho e a água estava fria novamente! A Suellen ligou p/recepção e simplesmente disseram : ''acabou o gás!” ou seja: acabou o banho quente. O Rafael que estava pelado no benhiro dava pulos de raiva. Saiu bravo, queria trocar de hotel, mas já eram 23h e tentamos convencer ele. O Igor estava feliz em não precisar tomar banho hehe e o Rafael furioso, deitou bravo na cama, virou de costas e dormiu emburrado.

598da2f237be6_14julho(50).JPG.420b71a2bf53eb6b249247d9c13c0003.JPG

598da364774e1_14julho(37).JPG.a6a139856bf83d96db776975a164efbc.JPG

598da365cba2f_14julho(42).JPG.647f2224704dae48620c882852afff3b.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 48
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Sexta, 13 de Julho

 

Acordei as 6h com o nariz sangrando, assoei e voltei pra cama e a galera só levantou era 07:30h. Fomos tomar o café que estava incluso na diária e outra decepção! 2 pãezinhos pequenos pra cada com 2 quadradinho minúsculos de manteiga e geléia de morango. Suco de mamão com gosto estranho e água quente pra chá ou café. Comemos e foi pouco! Como não tínhamos jantado estávamos com fome. Estavam todos desanimados, comemos umas bolacha que tínhamos, arrumamos as coisas e decidimos procurar outro hotel. A Suellen e o Igor foram sacar dinheiro e procurar hotel enquanto eu e Rafael arrumávamos as mochilas. Quando voltaram pagamos as coisas e fomos a busca de hotel. Entramos em uns 4 hotéis e decidimos ficar no San Antonio MUITO BOM 29 soles por persona, incluso água caliente, tv a cabo, aquecedor, pc com internet, buffet de café da manhã e o ambiente era muito agradável. Deixamos as mochilas na recepção pois estavam limpando os quartos dos ultimos hóspedes, e fomos levar umas roupas á lavanderia. 5 soles por quilo, a nossa deu 2.800kg. Fomos procurar um lugar pra comer e caminhamos MUITO pra tentar achar um restaurante vegetariano que tinha num mapa e NADA! As 12:20h achamos um restaurante (não lembro o nome) que era 18 soles por persona e tinha prato entrada (escolhia sopa, salada ou omelete) depois o principal tu escolhia entre massa, pizza ou carne, depois sobremesa escolhia entre sorvete, salada de fruta ou crepe com sorvete. Incluso limonada ou chá. Eu escolhi: salada, omelete, espagueti napolitana e crepe com sorvete, além da limonada. Comida boa, bom atendimento, porém o lugar tinha um cheiro de esgoto (parecia q havia algum bueiro ali) e as porções eram poucas.

Na real nós estávamos SEMPRE com fome, sempre comendo..pq o frio consumia muita energia nossa, sem contar que caminhávamos o dia todo.. Então comíamos o tempo todo e no final da viagem tínhamos emagrecido cerca de 5kd cada!!!

Saímos dali e comprei outra manteiga de cacau (isso eu usei MUITO pq a boca fica MUITO ressecada) 3,60soles. Estávamos com vontade de comer bolo e passamos em um café (não lembro o nome) e por 7 soles compramos um pedaço de torta muito boa.

Voltamos para o hotel e decidimos perguntar para um taxista se ele nos levava até a Puerta de Los Dioses, Hayu Marca, Amaru Muru (que fazia parte de nosso roteiro, mas poucas agencias turismo faziam, e qnd faziam cobravam caro 150 soles por persona). Decidimos arriscar e ir por conta própria. Afinal, não queríamos nenhum guia, nem muita cerimônia, apenas queríamos chegar lá, encostar na porta e tirar fotos. Atacamos um taxista que disse que cobraria 80 soles. Nos levou até o hotel e nso esperou por 10min escovamos os dentes, pegamos água, snacks e fomos! Mostramos o mapa ao taxista e ele estava meio confuso, teve que parar em um posto de gasolina para perguntar do local. No fim ele não sabia que era tão longe e queria cobrar 150 soles (total) choramos e ele fez por 130 soles e ele nos esperaria por 20 min para tirarmos fotos.

Chegando próximo ao local, as pedras tinham formato de animais e a paisagem era muito legal! Chegamos! Um local onde o Rafale olhava tanto pelo Gogle Earth e agora estávamos lá! Havia um casal típico cobrando 5 soles por persona pra ficar alí. A Suellen e o igor não queriam encostar na ''porta'' e mesmo assim o casal queria cobrar deles, até do motorista queria cobrar, aí comecei a gritar: ''ele é o cocheiro'' aí não cobraram dele, mas de nós 4 sim. Ficamos lá cerca de 30 min. E foi muito legal.

Pode parecer apenas uma pedra pra muitos, mas pra gente que tinha planejado o roteiro da viagem, que queria muito estar naquele lugar místico onde ''o escolhido'' passaria para o outro lado hehee. Eu fui a primeira e encostar a cabeça e as mãos na porta e me deu um medo de ser sugada pra lá hehe , depois foi o Rafael, lugar passou uma calma.. Muito mpistico mesmo!

Voltamos e pedimos pro taxista nos largar no supermercado. Compramos pão, fruta e iogurte. Buscamos as roupas na lavanderia , comemos, acessamos a internet do hotel e fechamos com eles mesmo na recepção o passeio para Ilha de los Uros e Silustane para o outro dia. 55 soles por persona.

Lá esticamos os cadarços do Igor no quarto e fizemos nosso varal hehe que pobreza!!! o aquecedor tbm ajudou a secar as roupas.

Conversando acabamos dormindo....

598da2f276e9e_14julho(69).JPG.c33a7754f20a2d2cc7ceab5441eea9af.JPG

598da364b86a9_14julho(140).JPG.6d7b6b00c6790d01f689175df4286587.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sábado 14 de julho

 

Acordamos as 07h e fomos para o desaiuno que foi MUITO BOM. Comemos d+! Era um buffet de café da manhã, tinha uma mesa enorme com chá, café, leite, achocolatado, suco, iogurte, cesta com pães, frutas, quinua, queijo..tudo a vontade! E ainda faziam ovo mexido se tu quisesse. Bem alimentados e com uma noite boa de sono estávamos alegres! Hehehe nem parecíamos os mesmos desanimados do dia anterior naquele horrível hotel. Após nos arrumar esperamos as 9h na recepção que o guia nos chamaria pelos nomes para a Ilha de Los Uros. As 9h em ponto nos chamaram, em um micro ônibus após 15 min já estávamos no Lago Titicaca. Entramos e um barco pra chegar até a ilha. Um cantor de rua entrou no barco e começou a tocar violão e aquele instrumento de madeira típico que não lembro o nome. O Rafael disse pra eu não tirar foto pq depois o cara ia pedir dinherio hahahaha eu mal podia bater palma, mas não adiantou, o cara passou pedindo gorjeta e ganhou de todo mundo, menos do Rafael que na maior cara de pau apontou pro Igor e falou pro homem: '' ele alí já pagou por mim''.

Que vergonha! O homem ficou olhando sem entender e saiu, e eu estava me enterrando dentro da cadeira! Hahahhaha é um mão de vaca!!!

O barco ia se aproximando das totoras e podíamos ver as centenas de casas construídas. Um guia explicava a cidade flutuante e explicou que 1.600 pessoas moravam lá. Todos com roupas coloridas nos abanavam de longe. Eu já tinha lido na internet que tudo aquilo era um grande teatro, que é programa pra turista. Que realmente é verdade. Não há estrutura nenhuma pra eles dormirem lá, e se ve que passam lá durante o dia ''divertindo'' turistas e vendendo artesanatos e a noite voltam p/suas casas. Mas mesmo assim e´um passeio legal de ir.

Como eles falavam outra língua (Quechua) nosso guia nos ensinou a cumprimentá-los no idioma deles dizendo ''Kamisaraki'' (que até hoje é nossa gíria pq esse kamisaraki encheu o saco! Hehe). O barco encostou em uma das aldeias da ilha e as cholas com suas vestimentas coloridas vieram nos das as mãos pra sair do barco e diziam pra cada um ''Kamisaraki''. Nos sentamos em círculo enquanto o guia e o povo explicavam com flutuavam as totoras, com teatrinhos e demonstrações. Sobre as raízes que comiam, a pesca e o artesanato. Cantaram uma musiquinha e uma criancinha coloridinha pegou minha mão pra mostrar ''a habitacion'' dela. Eu tava quase acreditando que ela dormia alí, quando eu mal entrei no suposto quarto e ela pegou minha mão de novo e falou ''Venha venha ver mercadoria'' e me levou pra onde estavam os artesanatos. Tapetes, móbiles e enfeites feitos a mãos...os tapetes eu já tinha visto em la Paz bem mais barato, mas os móbiles feitos de totora em miniatura de seus barcos eram exclusivos! Comprei um móbile de 15 soles e o Rafael chorou um barquinho que era 30 por 25.

Haviam uns patos ali por perto amarrados pela perna e o povo dizendo que eles era ''domesticados''. Depois de toda a apresentação e venda das artesanias, eles ofereceram aos turistas um passeio com o barco deles (que era feito de totora com um gato na frente) 10 soles pro persona.. todos foram menos quem? Os 4 brasilenos hehehe o barco já estava lotado e como tínhamos gastando com artesanato decidimos ficar no barco que viemos na parte de cima apreciando a paisagem. Eles gritavam ''venham, venham'' e nós fingiamos que não era com nós...

Os barcos seguiram pra outra ilha e vi que aquela ''aldeia'' que saímos começou a ser ''desmanchada'' do tipo: ''oh, acabou a apresentação, guarda tudo que daqui 2h tem mais''...Na real eles passam o dia ali fazendo artesanato, se apresentando pra turista e tiram uma graninha legal.. Mas mesmo assim acho q o passeio valeu, pois o lugar é muito bonito e diferente!

12:30h o onibus nos largou no hotel. Pedimos uma indicação de restaurante na recpção, a moça falou do ''Mojsa'' bem na plaza de armas. Queríamos pizza, mas o forno a lenha só a partir das 18h. Pedimos 4 lasanhas vegetarianas (20 soles cada). De aperitivo trouxeram uns pãezinhos e azeitonas roxas. A lasanha estava ótima. Vinha em umas cumbuquinhas individuais. Nisso uma banda começou a passar pela rua e fomos para a janela ver. Parecia um carnaval de rua, confetes, chollas e danças, bem legal. Na volta par ao hotel compramos 1 cascão de sorvete pra cada (2 soles cada). Chegando no hotle meu estomago deu um revertério e passei muito mal com diarréia. O Rafael também passou mal. As 14h esperamos na recepção outro onibus para ir até o Sillustani, em 30 min chegamos lá. O passeio foi cansativo pq o guia se enrolava no ingles e como metade do onibus não falava espanhol o guia explicava tudo em ingles e depois espanhol. Mas o lugar era d+, tinha as tumbas (chulpas) pré-incas e incas. Tiramos bastante fotos e minha barriga começou a doer. Eu e o Rafael fomos tomar banho enquanto a Suellen e o Igor foram comprar pão. Nós estavamos muito mal, com diarreia. Fui umas 8 vezes no banheiro. Começamos a pensar no que comemos que nos fez tão mal, mas a maioria das coisas q comemos o Igor e a Suellen também comeram. Tomei um omeprazol que a suellen trouxe e muitooo chá (sorte q o hotel dispunha de uma mesa com 2 termicas de agua quente e chá no corredor). Levantei na madrugada pra ir no banheiro e pra tomar chá.

DSC04413.JPG.d6b3ff07d30e024c45096cf59a05260e.JPG

DSC04560.JPG.1439e6917657ee267b8dc6cc5e209867.JPG

DSC04575.JPG.8a6311bfa1a707241d72ad6522d0c8d1.JPG

DSC04418.JPG.0166e106114328a614bc8599b1fa2fa6.JPG

DSC04460.JPG.d8bc390b67570844b11219485b872814.JPG

DSC04410.JPG.2045846e322e5abb67f42fcd8ef756c4.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Domingo, 15 de Julho

 

Apesar daquele maravilhoso buffet de café da manhã a nossa disposição, eu e o Rafael tomamos chá e pão com margarina pois estavamos mal . Tomamos banho e as 8h o taxi chegou pra nos levar até o terminal (4 soles) empresa Tranzela 35 soles por persona pra ir de Puno a Cusco. Onibus muito bom, poltronas gigantes, reclinaveis, limpo, ar condicionado e organização pra guardar as malas. Saímos as 08:30h e chegamos em Cusco as 15:30h. Esquecemos o carregador com a bateria extra na tomada do hotel em Puno!!! cheguei a chorar! Tínhamos só 1 bateria e nenhum carregador!

Bom, chegamos dia 15 em Cusco e nosso pacote com a Cusco Travel que só dia 18! Então os passeios pra Machupicchu, hotel e tudo mais seriam em 3 dias.. e agora? O que faríamos??

Cheios de mochilas fomos a busca de um hotel. Perguntamos os valores de uns 6 hoteis e todos estavam muito caros ou lotados ( de 80 a 120 soles por persona). Achamos oo hotel Wayky, que nós apelidamos de ''La Pechinchunha'' hehe (pq em Potosi ficamos no ''La Vicuña'' e este estava barato pq pechinchamos então ficou o apelido); O cara nos fez por 15 soles por persona. No quarto haviam 3 beliches, tv q não funcionava, banheiro compartido, tomada e uma cozinha a disposição, caso quiséssemos usá-la. Tinham 2 banheiros no hotel e apenas 1 tinha água quente para o banho, mas tava ótimo. Largamos as mochilas lá, fomos no mercado compramos 1 sabonete, pães, bolo pronto de laranja, bolacha água e sal e rachamos 1 manteiga= 15 soles. Passamos por umas feiras de artesanato, não estava tão caro, mas não compramos nada até vermos como estávamos financeiramente. Na feira vi um gato! O primeiro gato que vi nos andes, ele era mto fofo *-* fui dar carinho nele e ele subiu no meu colo! Eu e Rafael já estavamos melhor do estomago mas decidimos pedir uma sopa de vegetais (12 soles cada) e uma jarra de limonada (6 soles), no restaurante ''Chiken Toldos'' que demorou uns 40 min pois o que mais serviam era galinha frita e batata-frita. Esse restaurante só tinha povo local, e fedia a fritura, mas fomos pq estávamos com muita fome e cansados de procurar lugar pra comer.. Voltando para o hotel o dono nos falou que a cozinha tinha panela, copo, xícara,geladeira, e que poderíamos usar a vontade, apenas trazer a comida. Toda vez que eu ia no banheiro pedia pro Rafael ir junto pq tinha uma mulher que morava no hotel e ela era meio louca e eu estava com medo dela. Esse hotel era bem sinistro! As tábuas faziam barulho ao caminhar, os lençóis pareciam não ser trocados á séculos, estava vazio, perto do centro de uma cidade turística e com preço tão baixo! Além de que o dono tinha uma cara esquisita, parecia que ia nos matar pra vender nossos órgãos! Mas na verdade foi a maior pechincha que conseguímos em uma cidade tão 'cara' ! A água do banho estava muito boa! Bem quente (coisa rara de se ver), nos ajeitamos e fomos dormir era 21h!

DSC04756.JPG.d636b1c1913d320f5e2ea40d87d0591d.JPG

DSC04628.JPG.5e5975f0032db5e9b5d2281a5650b53d.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Segunda-feira, 16 de Julho

 

(Obs. Paucartambo: bom antes de contar sobre esse dia vou explicar da festa. Esta festa acontece uma vez no ano em julho na cidade de Paucartambo, cerca de 200 km de Cusco. Estávamos assistindo o Travel and Living Chanel o programa ''Mais que una Fiesta'' e o apresentador foi nessa festa e achamos muito sinistra por causa das máscaras! Todos idolatram a santa, é o festival Virgen del Carmen, e há muitas fantasias, música e acontece tudo na rua, durante o dia. Os dias da festa coincidiam com os dias que estaríamos viajando, então fizemos o roteiro pra tentar ir na festa ).

 

Acordamos as 7h, meu nariz escorria sangue, me escovei e fui pra cozinha ferver uma água pros chás que o Rafael tinha pego do outro hotel. Tomamos chá com pão e manteiga e uns pedaços do bolo de laranja lá na cozinha do hotel. Um funcionário do hotel se aproximou e comentamos que queríamos ir a Paucartambo e ele disse que havia 2 gringos em um outro quarto que também queriam ir as 10h! Pedimos pra tentar nos colocar na van das 10h, já que eram quase 8h e estávamos ainda tomando café.

Nos cobrariam 20 soles ida+ 20 volta= 40 por pessoa, 80 pra nós dois. Disseram que no terminal sairia por 15 soles e que pra ir até o terminal pagariamos mais 5soles de taxi.

Então achamos justo o valor da van! Nos arrumamos e esse dia estava quente, dava pra usar camiseta. Mas levamos uma mochila com casaco, água e snacks, fomos em casa de cambio trocar dinheiro, e conseguimos nos livrar de umas notas manchadas que estava difícil trocar. Compramos uma água de 1L= 2,50 soles. Ao voltar pro hotel, o Igor e a Suellen disseram q não queriam ir pra Paucartambo, então fomos nós 2!

Como combinado esperamos na recepção do hotel, o motorista chegou e os 2 gringos foram tomar café e não voltaram mais! Esperamos cerca de 35 min e nada! O motorista precisava de no mínimo 4 pessoas pra cobrar os 20 soles de cada, e como ninguém apareceu, ele queria cobrar 100 soles ida e 40 volta. Negamos. Depois de muito choro e tentativa de negociação ele nos levou apenas até o terminal por 3 soles.

Lá tinha onibus saindo pra Paucartambo de hora em hora. Antes de descermos do carro ele pediu para esperarmos e veio até nós dizendo que o onibus era 20 soles por pessoa. Pagamos os 3 soles pela ida até o terminal e corremos pro onibus e o motorista do carro gritava pr agente esperar ele e que era 20soles o onibus. Eu desconfiei e parei na porta do onibus que já estava cheio (um detalhe é que descobrimos que esta era uma festa popular local, os unicos turistas eramos nós) e perguntei pro motorista do busão: ''Quanto??'' e ele: '' 10 soles '' há há!!!!!!!!!!! PEGUEEEI! Nos olhamos e rimos!! O taxista queria tirar 10 soles a mais de cada um por isso mandou a gente ficar no carro!

O onibus estava lotado mas haviam 2 poltronas no fundo vazias, entramos correndo e sentamos, a mulher que o motorista do carro conversou entrou correndo atras de nós e nos cobrou só 10 soles cada. Pagamos pra ela e o onibus arrancou. Era 10:50h quando a viagem começou.

A viagem foi muito cansativa, 3horas em um onibus mto velho! Parecia aqueles de verdura. O onibus só tinha povo local, eramos os unicos 'gringos'. Eu mal olhava pela janela, pq passavamos na encosta das montanhas, nada de asfalto, saculejando, e música andina a todo volume!!Passamos por muitos vilarejos e ao cruzar uma ponte vimos um carro capotado dentro do rio, a policia e um guincho, além dos 4 corpos cobertos por uma lona. Sinistro!! No outro dia era capa do jornal!

Chegamos nem Paucartambo cerca de 14horas e estava lotado!!! A maioria era povo local e arredores, mas havia alguns turistas. Se via que era um vilarejo bem pobre, a cidade toda tinha as casas brancas com janelas e portas azuis, muit antigas. Muitoa ambulantes e comidas expostas. Carnes sendo fritas em uma grelha no meio da rua, clara em neve sendo batida a mão e colocada em cima de uma gelatina, tudo na rua, no sol, muito punk!

Tiramos fotos, demos uma volta e fomos procurar algo menos sujo pra comer. Pizza personale= 6 soles, comemos 3 no total 18 soles. As 15horas começou o desfile com uma imagem gigante da Santa sendo carregada pelo povo. Todos queriam tocar nela, muita gente de máscara e cada um tem um significado, como se fosse um ''grupo'' , cantaram e faziam coreografia. As pessoas choravam qnd a santa passava, naquelas ruelas do vilarejo, mto sinistro! Paucartambo parece um ''buraco'' pq ele está no meio das montanhas então tem pouca iluminação do sol deixando a cidadezinha antiga mais sinistra ainda!

Tinhamos que comprar uma máscara daquelas! Com muito choro compramos por 30 soles uma bem sinistra, uma outra que era de pano Qpack 15 soles e uma quadrinho de pendurar na parede com minimascaras 10 soles. Acabou o desfile, terminamos as compras e fomos atras dos onibus pq estava escurecendo e aquele lugar tava ficando mais sinistro que a vila do Resident Evil. Em uma rua estavam todos os onibus e uns motoristas dormindo, outros gritavam ''Cusco Cusco'' Todos com o mesmo preço: 15 soles. Fomos em um micronibus, com bancos duros de plástico, mas pelo menos sentamos. Teve gente que foi em pé as 3 horas de viagem. A volta foi mais demorada porque estava anoitecendo e o onibus ia devagar pela estrada perigosa. Haviam muitas crianças na estrada pedindo comida e o motorista diminuia enquanto os passageiros jogavam comidas pela janela para as crianças. Chegamos no terminal em torno de 20h e atacamos um taxi (pois estava longe do hotel), o motorista nos cobrou 5 soles.

Duas turistas entraram no taxi junto, com o intuito de racharmos a corrida, uma dos Estados Unidos e outra da África do Sul. Mas o motorista corbou 5Sol de nós e mais 3Soles das grigas. Muito esperto!

Chegamos no hotel e o Igor e Suellen estavam chegando da rua. Largamos as coisas, contamos sobre o dia pra eles e estavámos loucos de fome! Eles disseram que tinham almoçado em um restaurante muito bom e poderíamos jantar lá também, mas a janta estava horrível. Não recomendado: Restaurante Pacha Mamma. Pedmios massa 21 soles cada (cara), mas como haviam poucos lugares abertos as 22h e eles tinham nos dito q o almoço estava bom, fomos comer. Se arrependimento matasse... pouca massa, cabelo e pentelho na massa. No meio do espagueti da Suellen tinha uns ravioli recheado. No fim ela reclamou e não pagou a massa. O Igor que não pediu massa e sim uma taça de chocolate quente estava puto da cara, pq o chocolate era uma água com achocolatado, sem gosto horrível. Fomos para o hotel tomamos banho e dormimos.

 

DSC04674.JPG.98ae67d298bc30a85ada5a1b0682253e.JPG

DSC04686.JPG.eb294ebae3e9391964ee5db65b80e1cb.JPG

DSC04700.JPG.e70ab2f0d5c697dded5fbc1728e8b9d5.JPG

DSC04714.JPG.cf5ba77d79f0826a1db6dd8e96fd3f75.JPG

DSC04721.JPG.3a35a8007c4d4b33316eafb2651bb6d4.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Terça-feira, 17 de Julho

 

Dia livre em Cusco. Estávamos detro do roteiro. Hoje o dia era pra passear na cidade, tirar fotos, ir na lan house e lavanderia. Acordamos tomamos um chá e comemos um pão que tinha sobrado. Levamos as roupas na lavanderia (4soles o quilo) deu 2kg= 8soles. Fomos no mercado, compramos 4l de água, 5 pães, 1 sabonete e 2 sopas instantêneas= 14 soles. Largamos as coisas no hotel, fomos para a praça tirar fotos, pesquisar restaurantes pois não queríamos pagar tanto como na noite anterior por um prato de (pouca) comida. A Suellen e o Igor foram em um restaurante próximo a Plaza de Armas.

Como sabíamos que ali em volta tudo era mais caro, eu e Rafael fomos catar um lugar longe da plaza. E acertamos na mosca! Achamos nosso restaurante em Cusco! ''Qori Sara'' na Rua Garcilaso esquina com San Francisco. Recomendo muito! Povo local, lugar limpo, atendimento rápido, comida boa e o melhor: barato! OO Rafael pediu Chalffa sem jamón e ao invés da bisteck (carne) pediu ovo + bebida chika morada= 10 soles.

Eu pedi um talharim a napolitana+ chika morada= 10 soles. E uma porça de batata frita = 3soles. Ou seja, gastamos 23 soles em uma comida muito boa já incluso bebida. A batata frita estava bem sequinha, meu talharim com molho de tomate e queijo ralado e o arroz do Rafael cheio de legumes bem temperado. A bebida é típica daqui, é de milho vermelho, adocicada e servida em um copo de ceramica enorme. Esse lugar decidi escrever bastante pq o atendimento e a comida mto boa e mereceu uma consideração. Então minha dica pra vc mochileiro: PROCURE! Não se jogue em restaurantes pra turistas, em volta de monumentos e praças principais, se misture com o povo, perca o preconceito com a faixada e aparência porque atras, na cozinha, é tudo igual.

O restaurante que tínhamos pago 41 soles (o Pachamama) com uma aparência chique tinha 2 pentelhos na massa e um péssimo atendimento. Então abra sua mente e aceite novos desafios!

Saindo de lá fomos dar uma volta na Plaza de Armas, na internet e pegamos roupa na lavanderia.

A noite eu e o Rafa fomos em um artesanato e descobrimos algo que até agora não sabíamos usar: cartão de crédito internacional. Temos o Visa com limite de 950 reais mas não queríamos usar, e tínhamos usado 1 vez só na Bolívia pra saque. Resolvemos usar para compras, passando no débito. É difícil achar artesanato que aceite cartão, na Bolívia é IMPOSSÍVEL ( só em shoppings e BEEEM mais caro) mas no Peru tinha bastante opção. No artesanato compramos 3 toucas escritas PERU por 6 soles casa e uma toca infantil por 5 soles. 8 chaveiros de couro por 22 soles, 2 camisetas do Peru (15 sol cada). Foi tudo no débito! Demos mais uma volta na noite na Plaza e fomos em tendinhas.

Não estávamos com fome, mas a noite pedia uma bebida quente. Paramos no Rest. Tratoria, pedimos um café com leite pra cada (16 s) e um pedaço de torta de chocolate que rachamos (8soles) e estava MUITO BOA. Ela era enorme, molhadinha e com chocolate derretido. Voltamos para o hotel, a Suellen e o Igor estavam preocupados pq demoramos, contamos o passeio e fomos tomar banho. O banheiro do Wayky era meio sinistro, então quando íamos tomar banho, pedíamos pros maridos irem junto.

Fiquei com medo na hora de ir tomar banho, mas o Rafael foi comigo, nos arrumamos e fomos dormir.

 

DSC04800.JPG.d67c14a668722a1461d28d8614085c4e.JPG

DSC04790.JPG.4ff85004eab71c92353ed3726ae80ffb.JPG

DSC04781.JPG.28868422a7b22d0f3d7be5efe0fa23f4.JPG

DSC04769.JPG.1b10988619cc3823884bf7075faca67f.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...