Com relação a acampamentos e barracas, tenho algumas dicas: (levando em conta que vai acampar com criancas, entao vai d carro e tem espaco para levar as tralhas, algumas coisas das q listarei nao se aplicam a quem vai acampar com mochila nas costas)
- Compre uma boa barraca, pague um pouco mais, mas lhe garanto que no meio de uma chuva forte em um camping "isolado" do mundo, vc vai agradecer ter pago 100 ou 200 reais a mais e permanecer seco anoite toda!!! Compre uma barraca com boa impermeabilidade.
- Nao utilizar a tao famosa lona embaixo da barraca, a primeira vista parece uma boa ideia evitando a umidade do solo na barraca, porem se chuver forte ela pode ter exatamente o efeito contrario.. formando uma piscina entre a lona e a barraca, nao deixando a agua ser drenada pelo solo.
- tudo q quiser utliizar para evitar a umidade do solo deve ser usado por dentro da barraca (lona, isolante termico,, etc)
- se vc acampa com certa frequencia (ou ao menos pretende comecar) va separando os seus itens d camping e os deixe separados ja em casa, compre 2 Tupperwares grandes, e façaos d cozinha e despenca. No cozinha, coloque itens com 2 panelas, leiteira, talheres, pratos, canecas, panos d prato, panos d limpeza, detergente, esponja e por ai vai. toda a quinquilharia q vc axar necessario nao exagerando, mas tb sem deixar faltar. (se possivel nao carrege NADA de vidro) . Na outra caixa, vc coloca itens q nao sao pereciveis, como leite condensado, sal grosso, cafe, acucar, carne seca, comidas prontas desidratadas q hj em dia sao muito boas e por ai vai, e faca uma lista de "pereciveis" e deixe dentro da caixa.. qdo vc for acampar d novo, vc tem q se preocupar soh em comprar os pereciveis, pois o resto ja esta na caixa. DEIXE ESTAS caixas montadas em casa, assim evita d ter q organizar tudo toda vez q vai acampar... va montando aos poucos, logo logo vc tem suas caixas montadas.
- se vc for depender apenas d gelo e isopor para manter suas cosias, compre um tuppeware q caiba dentro do seu isopor, q seja alto, porem q ocupe no maximo a metade do isopor.. ... dentro dele vc coloca as comidas evitando assim q elas fiquem boiando na agua qdo o gelo derreter.
a dica do piso ecologico eh muito boa, da uma limpeza maior ao acampamento, eu comprei estas telas q usam em construcao civil (parece tela d mosquiteiro d colcoar na janela porem as d contrucam tem uma largura maior, evitando ter q colcoar 2 ou 3 lado a lado) levei no sapateiro e pedi pra fazer uma bainha ao redor e colocar uns ilhos pra prender no chao.
qto a acampar com filhos maiores, concordo com o Adriano, compre mais barracas, podem ser d uma marca bem inferior, pois em caso d real necessidade a sua barraca maior e d uma marca melhor vai aguentar a agua.. e entao podem ir nesta noite todos pra sua barraca (nao eh o ideal, mas se a grana n deixar, melhor assim.. exemplo tem grana pra 3 barracas meia boca... entoa ao invez disso.. compre 1 BOA, e 2 xingling.... ao menos vcs vao estar garantidos q uma aguenta o tranco.
Cada um tem sua preferencia... eu costumo acampar apenas com isolante e saco d dormir qdo estou mochilando, porem qdo estou d carro, levo meu colchao de ar, bem mais confortavel, e o ar ja faz o trabalho d isolante termico.
Qto a acampamentos no friu, sou meio suspeito, pois nao sinto muito friu, porem ja acampei em Cambara do sul, Gramado, Canela, Urubici em Junho e Julho, tem q ter um "cuidado" maior apenas com as extremidades, luvas, gorros, meias secas... mas nao eh nada d muito diferente do friu q vc tem em casa.
Bom ja escrevi um livro...rs.... se tiverem alguma duvida to ai pra responder... meus pais tinham habito de acampar desde que eu era pqno entao peguei gosto, hj ja tenho a minha familia e estou passando este gostinho para eles.
Abraco...
P.A.

Resumo