Acampando com crianças - Perguntas e Respostas

Ponto de Encontro de Mochileiros Pais & Mães, para trocar informações de como viajar com seus mochileirinhos.

Re: Acampando com crianças

Mensagempor P.A.Leal » 19 Fev 2010, 17:22

Com relação a acampamentos e barracas, tenho algumas dicas: (levando em conta que vai acampar com criancas, entao vai d carro e tem espaco para levar as tralhas, algumas coisas das q listarei nao se aplicam a quem vai acampar com mochila nas costas)

- Compre uma boa barraca, pague um pouco mais, mas lhe garanto que no meio de uma chuva forte em um camping "isolado" do mundo, vc vai agradecer ter pago 100 ou 200 reais a mais e permanecer seco anoite toda!!! Compre uma barraca com boa impermeabilidade.
- Nao utilizar a tao famosa lona embaixo da barraca, a primeira vista parece uma boa ideia evitando a umidade do solo na barraca, porem se chuver forte ela pode ter exatamente o efeito contrario.. formando uma piscina entre a lona e a barraca, nao deixando a agua ser drenada pelo solo.
- tudo q quiser utliizar para evitar a umidade do solo deve ser usado por dentro da barraca (lona, isolante termico,, etc)
- se vc acampa com certa frequencia (ou ao menos pretende comecar) va separando os seus itens d camping e os deixe separados ja em casa, compre 2 Tupperwares grandes, e façaos d cozinha e despenca. No cozinha, coloque itens com 2 panelas, leiteira, talheres, pratos, canecas, panos d prato, panos d limpeza, detergente, esponja e por ai vai. toda a quinquilharia q vc axar necessario nao exagerando, mas tb sem deixar faltar. (se possivel nao carrege NADA de vidro) . Na outra caixa, vc coloca itens q nao sao pereciveis, como leite condensado, sal grosso, cafe, acucar, carne seca, comidas prontas desidratadas q hj em dia sao muito boas e por ai vai, e faca uma lista de "pereciveis" e deixe dentro da caixa.. qdo vc for acampar d novo, vc tem q se preocupar soh em comprar os pereciveis, pois o resto ja esta na caixa. DEIXE ESTAS caixas montadas em casa, assim evita d ter q organizar tudo toda vez q vai acampar... va montando aos poucos, logo logo vc tem suas caixas montadas.
- se vc for depender apenas d gelo e isopor para manter suas cosias, compre um tuppeware q caiba dentro do seu isopor, q seja alto, porem q ocupe no maximo a metade do isopor.. ... dentro dele vc coloca as comidas evitando assim q elas fiquem boiando na agua qdo o gelo derreter.

a dica do piso ecologico eh muito boa, da uma limpeza maior ao acampamento, eu comprei estas telas q usam em construcao civil (parece tela d mosquiteiro d colcoar na janela porem as d contrucam tem uma largura maior, evitando ter q colcoar 2 ou 3 lado a lado) levei no sapateiro e pedi pra fazer uma bainha ao redor e colocar uns ilhos pra prender no chao.

qto a acampar com filhos maiores, concordo com o Adriano, compre mais barracas, podem ser d uma marca bem inferior, pois em caso d real necessidade a sua barraca maior e d uma marca melhor vai aguentar a agua.. e entao podem ir nesta noite todos pra sua barraca (nao eh o ideal, mas se a grana n deixar, melhor assim.. exemplo tem grana pra 3 barracas meia boca... entoa ao invez disso.. compre 1 BOA, e 2 xingling.... ao menos vcs vao estar garantidos q uma aguenta o tranco.

Cada um tem sua preferencia... eu costumo acampar apenas com isolante e saco d dormir qdo estou mochilando, porem qdo estou d carro, levo meu colchao de ar, bem mais confortavel, e o ar ja faz o trabalho d isolante termico.

Qto a acampamentos no friu, sou meio suspeito, pois nao sinto muito friu, porem ja acampei em Cambara do sul, Gramado, Canela, Urubici em Junho e Julho, tem q ter um "cuidado" maior apenas com as extremidades, luvas, gorros, meias secas... mas nao eh nada d muito diferente do friu q vc tem em casa.

Bom ja escrevi um livro...rs.... se tiverem alguma duvida to ai pra responder... meus pais tinham habito de acampar desde que eu era pqno entao peguei gosto, hj ja tenho a minha familia e estou passando este gostinho para eles.

Abraco...

P.A.
_____________________________________________________________________________________
Liberdade, Igualdade e Fraternidade .'.
P.A.Leal

Data de registro: 07 Mai 2009, 11:18
Próximo Destino: Colombia, Equador, Venezuela e Panama

Mensagempor licorbe » 06 Abr 2010, 00:00

Olá pessoal da mochila!

Quero agradecer as dicas deste forum que foram decisivas para planejar a primeira expedição de camping com nossa pequena de dois anos.
Nós acampávamos muito antes dela nascer, inclusive em montanhas, florestas, deserto e neve, mas acampar depois que o filhote nasce é outra grande experiencia maravilhosa... outro desafio!!
Fomos a São Francisco Xavier (SP) e acampamos no "Canto dos Passaros". Excelente local para iniciantes e também para quem busca um lugar seguro e não camping selvagem. Há instalações de primeira... tudo bem elaborado sem romper com a paisagem. As áreas comuns funcionam bem: cozinha e churrasqueira ao ar livre /sem paredes. Banheiros bem limpos. A área de camping está super conservada e acompanha um riacho delicioso para um mergulho raso e até uma diversão de bóia. Há diversos pontos para acender fogueiras. Donos simpáticos e super na deles. Local não muito proximo do centrinho... tranquilidade.
A cidadezinha também é uma graça e nos impressionou a estrutura de informação turistica, os simpáticos cafezinhos e restaurantes... o movimento ao redor da praça central.
Para concluir, a expedição foi aprovada e muito apreciada por nossa tripulação. A pequena correu pelo gramado, tomou banho de rio, pulou na barraca, brincou com as lanterninhas e não queira voltar pra casa!! Mais que aprovado!! Recomendamos!!
Saudações mochileiras.
Liviam.
Imagem
licorbe

Data de registro: 25 Mar 2010, 22:47

Mensagempor Duvaizem » 13 Set 2010, 16:06

Galera,

Sou novo por aqui, mas pretendo estar utilizando cada vez mais este espaço.
Achei muito legal este tópico, pois eu me enquadro nele. Eu também costumava acampar antigamente, e agora quero voltar a praticar, após estar casado e com meu filho de 2 anos, mas como outras pessoas disseram, estou um pouco apreensivo.
Neste fim de semana comprei minha barraca (uma quechua 2 seconds XXL IIII) levei em consideração a qualidade e tamanho. Também comprei alguns acessórios, tipo colchão inflável, fogareiro etc...
Vou tentar me programar para acampar em outubro, porém ainda não tenho local definido, por isso conto com a ajuda de vocês. Gostaria de dicas de camping com boa estrutura e sossegado para esta primeira empreeitada.
Eu moro em SP - Butantã.....

Abraços
Alexandre
Duvaizem

Data de registro: 10 Nov 2007, 10:42
Próximo Destino: São Francisco Xavier

Mensagempor Adriano Klein » 13 Set 2010, 17:53

Bem vindo Alexandre!
Tenho certeza que o teu pequeno vai curtir demais os acampamentos!
Em SP não conheço campings, tem as dicas ae dos teus conterrâneos, mas creio que deve ter muitas opções no litoral e no interior.
Se vier pra Santa Catarina, tenho muitas dicas!
Abs!
Adriano Klein
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 10 Ago 2004, 14:54
Próximo Destino: USA- Disney e NY

Mensagempor jaquecxs » 13 Set 2010, 20:36

Seja bem vindo Alexandre!!
Acampar com os pequenos é muito legal !!
Campings em São Paulo também não conheço não, mas dicas aqui no site é o que não faltam, tenho certeza que vai conseguir um lugar bem legal para esta primeira experiencia com seu pequeno. Depois, não esquece de contar para nós! Abraços...
Colaboradora: Mochilando com crianças - Mochileiras- Santa catarina - Rio Grande do Sul
jaquecxs
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 19 Dez 2009, 02:25
Próximo Destino: Aparados da Serra

Mensagempor Otávio Luiz » 13 Set 2010, 21:18

Duvaizem escreveu:Galera,

Sou novo por aqui, mas pretendo estar utilizando cada vez mais este espaço.
Achei muito legal este tópico, pois eu me enquadro nele. Eu também costumava acampar antigamente, e agora quero voltar a praticar, após estar casado e com meu filho de 2 anos, mas como outras pessoas disseram, estou um pouco apreensivo.
Neste fim de semana comprei minha barraca (uma quechua 2 seconds XXL IIII) levei em consideração a qualidade e tamanho. Também comprei alguns acessórios, tipo colchão inflável, fogareiro etc...
Vou tentar me programar para acampar em outubro, porém ainda não tenho local definido, por isso conto com a ajuda de vocês. Gostaria de dicas de camping com boa estrutura e sossegado para esta primeira empreeitada.
Eu moro em SP - Butantã.....

Abraços
Alexandre

Uma boa pesquisa na net resolve seu problema... comece pelo http://www.macamp.com.br/
Não sou de SP, mas sei que na região de Itú tem vários campings com estrutura bem legal.
Blog da AMC
"Não julguem, para que vocês não sejam julgados".
Mt 7:1
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 04 Set 2007, 22:44

Mensagempor Renan Campi » 13 Set 2010, 21:23

Eu sei que na cidade de São Paulo havia um camping na região da Vila Mariana, zona sul, se não me engano, mas não estou conseguindo achá-lo na net.

Achei essas informações de campings próximos, em um site :

São Paulo
Safira Camping - R. Dionízio Bellante, 500, Jd. Sta. Fé (acesso pela Anhanguera, km 25)
Tel. (11) 3916-6193

Cemucam - Rua Mesopotania, s/nº - Granja Viana - Cotia. Rod Raposo Tavares.
Tel. 11 3492-2126.

Riviera Camping - Av. Conceição, 844. Tel. 13 3842-1458.

Mas acredito que todos encontram-se um pouco afastados. Tem que ver no Google Map, pra ter certeza..
Agora, embora fuja do tópico que é "acampando", certeza que tem em São Paulo, é Hostel. Se não me engano são 3 dentro da cidade.

Abraços!!
Renan Campi
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 23 Abr 2009, 14:05

Mensagempor Duvaizem » 14 Set 2010, 15:49

Galera,

Obrigado pela recepção.... Tenho certeza que será mesmo uma experiência ótima.
Então, pegando a dica da Liviam, acho que vou optar por são francisco xavier (como nossa amiga acima), parece ser bem legal.... ja estava querendo que fosse mesmo pelo interior nesta primeira vez, e até estava penssando em monte verde também......
Vou procurar maiores detalhes, me programar certinho e aproveitar bem....

Alexandre
Duvaizem

Mensagempor Renan Campi » 15 Set 2010, 01:03

Esse camping que a Liviam citou em SFX é excelente. Fiquei uns dias lá ano passado. Como estava muito frio, minha namorada não quis acampar, então, ficamos no chalé. A região é muito boa e agradavel. Porém, já te aviso q é beeeeeem frio. Se for rpa levar a mulecada cair na agua, procure um bom fim de semana de calor e sol, senão...

Pra monte verde, tem a travessia SFX - Monte verde. Pra ir com crianças acho que deve ser pesado, mas, é uma boa sugestão de passeio a fazer.

Abraços!!
Renan Campi
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 23 Abr 2009, 14:05

Mensagempor Duvaizem » 17 Set 2010, 14:42

Renan,

Valeu pelas dicas. Realmente vou repenssar de ir para são francisco xavier. Meu muleke é muito pequeno para pegar muito frio.... por ser a primeira vez vou escolher um pouco melhor então.....
Duvaizem

Re: Acampando com crianças - Perguntas e Respostas

Mensagempor MFukai » 05 Jan 2011, 12:48

Olá pessoal,

Tenho dois filhos de 7 e 11 anos e eu gostaria de acampar em um local perto de SP.
Qual a dica que vcs podem me dar ?

Obrigada
Mônica
MFukai

Data de registro: 05 Jan 2011, 12:43

Mensagempor 0kaazuuw0 » 11 Jan 2011, 20:53

Bom para começar eu digo que é dificil praticar o BushCraft aqui no Brasil e principalmente em SP ... e lugares como esses de camping não são muito bons para pratica-lo.
Porém eu consigo acampar normalmente sem tecnicas de sobrevivencia
Ja usei alguns desses lugares que o pessoal ai recomendou, gostei.

PS : tenho 13 anos e passei pra ver o que vocês acham a respeito ^.^
0kaazuuw0

Data de registro: 07 Jan 2011, 21:41

Mensagempor janyS2luz » 21 Jan 2011, 15:02

Acabei de chegar no Camping Bosque Clube Cabo Frio é a primeira vez que acampo e espero nunca mais parar estamos adorando.Meu nino tem 10 anos e por ser somente nós dois procuro saber tudo sobre a cidade e o camping aqui a infraestrutura e a recepção são nota 10. Um abraço a todos amigos.
janyS2luz

Data de registro: 20 Jan 2011, 14:47

Mensagempor ricardobfreitas » 02 Fev 2011, 21:08

Olá pessoal!

Depois de 3 anos sem acampar, este mês eu e minha esposa voltaremos ao camping Morro dos Conventos (Araranguá-SC). Mas desta vez estaremos acompanhados de nosso filho Murilo, que tem 9 meses de idade.

Sempre preferimos acampar em locais com boa estrutura e agora mais ainda. Para não termos surpresas, estamos planejando está viagem há um bom tempo. Inclusive, adquirimos uma nova barraca (Doite Lincanray XR 6) já que criança tem mais bagagem que eu e minha esposa somados.

Minha dúvida é quanto a hora de dormir de nosso filho. A princípio pensamos em levar um cercadinho para fazer de berço, até porque tem telas laterais e mosquiteiro em cima. O cercadinho, é claro, ficará no quarto da barraca conosco.

Minha pergunta é: não existe nada mais "moderno, compacto e simples" do que isso? Vi um colchão inflável da Mor para criança... alguém conhece?

Valeu! ::otemo::
ricardobfreitas

Data de registro: 27 Jan 2011, 12:52

Mensagempor maribr » 24 Fev 2011, 17:01

Finalmente!!! Agora ou vai ou racha :) Iremos acampar com Bia no carnaval na Chapada Diamantina, êta menina metida,rs...depois escrevo com calma tudinho, mas digo apenas que será incrível, eu não sou fã de camping, mas como a grana é curta, me divirto do jeito que dá, pois então lá vamos nós para Rio de Contas bjs
" Nunca é tarde pra você ser o que poderia ter sido." Winston Churchill
maribr
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 15 Abr 2004, 19:43
Próximo Destino: Vixe as coisas estão meio apertadas, mas acho que se não for BSB deverá SP ;)

AnteriorPróximo

Retornar para Mochilando com as crianças