Ir para conteúdo

Alguem ja aqueceu refeicoes por reacao de cal viva e agua?


Posts Recomendados

  • Membros

Estava assistindo o canal de Kiwi Dude, onde ele prova racoes militares de varios paises (no caso ele esperimentou a raacao III individual alema) e, aos 11:13 m, Dude aquece as refeicoes num saco com um elemento e agua. Fui me informar sobre e descobri essa forma de aquecimento. Adorei a ideia, pesquisei um pouco e nao encontrei no Brasil (pra variar um pouco). Alguem sabe ou ja usou desse metodo? É possivel prepara-lo em casa para levar ao acampamento? É seguro (no sentido de contaminacao ou envenenamento? Desde ja agradeco a atencao, galera.

 

Video:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Cal viva é o nome vulgar dado ao óxido de cálcio (CaO). Acredito que vc poderá compra-la em lojas de material de construção...

 

A reação que vc se refere é a seguinte:

 

CaO + H2O --> Ca(OH)2 Energia liberada: + 63.7kJ/mol

 

Em outra fonte, encontrei a seguinte informação: “Um litro de água combina com aproximadamente 3,1 kg de cal para dar hidróxido de cálcio mais 3,54 MJ de energia. Este processo pode ser usado para fornecer uma fonte conveniente portátil de calor, como para um local para aquecer alimentos em um sistema de auto-aquecimento.

 

Poderá então comparar a qte de energia gerada através deste método com algum outro, mas acho q complica vc andar com uma grande qte de cal no mochilão por conta do peso do reagente!rs

 

Com relação a toxicidade, a substância é irritante e corrosiva. Logo, seria bom vc evitar contato com a pele, olhos... mas pelo vídeo, como está bem acondicionado, acredito q não teria grandes riscos. O produto formado após a reação com a água, hidróxido de cálcio, também deverá ter cuidado, pois a solução formada será bastante corrosiva, impacto equivalente a uma solução de hidróxido de sódio, comumente chamada de soda cáustica.

 

Principal problema que eu vejo será o impacto no ambiente em que vc irá descartar o produto da reação: poderá provocar mudanças drásticas no pH do solo ou do riacho. Uma pequena qte gerada não teria resultados significativo num grande rio, etc, pois iria diluir bastante...mas se isso se tornasse uma prática frequente por inúmeras pessoas em um mesmo local com certeza iria afetar este sistema!

 

PS: nunca usei este metodo, pois nao tenho feito camping selvagem, respondi tua pergunta pq sou químico!! ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Com relação a toxicidade, a substância é irritante e corrosiva.

 

O produto formado após a reação com a água, hidróxido de cálcio, também deverá ter cuidado, pois a solução formada será bastante corrosiva, impacto equivalente a uma solução de hidróxido de sódio, comumente chamada de soda cáustica.

Por estes dois motivos acredito que seja praticamente inviável usar cal virgem para gerar calor.

Lembrando que não se deve deixar nada na natureza, além de pegadas. Se fizer fogueira é interessante que além de tomar MUITO CUIDADO deixar o local sem vestígios da mesma, da mesma forma que encontrou, enterrando as cinzas e carvão.

E sobre deixar num local natural soda cáustica nem preciso dizer que é totalmente inaceitável, causando um dano ecológico imenso. Nem mesmo enterrando, pois vai contaminar solo e rios, afetando animais e plantas.

Se vai carregar um sistema para esquentar sua comida, o melhor ainda é o fogareiro. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Concordo em genero, numero e grau coma a afirmacao de deixar apenas pegadas, por isso mesmo procurei saber se alguem conhece ou (principalmente) usou esse metodo. Eu tambem me informei sobre a reacao, Heiter, e este foi o maior questionamento que tive: como me desfazer dessa "substancia" tanto solida quanto liquida que resulta. Mas deixemos entao essa forma de lado, uma vez que militares EM SITUACAO DE COMBATE usam isso. Imagino que em tal ocorrencia, o cuidado com a natureza seja a menor das preocupacoes que os combatentes tenham no momento de preparar a refeicao, nao denegrindo ou diminuindo de forma alguma os soldados ou a situacao que se encontram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...