Ir para conteúdo

Barracas túneis - Dúvidas!


Posts Recomendados

  • Membros

Alguém poderia ajudar com algumas dicas de montagem das barracas não auto portantes?

Li em alguns lugares que caso seja um chão duro que não dê pra usar os esquepes, pode-se usar pedras ou qualquer outra coisa pra firmar. Inclusive li num tópico da barraca Nepal sobre usar um anzol como gancho.

Mas fiquei com dúvida sobre esse peso a utilizar, se seria necessário algo muito pesado, levando-se em consideração ventos um pouco mais fortes que os normais, mas nada de ventania.

Procurei em outros tópicos dicas assim mas não achei nenhum específico.

obrigado desde já

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Olá Coxinha!

 

 

Perdoe, mas só hoje vi este tópico ao passear aqui pela seção de "barracas"...

 

Vou emprestar aqui uma imagem sobre isso que talvez te ajude um pouco. Depois me fala se restou alguma dúvida mais específica e então complemento, ok?!

Essa imagem foi feita por um colega aqui do Fórum, só não lembro agora quem foi:

 

598d9fa45e94c_Amarrao.png.c55e988863b590c4b95882ab5d7f1b53.png

 

Abraço!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Então,

 

 

A dica do anzol é até boa como ideia, pois geralmente os anzóis não são resistentes o suficiente para suportar a tensão nos cordeletes da barraca, que recebem muita carga em situações de vento, por exemplo. Meu pai costumava usar uns ganchos de arame de aço, que ele mesmo fez, quando acampava em locais que sabidamente não permitiriam o uso dos espeques.

 

Mas esse problema pode ser facilmente resolvido com a simples adição de alguns metros de cordelete de nylon (a hoje dita "paracord") ao seu kit de acampamento. Alongando os cordeletes existentes na própria estrutura de sua barraca (use os nós próprios para união de cordas) já é possível fixar a barraca apenas envolvendo/amarrando pedras ou árvores, deixando os cordeletes com tensão apropriada a manter a barraca de pé. Claro que quanto mais pontos de fixação existirem no sobreteto de sua barraca, melhor. Infelizmente não são todas que trazem estes pontos. ::grr::

 

Vamos conversando...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

GVogetta e Otávio, obrigado pelas dicas.

A imagem esclareceu bastante.

Estava pensando sobre o anzol, em pegar um desses grandes n° 19 por exemplo, creio que seja bem resistente.

Acho que o principal é treinar mesmo, principalmente os nós, como vc disse Getúlio, tem que ser o nó apropriado né.

Cordelete ou paracord (não sabia desse nome ::hãã2:: ) não ocupa espaço na mochila, então levar alguns de vários tamanhos pode ajudar muito.

 

Estava com medo de adquirir uma barraca não autoportante e ter problemas com a fixação dela, mas acho que mesmo uma autoportante não dá pra ficar sem fixação, então creio que não faça muito diferença no final das contas.

 

Obrigado pelas informações. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

...

 

Estava com medo de adquirir uma barraca não autoportante e ter problemas com a fixação dela, mas acho que mesmo uma autoportante não dá pra ficar sem fixação, então creio que não faça muito diferença no final das contas.

 

...

 

 

Olá Coxinha!

 

 

Fixação correta no solo é tudo em questão de montagem de barracas.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...