Ir para conteúdo

Buenos a Ushuaia - 15/05/10 A 30/05/10


Posts Recomendados

  • Membros

Fala ae galera!

 

Depois de 3 viagens ( uma para Europa, uma para Machu Picchu-via corumbá, e outra para o nordeste de carro) e muita ajuda de vocês me sinto na obrigação de relatar minha última viagem ( se for do gosto de alguém , eu tento fazer relato das viagens antigas, pois ainda tenho todos os dados em agenda).

 

Vou relatar da maneira mais fácil e com os dados que eu me recordo agora, pois estou no trabalho e consegui arranjar um tempinho para escrever aqui...rs

 

Tentei fazer contato com varias pessoas antes da viagem, com nenhuma parceiragem vingou, fui sozinho mesmo!!! uhuuu

 

- Passagem Rio X Buenos Aires x Rio: comprei pela Pluna por 279 USD (*)

*E Pluna trabalha no estilo low cost, ou seja, não tem serviço de bordo, qq comida que queira é pago em dólar ( EX: misto quente c/ refrigerante : 8 USD!!!)..outrossim, para despachar bagagem em todos os outros países ( exceto Brasil) você deve pagar 25 USD por mala, caso faça o checkin on line você paga "apenas" 15 USD ( um tremenda sacanagem, pois não é avisado isso no momento do voo que sai do Brasil, e deu muito confusão no aeroporto!).

Ponto positivo é que os vôos da PLUNA são para o aeroporto Jorge Newberry (AEROPARQUE) que é no centro da cidade (no máx. 30 Ps de taxi p/ o centro da cidade ( já o o EZEZIA é mais de 110 PS e 40 min. de distancia)

 

1º dia - 15/05

Peguei o voo as 16:00 no Rio com conexão em Montevidéu (bem rápida) e mais 40 min. de vôo até Buenos Aires cheguei a Buenos Aires. Peguei taxi por 30 Ps p/ o Hostel Suítes Florida. Para quem quer ficar no centro da cidade ele é muito bem localizada, pois está no coração da calle Florida, bem próximo de tudo. Achei o hostel bem limpo e organizado, com um bom café da manha ( com frutas!), um bar maneiro, com preço bom e bem frequentado, alguns staffs gente boas ( outros nem tanto..). Ainda tentei dar um saída a noite pq tinha uma promoção com a PACHA, mas cheguei lá e tava tão cheio que voltei e fui dormir ( foi 30 PS ida de taxi , mas dividi com 2 meninas e saiu 10 p/ cada).

 

2º dia - 16/05

Acordei umas 9:00 tomei café e fui caminhar na direção da Plaza de Mayo, Casa Rosada etc.. peguei a Calle Defensa e fui até a feira de San Telmo . Bem interessante no quesito artista de rua, pois artesanato não achei nada de mais. Cheguei até a praça ( que é menor que se imagina..rs) e dei umas voltinhas e fiquei vendo os artista de rua e os antiquários. Olhei meu mapa e vi que havia uma praça maior logo a frente e fui até ela (Plaza Lezama), lá tb havia uma feirinha com roupas e algumas bijuterias só. Então olhei de novo no mapa e vi que já estava na "fronteira" de San Telmo com La Boca, entaõ resolvi continuar andando...rsrs( não achei nada perigoso, não sei se é pq moro no rio...kkk). Peguei a Av. Almirante Brown e fui indo até que vejo de longe a La Bombonera, segui caminhando até o estádio e claro que fui no museu , estádio etc..não fiz visita guiada pq ia demorar p/ próxima ( ms no total dava 35 Ps). Bem interessante o museu, estádio e etc...ms não ocupou mais do que 1 hora do meu dia.. De lá voltei caminhando até o Centro quando me disseram que eu fiz uma "loucura" pq lá era perigoso e tals ( juro q no achei o local é bem arborizado com ruas largas, família andando na rua, gente jogando bola, td normal..rsrs). Enfim, depois disso peguei um metro (1,10 Ps) p/ Plaza Itália ( Palermo) em busca das famosas outlets.. Acabei andando umas 10 quadras até a Av. Córdoba p/ chegar lá ver q tava tudo fechado! kkk..era domingo! Pois bem, valeu o passeio pois o bairro é legal de se caminhar, e tem um feirinha bem interessante tb na praça da Av. Honduras c/ um outra..rs) onde tem vários restaurante e bares, que durante dia vendem roupa, depois viram restaurante e depois boate.. fiquei no bairro até um 20:00 quando voltei pro hostel pra descansar um pouco pra sair mais tarde... pois bem, dormi demais e só acordei de madrugada, com bar do hostel fechado e cidade morta (claro, era domingo!!). Voltei pra cama.

 

3º dia - 17/05

Buenos Aires X Puerto Madryn ( se diz "mádrin")

Comprei a passagem de bus aqui no Brasil mesmo pela andesmar.com.ar (preço ,favor, ve no site). Gostei muito do ônibus, melhor do q qq um q andei no Brasil! Viagem de +- 18 hr com direito a 3 refeições e infinitos filmes...rs

Sai as 15:50, cheguei as 9:00 de 18/05

 

4º dia - 18/05

Cheguei em Puerto Madryn, cidade pequena, plana e organizada, conhecida por ser o ponto de partida para a Península de Valdes ( onde dão aparição, pinguins, baleias, orcas, leões marinhos, pássaros etc). Fiquei no El Gualicho Hostel. Achei bem bacana tb, ele é muito bonito com uma estrutura td pensada na sustentabilidade ( coisa que virou comum quanto mais eu descia na Argentina). Staffs bem prestativos que me disseram que eu tinha chegada na época de "entressafra" ...pois as orcas e pinguins estavam saindo e as baleias estavam chegando, que eu poderia dar sorte de ver algumas baleias pela cidade e não seria um passeio tao bom (custo x beneficio) ir até a Peninsula de Valdes ( melhor epoca é fim do ano!). E me indicou ir até a Reserva de Punta Loma ( reserva permanente de leões marinhos ). Como eu vi no meu Guia do Viajante Independente pela America do Sul ( me acompanhou a viagem toda, me botando em boas e em furadas com a que eu vou citar agora...rs), um passeio até lá de bicicleta seria uma boa pois eram apenas 12 km de distancia da cidade. Pois bem, aluguei a bicicleta ( 40 PS) e fui até lá, ou melhor me arrastei até lá! kkkk... os primeiro 4 km são tranquilos pois é tudo asfaltado e te dar um vista sensacional da cidade até que vi a Placa (daqui em diante são 12 km até Punta Loma)..bem, começou a terra meio fofa e ventos fortes ( na ida ao meu favor..rs)..sei que demorei 1:30 pra chegar (exausto), paguei 24 Ps p/ entrar e ver os leões marinho de um barrando de 200 m de altura ( e distancia) dos animais..fiquei uns 30 min observando os animais e descansando pra voltar. Voltei gastando umas 2:30 pedalando. Cheguei exausto, tomei banho, comi e dormi!

 

5º Dia - 19/05

Puerto Madryn X Rio Gallegos

Já que Puerto Madryn não ia vingar, resolvi partir logo para El Calafate, já que teria que ir p/ Rio Gallegos e + 4 hrs de bus p/ El Calafate (total de umas 20 hrs). Comprei a passagem por outra empresa ( dei mole, pois o serviços da Andesmar era bem melhores) e fui da uma volta na cidade. Consegui ir no museu que conta a história do povo e de animais marinhos da região ( o museu oceanográfico se encontrava fechado) e depois fui até a ponte ( de uns 300 m de comprimento) no centro da cidade e por muito sorte minha, la estavam 2 baleias dando show!!! estava a uns 5 metros da ponte e por lá ficaram por umas 2 horas ( ganhei meu dia!!! kkkk). Peguei o Bus 16:00

Tempo na cidade : sol e 15 a 20ºC

 

6º dia - 20/05

Rio Gallegos X El Calafate

cheguei em Rio Gallegos as 8:00, contudo o 1º bus p/ El calafate era so as 14:00. Então fui caminhar pela cidade com uma suíça que conheci pelo caminho. Bem... 1 hr foi suficiente pra conhecer td de interessante na cidade ( achei mais entretenimento dentro do Carrefour - que é gigante!! - do que na própria cidade). Fiz minha compras no mercado e aguardei ate o bus sair.

Cheguei Em El Calafate no inicio da noite e fiquei no hostel I Keu Ken. O Hostel é pequeno e fica bem no alto da cidade ( nem no alto mesmo!!), e tem uma vista linda da cidade e do lago, os staffs são bacanas. Já cheguei e reservei o passeio para o Glacial Perito Moreno com direito a caminhada sobre o gelo e tals ( 410 ps + 75 da entrada) e depois fui dar uma volta na cidade pra jantar. Acabei vendo o jogo do Estudiantes X Inter num rest&bar, e conversei com uns coroas argentina gente boa que elogiaram muito o Brasil, principalmente o LuLA ( vai entender...rs)

 

7º dia - 21/05

 

Perito Moreno

Por voltas da s8:00 o bus passou e pegou a gente no hostel. Demoramos +- 1 hr até chegar a entrada do parque e mais uns 20 min até chegar lá! Não vou contar muitos detalhes daqui em diante para não perder a graça de quem for..só digo que a parada é muito FOOOOOOODDD$¨%@¨%#¨!!!!! P&@!$¨*Q!!!! É indescritível, certamente que foi a paisagem natural que mais me impressionou em toda a vida ( e olha que eu já viajei bastante por ae..rs). O passeio se inicio pegando o barco para levá-lo p/ caminhada no gelo, depois volta pra levar até o parque verdadeiramente. E a todo momento o gelo se desprende do massa o q ocasiona um barulho monstruoso! Foi muito bom, pagaria de novo, se necessário! Enfim, o passeio foi até umas 18:00..

Esqueci de dizer que o tempo estava prefeito, com sol ( dizem que la chove 300 dias ao ano..=))

Cheguei fui descansar um pouco, pois mais tarde teria um "assado" no hostel. Pow... o cara fez 10 Kg de porco ( contando o osso!) pra umas 20 pessoas, resultado: fraco o assado!ms vlw pq entrosou o pessoal do hostel e ficamos até tarde da madruga conversando.

Ps: é aquele negócio que dizem de encontrar brasileiro em qq canto da Argentina, pra mim foi "lenda", pois encontrei gente da suiça, alemanha, espanha, frança, finlandia, Itália, costa rica, equador(!!!), guatelamala (????), portugal e até dos EUA!! ( td bem que elas não sabiam o q "era" Rio de Janeiro, ms pelo menos já estava descobrindo q o mundo é mais do que NY , LA e Disney)

 

8º dia - 22/05

 

Tinha a opção de fazer o passeio pelos glaciares de barco (porém o passeio era incompleto, pois haviam passagens que estavam bloqueada pelas geleiras) ou ficar pela cidade andando, optei pelo 2º. A cidade é bem bonita e organizada, contudo é pequena. Tem 2 museus tb pequenos, ms que tem alguns achados arqueológicos da era do gelo e que contam sobre o povo pré-colombiano que habitavam a area. Andei em busca de lembrança p/ levar para casa, ms nao achei nada de original ( e nem tao pouco barato). Comi (muito) bem, ms comi caro! Ônibus para Ushuaia saem apenas 3 x na semana: segunda, quarta e sexta. Como eu teria que voltar na sexta, tinha que comprar a passagem para segunda as 3 da madruga. Entao reservei meu domingo pra ir a El Chaten

 

9º dia - 23/05

El Calafate X El Chaten X El Calafate

Acordei cedo e fui p/ El Chatén que fica a 3 hrs de El Calafate. Resolvi fazer este bate-e-volta pois nesta época a cidade está praticamente fechada, só um ou outro hostel aberto e so ta na cidade que realmente quer fazer treckling, como eu não sou nenhum profissional ( nem pretendo ser!), eu só queria ver o FITZ ROY! Logo na entrada da cidade, somos recebidos pelos guardas florestais que dão mapa e dicas necessárias para fazer as trilhas. A trilha até o Fitz Roy são 7 Km e gastei 1:30 para ir (nível medio). Quando chegamos a cidade está sol e se via perfeitamente o cume da montanha, quando cheguei lá so vi a base e tava meio chuvoso... e FRIO p/ CACETE! tirei todas as fotos que pude e voltei o mais rápido para tomar o chocolate quente e esperar até a saída do bus de volta a El Calafate.

 

10º dia - 24/05

El Calafate X Ushuaia

 

Às 3 da madruga peguei o bus p/ Rio Gallegos e as 9 peguei p/ Ushuaia. Para ir até lá tem que entrar sair da Argentina, entra no Chile, sair do Chile e entrar de novo na Argentina. E foi o que fiz! São não sabia que ia demorar tanto pra no 1º posto de migração. Foram 2 hrs de espera ( dentro do bus) até as malas passarem por raio X tanto na argentina quanto no Chile e pegar os carimbos! Td Ok! Partimos rumo ao Estreito de Magalhães. Com ventos muuuuuito fortes ( nunca tinha visto igual), tivemos que esperar +- 1 hr até q o ferry pudesse atravessar com segurança ( a travessia leva em torno de 30 min)... não sei se vcs se ligam muito , ms pra mim esse foi mais um ponto turístico!kkkk.. Daí fomos até mais 2 postos de migração, estes contudo, muito rápidos! Nem 10 min e td mundo ja com os vistos! Viajamos direto até que ao anoitecer comecei a ver a pista branca ( ushuaia fica do outro lado dos andes, ou seja, tem que atravessá-lo pra chegar até ela) e eu bolado de o bus deslizar e cair num daqueles barrancos! kkkkkk...Mas deu tudo certo e chegamos traquilos na hr prevista ( por incrível q pareça. 21 hr).

Lá em Ushuaia havia vários hostels fechados tb, entao resolvi ir para o Patagônia Pais, pois a mulher do hostel me "comprou" pagando o taxi...rs

Hostel estava bem cheio e com um clima bem caseiro, não tem a melhor estrura, ms nem a pior! kkkkk. Fica a menos de 10 min andando da Calle San Martin ( todas as cidades argentinas tem uma calle principal e uma plaza com esse nome, não se preocupe!)

 

11º dia - 25/05

 

Acordei e vi tudo branco na rua e o staff disse que tinha nevado de madrugada. Ok, fui tomar meu café tranquilo..qndo terminei, olho a rua e vejo nevando um pouco ( achei maneiro p/ cacete!), vou trocar de roupa e quando olha de novo, ta uma nevasca FOOODD&$*#% caindo...ai fiquei que nem criança brincando na neve! kkk... O Ruim disso é que não dava pra fazer qq passeio no dia, só aproveitar a neve ( e foi oq eu fiz), a 1ª nevasca do ano!..Isso foi até umas 14:00... até q o tempo melhorou e me indicaram ir ate o Glacial Martial p/ tirar umas fotos da cidade com neve. E foi oq eu fiz, peguei um taxi ( 20 Ps) e fiquei no pé do teleférico , que não estava funcionando. Ou seja, mais caminhando, agora pra cima..andei até onde o ponto final dele, admirei bastante a cidade e desci ( nada de trilha no meio do gelo com tênis adidas de rua! kkk). As 16:00 tinha visita guiada no museu e presídio (visita obrigatória!!!). Então pra lá que eu fui dpois! O museu é mt interessante, da até um certo arrepio quando vc escuta as historias dos dos prisioneiros.

*Quase esqueci, este foi o dia da bicentenário da Argentina, ou seja, todas as lojas fechadas!

Dpois da visita ao museu, fui dar uma descansada para encher a pança num "tenedor libre" c/ sobremesa , quase como um rodizio nosso, ms lá é vc q tem q ir pegar! Comi muito! vlw a experiência ( 67Ps + bebidas).

 

12º dia - 26/05

 

Este dia, estava frio, contudo o tempo estava bom, entao resolvi ir no Parque Nacional da Terra Do Fogo. Fui de taxi ate a entrada do parque ( 30 PS) e dpois fu caminhando com um mapa que a guarda me deu. Eram 9 km da trilha ( facil) até o Lago Roca. A maioria das pessoas vai de van até lá, ms eu queria autistar um pouco e fui andando , pra so voltar de van. Valeu a pena, pois tive oportunidade de tirar várias fotos maneiras. Dpois de 1:30 de caminhada cheguei até o tal lago.... é bonita, pois há o contraste com as montanhas de picos nevados =S... tomei um chocolate quente e cambei de voltar pra cidade pra almoçar..

Perdi o trem do fim do mundo, pois disseram que ele sai as 11, ms na verdade saia as 10! =( nem foto tirei..

Dpois do almoço e banho, fui passear pela cidade para fazer COMPRAS! Pois se não sabem, Ushuaia inteira é zona livre de imposto, entao vale muito a pena comprar perfumes, bebidas, e roupas esportivas..e creio que para por ae! Achei os perfumes e bebidas mais barato q no freeshop daqui

 

13º dia - 27/05

Ushuaia X Buenos Aires

 

Acordei nesse dia pensando q o tempo estaria melhor..q nada! tava pior! e cancelaram o passeio de barco que eu iria fazer para o canal de beagle, ilha do lobos , dos pássaros e etc, pois os ventos estavam superiores a 100 KM/h !!!( eu tava no meio de um tornado e nao sabia). Fiquei put. da vida, pois tinha q ir pra Buenos neste dia, então iria perder um os passeios mais tradicionais. Eis que a tarde o tempo melhorou e pelo menos os catamaras estavam saindo (135 PS) para fazer os passeios, entao fui! Passeio bem maneiro, pois o catamara chega bem próximo aos animais, muito bom mesmo!!!

Sai do passeio e fui direto pra o aeroporto pegar meu voo ( com chuva na cidade). Vôo pela aerolineas (800 PS) saiam na hr tranquilo ( depois descobri q o aeroporto ficou fechado por 2 dias!!!!! ufaaa!). Cheguei no Aeroparque qase 00:00 , ms dessa vez fiquei em Palermo, pois achei o bairro mais "vivo", no hostel Tango Backpackers. Hostel grande, não tão limpo, sem calefação, staff +-, contudo bem localizado em Palermo e animado.

 

14º dia 28/05

Buenos Aires

Neste dia, acordei e fui direto às famosas outlets para ver oq tinha de bom. O que descobri? que so tinha brasileiro nas lojas, e que os preços sao praticamente os mesmos de qq outra loja da nike, adidas, puma, levi's na cidade. Existe um ou outro produto mais barato, ou pq ta com defeito, ou ultima peça etc..resumindo, nada d+. Acabei comprando o q tinha p/ comprar na calle florida. O q vale a pena aqui são roupas esportivas, tenis, casaco, essas marcas de surf tb sao + m30% mais barato que aqui. E outra constatação, de grife de verdade, lacoste, diesel, hugo boss, armani, achei td o preço proximo aos daqui...so fiquei impressionado com as coisas da cristian dior, pois sao muuuito mais baratos!kkkkkkkk.. um terno maneiro pra caramba por 800 Ps a 100o Ps!

 

15º dia 29/05

 

Neste dia meio morto, fui parar no jardim botânico ( nem se compara com o do rio, pq é mt pequeno), no zoo ( tem animais interessantes, ms é um zoo! queria, mas nao tive como ir no zoo de Lujan - lá o bicho pega!!kkk), fiz um passeio pela Recoleta , fui no cemitério que da Eva Peron etc...

E a noite sai pelo Palermo, na praça que disse na calle Honduras. Muito legal lá, e dpois fui pra uma noitada q foi meio estranha ..tinha uma musica ao vivo q parecia mistura de olodum com sei la oq ... recomendado pelo hostel! =/

 

16 dia 30/05

Buenos Aires X Rio

Nesse dia, aproveitei pra conhecer Puerto madero e andar um pouco por lá. Bairro bem agradável e com uma historia interessante. Depois passei pelo café Tortoni que estava com fila na porta ( como sempre!!). Sem chance de ficar esperando..:0 tem cafés melhores na cidade..

..e tb fui na casa rosada por dentro! adivinha? ela é amarela! kkkkkk

Peguei avião de volta para Rio ( teve o stress de ter q pgar 25 USd pela bagagem que despachei..ms liguei, tava morto!) e o trabalho de gastar o resto da grana no dutyfree!!!huahuahaua

 

Impressão geral:

- Na maioria, achei os argentinos bem receptivos e com vontade de ser fazer entender ( alguns até pediram pra falar em português comigo)

- Quando a comida: comi mt bem, mas tirando Buenos Aires (onde se pode comer bem por 30 Ps - entrada + principal + bebida + sobremesa), nas outra cidades tive dificuldade de encontrar lugar barato para comer, gastando em médias 50 Ps pra uma refeição completa.

-Gostei do omo como elas preservam a sua história, e o modo sustetável que a maioria das construção ( mais na patagonia) tentam se enquadrar

-Estradas em bom estado de conservação, muito plana e só retas infinitas!

-Peninsula de Valdes, melhor época são os meses de novembro e dezembro

-Perito Moreno: o ano todo ela estará lá

-Ushuaia: pista de esqui abre a partir do meio de junho e fica até inicio de setembro ( depende da neve).

-Acho melhor levar real e trocar lá, pois se perde dinheiro trocando por dólar p/ dpois trocar por peso, e a cotação do real lá é boa. Não troquem peso direto aqui no Brasil! Se perde muuuito dinheiro!

 

Lembrando de algo mais, eu incluo aqui!

 

Grande abraço

 

Rodrigo lima

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...