Ir para conteúdo

Buenos Aires em Julho/2010 - relatos da minha viagem


Posts Recomendados

  • Membros

Fala pessoal!

 

Como consegui muita informação aqui, nada mais justo colaborar agora com meu relato. Vamos lá.

 

O pacote

Bom, eu ODEIO essa história de viagem com guia no pé, horário pro onibus passar no hotel, horário para estar no ponto turistico, ter que fazer os passeios do pacote etc. Por este motivo, eu sempre utilizo a agência somente para reservar hotel + passagem aérea, pois normalmente sai mais barato pela agencia do que comprando por conta própria. Neste caso fechei com a Submarino Viagens.

 

Fui de Pluna, com conexão no Uruguai e voltei de TAM também com conexão.

 

O Hotel

Ficamos no Hotel Tritone que se localiza na Calle Maipu, paralela à Florida.

Super bem localizado, no centro ... perto de tudo ... banheira, toalhas limpas e camas arrumadas todos os dias. Sem reclamações sobre o hotel ... atendentes super atenciosos e dispostos a ajudar. Tem serviço de concierge. Está indicado!

 

Atencão: somente cuidado com um detalhe, ao reservar, solicite um quarto que não seja daqueles que dá para montar quarto duplo (que tem porta de um para o outro), senao terá problema com barulho.

 

Deste hotel vc consegue ir a pé para Porto Madero, Casa Rosada, Café Tortoni, 9 de Julho etc.

 

O centro

Bom, eu vou dizer q sai daqui do Brasil com certo receito pelo hotel ser no centro ... já acostumado com o centro de sao paulo né, cheio de mendigo, usuários de crack, muleque de rua cheirando cola, sujeira e assaltos ... fui achando q seria a mesma coisa, mas, para meu espanto não foi.

 

O centro é limpo, não vi 1 morador de rua ... para dizer a verdade, em buenos aires inteira (em todos lugares que fui e andei muito lá), vi uns 9 no total.

Gente pedindo dinheiro na rua, vi só 1 em frente à faculdade de medicina. só.

 

O centro lá é tão tranquilo, que não tem policiais ... as pessoas andam na rua mesmo durante a madrugada e ocorrem alguns shows de tango e um tipo teatro de rua em frente à galeria pacífico ...

 

Podem andar por lá tranquilamente.

 

Compras

Bom, em relação a isso me desapontei ... todo mundo diz que lá é um paraíso para compras e eu discordo completamente.

 

Sim, é verdade ... existem produtos mais baratos lá do que aqui, mas não são todos ... e a diferença de preço na maioria das vezes não chega a ser significativa a ponto de valer apena deixar para comprar lá, sem parcelamento ...

 

Por exemplo ... um jeans Levi`s 512 ... na outlet da Av Cordoba estava cerca de 200 pesos (100 reais). No Brasil vc compra essa mesma calça, por exemplo na Levi`s do shopping metro sta cruz em sao paulo por R$90.

 

Ralph Lauren ... fui na loja da Ralph Lauren e lá os preços estão em dólares americanos inclusive ... bom, peguei uma camisa na mão e a mesma estava custando US$221 !!!!! Super caro! Vc consegue comprar originais no mercado livre (cuidado com falsificações) por cerca de R$150 reais de pessoal que viaja para os EUA e compra a preço de banana lá.

 

Botas de couro ... minha mulher queria de qualquer jeito uma ... a média da botas bacanas era de 400 pesos, ou seja 200 reais ... o mesmo preço que encontramos aqui no Brasil ...

 

Mas, nem tudo está perdido ... alguns itens valem apena, como por exemplo:

 

Tenis nike shox: Um modelo que aqui vc paga R$500 ... lá sai por 500 pesos, ou seja, R$250 ... vale apena!

 

Roupas da Lacoste: uma camisa da lacoste nos shoppings de sao paulo custam R$209 reais a básica. Comprando lá, já convertendo para real vai dar R$133 mais ou menos ...

 

Dutty Free

Fazer compras no Dutty Free vale mais apena do que nas Calles e Avenidas de Outlet da Argentina, portanto COMPRE NO DUTTY FREE NAO NAS CALLES.

 

Um exemplo, vamos lá ... a camisa da lacoste que citei por R$133 na Argentina, no Dutty Free custa US$ 56 ... convertendo fica R$98,35.

 

A detalhe ... Lacoste e Tommy Hilfiger são mais baratas nos Duttys da Argentina e do Uruguai ... em São Paulo (Cumbica) é mais caro.

 

Faça suas compras no Dutty Free ... alguns preços que me lembro de cabeça só para ilustrar.

 

Camisa polo Lacoste: US$56 (Dutty do Uruguai e Argentina)

Camisa polo Tommy Hilfiger: US$ 50 (Dutty do Uruguai)

Boné tommy Hilfiger: US$27 (Dutty do Uruguai)

Perfume Dolce Gabana: US$ 55 (a maioria dos de 100ml são este preço) (Dutty do Uruguai e Argentina)

Oculos sol Armani Exchange: US$95 (Dutty do Sao Paulo)

Mochila Jamsport: US$31 (Dutty do Uruguai e Argentina)

Mochila Nike: US$ 36 (Dutty do Uruguai)

Camisetas GAP: US$26 (Dutty do Sao Paulo)

 

Alfajor

Alfajor é um item que sai mais caro no Dutty ... compre nas calles de buenos aires mesmo ...

Apesar do Havana ser o mais popular, o melhor é o Cachafaz. Coma uma de cada e veja que o cachafaz "desmancha" na boca ... se for presentear, eu indico o cachafaz.

 

Parrilla

Huaaauauuauh essa foi até engraçada rs ... qdo vi o cardápio, pensei q dava para escolher o q eu queria ... frango, costela etc ... mas me enganei rs ... vem um pouco de tudo ... pra quem come de tudo vai bem ... pra mim q sou meio enjoado rs ... na hora q vi aquela linguiça preta de churiço, um outro negócio lá q parecia saco de boi e outro que parecia cerebro ... na boa ... só comi o POLLO (frango) e a costela rs ... entao, se for comer parrilla, vai vir de tudo ::hahaha::

 

Comida

Muita fartura ... tudo que pedi veio MUITO ...

 

Indico o Claxxon que fica no Porto Madero ... muito bom e o preço é justo, com vista para o rio (é um rio? rs)

Gastei 90 pesos em pratos de entrada + 2 gnoqui + 2 gaseosa (refri) ... para duas pessoas.

 

Indico também o LA CASONA ... fica na Avenida Corrientes ... tem de tudo para comer lá ... eu comi a pizza .. muito boa ...

 

Eles não gostam de dar o troco

Não sei se fazem isso só com extrangeiros, mas eles não gostam de dar troco ... nao, nao é um assalto ... é um "jeitinho portenho" de ganhar uma propina (gorjeta) ... por exemplo, se vc foi num restaurante e comeu algo de 60 pesos e deu uma nota de 100 pesos para pagar ... se vc nao perdir, o garson NAO VOLTA COM SEU TROCO ... no LA CASONA tive que perdir umas 4 vezes e esperar mais de 20 minutos pelo meu troco ... o garson ainda ficou passando por mim, atendendo outras mesas como se estivesse tudo certo ... como se nao tivesse q dar meu troco ... o cara ainda olhou meio feio qdo trouxe o troco ... vai querer ser malandro com quem vem do país do samba e da malandragem ... perdeu o juízo rs ... essa deve colar com europeu ... com brazuca não.

 

Então procure sempre dar dinheiro trocado para pagar nos restaurantes ... senao vc vai ter que implorar pelo seu CAMBIO.

 

Atendimento geral em restaurantes e afins

Lento quase parando ... os garçons de restaurantes e atendentes de fastfood nao tem a mesma performance que os aqui do Brasil ... eles sao muito lentos ... na Freddo da galeria pacifico entao, após esperar uns 18 minutos eu fiquei tao puto que fui embora ... eles sao MUITO LENTOS ... no MC Donalds demorou uma eternidade para sair meu lanche ... novamente nao sei se isso é assim só com extrangeiros ou se sao assim com todos ...

 

Na volta, bati um papo com outro brasileiro no aeroporto e ele tb se queixou da moleza da turma dos restaurantes e afins.

 

Transporte

Isso é sensacional naquela cidade ... vc paga troco de bala para andar de metro e de onibus também ... o metro custa 1,10 pesos ... ou seja, 50 centavos de real .... o taxi também é baratinho ...

 

O metro é um barato ... antiguissimo ... as estações sao de 1913 ... em algumas a escada rolante é de madeira ... bem antigo mesmo ... ::otemo::

 

Realmente taxi é perigoso?

Vi muitos depoimentos do pessoal reclamando de taxi ... que é perigoso pegar taxi na rua ... q os taxistas sao malandros ... falam q vc deu dinheiro a menos, que o ideal é pedir o taxi dentro do hotel etc ... a unica malandragem q vi lá foi a dos garçons rs.

 

Enfim, pra mim isso foi lenda urbana.

 

Só peguei taxis na rua ... nao tive problema algum ... todos taxistas que peguei gente finissima ... alguns até fui batendo papo no percurso ... tranquilo ... mas como é no brasil e em qualquer lugar do mundo ... procure andar com dinheiro trocado né ... nem sempre ele vai ter troco para notas grandes.

 

Passeios

Eu gostei muito da cidade ... pegue um mapa e vá a pé ... na regiao central, todas ruas e avenidas acabam se cruzando ... é IMPOSSIVEL se perder ...

 

Repare nos edificios ... a arquitetura de 1800 e pouco ... com grande influencia inglesa .... muitos edificios antigos ... vale apena bater umas boas fotos ...

 

O que eu indico fazer por lá

Caminhar pelo centro ... ir no Porto Madero, inclusive no museu flutuante q tem lá ... entrada 2 pesos ... aconselho ir na casa rosada, plaza de mayo, entrar naquela catedral q tem na plaza de mayo ... cafe tortoni ... cemiterio da recoleta ... praca da recoleta ... museu de design q fica ao lado do cemiterio ... Caminito ... fazer um tour pelo estádio do Boca ... o guia do estadio é gente finissima ... apesar de argentina, manda bem no portunhol e se diz corinthiano aqui no brasil rs. O cara é um figura, quase um comediante de standup. Dar umas voltas a pé pelo San Telmo ... muitos casaroes antigos ...

 

O q eu nao indico em hipótese nenhuma

Tirar um dia para fazer compras ... nao faça isso ... como eu disse, o Dutty Free para artigos de grife vale MUITO mais apena, exceto para comprar tenis nike shox q realmente sai uma barbada em comparacao com o Brasil. Use TODOS os seus dias para passear ... se porventura passar na porta de uma loja q tenha um preço melhor q o duttyfree (bem dificil), faça sua compra ... mas, nao programe um dia para ficar indo em loja ... eu fiz essa besteira e me ARREPENDI AMARGAMENTE, pois vi muita coisa feia para caramba nas lojas de lá, de marcas esquisitas e as de griffe não tinham um preço tao sensacional assim ao ponto de valer apena deixar de passear para ficar comprando. Compras no Dutty :)

 

Agua VilaVicencio (acho q eh esse o nome ) ... essa agua é ruim demais ... ela é grossa ... parece q vc tá bebendo óleo ... tem uma agua da coca cola lá q é igual a que bebemos aqui no Brasil ... compre essa ...

 

Conclusao

 

Vá para BsAs ... no geral vale apena! Alias ... é frio pacas lá em julho ::Cold::::ahhhh::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ahhh, só queria completar dois detalhes q lembrei agora:

 

Vinho: O Concha Y Toro apreciado por muitos brasileiros, custa preço de pinga 51 lá ... fica na faixa de R$5 reais ... eu tomei todos os dias de noite, bebado na banheira antes de dormir huahuaahuahua .... pensa em ficar umas 2 horas na banheira, bebendo vinho ... agua quentinha ... ficando muito louco hhhuauaahuhua ... faça isso ... vale apena rs.

 

Mulheres: particularmente, eu achei a mulherada lá meio baranga, salvo excessões. sobre mulher, o brasil dá de 10 a zero ... inclusive tem um fornecedor da empresa q trabalho q é argentino ... qdo ele vem pro brasil a trabalho, o cara fica doido com a mulherada daqui rs ... é 10 minutos de avenida paulista ou faria lima pra ele perder a linha hehueehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
ola Edson!!!!

 

So por curiosidade, tens uma estimativa de gastos de sua pessoa? fora as passagens claro!

 

Seu relato e bem claro e direto, vai com certeza me ser util!

 

opa ... entao ... fica dificil te passar uma estimativa, pois vai depender muito dos lugares q vc vai comer, o que vai beber etc ... vou te dar alguns preços avulsos para ajudar.

 

comida: a partir de 20 pesos (10 reais) por pessoa vc ja consegue almocar ou jantar, em um lugar simples, mas para ser sincero lá até os lugares simples sao bacanas e vem MUITA comida.

 

la vc vai encontrar uns lugares muito legais ... parecem uns mini-restaurantes com aspecto de cantina ... eu comi em um desse na Calle Maipu, a do hotel q fiquei ... foi 20 pesos um mega prato de ravioli + uns 6 pesos do refrigerante ...

 

uma pizza bacana no la casona tamanho grande vc pega a partir de uns 30 pesos (15 reais)

 

o metro custa 1,10 pesos (0,5 cents real)

 

taxi pelo q me lembro é 0,48 a cada 250 metros, ou seja, a cada KM q vc andar vai dar mais ou menos 1 real.

 

o lugar mais longe q fui de taxi foi o Caminito ... deu 15 pesos ... 7 reais.

 

onibus vai dar uns 0,30 cents de real.

 

taxi do aeroporto para o centro ... se vc descer no AEROPARQUE, vai dar 15 pesos (7 reais) o taxi ate o hotel no centro.

 

se vc descer no EZEIZA (o internacional) ai fica salgado pq ele fica muito longe ... vai dar uns 180 pesos (90 reais)

 

garrafa de agua ... lembro de ter comprado a de 1.5l por 3 pesos em um mercadinho ...

 

vinho concha y toro ... 11 pesos em média ...

 

mc donalds ... o numero um pouco mais barato que no brasil ... o nro do mc chicken (lanche + refri + batata) sai pelo equivalente a R$11,00 ... acho q aqui no brasil esta uns 14. burger king idem.

 

O porto madero já é uma area mais sofisticada lá ... mais elitizada ... existem alguns restaurantes bem caros la onde vc paga uns 200 pesos por cabeça, mas tem o CLAXXON que nao eh caro ... e tem uma otima vista ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Obrigado, pelas dicas. Vou em Agosto pra lá. Passar 6 dias.

E vou fazer minha irmã ler essa parte de compras, ela queria tirar um dia inteiro pra compras, vou desanima-la... pra sobrar tempo pra mais passeios.

 

Isso mesmo cara ... fala pra ela desencanar ... é roubada ... vá conhecer os pontos turisticos ... bater perna com mapa na mão que é muito melhor ... lá nao é o paraiso das compras igual dizem ...

 

e dá uma conferida na previsao de temperatura antes de ir ... eh bom levar uma jaqueta grossa ... por exemplo ... no primeiro dia q eu estava la, estava uns 7 graus, mas como la venta MUITO, a sensacao termica era de 2 ...

::Cold::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
ola Edson!

 

Muito obrigado pela resposta! Ela é atualizada e ja me tranquiliza em relação aos gastos ( uns 200 reais por dia)sao 15 dias no estilo mochileiro e vejo que vai dar pra se gabar por la hahah no bom sentindo claro!!

 

e ai blz,eu estou em buenos aires e posso te dizer q vc pode fica numa boa gastando 150 pesos por dia sem muita estravagancia ,comprando o basico em supermercado q na verdade sao minis mercados aki e tem um carrefur na 9 de julyo proximo a 25 de mayo e outra por agora o peso eu encontrei por 2.29 na florida de uma procurada nessa rua e troque so o ideal pra um dia no aeroporto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Edson83, muito bom seu relato cara!!

 

Da mesma forma que você, obtive muitas informações aqui neste site e sinto que devo compartilhar também.

 

Bom, eu e minha namorada estávamos rindo muito com seu depoimento, pois vc fez observações das quais nós tbm concordamos plenamente, parecia que fizemos a mesma viagem... hehehe...

 

Fizemos a viagem no período de 9/7 à 17/7 (Buenos Aires e Córdoba) e lá estava realmente muito frio. Fizemos a reserva do Hostel Colonial pela internet nos hostels indicados por aqui, mas ao chegar no mesmo conforme programado, nosso quarto já estava ocupado e não constava reserva... mas se bem q achamos bom, pois o hostel não nos passou uma boa impressão. Daí fomos na cara e na coragem para o Hostel Parada, Rivadavia 1291. Muito bem localizado, ótimo staff, bom quarto e pagamos num suite matrimonal (casal) AR$140,00/dia (R$70,00), recomendadíssimo! Com relação as mulheres, concordo com vc em gênero, número e grau... Pois um colega nosso nos disse q as argentinas eram bonitas e tal, mas não foi isso q vimos lá... hehehe... As brasileiras são muito mais bonitas!!!

 

Em relação as compras, tbm concordamos com vc, pois eu achava q era o paraíso das compras.Não achei lá essas coisas.. Mas tem q bater muuita perna para achar coisas em conta. Fomos na Av. Córdoba atrás do Outlet da Adidas, lá parecia um formigueiro e só tinha o resto, acredito q deva ser bom se chegar bem cedo, pois não vi muita coisa interessante.Ou seja, andamos muito, ficamos cansados e não achamos coisas interessantes.. E em frente dela, tinha uma loja da Fila, bacana, até comprei uma jaqueta... Aí descemos atrás da Levi's, nao tinha muito boa, aliás, achei muita camiseta/calça com umas etiquetas dizendo algo mais ou menos assim: produto nao de acordo com as exigencias da fabrica mas podem ser usadas sem problemas. Ou seja,pequenos defeitos, o produto nao estah 100% dos padroes da fabricas, mas vc pode comprar por um preço mais em conta e utilizá-lo sem problemas. Aí no dia seguinte fomos à Galeria Pacífico, muito bonito e merece até algumas fotos.. hehehe... Lá tem várias lojas, Lacoste, Adidas, Tommy, Levis e outras, logo, vc pode encontrar varias lojas concentradas num unico lugar. Por ex.: comprei um tênis da Adidas por AR$615,00 (R$307,00) e ao chagar no Brasil, pesquisei o mesmo Tenis e vi q estava em torno de R$550,00. Minha namorada queria muito uma bota de couro, procuramos muito mas os modelos não eram muito bonitos e tinham preços parecidos com o do Brasil. Outro ponto importante, são sobre os Dutty Free, vale muito apena comprar perfume, cosméticos, óculos e bebidas... Eletronicos sao meio caros...

Sobre a parrilla também achei a mesma coisa, veio aquele tanto de coisa e só comi pollo e costela..hahaha

O melhor das comidas de lá que achei é o bife de chorizo e bife de lomo.

Em relação ao troco não aconteceu nenhum problema comigo, nos restaurantes que tinha que receber o troco eu recebi, mas o garçon ficava em cima esperando a propina!

Lá não é cobrado os 10% na conta, mas eles esperam propina para tudo!

E para reforçar seu comentário sobre compras: Não vale mesmo a pena perder um dia programado para compras, tive as mesmas impressões que você: muita coisa feia e as de marca nao estava irresistivel para comprar.

E realmente, a água villavivencio (mais comum por lá) é muito salobra, não mata a sede! A água da coca cola também achei melhor.

No mais, valeu a pena conhecer Buenos Aires.. Mas é importante se programar para pesseios,pois alguns colegas dissseram não ter gostado de lá, fiquei com receio de achar o mesmo.. Ainda bem que nào compartilhei com as opniões deles..rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal aí vão dicas que ninguém sabe e se sabem não dizem por puro egoísmo ou ignorância de Buenos Aires:

 

Clima:

O clima no mês de setembro em Buenos Aires é seco e com temperaturas que vão de 15°C pela manhã até 23°C à tarde, sempre com vento, pois a cidade é muito ventosa. O clima é idêntico a Porto Alegre-RS.

Descida no Aeroporto Ezeiza: O aeroporto internacional de Ezeiza está localizado a 35 Km da Capital Federal. Após pegar as malas, não troque a sua moeda por peso argentino dentro do saguão de desembarque, porque o câmbio neste lugar paga muito mau! Para vocês terem uma idéia, com R$ 1,00 recebia $ 1,87 pesos em setembro/2010. Portanto, saia do desembarque e logo a direita estará o Banco de La Nacion, que fica aberto 24h. e paga pelo dolar uma cotação mais convincente. Em setembro de 2010 eles me pagaram por R$1,00 , $ 2,18 pesos. Mas uma dica troque ali apenas o suficiente para pegar o taxi até o seu hotel/hostel/apartamento que for parar.

Transporte EZEIZA até o Centro: Caso forem de Taxi, não peguem os taxis que oferecem no saguão. Vão até o quiosque do TaxiEZEIZA que fica na frente da porte de desembarque e contratem o mesmo. Ida ao centro $ 128 pesos e volta do centro ao Ezeiza eles fazem a promoção por $ 98 pesos.

Caso esteja sozinho a dica é pegar o ônibus da Empresa Manuel Tienda León que cobra $ 45 pesos até a sua sede no centro e de lá te cobram mais $ 5 pesos para deixa na frente de seu hotel. O último ônibus sai às 23:59h e seu quiosque fica a direita do portão de desembarque.

A barbadinha para quem não quer gastar muito: Pegar o ônibus (chamado de "colectivo") linha 8-Liniers x Faculdad Medicina (Línea Otcho como os catelhanos dizem), que se pega na parada à esquerda da saída da porta do aeroporto (caminham-se mais ou menos 20 metros). Ele é seguro, limpo e muito barato, pois paga-se $ 2 pesos a passagem. Mas um aviso, demora 1:45h. para chegar ao centro e é preciso pagar em moedas, pois não se aceita cédulas. Sempre é bom pedir ao motorista que avise quando chegar ao seu lugar de destino (eles são muito cordiais).

Comer: O prato típico é a Parrilla (Parricha como os Argentinos dizem), custa de $ 30 pesos por pessoas até $100 pesos, dependendo do local e vem um monte de carnes variadas, bem como a Morcilla (morcicha) e Chorizo (sansichão). A maioria dos lugares já está incluída a gaseosa (refrigerante) e o postre (sobremesa).

E uma dica, peça gaseosa de Pomelo da marca Paso de Los Toros (da Danone) ou Qua4ro (da Coca-cola), são uma delícia, pois Pomelo é uma Laranja Grande.

Restaurante bom e barato: Há dois restaurantes bons e baratos que servem Parrilla em BsAs. Eles estão localizados no microcentro. Um é o Restaurante Dalí, que está na Av. de Mayo, por volta do n. 950, quase ao lado do Hostel Avenue que serve parrilla libre, com gaseosa e sobremesa por $ 37 pesos/pessoa (setembro-2010) a surpresa fica por conta do famoso Helado (sorvete) de Dulce de Leche, que possui em sua composição pedaços de chocolate. Há quem diga que servem o melhor sorvete de Buenos Aires, superando a popular, mas nem tão gostosa sorveteria Freddo, que me pareceu estar vivendo mais de marketing das agências de turismo do que da qualidade de seus “helados”. O segundo restaurante, se chama La Caserola que fica na Calle Venezuela pelo n. 885 e serve uma Menu Executivo por $ 26 pesos que é uma delícia e já vem incluído a gaseosa e sobremesa ( peça o Flan misto que é sensacional.)

Este restaurante fica cheio aos domingos, pois o pessoal que vai à feirinha de San Telmo procura fazer uma boquinha lá.

A parte boa de comer nos restaurantes é que não se cobra os 10% do garçom e paga-se gorjeta (propina) se quiser.

Barbadinha: para quem está com fome no fim da tarde após longos passeios, a dica é passar na Pizzaria Ugi’s (que tem em toda cidade) e pegar para levar ou comer ali mesmo a famosa Pizza de Mussarela (tem muito queijo). Custa $ 14 pesos a grande e segundo muitos é a melhor massa de pizza da capital federal. Este “lanchinho” antes de sair para a noite é tradicional.

City Tour. Não contrate city tour no saguão do seu hotel, pois o pessoal oferece o mais caro para ganhar a comissão em cima do otário que cair na lábia deles.

Dê um passeio pela Calle Florida no microcentro(calçadão) que irão te oferecer no meio da rua city tours baratos de 3h.

Barbadinha: é ir agência de turismo Thiales Tours Empresa de Viajes Y Turismo que localiza-se na Tucumán 580, quase esquina com a Florida no microcentro e contratar este City Tour. Cobrava-se $ 40 pesos até setembro de 2010 e a melhor parte é que te busca e te deixa no hotel após o passeio. São super pontuais.

Compras: Quem gosta de ir ao supermercado conhecer os produtos locais e o modo de alimentação do porteño (aquele nascido na capital federal) a dica é comprar as águas saborizadas que são uma delícia. Tem de tudo que é sabor, marca e preço. Gostei da marca Valle Del Sur. A de uva verde é um néctar.

Quanto à parte de alimentação os argentinos estão muito a frente de nós brasileiros, haja vista, a quantidade de produtos que não existem em nossos supermercados. Um exemplo é a cerveja. Existem várias marcas internacionais (Heineken, Budweiser, Warsteiner, Stella Artois) em garrafas de 1 litro por no máximo $ 6 pesos a unidade.

O supermercado mais popular da capital federal é o COTO (www.coto.com.ar).

Barbadinha: Para quem quer trazer da viagem vinhos argentinos, a dica barata é comprá-los nos mercadinhos de bairro, aos quais os seus donos são chineses (Chinos), pois não sei a mágica que estas figuras fazem, ao vender vinhos das Bodegas Concha y Toro, Finca Flichmann e outras por preços inferiores aos aplicados pelos supermercados. Para ter uma idéia, existem vinhos como o Tocornal da Concha y Toro por inacreditáveis $ 8 pesos (setembro de 2010).

Telefonia: Neste ponto a Argentina está atrasada em relação ao Brasil. Quem pensa em levar seu celular da operadora TIM, por exemplo, vai se comunicar no máximo via mensagens, pois dificilmente consegue completar a ligação. Buenos Aires é dominada pela Telefônica de España e a Claro. E mesmo com estas operadoras a coisa não anda muito bem.

Barbadinha: Para quem gosta de se comunicar diariamente com alguém no Brasil, a dica é ir a uma banca de revista e comprar um cartão telefônico internacional para falar em um orelhão. Custa de $5 a $ 10 pesos. Prefira o de $ 10 pesos e da marca “HABLEMÁS bonus”, é todo azul e vem com bônus em dobro. Para se ter uma idéia, com um cartão de $ 10 pesos se fala para São Paulo ou Rio de Janeiro por até 33 minutos, ligando para um telefone fixo. Ligação para o Brasil 00 + 55 + código da sua cidade + o número que deseja ligar.

Notas falsas: cuidado com as notas falsas que circulam pela Argentina. Sempre que receber uma nota de qualquer valor, coloque contra a luz solar ou artificial e confira se possui a marca d’agua (rosto da personalidade homenageada). Isso se faz na frente daquele que te passou a mesma. Não é constrangimento, pois já virou cultura no país vizinho, devido os sucessivos fracassos econômicos. Os taxistas são campeões em passar notas falsificadas, principalmente à noite, pois dentro do carro e no escuro ninguém consegue conferi-las.

Casas de Câmbio: A dica é trocar seus reais na casa de Câmbio América que está localizada na Av. Sarmiento 501 esquina San Martin, no microcentro. É a melhor e mais segura casa de câmbio de Buenos Aires e o melhor, paga-se a melhor cotação para o Real. Ninguém a supera. Até 30 de setembro de 2010 ela pagava por cada R$ 1 o valor de $ 2,28 pesos. Confira as melhores cotações das casas de câmbio em Buenos Aires no site www.dolarhoy.com. Sempre leve sua carteira de identidade munida de comprovante de entrada legal no país que lhe será dado pela alfândega Argentina.

Já ia me esquecendo. Leve para viagem somente Real, pois é aceito por todas as lojas e tem ótima cotação na casa de Câmbio acima mencionada.

Uma dica: em Buenos Aires o único banco brasileiro que possui agências é o Itaú, o Banco do Brasil não possui nenhuma agência, mas pode-se retirar dinheiro nos caixas eletrônicos dos bancos locais que possuem a bandeira LINK ou BADELCO, mas a cada retirada de dinheiro tu irás pagar uma tarifa em dólar. O melhor é levar toda o dinheiro vivo que irá gastar e também um cartão de crédito ou abrir uma conta no Itaú antes de viajar para poder sacar na agência própria sem pagar tarifas desnecessárias.

Transporte Público: Para quem quer conhecer realmente a cidade e o modo de vida porteño a dica é usar os ônibus da Capital, chamados de colectivos. São abundantes, seguros, práticos, limpos e muito, mas muito baratos. Custam $ 1,20 pesos e te levam para toda a parte. Mas uns probleminhas, só aceitam moedas como forma de pagamento, pois não existe a figura do “cobrador de ônibus”. Quem prefere maior agilidade e rapidez o metrô (subte como eles falam) que possui 6 linhas (a,b,c,d, e, h) é uma boa pedida. Custa a bagatela de $ 1,10 e com esta tarifa tu podes fazer várias combinações com as outras linhas do metrô até chegar ao seu destino. É uma verdadeira brincadeira.

Os taxis não estão mais tão baratos como outrora, e quando eles notam que é turista brasileiro, dão voltas e voltas e aplicam um preço irreal. A dica é combinar o preço antes de sair ao seu destino e se possível contratar um Taxi remis que é mais seguro e barato.

Um dado interessante é que o transporte público da capital federal é todo subsidiado pelo governo federal, o que torna muito barato.

Quanto ao Trem, existem duas estações: Uma que liga capital a zona sul da província de Buenos Aires (Estacion Constitución) e a outra que liga a zona norte e rica da província (Estacion Retiro). O trem também custa $1,10.

Barbadinha: quem quer pegar o TREM DE LA COSTA para conhecer o norte rico de Buenos Aires e a cidade de Tigre, basta pegar o trem que vai a Tigre na Estacion Retiro e descer na Estacion Bartolomé Mitre ao custo de $ 1,10 pesos, descendo nesta estação automaticamente tu irá caminhando entrar na estación TREM DE LA COSTA, assim, basta ir na “bilheteria” (Boleteria como falam lá) e comprar a passagem ida e volta a Tigre pelo preço total de $ 30 pesos.

Uma dica minha: Vá no sábado a este passeio e no meio do caminho, já no TREM DE LA COSTA, pare na Estacion San Isidro e tire umas 3h. para almoçar nesta cidade, dar uma volta na feirinha que está localizada na praça central da cidade e depois tomar um belo helado na Freddo que localiza-se dentro da estação. San Isidro é uma cidade colonizada por ingleses e toda neste estilo, sendo que seus dois principais esportes são o Rúgbi e o Pólo. Lá situasse os dois principais clubes de Rúgbi da Argentina o San Isidro Club (SIC) e o Club Atlético San Isidro (CASI).

O melhor e mais chique restaurante de San Isidro se chama “La Vaca”, está sempre cheio. Ofereçe uma parrillada sensacional para 6 pessoas ao preço de $ 280 pesos, não incluída a bebida e nem a sobremesa. Vale à pena conferir. Depois desta ceia, pegue novamente o TREM DE LA COSTA sem precisar comprar novo bilhete e siga até Tigre.

Inflação: A Argentina sofre uma inflação de 24% ao ano em média, assim a cada 4 anos os preços dobram, creio que daqui a uns 4 anos em termos de preço não será tão atrativo para os brasileiro comprarem produtos locais.

O que trazer da viagem: Alfajor e vinhos são incontestavelmente os melhores pedidos. Eu incluiria também o Dulce de Leche, que não é “batizado” como o brasileiro, porém, este produto por ser de origem animal será apreendido pelo Ministério da agricultura, logo que passar pelo raio x do desembarque internacional no aeroporto brasileiro. Não tem escapatória. E o pior, irão abri-lo e jogá-lo no lixo na tua frente, mesmo pedindo para que eles doem para uma instituição de caridade, tal produto.

 

Espero que tenha ajudado. Ernesto Ataliba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...