Bushcraft - Dúvidas Gerais

Troca de Informações sobre Bushcraft e técnicas de sobrevivência na selva e/ou ambientes hostis

Bushcraft - Dúvidas Gerais

Mensagempor mateus santos » 12 Nov 2010, 09:24

bom vou deixar bem claro que este topico é para discutir questoes de bushcraft,nao de sobrevivencia, ou seja, nao estou falando pra vc mochileiro, oq deve ser feito em uma situaçao de emergencia, apesar de todos os conhecimentos aprendidos no bushcraft, podem e devem ser usados na sobrevivencia.
é para vc que curte bushcraft...
exponha suas invençoes, abrigos que vc usa, como faz fogo, comida, agua, etc...
mateus santos
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 23 Abr 2010, 19:59
Reputation point: 162

Re: bushcraft...

Mensagempor Danilolr » 23 Nov 2010, 00:58

bushcraft aqui no Brasil é complicado, imagina ...se vc pescar na piracema sem licensa.. vc ta fudido... se vc fizer uma arapuca pra pegar algum pássaro pra comer vc ta fudido...armadilha pra pegar uma lebre( que é uma praga) vc ta fudido...se vc fizer um abrigo e cortar galhos pra isso vc ta fudido... ou seja.. se vc realmente praticar bushcraft( viver da natureza) no brasil vc é preso por uns 5 anos....mas sempre da pra fazer algumas coisas.. "brincar" de bushcraft por assim dizer... vc sempre pode tentar fazer "facas" com pedra lascada, esculpir talheres em bambu, fazer anzois e cordas naturais dos mais variados materiais q vc encontrar, etc
Danilolr

Data de registro: 22 Nov 2010, 23:36
Reputation point: 0

Mensagempor Renan Campi » 23 Nov 2010, 16:23

Danilo, e temos que agradecer ao Ibama, ao ICMBIO, ao papai noel e ao coelhinho da páscoa por ser assim.
Num país onde a ignorancia predomina, não haveria outra forma de proteção ambiental, senão, a que afeta à todos.
Se não houvesse essa rigorosidade, pode ter certeza que não haveria mais nenhum parque para que você, que gosta tanto do bushcraft, pudesse ao menos acampar, pois haveriam prédios, industrias e fazendas de gado e de soja em todos eles.

Enfim, pensamento coletivo, sempre!!!

Uma coisa é ter anos de treinamento militar, na selva, como o Bear Grills. Outra é um Zé mané qualquer queimar 1/3 do parque de Itatiaia, por q se perdeu e resolveu fazer uma "fogueirinha" pra sinalizar.

Abraços!
Renan Campi
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 23 Abr 2009, 14:05
Reputation point: 970

Mensagempor Danilolr » 23 Nov 2010, 20:42

é temos que agradecer mesmo, mas é uma pena que tenha q ser assim...
Danilolr

Data de registro: 22 Nov 2010, 23:36

Mensagempor 0kaazuuw0 » 15 Jan 2011, 16:38

Concordo com o Renan pois já não basta todas as fábricas e outros poluentes não deveríamos mesmo criar "fogueirinhas" e atrapalhar totalmente a natureza, e eu espero que é para isso que o mateus santos criou esse topico. Para que nós discutissimos e compartilhasse os conhecimentos de bushcraft e tambem como fazer uma fogueira.

Por exemplo, para fazer uma fogueira recebi o conhecimento de que temos que limpar totalmente a area onde você fara a possivel fogueira, tirar galhos folhas e tudo o que você não for usar, e depois de ser usada ela deve ser apagada totalmente e para ter certeza apague a com agua ou areia .
Abraçs
0kaazuuw0

Data de registro: 07 Jan 2011, 21:41

Mensagempor 0kaazuuw0 » 15 Jan 2011, 16:43

Danilolr escreveu:bushcraft aqui no Brasil é complicado, imagina ...se vc pescar na piracema sem licensa.. vc ta fudido... se vc fizer uma arapuca pra pegar algum pássaro pra comer vc ta fudido...armadilha pra pegar uma lebre( que é uma praga) vc ta fudido...se vc fizer um abrigo e cortar galhos pra isso vc ta fudido... ou seja.. se vc realmente praticar bushcraft( viver da natureza) no brasil vc é preso por uns 5 anos....mas sempre da pra fazer algumas coisas.. "brincar" de bushcraft por assim dizer... vc sempre pode tentar fazer "facas" com pedra lascada, esculpir talheres em bambu, fazer anzois e cordas naturais dos mais variados materiais q vc encontrar, etc

Não sei se você conhece mais um tal de Giuliano Toniolo na minha opinião genio do bushcraft, pratica o bushcraft em uma area particular com autorização dos proprietarios se você conhecer alguem ou algum lugar desse tipo você pode praticar tranquilamente pois com a autorização dos donos você pode fazer "tudo" menos colocar fogo em tudo, mais uma fogueira, caçar alguns animais que nem mesmo o dono sabe que vive lá você pode caça-lo.

Abraçs
0kaazuuw0

Data de registro: 07 Jan 2011, 21:41

Mensagempor gvogetta » 02 Fev 2011, 02:37

Olá Pessoal,

O Buschcraft no Brasil é bastante incipiente e creio que permanecerá assim por bastante tempo ainda. A piazada destas gerações mais novas não está muito interessada, salvo raras exceções. O fato é que as chamadas "artes do mato" são frequentemente confundidas com técnicas de sobrevivência, sendo que esse é apenas um dos muitos aspectos do bushcraft, que prima pela simplicidade.

Indico abaixo alguns link interessantes, em portugês, sobre o bushcraft:

https://sites.google.com/site/bushcraft2010/O-Bushcraft

http://o-aventureiro.blogspot.com/2010/ ... nismo.html

Abraços,
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos,
e não simplesmente como é ou pode ser... é preciso questionar o que se aprendeu. É preciso ir tocá-lo”.
Amyr Klink (Mar sem Fim)

Relatos:
:: Veja algumas de nossas aventuras no Blog da AMC
:: Travessia Monte Garuva - Monte Crista - AMC jun/2011
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 03 Jan 2011, 11:51
Próximo Destino: Mai/Jun: Temporada de montanha!!! PN São Joaquim (SC), Serra do Ibitiraquire (PR), Serra dos Agudos (PR), Serra do Quiriri (SC), PN Serra Geral (RS) e PN Aparados da Serra (RS)
Reputation point: 3921

Mensagempor mateus santos » 03 Mar 2011, 18:09

olá, depois de muito tempo estou de volta, e realmente concordo que o bushcraft, nao esta muito difundido entre a moçada,
uma rara exeçao sou eu, tenho 13 anos e realmente sou um grande admirador dessa ''arte'''.
mateus santos
Colaborador
Colaborador

Mensagempor vagner silva » 07 Mar 2011, 20:01

Tudo aquilo que se aprende e podemos carregar em nossas mentes são de muito valor, analisar questões segundo nossas próprias preferências não nem um pouco inteligente, mas respeitar o conhecimento de outros e analisar questões com estudos é mais sábio...digo isso pois, aquele que pratica o bushcraft não quer destruir a natureza, nem caçar em excesso e nem dematar nada, somente viver e entender o mundo assim como o é e não como queremos que seja...Acampar e fazer trilha é gostoso, mas fazer bushcraft é entender como tudo acontece.
vagner silva

Data de registro: 02 Mar 2011, 21:42

Mensagempor crazybr » 17 Mar 2011, 00:46

E ai galera!!!!

Sou novo por aqui mas sou um entusiasta das praticas de Bushcraft, pra mim essa prática é uma das melhores formas de estarmos ligados à natureza, pois as técnicas utilizadas tem como fundamento conhecer os recursos e usar aquilo que encontrados na propria natureza, o que não é uma tarefa fácil ou trivial requer muito treino e prática. Nós podemos dizer que somos privilegiados pois podemos encontrar áreas para praticar bushcraft em todo o país. Agora é torcer para que essa prática se amplie rapidamente para que possamos estar evoluindo e com isso trocar experiencia e conhecimento.

Uma dicas são os canais no youtube referentes a bushcraft, a maioria esta em inglês mas tem alguns ótimos canais em português. O melhor na minha opinião é o do giltoniolo citado acima pelo 0kaazuuw0, no canal dele mostra-se as práticas ensinando passo-a-passo as técnicas, explicando o funcionamento, porque usar, quando usar e como fazer, ele também define o bushcraft detalhadamente, vale a pena conferir. Seguem alguns links com os meus preferidos:

Giltoniolo (citado acima pelo 0kaazuuw0)
http://www.youtube.com/giutoniolo

Ratodemato
http://www.youtube.com/ratodemato

Bushcraftpt
http://www.youtube.com/BushcraftPT

Um abraço galera e t+
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho e no dicionário"
crazybr

Data de registro: 16 Mar 2011, 23:03

Mensagempor armcivil » 19 Abr 2011, 16:04

Saudações a todos

Realizar um bom curso de sobrevivencia é fundamental e logico praticar.

Não confundir Sobrevivência com Bushcraft. Sobrevivência é aa "materia" que ensia a sobreviver e sair dos locais hostis e selvagens. Bushcraft é a materia que ensina e viver na mara e em ambienbtes hostis.

consultar:
http://www.mestredomato,com.br - bushcraft
http://www.brasilexpedicoes.com.br - sobrevivência
http://www.selvabless.com.br - sobrevivcência

nesta ultima curso agora dias 14 e 15 de maio - no mestre do mato proximo dias 29, 30 e 1 proximos .

Cuidado com os manuais e dicas na internet, pesquisar é preciso mas é preciso saber onde pesquisar e no que acreditar. seja cuidadoso.

Abraço a Todos - SELVA!!!

P.S. Não sou um dos instrutores, não ganho nada com as indicações apenas quero cuidar para que os amigos não se prejudiquem nem se implante uma má fama no tema.
armcivil

Data de registro: 06 Out 2010, 11:50
Próximo Destino: Adoraria uma aventura na amazonia, acampar na selva
Reputation point: 11

Mensagempor andersonbelfort » 01 Jun 2011, 16:32

E ai galera sou de fortaleza-ce estou aqui em busca de informações sobre o assunto, gostei e tenho interese da pratica e ai quais as dicas...

Obs. Claro que sei que não é tão simples assim afinal estamos falando de locais hostis e etc " por conta e risco"..

vlwww ai

Ahhh.. Já tenho uma Lanterna e um conjunto de talher kkkkkkkkkk ::carai::

aguardo Resposta
andersonbelfort

Data de registro: 01 Jun 2011, 16:25

Mensagempor mateus santos » 17 Jun 2011, 21:09

andersonbelfort escreveu:E ai galera sou de fortaleza-ce estou aqui em busca de informações sobre o assunto, gostei e tenho interese da pratica e ai quais as dicas...

Obs. Claro que sei que não é tão simples assim afinal estamos falando de locais hostis e etc " por conta e risco"..

vlwww ai

Ahhh.. Já tenho uma Lanterna e um conjunto de talher kkkkkkkkkk ::carai::

aguardo Resposta

Bom, Anderson, vou tentar lhe ajudar da melhor forma, pois tenho apenas 13 anos,kk. Antes de tudo vc deve ter um bom conehcimento teorico, pois a pratica se deve ao bom armazenamento de tecnicas. Mais nao esquecendo do treinamento pratico para desenvolve-las, pode ser feito no quintal de casa ::otemo:: .
Após isso se vc deseja o bushcraft, é bom tirar a neura sobre equipamentos, pois a maioria deles pode ser improvisado, sendo o mais necessario, um bom facao,onde se encontra otimas opçoes no mercado nacional.
Em seguida a escolha do lugar deve ser feita com previa antecedencia, onde haja disponibilidade de agua e lenha, e com autorizaçao do dono é claro.
O segredo é ir devagar e se aprimorando aos poucos, ninguem se torna o mestre do bushcraft da noite pro dia, tanto q nao existe mestre do bushcraft, pois a natureza semrpe tem algo a nos ensinar, as vezes nao da melhor forma.
Indico com mta confiança os videos do Giuliano Toniolo, um dos unicos bushcrafters q fazem videos em portugues, e o melhor na minha opniao.
Abraços,
mateus santos
Colaborador
Colaborador

Mensagempor Marco Calavera » 24 Jun 2011, 09:39

Renan Campi escreveu:Danilo, e temos que agradecer ao Ibama, ao ICMBIO, ao papai noel e ao coelhinho da páscoa por ser assim.
Num país onde a ignorancia predomina, não haveria outra forma de proteção ambiental, senão, a que afeta à todos.
Se não houvesse essa rigorosidade, pode ter certeza que não haveria mais nenhum parque para que você, que gosta tanto do bushcraft, pudesse ao menos acampar, pois haveriam prédios, industrias e fazendas de gado e de soja em todos eles.

Enfim, pensamento coletivo, sempre!!!

Uma coisa é ter anos de treinamento militar, na selva, como o Bear Grills. Outra é um Zé mané qualquer queimar 1/3 do parque de Itatiaia, por q se perdeu e resolveu fazer uma "fogueirinha" pra sinalizar.

Abraços!

Renan, eu concordo com você de que a proteção ambiental é fundamental para que ainda possamos ter o pouco que restou de paisagem natural. Mas acho que educar as pessoas também ajuda muito!
Não adianta proibir fogueira se os frequentadores continuam achando que fazer uma fogueira é a única forma de ser salvo, quando se perdem.
As pessoas se perdem nas trilhas, põe fogo na mata e fazem outras besteiras porque acham que são "o rambo". Se elas entendessem um pouco de sobrevivência ou bushcraft (indo pela linha do Sócrates) saberiam o quão ignorantes são e não se meteriam a fazer esse tipo de porcaria.
Marco Calavera

Data de registro: 28 Out 2010, 22:55
Reputation point: 189

Mensagempor armcivil » 18 Jul 2011, 14:32

Ola
E se nos praticantes e amantes das Artes do mato - Sobrevivência e Bushcraft – nos reuníssemos? Vamos tentar marcar uma data e local?

Todos conhecem o Giuliano Toniolo? Que tal agendarmos uma turma com ele? Ai alem de praticarmos e aprendermos podemos trocar conhecimentos?

Uma idéia.
Vamos ver outras!

Abraço a Todos
Alexandre R. Martins
(11) 8340 8377
armcivil

Data de registro: 06 Out 2010, 11:50
Próximo Destino: Adoraria uma aventura na amazonia, acampar na selva
Reputation point: 11

Próximo

Retornar para Bushcraft & Sobrevivência