Ir para conteúdo

Bushcraft - Dúvidas Gerais


mateus santos

Posts Recomendados

  • Membros

Saudações a todos

 

Realizar um bom curso de sobrevivencia é fundamental e logico praticar.

 

Não confundir Sobrevivência com Bushcraft. Sobrevivência é aa "materia" que ensia a sobreviver e sair dos locais hostis e selvagens. Bushcraft é a materia que ensina e viver na mara e em ambienbtes hostis.

 

consultar:

http://www.mestredomato,com.br - bushcraft

http://www.brasilexpedicoes.com.br - sobrevivência

http://www.selvabless.com.br - sobrevivcência

 

nesta ultima curso agora dias 14 e 15 de maio - no mestre do mato proximo dias 29, 30 e 1 proximos .

 

Cuidado com os manuais e dicas na internet, pesquisar é preciso mas é preciso saber onde pesquisar e no que acreditar. seja cuidadoso.

 

Abraço a Todos - SELVA!!!

 

P.S. Não sou um dos instrutores, não ganho nada com as indicações apenas quero cuidar para que os amigos não se prejudiquem nem se implante uma má fama no tema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros

E ai galera sou de fortaleza-ce estou aqui em busca de informações sobre o assunto, gostei e tenho interese da pratica e ai quais as dicas...

 

 

Obs. Claro que sei que não é tão simples assim afinal estamos falando de locais hostis e etc " por conta e risco"..

 

 

vlwww ai

 

Ahhh.. Já tenho uma Lanterna e um conjunto de talher kkkkkkkkkk ::carai::

 

aguardo Resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores
E ai galera sou de fortaleza-ce estou aqui em busca de informações sobre o assunto, gostei e tenho interese da pratica e ai quais as dicas...

 

 

Obs. Claro que sei que não é tão simples assim afinal estamos falando de locais hostis e etc " por conta e risco"..

 

 

vlwww ai

 

Ahhh.. Já tenho uma Lanterna e um conjunto de talher kkkkkkkkkk ::carai::

 

aguardo Resposta

Bom, Anderson, vou tentar lhe ajudar da melhor forma, pois tenho apenas 13 anos,kk. Antes de tudo vc deve ter um bom conehcimento teorico, pois a pratica se deve ao bom armazenamento de tecnicas. Mais nao esquecendo do treinamento pratico para desenvolve-las, pode ser feito no quintal de casa ::otemo:: .

Após isso se vc deseja o bushcraft, é bom tirar a neura sobre equipamentos, pois a maioria deles pode ser improvisado, sendo o mais necessario, um bom facao,onde se encontra otimas opçoes no mercado nacional.

Em seguida a escolha do lugar deve ser feita com previa antecedencia, onde haja disponibilidade de agua e lenha, e com autorizaçao do dono é claro.

O segredo é ir devagar e se aprimorando aos poucos, ninguem se torna o mestre do bushcraft da noite pro dia, tanto q nao existe mestre do bushcraft, pois a natureza semrpe tem algo a nos ensinar, as vezes nao da melhor forma.

Indico com mta confiança os videos do Giuliano Toniolo, um dos unicos bushcrafters q fazem videos em portugues, e o melhor na minha opniao.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Danilo, e temos que agradecer ao Ibama, ao ICMBIO, ao papai noel e ao coelhinho da páscoa por ser assim.

Num país onde a ignorancia predomina, não haveria outra forma de proteção ambiental, senão, a que afeta à todos.

Se não houvesse essa rigorosidade, pode ter certeza que não haveria mais nenhum parque para que você, que gosta tanto do bushcraft, pudesse ao menos acampar, pois haveriam prédios, industrias e fazendas de gado e de soja em todos eles.

 

Enfim, pensamento coletivo, sempre!!!

 

Uma coisa é ter anos de treinamento militar, na selva, como o Bear Grills. Outra é um Zé mané qualquer queimar 1/3 do parque de Itatiaia, por q se perdeu e resolveu fazer uma "fogueirinha" pra sinalizar.

 

Abraços!

 

Renan, eu concordo com você de que a proteção ambiental é fundamental para que ainda possamos ter o pouco que restou de paisagem natural. Mas acho que educar as pessoas também ajuda muito!

Não adianta proibir fogueira se os frequentadores continuam achando que fazer uma fogueira é a única forma de ser salvo, quando se perdem.

As pessoas se perdem nas trilhas, põe fogo na mata e fazem outras besteiras porque acham que são "o rambo". Se elas entendessem um pouco de sobrevivência ou bushcraft (indo pela linha do Sócrates) saberiam o quão ignorantes são e não se meteriam a fazer esse tipo de porcaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Ola

E se nos praticantes e amantes das Artes do mato - Sobrevivência e Bushcraft – nos reuníssemos? Vamos tentar marcar uma data e local?

 

Todos conhecem o Giuliano Toniolo? Que tal agendarmos uma turma com ele? Ai alem de praticarmos e aprendermos podemos trocar conhecimentos?

 

Uma idéia.

Vamos ver outras!

 

Abraço a Todos

Alexandre R. Martins

(11) 8340 8377

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

concordo que devemos preservar a natureza com consiencia e pratica a questao da fogueira é complicado porque se tiver um clima seco apenas uma fagulha pode virar um desastre eu quando acampo faço uma limpeza geral no local e cavo um buraco e coloco a madeira dentro do buraco acho que fica bem mais seguro em mantem o fogo por mais tempo.se vcs tiverem algum local perto de sp para praticar me falem por favor pois conheço so lugares longe ou paranapiacaba que é show.abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Senhores, antes de mais nada desejo parabenizar esse jovem de 14 anos que nos brinda com uma bagagem de conhecimento e grande capacidade, ao criar este forum que não possui um ponto final. Até então, suas breves postagens são aulas de profundo conhecimento e vivência no assunto.

Tenho pesquisado na rede e assistido videos no youtube sobre o assunto. Realmente tem muita gente que confunde a prática do bushcraft com sobravivência. Gostei da definição, aqui usada, onde classifica o bushcraft como "a matéria...".

Outra fonte de videos, em português, que tenho acompanhado, é a do gaúcho Norton, também no youtube. É bem interessante!

Quanto aos locais, realmente a legislação poda bastante as opções. Afim de driblar essas dificuldades, encaminhei em "projeto" para uma unidade do Exército Brasileiro, onde proponho a criação de um dia de oficinas ministradas pelos militares de: técnicas de campo utilizando os meios de fortuna, primeiros-socorros, orientação e sinalização. O público-alvo é bastante variado, desde alunos de escolas militares, passando pelos escoteiros, até federeções de esporte de aventura, etc.

Ao falarmos para outras pessoas o que é bushcraft, devemos deixar claro que não tem na haver com paramilitarismo ou escotismo.

1 abraaaaaaaaaaço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Olá Pessoal,

 

O Buschcraft no Brasil é bastante incipiente e creio que permanecerá assim por bastante tempo ainda. A piazada destas gerações mais novas não está muito interessada, salvo raras exceções. O fato é que as chamadas "artes do mato" são frequentemente confundidas com técnicas de sobrevivência, sendo que esse é apenas um dos muitos aspectos do bushcraft, que prima pela simplicidade.

 

Indico abaixo alguns link interessantes, em portugês, sobre o bushcraft:

 

https://sites.google.com/site/bushcraft2010/O-Bushcraft

 

http://o-aventureiro.blogspot.com/2010/08/o-dilema-bushcraft-versus-excursionismo.html

 

Abraços,

 

Tem um texto legal com alguns vídeos para ilustrar o que é buscraft: http://blog.tocandira.com.br/sobrevivencia/bushcraft/

Não é um site de buscraft, mas tenho aprendido algumas coisas úteis e simples por lá. Outra forma de aprender muito é no YouTube, tem muita gente boa filmando sobre o assunto! Tenho passado algumas tardes de folga procurando por vídeos bacanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...