Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#828151 por Carlosfuca
12 Abr 2013, 01:55
Cachoeira do Engano - Juquitiba-SP

De forma bateu-voltou visitei a bela cachoeira do engano, se você pensa que é engano você está enganado... cá pra nós, que trocadilho fuleiro esse rsrs.

Juquitiba é show de bola tanto no ecoturismo quanto nos esportes de aventura, dessa vez fui pro bairro mais baixo de Juquitiba, o bairro do engano onde fica a cachoeira do engano. Para chegar a essa cachoeira peguei uma estradinha paralela a rodovia Regis Bittencourt, estrada que começa a partir de um retorno no km 340. Peguei o ônibus Juquitiba-Barnabés 030 que sai do Valo Velho, esse buso roda hein, passa por Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba e enfim Barnabés. No km 337 da Régis eu desci, onde o buso tomou a esquerda entrando pro bairro eu segui direto pelo acostamento sentido sul até o km 340, e andaria até sei lá onde pois a estrada muito me agrada é como diz o velho novo Ventania ".. rodoviária de maluco é posto de gasolina...", sei que ele cita isso, agora se foi ele quem compôs vai saber, mas voltando... na verdade eu tava indo, no km 340 achei o retorno que da na estrada da cachoeira que com apenas 30 minutos de caminhada e uma curva acentuada pra esquerda se chega na cachoeira. Aquela estradinha que quase ninguém passa, o contato com a natureza é constante, o nímio desejo de permanecer por ali durante dias, meses, anos... quando cheguei na cachu então, nem se fala. Notei que alguém acampou por lá e não recolheu seu lixo, é foda sempre tem esses, ou o fluxo de pessoas ali é alto, como eu fui muito cedo não vi uma alma viva lá, nem morta (ainda bem), e fiquei por quase 2 horas só na boa. Li um conto de Machado de Assis (Pai contra Mãe), comi meu lanche que foi meu café da manha as 09:30, refleti sobre a vida "lá fora", daquele ambiente, daquela calmaria, da verdadeira tranquilidade, que "lá fora" não se vive, é como escreveu Thoreau num trecho do livro Walden: "...a maioria dos homens vive uma existência de tranquilo desespero...", o pior é que eu me incluo - as vezes não rs.

É isso ae, até a próxima!

Fotos:
DSC03501.JPG
DSC03501.JPG (411.61 KiB) Exibido 4360 vezes

DSC03510.JPG

DSC03617.JPG
Bifurcação - virar esquerda

DSC03609.JPG

DSC03525.JPG
Engano

#1152322 por Diogo Rodrigues
09 Jan 2016, 23:05
Demais seu relato Carlos!
Quase 3 anos depois eu o vi, mas achei bem legal! Vou tentar ir na cachoeira!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes