Bom,
Eu estou morando aqui em Montréal faz 1 mês..
Desse mês, o que posso dizer é o seguinte, óbvio que isso se aplica à Montréal..
Transporte é barato.. $65,25 você compra um cartão que vale tanto para metro e ônibus. Pode usar a vontade pelo mês inteiro!
Alimentação não é tão cara quanto pensava.. Se você for sempre almoçar em restaurante sai +- isso por refeição:
Barato -> $5,00
Médio -> $10,00
Caro -> $25,00
O que vale a pena é comprar sua comida no supermercado, sai bem mais barato e você pode comer com qualidade, inclusive frutas e saladas(não tão boas quanto as do Brasil)!
Então na média(comendo pelo supermercado + restaurante) sai uns $450,00 por mês para alimentação.
Agora que vem a facada no peito: Hospedagem.
Alugar um apartamento aqui varia muito, e nenhum é barato.
O esquema é rachar com um amigo ou roomate.
Eu racho com um amigo aqui, pagamos $650,00(O que é um bom preço) por mês incluindo tudo(internet, telefone, energia, aquecimento, etc). Dividido por 2 dá $325,00 o que é bom!
Agora, o que vai pegar para vocês(e para todos) é quando você aluga um apartamento, você precisa comprar os móveis. É difícil achar algum apartamento barato com móveis inclusos.
Móveis inclui maquina de lavar roupa, maquina de secar, geladeira, cama, mesa, sofá, etc, etc..
O que recomendo é pesquisar bem antes, como no
craigslist...
Tentar já fazer algumas referencias por aí(Brasil) e chegar aqui, visitar os lugares antes de alugar.. E em muitos casos você pode comprar seus móveis de pessoas que estão se mudando, ou então comprar do próprio dono do apartamento e pechinchar com ele..
E antes de alugar alguma coisa, fique bem informada. Pois você pode achar todos os tipos de negocio, donos, contratos, etc..
Então assim.. somando tudo... o que
EU gasto por mês com necessidades sai uns $700-$750 dollares.. não mais que isso..