Ir para conteúdo

Casal cinquentão - de Portugal para a Bahia. Chapada ou litoral ?


csf

Posts Recomendados

  • Membros

Caros mochileiros

Parabéns pelo vosso site.

Temos andado por aqui a recolher muita e excelente informação pq nunca fomos ao Brasil e não temos espírito de programa de férias por agência.

Apesar da idade, temos um espírito muito livre e não gostamos que nos marquem hora de levantar ou de meter no bus, hora e onde almoçar... local para visitar...

Gostamos de ser nós a decidir quando e onde ir.

Se nos apetecer ficar 1 hora num local a contemplar é isso que queremos fazer e se não gostarmos de um sítio que escolhemos, então mudamos para outro.

Depois de muito pesquisar, descobrimos este site e, apesar de a nossa onda já não ser a de mochila às costas, nem a nossa idade ser a vossa, achamos o site muito bem feito e as as vossas dicas de roteiros muito boas.

Não temos muito tempo para ficar aí , mas queríamos ver o mais diversificado possível

Não sei se vão ter paciência para nós, mas ainda assim vamos tentar porque estamos com uma dúvida muito grande.

Temos dois roteiros possíveis. Um é aquele que gostaríamos de fazer. O outro é aquele que achamos que podemos fazer, entendem?

Ah, vamos alugar um carro para podermos rentabilizar o tempo.

Pensamos que é uma boa ideia circular e ver o mais possível no ínício e depois tirar os últimos dias para curtir bem o Morro e talvez tirar um dia para fazer um passeio a Boipeba e voltar.

Então é assim:

1º roteiro

salvador - 3 dias - 1 dia é o último por causa do regresso

Chapada - 3 dias

Barra Grande - 3 dias

Morro de s. Paulo- 5 dias

 

2º roteiro

salvador - 3 dias

- Itacaré - 2 dias

trancoso -2 dias

Barra grande - 2 dias

Morro de s. paulo - 5 dias

 

Quanto ao primeiro o nosso problema está bom de ver

E pergunto já se com a nossa idade dá para visitar os pontos mais interessantes ou se é puxado demais?

Pelo que percebemos, os locais se visitam com guia e julgamos que se forma um grupo e nós não queríamos atrapalhar e fazê-los ficar para trás, por não aguentar a pedalada.

Também vimos que os locais mais interessantes são os mais difíceis de fazer - Fumaça por baixo e lago azul (acho que tem que se descer agarrado a umas cordas) morro do Pai Inácio, não percebi bem??

Estão a ver o nosso problema né?

Ou será que dá para andar por lá com o carro que levamos, chegar perto desses pontos e depois fazer a pé, sem guia?

Quanto ao segundo roteiro, aí acho que é mais tranquilo, mas como é um roteiro quase só de praias, é menos diversificado e além disso é um pouco mais corrido.

Então este é o nosso dilema.

Pelo que vimos, tudo é bonito demais, mas a chapada dava um complemento ao roteiro por ser diferente das praias. No entanto talvez seja puxado demais para nós.

O outro é mais descançado , mas é praticamente só um roteiro de praia. Não é tão completo.

Para além de tudo não vamos com muito tempo, mas é o possível e, dentro do possível gostavamos de tirar o melhor partido das férias.

Será que estão na disposição de dar uma ajuda a estes "cotas", como se diz aqui em Portugal?

Agradecemos toda a vossa ajuda, sugestões e opiniões

csf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá!!! ::otemo::

 

Os dois roteiros são possíveis com alguns pequenos ajustes!

 

Acho que o primeiro roteiro dá pra fazer sim!! E na minha opinião é o melhor !!! Eu tiraria uns dias de Morro de São Paulo e colocaria na Chapada Diamantina, então vcs poderiam alugar o carro e seguir pra chapada, uns 5 dias, são muitos passeios que dá pra fazer de carro: Pratinha, Grita da Torrinha, Morro do Pai Inácio, Vale do Capão, Cachoeira da Fumaça por cima, Lençóis e suas várias trilhas, salão de areia coloridas, poço azul etc. etc. etc.

 

De carro fica mais fácil.

 

Depois pegar a estrada e ficar os dias restantes e ficar só curtindo as praias pra relaxar!!

 

 

Quanto a ser cinquentão não tem problema, tem muitos locais na Chapada Diamantina que dá pra ir de carro e as caminhadas não são tão pesadas: Pratinha, Vale do Capão e suas trilhas, fumaça por cima, etc. etc. etc.

 

Espero ter ajudado, qq dúvida é só perguntar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada Frida, foi muito gentil.

Então você também acha que o primeiro roteiro é mais interessante, não é?

Pois nós também e o problema é o que já descrevi no post anterior.

Pelo que percebi, indo de carro podemos dispensar o guia, ou há lugares que mesmo chegando perto de carro, depois convem ir com guia?

Os posts que li aqui e também toda a informação que consegui, é um pouco confusa para quem não tem ideia da dimensão do local.

Claro que na maior parte dos casos as pessoas se deslocam a pé e com os tais guias, o que resultam em dias inteiros para chegar a um local.

Com carro, não vi nenhuma informação e por isso estamos um pouco perdidos relativamente a este destino. Parece mais difícil traçar um roteiro do que no 2º que é só seguir a estrada.

A minha duvida para já é esta- como sugere fazer 5 dias lá, seria de ficar sempre em lençois e sair de carro até cada ponto e regressar ou definir um percurso e conforme isso , arranjar alojamento próximo dos locais a visitar?

E existe alojamento sem ser em lençois?

Se quiser ajudar mais uma vez, agradeço

Csf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá!!

 

vcs estando de carro não precisa de guia.

 

No centro de Lençóis em qualquer Loja, vc compra um mapa chamado TRILHAS E CAMINHOS que tem indicações das trilhas.

 

Ressalto que fazer trilhas sem guia é preciso ter pelo menos uma noção básica de direção e tal, tendo isso dá pra ir tranquilos!

 

Minha sugestão é dividir os dias entre Lençóis e fazer suas trilhas e depois Vale do Capão, que tem trilhas com lindas cachoeiras estilo "bate e volta", inclusive a Cachoeira da Fumaça por cima que é uma trilha batida e não é necessário guia, apenas deixe uma contribuição em dinheiro na portaria. Não deixe de ir na Conceição dos Gatos e nas Cachoeiras de Rodas e Rio Preto!!

 

O Vale do Capão é uma Vila encravada num região montanhosa, na década de 70 com o fim do movimento hippie, algumas pessoas deste movimento se estabeleceram por lá, e hoje se misturam aos nativos sertanejos da região, é um local super charmoso que conta com uma infra estrutura pequena e muitas cachoeiras cujas trilhas pode-se chegar bem próximo de carro, sem a necessidade de guia pois as trilhas são batidas. A única trilha que recomendo um guia seria a trilha do Poço do Gavião pois tem muita bifurcação e a trilha não é batida.

 

Já que estarão de carro podem partir de Lençóis ou do Vale do Capão para as outras localizades pra visitar as demais atrações: Poço Azul, Pratinha, Gruta da Torrinha etc, etc., daí vcs podem se hospedar na cidade mais próxima pra economizar no combustível.

 

O seu segundo roteiro é bem interessante também mas não tem diversidade de paisagens, é um roteiro de praias.

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mais uma vez obrigada, Frida

As suas iiformações são muito importantes para nós, por isso vou incomodá-la de novo.

Partindo do Vale do Capão, para fazer a trilha do Poço do Gavião, aquela que recomenda guia, aí fazíamos o contrato com o guia a partir da vila e íamos direto (ida e volta) voltando novamente para a vila, é isso?

As outras que indicou fazem-se circulando de carro.

Quanto a deixar o carro na estrada e seguir a pé pelas trilhas, não há perigo de assaltar ou maltratar o carro,que fica parado umas horas ali?

Outra pergunta é: há algum site ou tópico onde possa ver quais as trilhas que se podem fazer de carro e as que se têm de fazer a pé, distâncias, tempo que demoram a percorrer, etc?

Bjs

Csf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Mais uma vez obrigada, Frida

As suas iiformações são muito importantes para nós, por isso vou incomodá-la de novo.

Partindo do Vale do Capão, para fazer a trilha do Poço do Gavião, aquela que recomenda guia, aí fazíamos o contrato com o guia a partir da vila e íamos direto (ida e volta) voltando novamente para a vila, é isso?

As outras que indicou fazem-se circulando de carro.

Quanto a deixar o carro na estrada e seguir a pé pelas trilhas, não há perigo de assaltar ou maltratar o carro,que fica parado umas horas ali?

Outra pergunta é: há algum site ou tópico onde possa ver quais as trilhas que se podem fazer de carro e as que se têm de fazer a pé, distâncias, tempo que demoram a percorrer, etc?

Bjs

Csf

 

Olá Csf,

 

Isso mesmo!!! na Trilha do Poço do Gavião, vc vai e volta no mesmo dia, a entrada fica bem próximo da Vila, o trecho percorrido de carro é pouco.

 

vc pode deixar o carro que ninguém mexe, é tranquilo!!

 

Bom, eu fiz um tópico só com as Trilhas do Vale do Capão, segue o link abaixo:

 

as-trilhas-do-vale-do-capao-chapada-diamantina-ba-t47621.html

 

Se vc tiver dúvidas sobre o tempo médio de caminhada, as distâncias etc. (não me lembro se coloquei isso no tópico) pode perguntar!!!!!

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola csf,

 

Eu tb acho que vale a pena visitar Chapada. Ha 5 anos estive na Bahia e na minha opiniao, a viagem sem Chapada seria incompleta.

Nós fizemos assim: SSA - Itacare - Chapada

De carro.

Na Chapada fizemos seguintes passeios (em 2 dias): Morro do Pai Inacio, Poco Encantado, Cachoeira da Fumaca por cima.

Tivemos o guia local.

Carro pode ser deixado no inicio da trilha, sem problemas, ninguem assaltou.

 

Boa viagem!

Anna

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Anna

Obrigado

Já que fez este roteiro que será mais ou menos o que nós vamos fazer, e se tiver disponibilidade e paciência, podia ajudar-nos com algumas informações:

- o carro alugou antes, ou procurou lá mesmo? Foi em SSA? Eles fazem seguro contra todos os danos? GPS, têm?

- estado das estradas

- tempo que demora a fazer os trajectos SSA- Itacaré - Chapada e dentro da Chapada (roteiros)

- alojamentos

- restaurantes

...

enfim, o que se lembrar e achar que nos poderá ser útil

Obrigado

Csf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola csf,

 

- o carro alugou antes, ou procurou lá mesmo? Foi em SSA? Eles fazem seguro contra todos os danos? GPS, têm?

alugámos carro em Salvador - simplesmente perguntamos na nossa pousada e eles arranjaram tudo, foi o Celta, versão muito simples, sem GPS (acho que pode optar pelo carro com GPS, sem problema), os seguros eram inclusos

 

- estado das estradas

veja as fotos embaixo, algumas estradas são muito boas, outras péssimas; tem que ter cuidado das lombadas, nem sempre bem sinalizadas

 

- tempo que demora a fazer os trajectos SSA- Itacaré - Chapada e dentro da Chapada (roteiros)

nós partimos de Salvador depois do café da manhã, cerca das 9.00-9.30 e chegámos em Itacare ao escurecer; vc tem que esperar por ferryboat, a passagem tb leva algum tempo; as estradas são como são; talvez agora sejam melhores, a nossa viagem foi em 2006;

a viagem de Itacaré a Lençois já dura menos tempo

 

- alojamentos

a nossa pousada chamava-se Solar dos Morães, posso recomendar, tem jardim grande e lugar para estacionar carro

 

- restaurantes

tem algumas na praça principal da cidade, não me lembro dos nomes :)

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110606050902.jpg 500 375 ]Buracos na estrada.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110606051330.jpg 500 375 ]Estrada na Bahia.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110606051428.jpg 500 375 ]Lencois.[/picturethis]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mais fotos da Chapada - vale a pena ir mesmo, apesar dos buracos na estrada que podia ver na minha mensagem anterior :)

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110606051831.jpg 500 375 ]Chapada Diamantina.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110606051906.jpg 375 500 ]Cachoeira da Fumaça.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110606051955.jpg 500 375 ]Cachoeira da Fumaça.[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...