Boa noite pessoal, sou o Binho e moro na Bolívia, em Puerto Suárez, bem na fronteira com Corumbá. Então, esses lugares (Chochís, Roboré e Valle de Tucavaca) são um sonho. São lugares que ainda não tem um monte de turistas, oferecem serviços básicos para o turista, e tem de tudo, ou quase tudo, que você precisa para se divertir. Roboré pode ser visto como o lugar central, onde existem hoteis pequenos, com bons preços (sei que são baratos, exemplo, Hotel Pachecho, a uma quadra da praça principal, 60 bolivianos ou 15 reais), restaurantes, comidinha boa, taxis, e gente que poderá ajudar muito aos turistas. Roboré é um lugar para passar uns 2 dias, aproveitando os balnearios naturais que existem, sendo o melhor o da Quinta Divisão, a 15 minutos da praça caminhando.

Desde Roboré você pode ir para Chochís, que está a 50 quilometros, tudo asfaltado. Lá existem algumas trilhas que aconselho pegar com um guía, que você consegue em Chochis mesmo, inclusive, dizem, eu ainda não fiz, da para subir num paredão enorme que é a parte mais alta de toda esta região. Aconselho ums dois dias lá, pelo menos, onde você tambèm vai ver algumas cachoeiras e um lugar religioso, quase um parque com esculturas em madeira que contam sobre uma inundação que ai houve em 1979.

Outro lugar incrível é Aguas Calientes, a 30 km de Roboré, indo para Corumbá. Como o nome diz, são aguas termais em um rio com aguas cristalinas. Num lugar chamado Los Hervores vc encontra uma pequena pousada com cabanas, barata, com ótima comida, e é uma brasileira a dona, que se chama Doris. Aconselho dormir ai, e ir na agua a noite.. é super.

Por último, outro lugar imperdível é Santiago de Chiquitos, que está a 18 km de Roboré, e oferece alojamento básico, bem familiar, ou se vc prefere, um bom hotel, o Beulá. En Santiago vc pode conhecer a antiga igreja jesuita, ver os restos da riqueza da igreja, caminhar na cidadezinha e conhecer a cultura local com as pessoas que lá moram, todo o mundo é muito gentil. O forte de Santiago também são as montanhas, onde vc pode entrar e conhecer cavernas, pequenos rios e cachoeiras, e ver belas formações rocosas.
Não perca também de visitar a casa do gringo Whitaker, cuja esposa faz mermeladas e vinhos, se der, vai tomar o café da manhâ na casa deles, mas avise que irá antes..

Se posso ajudar de alguma forma, me avisem, ok?
Como última informação, a estrada já está quase toda asfaltada, da fronteira com Brasil até Santa Cruz, faltam uns 35 km entre San José e Pailón, onde tem que se subir por uma montanha com muita pedra, mas todo o ano acessivel.
Abs,