Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#286054 por Poa2006
05 Jan 2007, 04:52
Tô afim de ir com uma amiga passar o carnaval em Ouro Preto, mas tá todo mundo cobrando um absurdo pela hospedagem lá! :(

Achamos uma república que faz um preço bacana, mas não temos nem idéia do que esperar de um república.

Alguém pode ajudar a gente na decisão? Ficar em república no carnaval é programa de índio? Vai ter como descansar ou é zoeira o tempo todo?

Valeu!

#286095 por Gabriel_lost
05 Jan 2007, 11:50
Oi Poa2006,
quanto foi que te cobraram na republica?
#286281 por Rogerio Felix
08 Jan 2007, 21:12
República Birinaite - República estudantil de alunos da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, MG. História, moradores e ex-moradores, tudo sobre a UFOP e os vestibulares.
República K-Zona - República de alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, MG. Festa do Doze, Festival de Inverno, Carnaval, vestibular da UFOP entre outras coisas. Além de fotos da república e da galera.
República Esconderijo - UFOP - República formada por estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Saiba dicas sobre o vestibular da UFOP, moradores da república e enquetes.
Ninho do Amor - Tradicional república de Ouro Preto, exibe seus integrantes, ex-alunos, as histórias e as festas.
República Reino de Baco - Republica de Ouro Preto, informações turísticas, dicas, curiosidades, histórias do deus Baco, hospedagens, excursões, reservas para o vestibular, carnaval, festival de inverno e muito mais. Ouro Preto , MG.
Necrotério - Carnaval, ex-alunos, fotos, história e informações.
República Cantinho do Céu (2)
República Hospício - Reúne história, casos, hinos, escolas e mais.
República Pronto Socorro - República de estudantes do curso de Farmácia Bioquímica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
República Santuário - Página da república de Ouro Preto, MG. Os moradores, as festas e mais.
Adega - República Federal fundada em 1963. Mostra sua história, moradores, ex-alunos, homenageados, festas e fotos.
República Badauê - República Feminina. Festa do 12, Carnaval, Festival de Inverno, turismo, vestibular, UFOP, fotos das meninas e amigos, curiosidades sobre Ouro Preto, MG.
República Cassino - Fotos dos integrantes e festas, hino, poema representativo de sua história e lista de telefones de repúblicas em Ouro Preto e Mariana.
República Vira Saia - República da universidade (federal), masculina, localizada na casa 4D no campus universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
República Xeque-Mate - República estudantil da Universidade Federal de Ouro Preto, MG. Fotos da galera, ex-alunos e golos. Informações sobre as tradicionais festas de Ouro Preto, Carnaval, Festa do Doze, Festival de Inverno e outros eventos como vestibular. Além de informação sobre hospedagem e reservas de vagas na república.
República Casanova - República estudantil da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Informações sobre a festa do 12 e 21 de Abril.
República B. - República da Universidade Federal de Ouro Preto.
República Butantan - República estudantil da Universidade Federal de Ouro Preto, MG. Fotos da galera, ex-alunos e amigos. Informações sobre as tradicionais festas de Ouro Preto, Carnaval, Festa do Doze, Festival de Invern o e outros eventos como vestibular. Além de informação sobre hospedagem e reservas de vagas na república.
República K-zona - Informações sobre a República K-zona. República masculina, formada por estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) - USP. Piracicaba, SP.
República Koxixo - História, 21 de abril, carnaval, fotos, etc.
República Nau Sem Rumo - República de estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, MG.
República Pasárgada - Traz fotos, festas, hino, moradores e mais.
República Senzala - República de estudantes de Engenharia da Universidade Federal de Ouro Preto - MG.
República Unidos Por Acaso (UPA) - República, moradores, ex-alunos, amigos, festas e fotos.
República Bastilha - República de Ouro Preto, MG. Informações sobre festas, ex-alunos, moradores e mais.
República Baviera[cid:472157] - Site desta Repíblica formada por estudantes de engenharia da Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. Aqui você encontra informações sobre os ex-alunos, festas e um pouco de nossa história .
República Necrotério - Conta a história desta república instalada no antigo necrotério da cidade. Moradores atuais e ex-alunos, galeria de fotos, festas e mais.
República Peripatus - Composta por estudantes da UFOP. Conta sua história e festas ( 12 de Outubro, Carnaval, Festival de Inverno e 21 de Abril), além de fotos.
República Tôa-Tôa - Traz informações sobre as festas da cidade. Ouro Preto, MG.
Repúblicas de Ouro Preto - Site dedicado as repúblicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Fotos, links, textos e outras informações.
República Baviera[cid:359522] - Informações sobre ex-alunos, moradores, festas, fotos da casa etc... Ouro Preto, MG.
República Sé - Uma das históricas repúblicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Perepingação - Uma República de Aventuras - Festival de música de Alegre, ES. Litoral de Guarapari e a cidade histórica de Ouro Preto, MG. Informações sobre festas, fotos, piadas, links, pesquisas etc...
República Arte & Manha - Moradores da República, últimas atividades, informações sobre festas em Ouro Preto, tudo sobre Vestibular de Ouro Preto, reservas de vagas para qualquer evento na cidade incluindo vestibular, festival de inverno e carnaval.
República da Ufop - República Federal da Universidade Federal de Ouro Preto. Informações sobre o campus em Mariana e os cursos de Letras e História.
Republica Canaan - República de estudantes de Engenharia e Computação da UFOP. Fotos e Informações sobre festas, história e hospedagem.
República Calamidade Publica - História, notícias, moradores e eventos.
República Espigão - República estudantil localizada em Ouro Preto, MG. Carnaval, festa do doze, ex-alunos, festival de inverno, atuais moradores, hospedagem etc...
República Gaiola de Ouro - República Gaiola de Ouro situada no centro Histórico de Ouro Preto. Participa ativamente de atividades festivas e culturais da cidade, tais como Doze, Carnaval, Festival de Inverno, vestibular e outra s.
República Poleiro dos Anjos - Moradores, fotos, festas, carnaval, história, etc.
República Bangalô - República Federal onde moram estudantes de engenharia da Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP). Traz informações sobre a cidade, histórias, carnaval, festa do 12, Festival de Inverno, ex-alunos e mais.
República Freumn - Site da república mista situada em Ouro Preto, MG formada por universitários de vários cursos da UFOP.
República Marragolo - História dos moradores, ex-alunos, suas festas, feriados, festival de inverno, vestibular, carnaval e a Festa do Doze.
República Masmorra - Mostra fotos dos moradores e do carnaval da cidade.
República Notre Dame - Fotos das festas, moradores e Carnaval. História da república e mais.
República Pif-Paf - Site desta república de estudantes de Ouro Preto, MG. HIstória, carnaval, festival de inverno, fotos, ex-moradores, turism etc...
República Sparta - República Federal com mais de 60 anos de existência. Histórico, moradores e ex-alunos, novidades, festas e fotos.
República Tigrada - Moradores, ex-alunos, Carnaval, 12 de outubro, aniversário, história, jornal... Ouro Preto, MG.
República Saideira - Festas, carnaval, moradores e fotos.
República Tabu - Fala dos tabuanos, seu Bloco da Lama, formatura e histórico.
República Vaticano - Fundada em 1935. Traz fotos dos moradores, festas e história da república.[/url]
#286407 por donafro
10 Jan 2007, 05:38
Então, lá é mto bom.. mas é zueira o tempo todo, td mundo animadão... a média q estão cobrando é essa mesmo R$ 250,00...

Eu fico sempre na Bastilha, que fica no Morro do Cruzeiro... lá tem várias republicas uma do ladinho da outra e o povo interage mto...

Eu fui ano passado e voltei no feriado de Doze de Outubro, não deixo mais de ir, pq vale a pena kd tostão gasto...
#286881 por gpolachini
16 Jan 2007, 04:01
Carnaval em Ouro Preto é muito bom.... Vale muito a pena ir para lá. Nunca fiquei em republica, mais pelo que vi lá, é agitação total o carnaval inteiro. Uma dica que dou, se você estiver a fim de gastar menos é ficar no camping que tem lá em ouro Preto, que é o MG-001. O camping tem uma boa estrutura, e é barato, o unico problema é que ele fica meio distante do centro( que é onde onde tem a concentração dos blocos ). Se você for de carro vale a pena.
Outra dica que dou é para não perder a concentração dos blocos, que geralmente tem cerveja de graça, e o bloco só vai para a rua quando a cerveja acaba. O ano passado fui no bloco das lajes e no mesclado e recomendo. Ouro preto é muito bom.
#297646 por GrimphoS
04 Dez 2007, 20:55
Bom, moro na república Arte & Manha em Ouro Preto, agente ta preparando um carnaval massa aqui pros amigos que já frequentaram outros carnavais e pra quem quiser conhecer a tradição das nossa festas... dai o seguinte, se precisarem de um telefone de contato tem esse aqui: (31) 3551-4655. Você pode falar com qualquer um da república que agente informa tudo sobre o carnaval.
Tem o nosso site tambem(um pouco desatualizado >.<) www.artemanha.cjb.net
E no mais é isso...

Qualquer coisa add o msn: republicaartemanha@hotmail.com
#298176 por nnaomi
16 Dez 2007, 14:09
Poxa, esse topico tá parado!
E as cidades historicas de Minas sao demais!

Fui p/ lá em jan/2007.

Nunca vi tanta igreja, museu, ladeira, sobe-e-desce o tempo todo. Comemos muita comida mineira. Acho que isso resume o passeio :) É muita comida, um prato para 2 alimenta 2 caminhoneiros ou 2 serventes de pedreiro, até o Daniel conseguiu deixar resto no prato e ele normalmente limpa tudo :) Quando eu saía do restaurante eu falava que estava andando até torta, pois tinha tanta comida na minha barriga, que tinha até alterado meu ponto de gravidade :) Exageros à parte, acho que é um passeio diferente e que você aproveita mais se tiver bons conhecimentos em história. Eu nunca gostei muito de história e lembro pouca coisa dos tempos de escola, mas de qualquer forma é impressionante ver a arquitetura daquelas igrejas e sobrados de 1700, 1800...

Na minha opinião, Ouro Preto e Tiradentes são as melhores cidades para passar alguns dias, parece que elas são mais caras, entretanto tem mais infra-estrutura para o turismo. Mariana, Congonhas e São João Del Rei estão pouco preservadas e apenas algumas ruas são bonitas, mas vale a pena passar por elas para conhecer alguns pontos turísticos. Passamos rapidamente em Ouro Branco e visitamos uma igreja dessa cidade.

Não sabia que em Ouro Preto tinha tanto turista estrangeiro, era um tal do povo falando conosco em inglês. Queriam vender pedras preciosas e artesanato para nós. Acho que pensaram que éramos turistas japoneses e ricos mas depois que viam que éramos brasileiros e curtos da grana eles paravam de dar bola para a gente :)
#304886 por anacarlagoes
13 Mar 2008, 10:08
Gente, preciso de umas informações de onde me hospedar em Diamantina! Vou estar por la com um grupo em 22 de Abril. Alguns lugares pra comer tb.. iremos com um orçamento apertadérrimo! :shock:

valeu :D
#306742 por popov
08 Abr 2008, 11:06
Olha a Pousada Castelinho,os preços deles costumam ser bacanas.
#307559 por pere1000%
20 Abr 2008, 14:10
Ola galera dos mochileiros!
Fui para MG em jan. de 2008 percorri os seguintes trechos de carro:
Sao Paulo- B.H (pela fernao dias)
B.H- Ouro Preto (conheci tb mariana que fica bem proximo)
Ouro Preto - Congonhas
Congonhas - tiradentes (conheci tb Sao Joao Del Rei que fica proximo)
Tiradentes - Carrancas
Carrancas - Sao tome
Sao Tome - Sao Paulo

FIquem a vontade para perguntar, pois somente realizei esta viajem porque me inspirei neste site!
#308420 por nnaomi
29 Abr 2008, 21:45
A cidade

Ouro Preto é um destino muito procurado por turistas, inclusive estrangeiros. Tem uma área de 1249 Km2 (maior município em extensão territorial do estado), altitude mínima de 989m e máxima de 1891m e aproximadamente 66 mil habitantes (dados de 2000 - IBGE). Está localizada no estado de Minas Gerais, na Região Central, a cerca de 100 km da capital Belo Horizonte. Pertence ao Circuito do Ouro e Circuito Estrada Real. Possui clima tropical de altitude com temperatura média anual de 18,5ºC, média máxima de 23,2ºC e média mínima de 14,6ºC.

Destacam-se os turismos Cultural, Histórico, Religioso, Gastronômico e Ecológico. Em 1933, Ouro Preto recebeu o título de Monumento Nacional. Cinco anos depois, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural (Iphan) tombou a cidade. Em 1981, a Unesco conferiu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

A história

Acredita-se que a história começou entre os anos de 1693 e 1698, quando a expedição de Duarte Lopes encontrou pedras negras no rio Tripuí (água veloz, em tupi). Após uma avaliação descobriu-se que era ouro, recoberto por uma camada fina de óxido de ferro, originando-se a denominação de Ouro Preto.

A referência para os que partiam em busca do ouro era a montanha pontuda, um pico chamado Ita-corumi (pedra-menino), hoje denominado Itacolomi. Em 1698, Antônio Dias de Oliveira, um bandeirante de Taubaté, conseguiu chegar à região e fundou um arraial. As notícias atraíram outros pioneiros, que fundaram outros arraiais.

Entre 1707 e 1709 ocorreu o primeiro grande conflito, envolvendo essencialmente paulistas e portugueses: a Guerra dos Emboabas. Ainda em 1709 seria criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, tendo Mariana como capital. Em 1711 com o crescimento dos arraiais de Padre Faria, Antônio Dias, Paulistas, Bom Sucesso, Taquaral, Sant' Ana, São João, Ouro Podre, Piedade, Ouro Preto e Caquende, estes foram elevados à categoria de vila denominada Vila Rica de Albuquerque.

Em 1720, Felipe dos Santos e Pascoal Guimarães, explorador do morro do Ouro Podre, se revoltaram contra a instalação das Casas de Fundição e a cobrança de 20% de todo ouro recolhido, o Quinto. A revolta conhecida como Sedição de Vila Rica foi duramente reprimida. Pascoal foi condenado e o morro do Ouro Podre foi incendiado, local que hoje é conhecido como Morro da Queimada. Felipe dos Santos foi condenado ao enforcamento. Para limitar as vias de acesso às Minas e inibir o contrabando e a evasão fiscal foi criada a Capitania de Minas Gerais, separada da Capitania de São Paulo, tendo Vila Rica de Albuquerque como capital.

Com o crescimento, os arraiais de Antônio Dias e Ouro Preto se unem no morro de Santa Quitéria, onde hoje está a Praça Tiradentes. A rua principal passa a ligar as três colinas de Cabeças, Praça Tiradentes e Santa Efigênia e, mais abaixo, o Padre Faria. O arraial de Ouro Preto forma com o de Antônio Dias o núcleo de Vila Rica, alterando o nome da vila para Vila Rica de Ouro Preto. E o local se transforma no maior aglomerado da América Latina.

A partir de 1950 o ouro começa a escassear. Por volta de 1783 a produção já tinha caído consideravelmente e continuava a cair. O governo português cria novos impostos e por fim a derrama, imposto compulsório sobre os rendimentos atrasados do quinto do ouro.

O inconformismo com a situação econômica, as informações sobre as revoltas na França e na América do Norte e a ideologia iluminista inspiram o ideal libertário em comerciantes, intelectuais e militares. Mas o movimento, conhecido como Inconfidência Mineira, é frustrado pela denúncia do Coronel Joaquim Silvério dos Reis ao Visconde de Barbacena em 1789. Faziam parte do movimento Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Inácio José de Alvarenga Peixoto, Cônego Luís Vieira da Silva, Franscisco Paula Freire de Andrade, José Álvares Maciel e os padres José de Oliveira Rolim e Carlos Correia de Toledo, além do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Os líderes do movimento são punidos com o exílio em colônias portuguesas na África, e Tiradentes é condenado à morte. Em 1972, foi enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro e sua cabeça exposta em Vila Rica, na atual Praça Tiradentes, onde há um monumento ao mártir. O poeta Cláudio Manuel da Costa foi encontrado morto na prisão. Declararam que fora suicídio.

Vila Rica deixa de ser a referência econômica do país, mas continua politicamente ativa. Em 1823, é elevada a capital da Província de Minas Gerais, passando a se chamar Imperial Cidade de Ouro Preto. Com a proclamação da República, em 1889, Ouro Preto permanece como capital de Minas Gerais até 1897, quando é inaugurada Belo Horizonte. Com esse fato a cidade esvazia-se e graças a isso ela pôde manter seu conjunto arquitetônico, artístico e natural praticamente inalterado. Em outras cidades, o crescimento acelerado impôs a destruição do patrimônio histórico para a construção de prédios novos e modernos.

Em 1924, a cidade é visitada pelos modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade Tarsila do Amaral, acompanhados do poeta francês Blaise Cendrars, que revalorizaram o barroco como estilo nacional, destacando o Aleijadinho no país e no mundo.

Como chegar

Distâncias: de Belo Horizonte
Ouro Preto 98 Km
Mariana 110 Km
Ouro Branco 95 Km
Congonhas do Campo 78 Km
São João Del Rei 180 Km
Tiradentes 200 Km

Belo Horizonte é a principal cidade de acesso às cidades históricas para quem vem de longe.

Aeroportos:

* Aeroporto da Pampulha: Pça Bagatelle, 204, (31)3490-2001/3490-2155, drangel.sbbh@infraero.gov.br, http://www.infraero.gov.br
* Aeroporto Internacional Tancredo Neves Confins: Rod MG 10, (31)3689-2702/36892424

Estação Rodoviária: Pça Rio Branco, 100, (31)3271-3000/3277-4522. Informações sobre Belo Horizonte podem ser encontradas no site http://www.pbh.gov.br - ver link “Transporte e Trânsito”. A empresa Pássaro Verde, 0300-7894400, http://www.passaroverde.com.br , faz a linha para Ouro Preto e Mariana

Quando ir

Acredito que cada época tenha os seus atrativos. Os verões são quentes e úmidos ótimos para um banho em cachoeiras. No inverno Ouro Preto uma névoa o frio convida casais a curtirem um autêntico romantismo barroco. Quem quer agito deve ir aos eventos do Carnaval, da Semana Santa e do Festival de Inverno, bem como nos feriados prolongados. Quem quer sossego deve fugir desses períodos. Fui em janeiro, um mês de alta temporada, mas estava bem tranqüilo esse ano, talvez o problema dos aeroportos ou a chuva tenha afugentado parte dos turistas. Embora janeiro me pareça um mês atípico em Ouro Preto, pois é alta temporada, mas o mês de férias que atrai turistas de outras cidades, também deixa a cidade vazia dos estudantes da faculdade. Janeiro é considerado um mês de muita chuva. Realmente quando chegamos estava chovendo, mas para a nossa sorte o tempo foi melhorando. Com o passar dos dias, a chuva constante passou a ser apenas uma chuva de verão, forte e rápida, geralmente no horário de almoço, mas chovia todo dia.

Calendário de eventos de Ouro Preto

* Fevereiro/Março: Carnaval - dizem que é animadíssimo, mas eu não sei como o povo agüenta sambar descendo e subindo aquelas ladeiras.
* Abril:
o Semana Santa - 2 km de tapete de flores e serragem ligam as matrizes de Antônio Dias e do Pilar. Há procissão.
o Semana de Inconfidência
o 21 - Ouro Preto volta a ser capital de MG, nessa data
* Maio:
o Comemoração do Mês de Maria em todas as paróquias
o Festa de Santa Cruz
o Festa de Santa Rita
* Junho:
o Festas juninas
o Corpus Christi
o Festa de Santo Antônio
* Julho:
o Semana da Cidade - aniversário de Ouro Preto
o Festival de Inverno
o Festa dos Mineiros
o Festa de Santana
* Agosto:
o Festa de N. Sra. do Pilar
o Festa de N. Sra. da Lapa
o Festa de São Bartolomeu
o Festa do Produtor Rural
o Festa de N. Sra. dos Prazeres
* Setembro:
o Festa das Cavalhadas
o Semana da Pátria
o Festival Internacional Tudo é Jazz
o Festival de Vinhos Safras Novas
o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matozinhos
o Festa de N. Sra. de Nazaré
o Festa de N. Sra. das Mercês
* Outubro:
o Festa da Escola de Minas
o Festa de N. Sra. Aparecida
o Festa de N. Sra. do Rosário
* Novembro: Semana do Aleijadinho
* Dezembro: Festa de N. Sra. da Conceição

Onde ir

Basicamente os pontos a serem visitados são igrejas, museus, lojas de artesanato, joalherias. Passear pela cidade e observar a arquitetura são programas imperdíveis. Pode-se seguir um mapa e andar a pé pelo centro histórico, onde estão localizados a maior parte dos atrativos. A seguir uma lista de atrações separadas por tipo:

Arquitetura e Museus:
* Casa dos Contos, R. São José, 12 (31) 3551-1444, ter a sáb das 12h30 às 17h30; dom e feriados das 9h às 15h
* Casa de Tomás Antônio Gonzaga, R. Cláudio Manoel, 61 (antiga R. do Ouvidor), seg a sex das 9 às 17h30
* Casa de Cláudio Manuel da Costa, R. Carlos Thomáz, 6, Centro
* Casa dos Inconfidentes, R. Engenheiro Correia, Vila Aparecida
* Casa de Aleijadinho, Rua Aleijadinho, ao lado da Igreja Matriz N. Sra. da Conceição, provavelmente entre os números 76 e 90, existiu a casa onde viveu Aleijadinho
* Casa da Câmara, Praça Tiradentes, 41 (31) 3559-3209, das 8 às 17h
* Escola de Farmácia, R Costa Sena, em reforma
* Museu Casa Guignard, R. Conde de Bobadela, 110 (R. Direita), (31) 3551-5155, ter a sex das 10h às 12h e das 12 às 18h, sáb, dom e feriados das 9 às 15h, entrada gratuita
* Museu da Inconfidência, Praça Tiradentes, 139 (31) 3551-4977/3551-5233, ter a dom das 12h às 17h30, ingresso: R$ 6,00
* Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas Praça Tiradentes, 20, (31)3559-3119/3559-1597, museu@ufop.br http://www.museu.em.ufop.br , horário de funcionamento varia conforme o setor
* Ludo Museu, R. do Pilar 76
* Museu das Reduções, R. São Gonçalo, 131, Amarantina, (31) 3553-5182 redução@ projetoreducao.com.br http://www.projetoreducao.com.br/ , qua a seg das 9 às 17h
* Museu do Oratório, Igreja de N. Sra. do Carmo, na R. Brigadeiro Musqueira, (31) 3551-5369 http://www.oratorio.com.br , das 9h30 às 11h50 e das 13h30 às 17h30, entrada paga
* Museu do Aleijadinho, Igreja da N. Sra da Conceição, na Praça Antônio Dias, (31) 3551-3282, ter a sáb das 8h30 às 11h50 e das 13h30 h às 17h e dom das 13h às 17, ingresso: R$ 5,00 (serve para Igreja da N. Sra da Conceição e a Igreja São Francisco de Assis)
* Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, Igreja Matriz N. Sra do Pilar, na Praça Monsenhor João Castilho Barbosa, ter a dom das 9h às 10h45 e 12h às 16h45, ingresso: R$ 4,00 (serve para Igreja Matriz N. Sra do Pilar e a Igreja de São Francisco de Paula)
* Teatro Municipal: R. Brigadeiro Musqueira das 12h às 18h, em reforma
* Centro de Artes e Convenções ou Parque Metalúrgico, Rua Diogo de Vasconcelos, 328, Pilar (31) 3551-1015/3559-3400, parquemetalurgico@ouropreto.com.br http://www.parquemetalurgico.com.br
* Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), R. Getúlio Vargas 185, http://www.faop.mg.gov.br/
* Fórum, Praça Reinaldo Alves de Brito (esquina com a R. Conde de Bobadela)
* Estação Ferroviária, Praça Cesário Alvim, 102
* Estátua de Tiradentes, Praça Tiradentes
* Coluna Saldanha Marinho, Praça Amadeu Barbosa, Bairro Barra
* Rua Direita, R. Conde de Bobadela
* Feira de Artesanato (Pedra Sabão), Largo de Coimbra
* Largo do Rosário, Bairro do Rosário

Chafarizes:
* Chafariz da Praça Tiradentes, Praça Tiradentes
* Chafariz dos Contos, Praça Reinaldo Alves de Brito (antigo Largo São José)
* Chafariz Alto das Cabeças, R. Alvarenga Peixoto
* Chafariz do Pilar, Praça Américo Lopes, Pilar
* Chafariz do Rosário, ao lado da igreja N. Sra. do Rosário
* Chafariz da Glória, R. Antônio de Albuquerque
* Chafariz de Marília, próxima à ponte de mesmo nome
* Chafariz Alto da Cruz ou Padre Faria, R. Padre Faria
* Chafariz da Rua Barão, R. Barão de Ouro Branco
* Chafariz do Antônio Dias, R. Cláudio Manuel

Igrejas:
* Igreja de N. Sra. das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima), R. Padre Rolim, visitação: sem horário fixo
* Igreja de N. Sra. do Carmo, R. Brigadeiro Musqueira (atrás do Museu da Inconfidência), ter a sáb das 12 às 16h45, dom das 9h30 às 11h e das 13h30 às 16h45, missas aos dom às 8h30, entrada paga
* Igreja de São Francisco de Assis, Largo de Coimbra, ter a dom das 8h30 às 11h45 e das 13:30 às 17h, missas aos sáb às 19h, entrada paga
* Igreja de Bom Jesus do Matozinhos ou de São Miguel e Almas, Rua Alvarenga Peixoto das 13h às 17h, missas aos sáb às 18h e dom às 9h
* Igreja de N. Sra do Rosário, Largo do Rosário, de ter a sáb das 12 às 16h45 e dom das 13 às 15h30, missas aos dom às 16h
* Igreja Matriz N. Sra do Pilar, Praça Monsenhor João Castilho Barbosa, ter a dom das 9h às 10h45 e das 12h às 16h45, missas às seg a sex às 7h, sáb e dom às 7h e 19h, entrada paga.
* Igreja de São Francisco de Paula, Rua Padre Rolim (Antigo Morro da Piedade), de ter a dom das 9 às 10h45 e das 13h30 às 16h45 e dom das 13h30 às 16h45h, entrada paga
* Igreja de São José, R. Teixeira Amaral, visitação: sem horário fixo
* Igreja de N. Sra da Conceição, Praça Antônio Dias, (31) 3551-4954, de ter a dom das 8h30 às 11h45 e das 13h30 às 17h, dom das 12 às 17h, entrada franca na igreja, não no museu
* Igreja de N. Sra das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo), R. das Mercês, visitação: sem horário fixo
* Igreja de Santa Efigênia ou de N. Sra. do Rosário do Alto da Cruz, R. Santa Efigênia, de ter a dom das 8h30 às 16h30, missas na sex e dom às 7h

Capelas:
* Capela do Senhor do Bonfim, R. Antônio de Albuquerque (próxima à Matriz do Pilar)
* Capela de N. Sra das Dores, R. Dr. Tenente Pereira, Bairro Antônio Dias
* Capela de Bom Jesus das Flores de Taquaral, Rodovia dos Inconfidentes, Km 4, bairro Taquaral, saída para Mariana, visitação: sem horário fixo
* Capela de Santana, Morro de Sant'Ana (Morro da Queimada), (31) 3551-5047, visitação: necessário consultar a paróquia de Santa Efigênia, missas aos domingos às 9h
* Capela de São João Batista, Morro do Ouro Fino, visitação: sem horário fixo
* Capela N. Sra da Piedade, Morro da Queimada, (31) 3551-5047, visitação: consultar paróquia de Santa Efigênia
* Capela N. Sra. do Rosário dos Brancos ou do Padre Faria, R. Padre Faria, (31) 3551-1257, visitação: ter a dom das 8h30 às 16h30, missas às ter, qua e qui às 7h, dom às 19h30, ingresso válido também para Igreja Santa Efigênia
* Capela de São Sebastião, Morro de São Sebastião, (31) 3551-3282, visitação: consultar paróquia de Antônio Dias

Passos: são pequenas capelas
* Passo da Coroação, R. São José, próximo à casa de Tiradentes
* Passo Ponte Seca, próximo à ponte cujo riacho foi canalizado, em frente à casa onde provávelmente morou a amante de Tiradentes
* Passo da Flagelação, R. Getúlio Vargas
* Passo do Pretório (ou Antônio Dias), R. Cláudio Manuel

Oratórios
* Bom Despacho
* Santa Cruz, R. Santa Efigênia

Pontes
* Antônio Dias, entre a Praça de Antônio Dias e o Largo de Marília
* dos Contos, R. São José, ao lado da Casa dos Contos
* Seca, R. Donato da Fonseca, bairro do Rosário
* do Pilar, R. do Pilar, bairro Pilar
* do Rosário, R. Bernardo Guimarães, bairro Rosário
* da Barra, R. Antônio Martins, bairro Barra
* a

Minas:
* Mina do Chico Rei, R. Dom Silvério 108 (próxima à matriz N. Sra. da Conceição), das 8 às 18h, entrada paga, visita guiada (guia deve ser pago à parte)
* Mina Velha do Padre Faria, R. Santa Rita, 21, Bairro do Padre Faria, (31) 3551-7741, 8h30 às 17h, entrada paga
* Mina Fonte de Meu Bem Querer, bairro do Padre Faria, próximo à Igreja de Santa Efigênia, das 8 às 18h, entrada paga, visita guiada

Ecológicos e outros:
* Morro da Forca
* Mirante do Morro São Sebastião, acesso pela rua que sobe ao lado do Observatório Astronômico
* Cachoeira das Andorinhas
* Estação Ecológica do Tripuí
* Parque Estadual do Itacolomi, Rodovia do Contorno - BR 356, em frente ao trevo do Hospital de Ouro Preto, (31) 8835-7260, quar a seg das 8h às 17h, http://www.parquedoitacolomi.com.br/
* Trem da Vale (Maria Fumaça Ouro Preto - Mariana), Praça da Estação Ferroviária, (31) 3557-3844 (Mariana), (31) 3551-7705 (Ouro Preto), http://www.tremdavale.com.br ingresso: ida R$18,00 - ida e volta R$30,00 (verificar desconto para crianças, estudantes e idosos), partidas às sex, sáb, dom e feriados, às 11h e 16h de Ouro Preto e às 9h e 14h de Mariana

Onde ficar

* Pousada Nello Nuno, R. Camilo de Brito 59, (31) 3551-3375, http://www.pousadanellonuno.com Fiz uma pesquisa na internet e achei a Pousada Nello Nuno, preço bom, localização boa e a escolhi. Fui e gostei muito. Está instalada em um casarão antigo, com móveis de madeira, com aquele charme típico de Ouro Preto. Bem perto da Praça Tiradentes, a 2 quadras, sendo uma plana e a outra uma ladeira, até que não é longa, mas é bem íngreme. À primeira vista assusta, mas depois você acostuma, pois a cidade é inteirinha assim, aliás esse é um dos charmes da cidade. A Anna Amélia é um amor de pessoa e deu dicas ótimas de passeio. No site tem um mapa e dicas legais. O nome da Pousada é uma homenagem ao pintor Nello Nuno. Os dois foram responsáveis pela criação da Escola de Arte Rodrigo Mello Franco de Andrade, onde foi oferecido o primeiro curso para a formação de Conservadores e Restauradores no Brasil.

Outras opções:

* Hotel Colonial, Travessa Pe Camilo Veloso, 26, Centro, (31) 3551-3133/3551-3361 http://www.hotelcolonial.com.br Ótima localização a cerca de 40m da Praça Tiradentes
* Hotel Pousada Casa Grande, R. Conselheiro Quintiliano, 96, (31)3551-4314 http://www.hotelpousadacasagrande.com.br Localizada a cerca de 150m da Praça Tiradentes, sentido à cidade de Mariana
* Pouso dos Sinos de São Francisco, R. Costa Senna, 30, Centro, 31) 3551-1138/3551-3094/8785-2642, http://www.pousodossinos.com.br Localizado em frente à Igreja de São Francisco de Assis, a cerca de 100m da Praça Tiradentes
* Hospedaria Antiga, R. Xavier da Veiga, 01, (31) 3551-2203, http://www.antiga.com.br A 450m da Praça Tiradentes
* Grande Hotel de Ouro Preto, R. Senador Rocha Lagoa (R. das Flores), 164, Centro, 31) 3551-1488/3551-5028, http://www.hotelouropreto.com.br Projetado por Oscar Niemayer, tem boa localização, entre a Praça Tiradentes e o Centro Comercial
* Pousada do Mondego, Largo de Coimbra, 38, (31) 3551-2040/3551-3094, http://www.mondego.com.br Localização ótima, bem em frente à Feira de Artesanato de Pedra Sabão, basta subir uma ladeira para chegar à Praça Tiradentes
* Brumas Hostel, Ladeira de São Francisco de Paula, 68, (31) 3551-2944 http://www.brumashostel.com.br No site consta que o albergue se localiza a 200m da rodoviária e outros duzentos do centro comercial, acredito que faça referência a R. São José, desse ponto até a Praça Tiradentes ainda há um bom trecho de caminhada, não é longe, mas são ladeiras
* Repúblicas: opção econômica e "divertida", existem várias localizadas em pontos estratégicos, tem sites com muitas informações

Onde comer

* Restaurante Forno de Barro, Praça Tiradentes, 54, (31) 3551-7442. Comida mineira, buffet self-service
* Restaurante Maximus Colonial, Rua Conde de Bobadela 151, (31)3551-3143/9914-1209. Comida mineira, buffet por quilo
* Restaurante Calabouço II, R. Conde de Bobadela, 132, (31) 3551-6460. À noite, o sistema é à la carte
* Recanto do Pão de Queijo, R. Barão de Camargos, 22, (31)3551-2561. Lanchonete simples, mas com um pão de queijo muito bom!
* Beijinho Doce Lanchonete, R. Conde de Bobadela, 134, (31) 3551-2774. Aconchegante, com decoração bonita e doces deliciosos

Outras opções:

* Restaurante Relicário 1800, Praça Tiradentes, 64, (31) 3551-2855

Dicas

Contatos úteis de Ouro Preto:

* Secretaria Municipal de Turismo: Praça Tiradentes 41 (Câmara Municipal), (31) 3559-3209/3551-1469, das 8 às 17h, atendimento@ouropreto.org.br http://www.ouropreto.org.br
* Associação de Guias: (31) 3559-3269
* Rodoviária, R. Padre Rolim, 661, (31) 3559-3252
* Prefeitura Municipal, Praça Barão do Rio Branco 156, (31) 3559-3285
#308423 por nnaomi
29 Abr 2008, 21:55
A cidade

Mariana foi a primeira capital de Minas Gerais. Foi fundada em 1711. Tem uma área de 1.198, altitude máxima de 1772m e mínima de 598m e aproximadamente 47 mil habitantes (dados de 2000 - IBGE). Está localizada no estado de Minas Gerais, na Região Central, a cerca de 110 km da capital Belo Horizonte. Pertence ao Circuito do Ouro, ao Circuito Estrada Real e à Trilha dos Inconfidentes. Possui clima tropical de altitude com temperatura média anual de 17,5ºC, média máxima de 22,6ºC e média mínima de 13,1ºC.

Destacam-se os turismos Cultural, Histórico, Religioso, Gastronômico e Ecológico. Em 1945, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico como monumento nacional.

Quando ir

Calendário de eventos de Mariana

* Janeiro:
o Festa de Santo Antônio em Cuiabá
o Festa de São Sebastião em Bandeirantes
o Festa de São Sebastião em Cláudio Manoel; Festa de São Sebastião em Passagem de Mariana
* Fevereiro:
o Carnaval
* Março:
o Trekking- Enduro de Mariana
* Abril:
o Semana Santa
o Semana Evangélica- EREM
* Maio:
o Festival da Vida
o Festa do Divino
o Mês de Maria- Coroações
o Encontro de Bandas e Corais
* Junho:
o Festa de Santo Antônio no subdistrito da Barroca
o Festa de Santo Antônio em Paracatu de Baixo
o Corpus Christi
* Julho:
o Festival de Inverno Ouro Preto-Mariana
o Dia de Minas Gerais (Aniversário de Mariana, Festa da Cidade)
o Festa Nossa Senhora da Conceição em Camargos
o Rally - Etapa de Mariana
o Festa de São Bento em Bento Rodrigues
* Agosto:
o Expo-Mariana
o Festa de São Roque
o Festival Nacional de Folclore
o Festa de Santo Antônio no subdistrito de Pedras (data móvel)
o Festa de Nossa Senhora da Assunção
o Festa de São Caetano em Monsenhor Horta
o Festa São Luiz Rei da França em Águas Claras
o Festa de Nossa Senhora da Glória em Passagem de Mariana
* Setembro:
o Independência do Brasil desfiles de rua
o Feira de Artesanato em Cachoeira do Brumado
o Festa do Menino Jesus em Paracatu de Baixo
o Festa Nossa Senhora da Glória em Barro Branco
o Festa Nossa Senhora Nazaré em Santa Rita Durão
o Festival da Juventude - Loucuras da Música
* Outubro:
o Festa de Nossa Senhora do Rosário no subdistrito da Vargem
o Festa Nossa Senhora do Rosário em Padre Viegas
o Festa de Santa Teresa de Ávila em Bandeirantes
o Festival Infância Brasil
o Iron Bike
* Novembro:
o Consciência Negra
o Encontro de Corais
* Dezembro:
o Festa de Nossa Senhora da Conceição em Cachoeira do Brumado; Festa de Bom Jesus do Monte em Furquim
o Natal de Luz
o Reveillon

Onde ir

Pode-se seguir um mapa e andar a pé pelo centro histórico, onde estão localizados a maior parte dos atrativos. A seguir uma lista de atrações separadas por localidade:

Centro Histórico:

# Praça Gomes Freire
# Antigo Palácio Dos Bispos, Museu da Música e do Livro, R. Cônego Amando, s/n, Praça Gomes Freire
# Chafariz de Assumar ou São Francisco, próximo a Praça Gomes Freire
# Casa do Conde de Assumar, Travessa São Francisco de Assis, 20
# Museu Arquidiocesano de Arte Sacra - Arquidiocese de Mariana, R. Frei Durão 49, visitação: ter a dom das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
# Casa da Intendência/Casa da Cultura, R. Frei Durão, 84
# Casa de Cláudio Manoel da Costa, Praça da Sé
# Igreja Catedral de N. Sra da Assunção - Catedral da Sé, Praça Cláudio Manoel ou da Sé, (31) 3557-1799/3558-2785, recitais às sex às 11h e aos dom às 12h15, visitação: ter a dom das 8 às 12h e das 14 às 18h30
# Casa Setecentista, R. Direita
# Casa Alphonsus Guimaraens, R. Direita, 35, das 8 às 12h
# Casa do Barão de Pontal (Museu do Mobiliário), R. Direita 50
# Capela do Sr dos Passos ou Capela de São Jorge, atrás da Casa da Câmara
# Casa da Câmara e Cadeia, Praça Minas Gerais, visitação: das 8 às 11h e das 13 às 17h
# Pelourinho, Praça Minas Gerais
# Igreja de São Francisco de Assis, Praça Minas Gerais
# Igreja de N. Sra do Carmo, Praça Minas Gerais
# Colégio Providência
# Igreja de N. Sra dos Anjos da Arquiconfraria de São Francisco dos Cordões, R. Dom Silvério
# Igreja de Nossa Senhora das Mercês, R. das Mercês
# Igreja d São Pedro dos Clérigos, Largo de São Pedro
# Chafariz São Pedro, Largo de São Pedro

Distritos:

# Seminário Maior de São José, R. Dom Viçoso, visitação limitada à presença de seminaristas
# Seminário Menor e Capela de N. Sra da Boa Morte (Instituto de Ciências Humanas e Sociais), (31) 3557-1328
# Capela de N. Sra de Sant'ana
# Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, R. do Rosário, missas às sex às 18h, sáb e dom às 17h
# Capela de Santo Antônio
# Ermida de São Geraldo Magela, visitação: seg das 8 às 19h, ter a sex das 8 às 17h e sáb das 8 as 16h30
# Igreja de Bom Jesus do Monte, distrito de Furquim, a cerca de 27Km da cidade (sentido Ponte Nova)
# Capela de N. Sra do Carmo, distrito de Furquim, às margens do famoso Ribeirão do Carmo.
# Igreja de Santa Teresa, distrito de Ribeirão do Carmo
# Igreja Matriz de São Caetano, distrito de Monsenhor Horta
# Igreja Matriz de N. Sra da Conceição, distrito de Camargos, a 20Km cidade, saída para a cidade de Santa Bárbara.
# Igreja N. Sra da Conceição, distrito de Cachoeira do Brumado
# Cachoeira do Brumado, distrito de Brumado
# Igreja de N. Sra da Glória, distrito de Passagem, antigo caminho que liga Mariana a Ouro Preto
# Igreja de N. Sra da Glória, distrito de Passagem de Mariana, a 4Km
# Mina da Passagem, distrito de Passagem, das 9h às 17h, (31) 3557-5000, http://www.minasdapassagem.com.br , entrada de 17,00 com guia

Onde comer

# Restaurante Lua Cheia, R. Dom Vicoso, 23, (31) 3557-3232. Comida mineira por Kg com churrasco, diariamente das 11 às 15h e de ter a sáb das 18 às 22h

Dicas

Contatos úteis de Mariana:

* Portal Turístico, Rodovia dos Inconfidentes s/n (anexo ao terminal rodoviário), (31) 3558-5455, das 8 às 17h
* Terminal Turístico Manoel da Costa Ataíde, Praça Tancredo Neves, (31) 3557-1158 ou 9624-9059, das 8 às 17h
* Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, R. Barão de Camargos 59, das 8 às 17h, (31)3558-2314/2315
* Associação de guias de Turismo do Brasil, (31) 3557-1158
* Rodoviária: Rodovia dos Inconfidentes Km 72, (31) 3557-1373
* Prefeitura Municipal, Praça Juscelino Kubitschek, (31) 3557-9000
#308424 por nnaomi
29 Abr 2008, 22:02
Quando ir

Calendário de eventos de Tiradentes

* Janeiro:
o Aniversário da cidade: 19/01
o Mostra de Cinema
* Fevereiro:
o Carnaval
* Abril:
o Semana da Inconfidência
o Semana Santa
* Junho:
o Festa de São Francisco de Paula
o Jubileu da Santíssima Trindade
o Encontro Nacional de Harley-Davidson
* Julho:
o Exposição Agropecuária e Inverno Cultural
* Agosto:
o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia
o Festa de Santo Antônio do Canjica
* Setembro:
o Nossa Senhora das Mercês
* Outubro:
o Festival de Cavalo Campolina
* Dezembro:
o Natal

Onde ir

Pode-se seguir um mapa e andar a pé pelo centro histórico, onde estão localizados a maior parte dos atrativos. A seguir uma lista de atrações separadas por tipo:

Igrejas:

# Matriz de Santo Antônio, R. da Câmara, das 9 às 12h e das 14h30 às 17h
# É a segunda igreja do Brasil em quantidade de ouro (482 Kg) Igreja São João Evangelista, R. Padre Toledo (Largo do Sol), qua a seg das 9 às 17h
# Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, R. Direita, qua a seg das 12 às 16h
# Igreja N. Sra das Mercês, Largo das Mercês, dom das 9 às 17h
# Santuário da Santíssima Trindade, R. Santíssima Trindade, das 8 às 17h
# Igreja de Bom Jesus da Pobreza, Largo das Forras, 8, qui a dom das 12 às 17h
# Capela de Santo Antônio do Canjica, R. Francisco Pereira de Morais, 273, bairro do Canjica
# Igreja São Francisco de Paula, próxima à rodoviária

Casario e arquitetura:

# Casa da Câmara, R. da Câmara
# Sobrado Ramalho, R. da Câmara
# Ponte de Pedra, acesso ao Largo das Forras
# Prédio da Prefeitura, Largo das Forras
# Chafariz de São José de Botas
# Passo, Largo do Sol. Há outros 5 Passos na cidade
# Estátua do Alferes, Largo do Sol

Museus:

# Padre Toledo, R. Padre Toledo, qua à seg das 9 às 17h
# Tancredo Neves (Arte Sacra), R. Direita, qua à seg das 12 às 16h
# Casa da Cultura, R. Padre Toledo, qua à seg das 9 às 17h
# Centro Cultural Yves Alves, R. Direita, 168, qua a seg das 10h às 18h

Caminhadas:

# Bosque Mãe D'água, perto do Chafariz de São José de Botas.Horário, qua a dom das 7 às 11h e das 12 às 16h. Ao longo do trajeto, cerca de meia hora de caminhada, existe um aqueduto construído pelos escravos em 1749. Tentei entrar no Bosque, mas sempre que fui, estava fechado.
# Cachoeira Bom Despacho, situada nas margens da estrada que liga Tiradentes a Santa Cruz.
# Serra de São José: Fomos com um grupo e o guia João, muito legal, foi um passeio de meio dia, na parte da manhã, com direito a muitas cachoeiras e paisagens lindas. Contato do João, R. Antônio Teixeira de Carvalho, 119, 3355-2819/9199-2838, tiradentesjeeptoour@hotmail.com
# Mangue, bairro do Pacu. Através de uma trilha com cerca de 30 minutos de caminhada chega-se ao vale entre o Morro de Santa Luzia e a Serra de São José
# Calçada dos Tropeiros, o trajeto transpõe a serra, passando pelo córrego e cachoeira do Mangue. Nesse ponto é possível ver um pouco do calçamento de pedra, feito pelos escravos. No caminho, após o Mangue, existe o resquício de um mundéu.
# Cachoeira do Mangue : pequena queda d'água no caminho para o Balneário de Águas Santas. É acessada seguindo a Calçada dos Tropeiros, próxima ao mangue que a batiza.
# Balneário de Água Santas: No sopé da Serra de São José, do outro lado da cidade existe o Balneário de Águas Santas com grande piscina de água radioativa, excelentes duchas, play ground, campos de futebol, lago e outros locais para diversão. A temperatura da água é de 28ºC. O Balneário existe desde meados do século XIX e era inicialmente explorado pela Câmara e Prefeitura, tendo sido doada ao estado em 1958
# Cachoeira do Carteiro: Seguindo pelo bairro do Cascalho, sítio do Ipê, com uma caminhada de aproximadamente uma hora e meia passando por uma calçada do século XVIII, que antigamente ligava a cidade de Tiradentes ao Arraial da Laje chega-se ao alto da Serra de São José. No caminho você passará diante de uma cruz onde foi morto um carteiro que trazia mensagem importante para a vila. Diz a lenda que quem passar por este caminho deverá jogar uma pedra ao pé da cruz. Logo em frente deparamos com algumas pequenas piscinas naturais.
# Seguindo a linha do trem, opção de caminhada é seguir o trajeto da velha Estrada de Ferro Oeste de Minas

Outros:

# Passeio de Maria Fumaça, (32) 3371-8485 (São João Del Rei ) sex, sáb, dom e feriados, partidas de Tiradentes às 13h e 17h e de São João Del Rei às 10h e 15h, ida/volta 25,00 - só ida (ou volta) 15,00 (verificar desconto para crianças) http://www.fcasa.com.br/fca_06_novo.htm
# Passeios de charrete, largo do Forras e estação ferroviária
# Bichinhos, na verdade é o distrito Vitoriano Veloso, da cidade de Prados, fica a 7Km de Tiradentes, estrada de terra para Prados. Tem artesanato e boa comida mineira

Onde ficar

* Pousada Encanto da Serra, Travessa dos Inconfidentes, 41, (perto do posto de combustível), 3355-1591 http://www.encantodaserra.com.br/acomoda.htm É uma pousada muito aconchegante, tem decoração muito bonita, os quartos são novos e confortáveis e o café da manhã bem caprichado. Atendimento nota 10 do Márcio Luis.

Outras opções:

* Pousada Toro Real, R. Manoel Morais Batista Jr, 204, Parque da Abelhas, (perto da Capela de Santo Antônio do Canjica), 3355-2824/8412-2454 http://www.pousadatororeal.tiradentes.net Tem área de camping também
* Pousada da Bia, R. Frederico Ozanan, 330, (perto do Chafariz de São José de Botas), (32) 3355-1173, http://www.pousadadabia.com.br/
* Pousada Amaryllis, Rua Frederico Ozanan, 358, (perto do Chafariz de São José de Botas), (32) 3355-1393/9111-9313 http://www.amaryllispousada.com.br
* Pouso das Gerais, R. dos Inconfidentes, 109, (perto da Igreja de Bom Jesus da Pobreza), (32) 3355-1234/3355-1402
* Pousadium, Praça D. Delfim Ribeiro Guedes, 13, (perto da Igreja N. Sra das Mercês), (32) 3355-2022, http://www.pousadium.com.br/
* Hotel Ponta do Morro, Pça. Largo das Forras, 88, (32) 3355-1342, http://www.hotelpontadomorro.com.br
* Padre Toledo, R. Direita, 250, (32) 3355-2132/3355-1684, http://www.padretoledo.com.br/html/pousada.htm
* Pousada do Ó, R. do Chafariz, 25, (32) 3355-1699
* Pousada Berço da Liberdade, Praça Berço da Liberdade, 50, 3355-1831 http://www.pousadabercodaliberdade.com.br

Onde comer

* Restaurante Boi Uai, Largo das Forras, 80, (32)3355-1612, à la carte
* Restaurante Sabor de Minas, R. Ministro Gabriel Passos, 62, 3355-1632, à la carte
* Restaurante da Mercês, Travessa José Ferreira Barbosa, 307, Bairro Cuiabá, 3355-1911, à la carte
* Cantinho do Pastel, é um trailer muito arrumadinho, acho que fica na R. Ministro Gabriel Passos
* Lanchonete, fica depois do Largo das Forras, um pouco antes de chegar ao chafariz, no comecinho de uma rua, no lado direito. Simples de tudo, os sabores dos sorvetes estavam escrito num papelzinho a mão de qualquer jeito, mas o sorvete era ótimo. Serve lanches e refeições também, mas não experimentei.

Dicas

Contatos úteis de Tiradentes:

* Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, R. Resende Costa 71, Largo das Forras, (32) 3355-1212/3355-1411, seg a sex das 12 às 17h, sáb das 8 às 12h
* Rodoviária (Terminal Turístico), Praça Silva Jardim, próxima à Igreja São Francisco de Paula, (32) 3355-1100, das 7h às 23h
#308425 por nnaomi
29 Abr 2008, 22:05
Onde ir

Passei rapidamente pela cidade e conheci apenas a igreja principal no centro da cidade, mas listo abaixo outros atrativos:

* Matriz de Santo Antônio, centro
* Igreja de Santo Antônio, distrito de Itatiaia, a 12 km do centro
* Capela N. Sra Mães dos Homens, próxima ao acesso para Conselheiro Lafaiete (Estrada Real)
* Serra de Ouro Branco
* Gameleira, Sítio de Varginha, município de Conselheiro Lafaiete
* Casa de Tiradentes, a alguns quilômetros do Sítio de Varginha, no distrito de Carreiras
* Barragem do Soledade
* Estrada Real
* Praça de Eventos

Dicas

Contatos úteis de Ouro Branco:

* Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, Praça Sagrados Corações, 200, 3749-6012/3749-6005
* Rodoviária, R. Carlos Afonso Sousa Fróes, s/n, Centro
* Prefeitura, Praça Sagrados Corações, 200, Centro, (31) 3741-1233

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes