Ir para conteúdo

Colômbia: 12 dias entre Bogotá, Cartagena e San Andrés. COM FOTOS


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Antes de tudo, quero dizer que a Colômbia,” tierra querida”, me surpreendeu. Não só a mim, mas a meu marido também. É realmente triste a imagem que temos de um país, em parte, tomado pelas forças de grupos de guerrilha. Tomado em parte por tráfico de drogas e armas. Da mesma forma ocorre com Brasil, passamos pra eles a imagem de futebol, mulheres e carnaval. Quando se chega a Bogotá, e vai aos poucos conhecendo sua história e adentrando em cidades históricas como Cartagena, as impressões mudam. Ninguém fala sobre essa guerra interna, ninguém te trata mal, muito pelo contrário. Nos tratam “con mucho gusto”. Frase, que quem for pra lá, ouvirá frequentemente, e acreditem, é com simpatia e muito gosto que fomos tratados e recebidos na Colômbia.

 

03 a 04 de janeiro de 2011

Chegamos a Bogotá em um voo da Tam, fomos por milhagem, as 14:00.

Trocamos dólar (USD), por pesos (COP) no próprio aeroporto. 1USD estava valendo 1,820 COP. Pegamos um taxi para o bairro La Candelaria (20.000 COP) e fomos procurar um hostel ou hotel para ficar. Na rua do hostel Platypus, há vários outros hostel, um do lado do outro. Mas não queríamos ficar em quarto compartilhado e fomos atrás de um hotel. Ficamos no hotel de mesmo nome do Platypus, com uma pequena diferença: Casa Platypus, http://www.platypusbogota.com

Adoramos tudo! Na verdade é um hotel meio hostel. Ficamos em um quarto com banheiro com direito a café da manhã. A primeira cerva é de cortesia. E eles dão chá, café e leite a vontade, a hora que quiser. Os staff são muito legais. Lá mesmo temos informações a vários passeios, várias cidades próximas e outras regiões da Colômbia. A internet é de graça também.

Claro que o preço é bem diferente dos hostels que estava na faixa dos 45.000 COP a diária sem direito a café e em quarto compartilhado. Lá pagamos 150.000 COP para ter esse conforto.

Estava fazendo cerca de 15° de dia e de noite chegava aos 10°. ::Cold:: Tínhamos também um aquecedor no quarto, uma beleza.

 

Em Bogotá fizemos todo o centro a pé. Conhecemos a Plaza Simon Bolivar onde fica a Catedral e o Capitólio. Ao lado da praça, na Calle 11, há vários cafés. Uma delícia! Vale a pena tomar um e experimentar as guloseimas típicas que eles oferecem. Servem almoço também.

Precisamos comprar um guarda-chuva, pois toda hora começava uma chuva fina e fria. Conhecemos o Museu do Ouro (5.000 COP por pessoa) e o Museu da Esmeralda (5.000 COP por pessoa), que fica num prédio quase na frente do Museu do Ouro. Achamos fantástico os dois, para nós geólogos foi um prato cheio! ::cool:::'>

O Museu Botero estava fechado para manutenção.

De noite fomos na Calle 82, muito legal, muitos bares e restaurtante. E na outra noite fomos na Zona Rosa e Parque de La 93, onde há menos bares, mas é muito agradável também.

Não tivemos problemas com o taxi. Assim que o pessoal do hotel chamava pra gente, em cerca de 10 min. ele estava na porta. Muito barato mesmo. Para sair de noite, pagávamos cerca de 15.000 COP ao taxi.

Fomos também ao Cerro de Monteserrate (14.000 por pessoa). Do nosso hotel dava cerca de 15min. andando, uma subidinha e tanto e com aquele ar mais rarefeito deu uma canseira... Lindo lá em cima. Acabamos almoçando por lá no restaurante de comidas típicas, o Santa Clara. Essa refeição foi uma das mais caras, saiu por 100.000, incluindo vinho que tomamos lá. ::otemo::

Não fomos ao Andre carne de rés, pois como era segunda e terça feira, nos informaram que não funcionaria, o ideal seria a partir de quinta feira, mais movimentado e animado.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

05 a 08 de janeiro de 2011 – Cartagena de Indias

 

Acordamos cedinho e fomos para o aeroporto, taxi pra lá saiu 20.000 COP. Trocamos mais alguns dólares (1 USD estava valendo 1.840 COP). Pegamos um voo da Copaairlines que saiu de Bogotá as 09:15 e chegou as 10:15.

 

DICA: Procure trocar os dólares por pesos em Bogotá. Não haverá cotação melhor. Tanto em Cartagena quanto em San Andrés, as cotações não chegaram a 1 USD – 1.800 COP.

 

Estavámos com nomes de alguns hotéis dentro da cidade amuralhada, onde queríamos ficar. Pegamos um taxi e fomos direto para o Hotel Casa Real. Hotel muito bonito, com café da manhã. Saiu por 220.000 COP a diária. Ficamos muito bem instalados.

No primeiro dia, de tarde, andamos por todo o centro da cidade amuralhada. Vimos outros hotéis já citados aqui, mas gostamos muito do que escolhemos. Jantamos na Plaza Santo Domingo. Na volta, quem disse que achávamos o hotel...afff... cansamos de andar, de perguntar, até encontrarmos. ::putz::

Massa – 20.000 cada

Suco – 9.000

Cerveja – 7.000

Água – 4.000 (no bar) e 2.000 (na rua)

 

No outro dia, fomos ao muelle (espécie de porto) que fica fora da cidade amuralhada. Fomos andando, rapidinho.

Pegamos um Catamarã para a Isla Del Rosário, fomos ao Oceanário e voltamos no final da tarde. Não curtimos muito. Valeu o Oceanário. O Catamarã é lento demais, e balança muito na volta quando o mar está agitado. A ida foi bem tranquila. A baia de Cartagena é muito bonita, com aqueles prédios enormes, os fortes e o marzão ficando azul!

De noite fomos jantar no Hard Rock (vontade de comer um hambúrguer), e tiramos mais fotos. Na volta, adivinha...nos perdemos de novo. ::lol4:: Não sei se era pela quantidade de cervas que tomávamos, ou por que em cada esquina ter uma joalheria (meninas preparem-se!), que tudo parecia igual. Sinceramente, acho que éramos os únicos turistas que abriam mapa para achar o hotel em que estavam hospedados.

 

Passeio para Isla del Rosario - 90.000COP por pessoa e mais 6.000 de impostos (por pessoa) com almoço incluído.

Entrada no Oceanário - 20.000 COP por pessoa

Beijinhos e fotos com os golfinhos - 50.000COP por pessoa. Tudo bem que é meio carinho, mas é uma coisa que se faz uma vez na vida né... :wink:

 

No outro dia, mais espertos, chegamos ao muelle e pedimos a lancha rápida para a Playa Blanca. Muito bom, beeeeem mais rápido, dá pra aproveitar mais o tempo na praia. Linda, água clarinha.

Ficamos na frente de um hotel/camping. Muito legal, tinha uma galera acampada e outras nas cabanas. De frente por mar... A diária varia de acordo com o que você tá procurando.

Camping – 30.000 por dia

Cabana – 80.000 por dia.

Atrás do hotel tem uma lagoa de água doce bem estratégica pra quem ficar por lá.

Almocei um filé de pargo com patacón (banana frita, e como comem banana frita!!! Uma delícia!), arroz com coco e salada. Meu marido almoçou 3 lagostas pequenas e 3 lagostins acompanhados de arroz e salada.

 

Passeio para Playa Blanca - 50.000 COP por pessoa sem almoço mais 12.000 COP de impostos(por pessoa).

Filé de pargo – 25.000

Lagosta e lagostin – 30.000

Cerva – 7.000

Coca-cola – 3.000

Chegamos no final da tarde e fomos lanchar.

Duas fatias de pizza – 12.000

Duas limonadas – 6.000

De noite, fomos andar pelo centro.

De tardezinha, andamos por toda a muralha, lindíssimo ver o por do sol...tiramos muitas fotos...ao entardecer quando as luzes começam a se acender, fica tudo mais bonito na cidade amuralhada. ::love::

Não imaginávamos que Cartagena fosse tão grande. Não quisemos ir no bairro Getsemaní, pois nos informaram que poderia ser perigoso de noite, mesmo tendo alguns bares por lá. E sinceramente, dentro da cidade amuralhada, por mais que seja mais caro do que fora, tava muito gostoso. Tem um clima muito bom por lá...

Jantamos na parte de cima, na varanda, de um restaurante na Plaza Santo Domingo. Muito bom ter a visão de cima, do agito todo que rola na praça. Na verdade comemos umas empanadas e tomamos várias cervas. E pra variar, nos perdemos de novo. ::hahaha::::hahaha::

 

No outro deixamos de ir ao Vulcão Totumo, achamos que não valia a pena. Na verdade não é bem um vulcão, e sim um monte com uma pequena cratera com lama dentro, onde as pessoas vão para tomar banho de lama. É longe e se você for de taxi particular, sai 160.000 COP (parece que são umas 2h de viagem). O taxista te espera subir por uma escada, nadar na lama, sair, se limpar no rio e voltar...Caso vá por agência, fica 40.000COP por pessoa com almoço.

Então, resolvemos pegar um taxi para Bocagrande por 5.000 COP.

Paramos em um restaurante, tomamos umas cervas, caminhamos até a praia, tomamos uns mojitos e a fome começou a bater. Resolvemos ir almoçar em uma churrascaria argentina. Isso que é vontade de comer carne!

Maravilhoso, o atendimento, a comida...um dos melhores lugares onde fomos bem atendidos foi nessa churrascaria.

2 mojitos – 20.000

Churrasco argentino mais bebidas – 100.000.

De noite, jantamos bem, acho que novamente no Hard Rock, muito boa a comida. E...não, dessa vez não nos perdemos. Mas também era nossa última noite na cidade, kkkkkkk...

Em Cartagena de Indias estava rolando um festival de música clássica. Teve algumas noites que rolou DJs. Durante a programação do mês de janeiro e fevereiro, iria rolar mais músicos, inclusive os da Buena Vista Social Club, demais! Tinha diversas exposições de arte pela cidade, esculturas, apresentações, tudo! As ruas e as casas tem seu charme. Tem hotéis e restaurantes pra todos os bolsos.

É realmente uma cidade que respira história, cultura, gostei muito, só reduziria de 4 dias para 3, acho que está de bom tamanho.

 

09 de janeiro a 13 de janeiro de 2011

 

Nosso voo para San Andrés sairia as 12:15 com chegada na ilha as 14:15. Vôo direto pela Copaairlines.

Pegamos um taxi até o aeroporto, pagamos a taxa de entrada na ilha, na hora do checking e fomos comer alguma coisa.

Taxi até o aeroporto – 10.000COP

Almoço no aeroporto – 40.000COP

Taxa para entrar na ilha – 47.800COP por pessoa!

Chegamos com aquele sol, calor, clima, tudo de bom! ::otemo::

Fomos de taxi direto até o Cocoplum Hotel, onde queríamos ficar, na praia de Cocoplum Beach – segundo muitos, uma das praias mais bonita do Caribe, onde se vê el mar de 7 colores!Sorte que tinha quarto vago...é alta temporada. A moça da recepção disse que iríamos mudar de quarto duas vezes, mas acabamos ficando por lá todas as noites.

Taxi até o hotel – 12.000

Diária com café mais uma refeição – USD 100 ou 197.000 COP (por pessoa)

Ficamos curtindo a praia do hotel até o entardecer, e pegamos um transporte público para o centro. Andamos bastante, vimos diversas lojas de importados, como já foi dito aqui na comunidade e voltamos de taxi.

Jantamos no hotel e fomos dormir.

Transporte público – 1.300 COP por pessoa

Taxi de volta ao hotel – 10.000COP

No outro dia, alugamos uma biz para conhecer toda a ilha. Lindíssima...vários locais para tirar fotos... Fomos ao centro também comprar presentes para os nossos pequenos que ficaram com a avó :wink: e alguma coisa pra gente. Depois fomos almoçar em um restaurante do outro lado da ilha, maravilhoso e terminamos o dia curtindo a praia do nosso hotel.

Aluguel da biz – 60.000 COP da 08:00 as 18:00

Almoço no restaurante - 80.000COP

 

Neste dia alugamos a biz para devolver no outro. Passamos o dia, naquele lugar feio e chato, com aquele marzão azul, azul claro, azul escuro, verde, verde claro, verde água, verde escuro... ::lol3:: e no final do dia fomos ver as arraias. Gostamos, foi um passeio diferente.

Jantamos no Mahi Mahi (restaurante que serve comida tailandesa), e pegamos chuva na volta. Choveu até o amanhecer...

“Mantarrayas” – 35.000 COP por pessoa com “cuba livre” a vontade na volta, bom pra esquentar...

Jantar no Mahi Mahi – 80.000 COP (eu praticamente não consegui comer meu prato, rsrsrsrsrs...tive que trocar com o meu marido devido a pimenta...mas tava tããão cheiroso...)

Aluguel da moto saiu por 70.000COP.

 

Como já tínhamos combinado de fazer um mergulho no outro dia depois do café, saímos as 09:00h. com o pessoal do Maurício, que atende no último Decameron, na Baía de Sound Bay, onde fica o bar de reggae que de noite tem som ao vivo. Tinha chovido um pouco na noite anterior, amanheceu ventando muito e com muita alga (sargaço) na praia...mas do outro lado da ilha as condições estavam perfeitas. Sol de rachar, poucas nuvens, vento, mar mais tranquilo...

Pagamos 250.000COP pelo mergulho. Adoramos, valeu a pena!

Almoçamos no hotel, descansamos, e ficamos por lá mesmo.

 

No último dia na ilha, fomos ao navio que fica num banco de corais quase na frente do nosso hotel...almoçamos por lá, curtimos a praia, tudo o que pudemos. Tomamos muita cerva, coco-loco (um coquetel a base de coco e rum) e de noite reservamos uma mesa na parte de cima, na varanda do hotel para um jantarzinho mais romântico...

Delícia, aquela brisa, lua linda, mar espetacular! ::kiss::

Assim foi...

 

14 de janeiro de 2011

Saímos da ilha no voo das 12:00 e chegamos em Bogotá as 14:00. Friozinho...

Muito bronzeados, descansados, aguardamos pacientemente até as 23:00 para pegar o voo da Tam até Sampa, que chegaria por volta das 08:00 do outro dia, mas como teve que abastecer em Manaus, chegamos por volta das 09:30.

 

Voltamos com a certeza de que a Colômbia é um bom lugar pra se conhecer, passear e admirar. O café, Juan Valdez, tão famoso e um orgulho para eles, deixa um pouco a desejar para o nosso. Mas sua cultura, história são muito bonitos.

Seus museus, tradições em minas e pedras preciosas, para nós geólogos é imperdível.

Cartagena é um charme a parte... e San Andrés uma “pérola” no mar do Caribe.

O que Cartagena ganha em Hoteis e Restaurantes, perde para o mar de San Andrés, que deixa a desejar em hotéis...foi o que uma colombiana me disse e começo a acreditar que é assim mesmo.

O centro para compras em San Andrés é muito feio, não combina com uma ilha caribenha. Um comércio desenfreado que peca por não valorizar a cultura deles. Já em Cartagena, você respira essa cultura, artesanato, coisas lindas.

Em fim, cada um com seu valor, sua beleza... E eu, eu voltaria e faria tudo de novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Algumas fotos da trip!

 

 

20110118164028.JPG

 

Bar de cervejas artesanais em Bogotá.

 

 

20110118164148.JPG

 

Museo del Oro - Bogotá

 

 

20110118164301.JPG

 

Museo del Oro - Bogotá

 

 

20110118164530.JPG

 

Teleférico para o Cerro Monteserrate - Bogotá

 

 

20110118164742.JPG

 

Plaza de los coches - Cartagena de Indias

 

 

20110118164921.JPG

 

Muralha que cerca a cidade - Cartagena de Indias

 

 

20110118165141.JPG

 

Andando pela muralha com o por do sol - Cartagena de Indias

 

 

 

 

20110118165513.JPG

 

Passeio para Isla del Rosario

 

 

20110118165740.JPG

 

Beijinhos... Oceanario/Isla del Rosario

 

 

Logo colocarei fotos de San Andrés.

:wink:

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Carooooollll, ameeeeeiiii seu relato!

Vai ser exatamente o roteiro que farei agora de 3 a 15 de março!! Perfeitas as fotos, babei com o beijinho no golfinho!! Eu queroooo!!

 

Gostou do Cocoplum? Eu recebi uma cotação dele e do Portobelo Plaza. Tô mega na dúvida em qual eu fico pq o Cocoplum é meio afastado do centro, teria q pegar táxi td hora e como eu tô sozinha achei melhor ficar no Portobelo que é bem no centrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olha Vivi, eu curti ficar lá justamente por ser mais afastado.

O restaurante de lá é muito bom, é só um. Não deixa a desejar pra nenhum da rede Decameron...

A praia é considerada a mais bonita da ilha.

Mas, vi muita gente, grupos de amigos, gringas sozinhas, indo pra lá pra passar o dia, almoçar e curtir um fim de tarde no hotel, a final, ele é literalmente "pé na areia".

Acho que vc pode sim ficar mais perto do centro e ir pra lá pra conhecer essa praia.

 

O centro pra mim serviu pra comprar alguma coisa pros meus filhos (não fui pra San Andrés fazer compras, fui pra curtir o lugar, comer bem, me divertir) e uma noite que resolvemos jantar lá.

 

O taxi tbm é barato, na faixa 12.000COP

 

Vai na boa que é tranquilo.

 

:wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Que bom que gostou do relato!

Quando der pretendo voltar para conhecer outras regiões da Colômbia, adorei tudo!

 

Como minha programação inicial era Costa Rica e Panamá, e no final acabou não rolando, comprei com apenas um mês de antecedência pela Copaairlines os vôos internos entre Bogotá-Cartagena-San Andrés-Bogotá por um total de R$ 1.600,00. Duas passagens, minha e do meu marido. Parcelei em 3x.

 

Acho que se você ficar de olho um pouco antes e se tiver com sua programação organizada, dá pra comprar mais barato.

 

Qualquer coisa é só perguntar!

 

Abs,

:wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Carol, muito bom mesmo seu relato! Vou fazer esse mesmo roteiro saindo dia 28 de fevereiro e voltando 10 de março. Consegui comprar as passagens pela Avianca, saindo a 644 reais todos os trechos, comprei com 2 meses de antecedência.

Já anotei as dicas...

Obrigada!

Rizza

 

Valeu Rizza!

É isso aí, com antecedência conseguimos preços melhores em quase tudo. ::cool:::'>

 

No meu caso, saiu mais caro pois mudei o destino em cima da hora...mas valeu muito a pena!

Apesar de que fomos com milhas de SP para Bogotá.

 

Qualquer coisa é só falar! Divirta-se!

 

:wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...