Ir para conteúdo

Com dificuldades financeiras, Alitalia pede administração judicial - Devo me preocupar? Viagem marcada para Junho!


Posts Recomendados

  • Membros

Uma empresa entrar em recuperação/administração judicial não significa que ela vá fechar ou falir de imediato, vide exemplo da American Airlines que também entrou em recuperação/administração judicial a 5 anos atras e hoje é uma das empresas aéreas mais lucrativas do mundo, outro exemplo é a companhia telefônica Oi, que também está em recuperação/administração judicial a quase um ano, mas que continua a operar normalmente.

 

O futuro da Alitalia vai depender do novo administrador judicial conseguir um acordo com os sindicatos, que preferem ver a empresa falir e todo mundo perder o emprego do que reduzir os salários e benefícios atuais e permitir a demissão do excesso de funcionários (há mais de 2.000 funcionários alem do necessário), acordo este que os atuais donos não conseguiram.

 

Não tem como saber o que exatamente vai acontecer com a Alitalia, pode ser que os sindicatos continuem intransigentes e a empresa realmente feche, ou também pode ser que agora que a água bateu na bunda, os sindicatos finalmente aceitem um acordo para salvar ao menos uma parte dos empregos e os donos atuais continuem a operar ela normalmente, ou também pode ser que ela seja vendida a um novo dono que manterá as operações normais.

 

Se fosse comprar as passagens agora, eu diria para você evitar comprar pela Alitalia, mas como já comprou as passagens não tem muito o que fazer a não ser torcer para que entrem num acordo logo.

 

As suas opções seriam:

 

- Deixar o do jeito que está e torcer para que cheguem num acordo

- Cancelar as passagens e pedir o reembolso do dinheiro, mas ai se ela realmente for a falência, quem garante que você vai receber algo. Se receber o reembolso, terá uma taxa de cancelamento alta, e uma nova passagem assim em cima da hora provavelmente estará bem cara.

 

Pessoalmente eu deixaria do jeito que está por enquanto, esperando para ver como a história se desenrola, mas já iria me preparando financeiramente e psicologicamente para comprar uma nova passagem ou mesmo cancelar completamente a viagem caso a coisa realmente desande até junho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É Adriano, tenso![emoji15][emoji15][emoji15] O medo maior é dar problema ENQUANTO eu estiver por lá e eu ter dificuldade para voltar, vide o que, se não me engano, aconteceu na derrocada da VARIG, onde muita gente, pelo que eu me lembre, ficou na mão... Mas o lance vai ser bater o joelho no chão e começar a rezar! [emoji28][emoji28][emoji28] Agradeço novamente. Vamos acompanhando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Também tenho comprado a passagem para junho com a Alitalia... Eles tem 180 dias para definir algo, então estaremos no prazo. Mas será que se der algum problema com eles e estivermos lá, eles na teriam que nos colocar em outro voo obrigatoriamente, mesmo sendo de outra companhia até?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu estava no Rio de Janeiro a trabalho no momento da derrocada da Varig, e a passagem de volta era pela Varig, sorte que era "pertinho" e voltei de ônibus até Curitiba. Nossa estou ficando velho, já faz tanto tempo que isto aconteceu! kkkkkkk

 

Diferente da Varig que parou de voar por falta de dinheiro para pagar combustível e ninguém mais vendia fiado para ela pois já estava devendo muito na praça, a Alitalia recebeu um empréstimo de 400 Milhões de Euros do governo meio que a "fundo perdido", para sobreviver estes 6 meses até encontrarem uma solução. O problema é chegar ao final dos 6 meses e eles não terem achado uma solução, ou o buraco das finanças da Alitalia ser muito maior e os 400 milhões acabarem muito antes dos 6 meses.

 

Nos próximos 60 ou 90 dias, a principio deve funcionar tudo normalmente, ao menos até os 400 milhões acabarem...

 

Mas não tem muito o que fazer, a não ser rezar, e já se preparar para o pior, de ter que comprar uma passagem de volta por outra empresa lá na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Também tenho comprado a passagem para junho com a Alitalia... Eles tem 180 dias para definir algo, então estaremos no prazo. Mas será que se der algum problema com eles e estivermos lá, eles na teriam que nos colocar em outro voo obrigatoriamente, mesmo sendo de outra companhia até?

 

Colocar os passageiros para voar por outra empresa tem um custo altíssimo para as companhias aéreas, então elas evitam isto ao máximo. E se a empresa for a falência, quem que paga esta reacomodação dos passageiros?

 

Então em caso de falência, está todo mundo ferrado, os funcionários e passageiros, pois vai cobrar de quem os seus direitos trabalhista, reacomodação em outro voo ou reembolsos?

 

Mas em momentos de crise, com a quebra repentina de uma empresa, as companhias aéreas parceiras costumam fazer alguma caridade assumindo alguns passageiros sem custo, mas são geralmente os passageiros com alto status nos programas de milhagens, justo aqueles que não precisam de caridade...

 

Ou seja, se realmente chegar a quebrar, é cada um por si, e se vire por conta própria para chegar em casa, em último caso tem que apelar para o governo ir buscar os "ilhados", como aconteceu com um grupo de mexicanos ano passado, que ficaram "ilhados" por semanas em Madri sem voo de volta para casa e sem dinheiro.

 

Então é como eu sempre falo para todo mundo que pede se o seu dinheiro é suficiente para determinada viagem:

 

Imprevistos acontecem, sempre tenha uma reserva adequada para imprevistos, nunca viaje com o dinheiro contadinho até o último real, pois se tiver um imprevisto qualquer, você estará em apuros e sem dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...