Como começar do 0 ?

Envie seu roteiro de viagem pelo Brasil para que outros usuários comentem e opinem sobre ele e deixe suas opiniões e comentários sobre os roteiros de outros viajantes.
Regras do Fórum
O Fórum Roteiros de Viagem foi criado para compartilhar projetos pessoais de roteiros de viagem. O objetivo é fazer com que esse compartilhento e troca de informações entre os membros da comunidade abra novas possibilidades e esclareça as dúvidas dos participantes.

Regra para postar no fórum Roteiros de Viagem

Regra Única - Crie primeiro o seu projeto de roteiro e só depois abra um tópico neste fórum. Tópicos com pedidos de criação de roteiros ou apenas com perguntas sobre destinos ou atrações específicas poderão ser deletados ou movidos para outros tópicos sem aviso prévio. Perguntas sobre Destinos devem ser postadas no Fórum Destinos

Não tem idéia de como Criar um Roteiro? Leia os Tópicos:
- Manual do Mochileiro de 1ª Viagem
- Manual do Viajante Independente
- Roteiro Perfeito


Como começar do 0 ?

Nova mensagempor TetySelene » 14 Nov 2009, 23:07

Olá!
Esse é meu primeiro post no Fórum, o visito há um tempo já e é um dos mais bonitos e bem organizados que já vi. Desculpem se o tópico é repetido, não achei nenhum assim. Mas enfim, meu "problema" é o seguinte: sempre quis viajar mochilando, mas não faço absolutamente a menor idéia de como começar. Queria saber se alguém tem alguma dica para começar do 0 mesmo, sem nenhum conhecido que já viaje, como montar rotas de viagens, conhecer os lugares para onde se vai, saber andar por eles...enfim, qualquer coisa seria útil, pretendo começar daqui a um tempo ainda mas quero ir acumulando o máximo de conhecimento prévio possível.

Obrigada, espero aprender muito ainda com o fórum e em breve compartilhar experiências também =)

Beijos!
Avatar de usuário
TetySelene
 
Mensagens: 1
Data de registro: 14 Nov 2009, 22:57
Localização: São Paulo, SP
Reputation point: 100

Re: Como começar do 0 ?

Nova mensagempor Simone Sousa » 15 Nov 2009, 00:04

Olá Tety!
Eu posso te dizer que viajar mochilando é uma das melhores coisas da vida... vc além de conhecer vários locais, pessoas e culturas diferentes, pode aprender muito com a experiência...que é única! Cada viagem é uma pequena lição de vida e, só quem pratica é que pode sentir essa sensação, que não tem palavras! Por isso, vá em frente e procure começando a conhecer seu estado, as cidades próximas de onde vc mora, para depois conhecer o restante do país. Antes, há alguns anos atrás, eu achava que seria muito mais interessante conhecer outros países, achava que deveria começar mochilando saindo do Brasil...isso é um grande erro...a princípio. Como alguém pode querer conhecer outras culturas, outros climas, outros idiomas, outras paisagens, se não conhece o que tem de BOM aqui dentro do próprio país que nasceu?? Um país cheio de diversidade, climas diferentes, sotaques, praias lindas, serras, o sertão, Pantanal...tudo isso merece ser conhecido, ser provado e testado!
Então, vá em frente e não se preocupe que as companhias para viagens, elas vão aparecendo, vão surgindo naturalmente... tudo irá conspirar a seu favor! A princípio, procure aqui mesmo no site, nos tópicos companhias para viagens...que dá certo.
Hoje, por exemplo, tenho grandes amigos que conheci em viagens e que se tornaram pessoas importantes em minha vida.
Por isso, vá em frente e bem-vinda a tribo!
Bjos
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música."
(Nietzsche)
Avatar de usuário
Simone Sousa
 
Mensagens: 12
Data de registro: 04 Abr 2009, 17:36
Localização: Canoa Quebrada - CE
Próximo Destino: Salvador e Rio
Reputation point: 0

Re: Como começar do 0 ?

Nova mensagempor marcioebc » 15 Nov 2009, 00:09

Tety,

Primeiramente parabéns pela iniciativa !!! Você deu o primeiro e grande passo de muitos :D

Agora vamos ao que interessa, responder a sua pergunta:

Você pode planejar a sua trip de mais várias formas e com vários níveis de detalhamento. Existem mochileiros que apenas definem o roteiro, as atrações, reservam o dinheiro e caem na estrada. Esse modelo pode ser legal porque leva bem menos tempo de preparação e você com certeza irá contar com alguns "imprevistos" que renderão boas estórias nas rodinhas de amigos, mas, por desconhecimento pode não conhecer outras atrações próximas ao local em que esteve, ou mesmo ir a lugares perigosos por desconhecimento, ser assaltada, sua viagem ficar mais cara, etc. Outros, como eu, detalham tudo, o roteiro, meios de transporte com respectivos horários de saída e chegada (empresa aérea, taxi, transfers, bus) , o que levar, o que comprar, onde comer, onde se hospedar, quais os custos, quais as obrigações em cada país (vacinas, vistos, seguros, etc..), pois acredito eu são detalhes que podem fazer a diferença entre uma viagem boa e ruim e de nada estraga a sua viagem por conhecer esses detalhes. Também acho que o processo de estudar / planejar a sua viagem é tão excitante quanto a própria viagem, afinal, você vai ficar apenas alguns dias no seu destino e o planejamento da viagem pode durar meses, então aproveite !!! :D

Para montar o planejamento da sua viagem, os principais passos são:

1) Defina as principais atrações e locais / cidades que gostaria de conhecer, como: Machu Pichu, Torre Eifel, Veneza, Vulcões Chilenos, etc.. Com a principal (ou principais) você irá definir as subsequentes, como ex: Eu gostaria de conhecer Machu Pichu, entretanto, eu também poderia conhecer a cidade de Cuzco, Linhas de Nazca, etc, pois estas atrações ficam bem perto uma da outra. Logo, abuse da pesquisa. O mochileiros.com é um excelente começo. Vá em destinos-f334.html, selecione o continente / países que gostaria de conhecer, e faça as primeiras pesquisas. Assim sendo, monte o seu roteiro.

2) Defina os meios de transporte. Se o destino é longe, o recomendado é você pegar um vôo e ir próximo ao seu destino principal e de lá conhecer os destinos subseguentes de ônibus, taxi ou mesmo por meio de outros vôos. Depende do orçamento de cada um. Levante todos os custos. Nada impede também de você sair de ônibus da rodoviária da sua casa e ir parar lá em Machu Pichu, mas e como eu disse, depende do orçamento e principalmente do tempo que tem disponível.

3) Defina os lugares em que irá se hospedar. Quais hotéis, hostals, camping, ônibus (viajando a noite para economizar um troco) :D . Tenha várias opções em uma mesma cidade, pois se um der errado você parte para o outro.

4) Identifique o que precisa levar de roupa, utilidades, etc.. De acordo com a quantidade de dias e clima da região, monte a sua trouxa e coloque dentro da mochila. Se você não tiver tudo, uma possibilidade é comprar no seu detino, pois na maioria das vezes comprar no Brasil pode sair bem mais caro. Logo, você pode deixar para comprar no exterior aquela mochila trip invocada a um bom preço, aquele cachecol lilás que ficaria muito gata, perfumes e de quebra se diverte correndo atrás dessas coisas.

5) Conheça o clima da região em que irá visitar e esteja preparada, pois em regiões muito frias pode ser necessário gorros, luvas, roupas em camadas, botas, etc.. Uma boa pedida é comprar no próprio destino. No site http://br.weather.com/ você pode ver a média da temperatura em várias cidades do mundo.

6) Documentos. Muito importante, pesquise se o seu destino exige passaporte, vistos, cartão de vacina internacional e quais são as regras adicionais para entrada no país. Ex: No chile você não pode entrar com comida perecível, somente industrializada, sob pena de multa. Na europa você precisa ter um seguro obrigatório. Saiba antes as regras de entrada em cada país e evite coisas desagradáveis.

7) Levante os custos de tudo. Entrada para ver as atrações, hospedagens, transporte, refeições, baladas, seguros e taxas, etc.

8) Reserve suas passagens com antecedência, pois na maioria das vezes é bem mais barato.

Tety,

Como pode ver, existe uma boa diferença entre turista e mochileiro. Ser turista é bem mais fácil, basta você ir a uma agência, comprar um pacote e eles cuidam de tudo para você. Ser mochileiro é um estado de espírito, dá muito trabalho planejar tudo, mas se o seu espírito é mochileiro (como acredito que o seu seja pelo post) então você tem que correr atrás de tudo e de nada será um sacrifício, é uma etapa muito legal.

Aqui no mochileiros tem uma seção só para iniciantes, comece por aqui: guia-do-mochileiro-de-1-viagem-f95.html

Dá uma pesquisada nas passagens pela Decolar: http://www.decolar.com. Lembrando que, muitas agências cobrem os preços da Decolar, então use de base para montar o seu orçamento inicial. Isso se você tiver a fim de ir de avião até o destino como eu falei.

Recomendo você a comprar o Guia Criativo Para o Viajante Independente na América do Sul que é bem bacana, foi escrito por brasileiros para brasileiros que viajam pelo mundo e complementa em muito suas pesquisas. Tenho ele e recomendo.

Outro ponto é o que a Simone falou, se preferir comece viajando pelo Brasil que realmente tem muita coisa para conhecer e depois se quiser vá para uma viagem fora do país. Quando você pega os macetes, viajar para outros países da América do Sul pode ficar quase o mesmo preço que viajar pelo Brasil, pois lá existem maiores opções de hostals (hotéis mais em conta), transportes costumam ser mais baratos, desvalorização da moeda local frente ao real, dividir a passagem aérea em 5x sem juros no cartão, ficar na casa de amigos, etc.. Vários fatores que pode baratear em muito a sua viagem internacional. Então você pode ficar perambulando pelo Brasil e fazer uma trip internacional uma vez no ano. Eu faço assim. Nos feriados viajo pelo Brasil e nas férias faço uma viagem internacional.

Bom, os primeiros passos são esses.

Se tiver dúvidas posta aí.

Bjos.

Márcio.
Avatar de usuário
marcioebc
 
Mensagens: 177
Data de registro: 09 Abr 2009, 17:14
Próximo Destino: Planning....
Reputation point: 698

Re: Como começar do 0 ?

Nova mensagempor Alex Santos » 15 Nov 2009, 13:35

TetySelene,

Acho que todos já respodenram nos tópicos acima, mas vou falar como planejo minhas viagens:

Mais ou menos uns 3 meses antes das minhas férias eu decido viajar:

1 - Decido quais cidades eu pretendo visitar, ou pelo menos algumas cidades já deve servir como base para o resto da viagem;

2 - Após decidir as cidades e países, vou pesquisando lugares para me hospedar, eu sempre viajo com os albergues reservados, isso dá mais segurança para o resto da viagem;

3 - Após definido cidades e hospedagem, vou cuidar da logísitica da viagem, transposte como trens, avião e bus são pesquisados até chegar a um ponto final até o momento da compra.

4 - Depois é só pesquisar os detalhes da viagem em cada cidade, como metrô, atrações a serem visitadas, restaurante e etc...

O Importante é tem um bom planejamento, o resto acontece naturamente.

Palavra de quem já foi 2 vezes para Europa sem falar quase nada de inglês.

Abraços

Alex Santos
Colaborador - Londres - Roma - Barcelona - Veneza
Avatar de usuário
Alex Santos
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 125
Data de registro: 10 Jun 2008, 22:41
Localização: Rio de Janeiro
Próximo Destino: Ainda pensando...
Reputation point: 178

Re: Como começar do 0 ?

Nova mensagempor leocaetano » 15 Nov 2009, 15:04

Tety,

Já deu uma lida no Guia do Mochileiro de 1ª Viagem?

Lá tem muitas dicas e gente ajudando os iniciantes na arte!

Bjs
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar de usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1424
Data de registro: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro
Reputation point: 2273

Re: Como começar do 0 ?

Nova mensagempor Talles e Sofia » 15 Jul 2010, 17:07

na verdade... acredito que tem q se jogar. Meu primeiro acampamento passei fome e frio, hoje em dia acampo em lugares inóspitos e me sinto bastante confortavel. a natureza vai lhe mostrando como agir é so ter disponibilidade de aprender com ela.
Avatar de usuário
Talles e Sofia
 
Mensagens: 4
Data de registro: 27 Jun 2010, 22:15
Localização: Hellcife PE
Reputation point: 0

Re: Como começar do 0 ?

Nova mensagempor Bruna_spc » 25 Out 2010, 20:42

Eu comecei pela parte de juntar dinheiro... pra não ficar só nos sonhos!
Uma boa ideia é aproveitar encontros, congressos de faculdades, ficando em alojamentos, com transporte da universidade, etc. Isso se vc for estudante!
Mas acho que viajar ficando em albergues é ainda melhor. Além do pessoal ser mais diversificado, é mais confortável que alojamento, sem o preço de um hotel!
Avatar de usuário
Bruna_spc
 
Mensagens: 28
Data de registro: 02 Jul 2010, 01:56
Localização: BH/MG
Próximo Destino: Recantos de Minas...
Reputation point: 0

Re: Como começar do 0 ?

Nova mensagempor Fui!!! » 01 Nov 2010, 21:00

::putz:: juntar dinheiro... hmmm.... ja fez o mais dificil ! rsrs ::tchann::
Avatar de usuário
Fui!!!
 
Mensagens: 5
Data de registro: 29 Out 2010, 19:16
Localização: sP
Reputation point: 0

Re: Como começar do 0 ?

Nova mensagempor Felipeh Santos » 29 Nov 2010, 11:03

Tety, Brigadão pelo Post, era exatamente a minha dúvida.

Galera, vou seguir o conselho, conhecer primeiro a cultura do meu País p/ depois fazer aquela Trip da minha vida... mais enquanto viajo nesse Basil afora vou planejando a viagem Bolivia - Chile - Perú (dicas e sugestões são bem vindas)

Pero ainda me resta uma dúvida, em La Paz encontro mochila cargueira por um preço melhor??

Desde já muito Obrigado.

Abraços.

Felipe.
Felipeh Santos
 
Mensagens: 2
Data de registro: 23 Nov 2010, 19:04
Localização: São Paulo SP
Próximo Destino: decidindo...
Reputation point: 0

Re: Como começar do 0 ?

Nova mensagempor diogosaj » 04 Fev 2011, 10:32

Bem..
Como você vai começar do zero, te aconselho algumas dicas aqui..

1º Juntar Dinheiro (Alguns saem sem dinheiro né, mais já são profissionais da estrada hehehe)

1º Traçar Seu Destino, Imprima um mapa dele, com as cidades por onde vai passar, pois assim será mais fácil sair perguntando caso ncessário, e dificilmente irá se perder.

2º Levar roupas de frio, nunca se sabe o que a natureza vai mostrar ne..

3º Não estar com toda grana na mochila/carteira. (Deposite a maior parte, e divida sua grana entre bolsos e na mochila, infelizmente no mundo de hoje não podemos vacilar)

4º Aproveite, Queira cnhecre tudo, conheça as culturas de cada região, converse com pessoas da cidade, coma em lugares diversificados, vá para as baladas do local, tente tirar tudo de positivo que puder.

5º Tire bastante fotos, leve o que puder de lembranças da sua viagem, pois quando estiver na sua rotina novamente, e ver todas aquelas lembranças, vai bater uma coisa muito boa em você, e o espirito de viajar, renascerá!

Basicamente é isso.
APROVEITE e não tenha medo!
"Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia...
Cada homem deve inventar seu próprio caminho."

On The Road

Colaborador:
BAHIA: Salvador, Recôncavo Baiano(Santo Antonio de Jesus, Valença, Nazaré, Cruz das Almas, Feira de Santana, etc), Guaibim, Morro de São Paulo, Gamboa do Morro, Barra Grande/Maraú, Taipus de Fora, Itacaré, Ilhéus, Olivença, Serra Grande, Ilha de Itaparica TODA, Guarajuba, Chapada Diamantina(Vale do Capão, Lençois, Cidade das Grutas, Mucugezinho).
PARAÍBA: João Pessoa, Patos
SÃO PAULO:Jacareí, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Ibirá, Potirendaba, Mendonça
Avatar de usuário
diogosaj
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 52
Data de registro: 03 Fev 2011, 11:51
Localização: Pelo Mundo
Reputation point: 100

Re: Como começar do 0 ?

Nova mensagempor Luci33 » 29 Nov 2011, 20:50

Oi Tety,
E aí? já escolheu seu destino, talvez esse seja o primeiro passo...
Quais lugares você tem vontade de conhecer...
Pesquise sobre cada um deles, aqui mesmo no mochileiros.com, veja a questão de distância, custo, dificuldade física...Pense bem o quanto vocÊ tem para gastar.
E vá descartando o que não dá para fazer agora, mas não exclua totalmente da sua lista de destinos.
Alguns destinos fora do País algumas vezes saem mais barato que viajar aqui mesmo no Brasil, não agora com a alta do dólar.
Agora talvez seja o momento de pensar uma viagem para dentro do país mesmo.
Normalmente eu compro a passagem bem antes, primeiro de tudo, com uns 6 meses de antecedência ou mais, pois quando for viajar já não tenho mais nada para pagar com passagem, os gastos serão com a viagem mesmo.
Alguns meses antes eu reservo os albergues, alguns passeios deixo para ver só depois que chego, outros reservo antes.
Além de virar a internet do avesso eu compro sempre um guia da cidade ou país que me ajuda muito.
Guardo todos os tickets de tudo que gastei, para poder ajudar meus amigos com os gastos e também para quando quiser voltar ficar mais fácil de planejar.
Sou bastante sistemática, gosto de tudo planejado.
Sei que tem mochileiro que se joga e se vira quando chegar, não sei qual o seu perfil...vc que tem que descobrir isso...
beijos e boa viagem!
Avatar de usuário
Luci33
 
Mensagens: 122
Data de registro: 16 Nov 2011, 12:06
Localização: São Paulo - SP
Próximo Destino: planejando
Reputation point: 0

Re: Como começar do 0 ?

Nova mensagempor Enio Rezende » 17 Dez 2011, 23:34

Pra mim tudo começou pq sempre fui fascinado com mapas. Adoro mapas e isso me levou a fazer curso superior de Geografia. Minha primeira viagem foi por perto. Foi em 2004 e fui pra São João del Rey, que fica a pouco mais de 1 hora da minha cidade. E assim fui começando, aqui por Minas mesmo, desbravando cidadezinhas do interior e depois a capital. Ainda lembro bem o dia que fui em BH sozinho pela primeira vez. Hoje ja acho isso tão normal, mas aquele dia foi muito marcante. E como disse a Simone no 1º post, o melhor é começar por perto, conhecendo seu estado, sua cultura... E depois de conhecer várias cidades de Minas, fui pro Rio. Outro momento marcante foi quando fui pro Rio sozinho pela primeira vez em 2009. Tinha ido numa excursão pro Reveillon onde não conhecia ninguem, então naquele momento, decidi que não precisaria mais de excursões e que poderia fazer meus próprios roteiros. Assim, fui pro Rio de onibus em março de 2009, como meu primeiro mochilão pra outro estado. Hoje, pra mim, o Rio é como uma segunda casa, já fui pra lá varias vezes. Qdo fico meio maluco por falta de viagem logo resolvo passar um fim de semana no Rio, pq alem de lindo, fica a pouco mais de 4 horas da minha cidade e é mto fácil de ir. Me sinto mto bem no Rio e nem preciso mais de mapas. Aí tive certeza que já tinha me tornado um mochileiro. E desde então tenho alçado voos mais longos: Campos do Jordão, Vitória, Salvador... E já maquinando Florianópolis pras próximas férias! E assim vou descobrindo o Brasil, pra depois, em breve, seguir pra América do Sul e para o mundo!!! É por aí, com mapas, informações e vontade de viajar... De repente vc se sente mochileiro...
Avatar de usuário
Enio Rezende
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 27
Data de registro: 02 Nov 2011, 18:22
Localização: Conselheiro Lafaiete
Próximo Destino: ???
Lavras Novas talvez...
Reputation point: 201

Re: Como começar do 0 ?

Nova mensagempor rafaellimaaa » 27 Dez 2011, 17:42

Boa noite, mochileiros.

Já algum tempo, venho reservando meu tempo ao site mochileiros.com. Entretanto, nunca tinha respondido si quer uma pergunta ou tenha feito. Enfim, ainda não me considero um mochileiro, mas, como diz o pessoal, tudo ao seu tempo.

Bom, o fato de ter reservado um tempo há escrever no forum, já é um começo. Começe juntando dinheiro e indo ao redor de sua cidade. Sou morador do Rio de Janeiro, e adoro minha cidade. Começei indo a Paraty, e meu lugar predileto, Região dos Lagos e Ilha Grande.

Acredito que pelo tempo de postagem, já tenha feito algo. Conte-nos.


Grande abraço.
Vou mostrando como sou e vou sendo como posso. Jogando meu corpo no mundo, andando por todos os cantos e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto, passo aos olhos nus ou vestidos de lunetas. Passado, presente, participo sendo o mistério do planeta.

(Galvão - Moraes Moreira)
Avatar de usuário
rafaellimaaa
 
Mensagens: 1
Data de registro: 25 Fev 2011, 14:51
Localização: Rio de Janeiro, Capital
Próximo Destino: Ilha Grande - RJ, Sana - RJ e Minhas Gerais - BH.
Reputation point: 0


Retornar para Brasil - Roteiros de Viagem





Quem está online

Usuários vendo este fórum: Diego Trigueiro e 5 visitantes