Construindo um Isolante Térmico

Troque informações com todos os professores Pardal do mundo da Mochila e veja o que é possível fazer você mesmo!

Construindo um Isolante Térmico

Nova mensagempor jungleb » 07 Fev 2011, 11:47

Olá Moçada, esse deve ser meu primeiro tópico. No máximo fiz alguns posts procurando companhia para Machu Picchu em Agosto/Setembro.

Aqui eu vou mostrar o meu isolante térmico que fiz nesse final de semana.

Lendo o tópico de equipamentos, peguei algumas dicas e também peguei essa idéia, a do isolante térmico com caixa TetraPak + Polietileno

Até ler o tópico, eu não fazia idéia do que era o Polietileno. Polietileno é o material que é utilizado para fazer aqueles macarrões de piscila, hidroginártica, boias e etc...
Em curitiba foi bem fácil de achar, qualquer casa de material para sapateiro você os encontra em rolos de diversas espessuras que são vendidos em metro.

No meu caso comprei 2 metros de um rolo de aproximadamente 140 cms de largura e 4mm de espessura. Juntei 10 caixas tetrapak, do estilo suco del vale.

Alguns materiais
Lista de materiais:
10 caixas tetrapak - Gratis
Tesoura
Estilhete
Colade Contato (cola de sapateiro) - 5,00 reais
Rolo de Silver Tape - 13,00 reais
Caneta marca CD

1- Lavei as caixas.

2- Desmontei as caixas (apenas descolei as partes superiores e inferiores.
Imagem

Imagem

Imagem

3- Arranquei o topo e o fundo com um estilhete.
Imagem

Imagem

4- Abri com a tesoura
Imagem

5- Dei mais uma lavada, e uma aparada na geometria.

6- Cortei o polietileno em uma tira de 2 metros por 70 cm. Tracei uma linha no meio dele, acompanhando a longitude (vertical) do polietileno. Apartir daí, usei essa linha para referência e ir colando as caixas.

7- Espalhe uniformemente a cola de sapateiro na perte de fora da caixa e cole conforme a linha de referência.

8- Faça isso com o restante das caixas.

9- Utilize algum peso para manter nos lugares ou então use fita adesiva para fazer pressão e todos os cantos da caixa de leite colarem no polietileno.

10- Corte os excessos.

11- Aplique silvertape nas juntas das caixas e nas laterais.

Pronto, seu isolante está pronto. Ainda não testei. Mas acho que ficou legal e muito leve. Tenho um de EVA que é beeeem mais pesado.

FOTOS

Imagem
Alguns materiais

Imagem
Pronto para uso

Imagem

Imagem
Parte de trás

Imagem
Parte de trás também
Editado pela última vez por edver carraro em 06 Mai 2011, 12:55, num total de 1 vezes
Razão: Tópico editado para seguir a padronização do fórum.
jungleb

Data de registro: 05 Nov 2009, 15:38
Reputation point: 31

Re: Construindo um Isolante Térmico

Nova mensagempor luishneves » 17 Jun 2011, 15:47

Olá jungleb!
Comprei um pedaço de poliéster mas com 8 mm de espessura. Achei bem confortável e extremamente leve (bom o suficiente pra ser usado até sem o Tetra Pak) mas meio volumoso depois de dobrado. Você saberia me dizer se o de 4mm é confortável e eficiente assim?
Outra coisa, acho que ficaria mais leve (mas um pouco mais caro) utilizar um cobertor de emergência no lugar do TetraPak.

abração!
"when it's time for leaving, I hope you'll understand
that I was born a ramblin' man"
luishneves

Data de registro: 17 Jun 2011, 13:15
Próximo Destino: Argentina de carona
Reputation point: 0

Nova mensagempor gvogetta » 29 Jul 2011, 03:28

Salve moçada,

Dá para fazer um isolante bem bacana e fácil com manta de polietileno já aluminizada, encontrada facilmente em lojas de materiais para construção. São aquelas mantas usadas para isolamento de telhados. Pelo que sei existem em 3 espessuras diferentes e se pode escolher entre a manta sem o alumínio, com alumínio em uma ou em duas faces. São bem leves e possuem ainda opções de largura no rolo, podendo ainda ser facilmente cortadas e enroladas ou dobradas. Custam bem barato, cerca de R$ 6,00 a 10,00 o metro, dependendo da marca e características e geralmente se consegue comprá-las em frações.. Não achei imagens desse material mas garanto que é facilmente encontrado nas casas do ramo.

Fica a dica!

Abraço,
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos,
e não simplesmente como é ou pode ser... é preciso questionar o que se aprendeu. É preciso ir tocá-lo”.
Amyr Klink (Mar sem Fim)

Relatos:
:: Veja algumas de nossas aventuras no Blog da AMC
:: Travessia Monte Garuva - Monte Crista - AMC jun/2011
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 03 Jan 2011, 11:51
Próximo Destino: Mai/Jun: Temporada de montanha!!! PN São Joaquim (SC), Serra do Ibitiraquire (PR), Serra dos Agudos (PR), Serra do Quiriri (SC), PN Serra Geral (RS) e PN Aparados da Serra (RS)
Reputation point: 3921

Nova mensagempor jungleb » 27 Set 2011, 10:36

Opaa!!!

Deixa eu ver, mas ja agradeço antes de tudo!
jungleb

Data de registro: 05 Nov 2009, 15:38
Reputation point: 31

Retornar para Faça você mesmo! Equipamentos de Camping e Aventura