Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Fogareiros, espiriteiras, lampiões, combustíveis, panelas e demais utensílios

Re: Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Nova mensagempor Mírian » 06 Dez 2011, 23:19

Boa noite pessoal, enfim terminei de ler as 54 paginas desse topico para evitar perguntas repetidas...rsrsrsrs

Fiz três espiriteiras de latinha (no meu caso suco), uma com o modelo de um video na net e outro pelo modelo do Cacius.

A 1ª foi seguindo o modelo da net. Um fiasco. Fiz os furos largos demais e nao funcionou de geito nenhum.
a 2º, seguindo o mesmo video so que dessa vez com fuirinhos. Nesse video ele diz pra por la de vidro, como nao tinha em casa improvisei com algodao mesmo. Dessa vez funcionou, mas ainda estava meio frustrada, pois quando eu acendia (pelo centro onde se poe o alcool) o fogo ficava so ali e nao espalhava pelos furinhos. Ela so funcionou mesmo quando eu sem querer derrubei um pouco de alcool em volta e quando acendi esquentou bastante e ai pegou fogo pelos furinhos :D
Com a frustração no auge fiz a 3ª, seguindo o modelo do Caius e com furinhos ainda menores (estava achando que nao estava acertando nisso). Essa funcionou como a 2ª. Ja estressada resolvi terminar de ler o topico pra ver se encontrava o erro. Depois de muitas paginas desobri que tava fazendo certo ao por alcool em volta para acender a bendita.

Minha duvida e se é realmente assim mesmo que se faz? Porque me parece um tanto perigoso ter que queimar em volta pra surtir efeito. Vou tentar fazer o protetor/suporte com lata de nescau, nesse caso espalhar o alcool em volta ja parece mais seguro.

Outra coisa que estou na duvida e saber a diferença da espiriteira com a porca e aquela somente com os furinhos? Qual dos modelos consome menos alcool e dura por mais tempo?

Fiz testes com todas e me parece que a que eu pus o algodão dentro perdura mais que a vazia (modelo do Cacius). Com algodão e 50ml durou cerca de 16mim (nao tive problema ao reacender com o algodão) e a vazia com 100ml durou cerca de 25mim.

Vou testar mais assim q comprar mais alcool....que de tanto teste 350ml ja se foram...rsrsrsrs

Abraços
Mírian Oliveira
Mírian

Data de registro: 01 Set 2009, 08:41
Próximo Destino: Monte Roraima
Reputation point: 200

Nova mensagempor ftfrantz » 07 Dez 2011, 08:00

Mírian escreveu:Minha duvida e se é realmente assim mesmo que se faz? Porque me parece um tanto perigoso ter que queimar em volta pra surtir efeito. Vou tentar fazer o protetor/suporte com lata de nescau, nesse caso espalhar o alcool em volta ja parece mais seguro.

Mírian
Tambem teerminei de ler as 54 paginas ontem tbm

pelo que entendi é realmente bom usar uma lata de nescau como paravento e esta tbm pode servir como reservatório para pré aquecimento, pode usar ela tbm como apoio para a panela, ai tu ja mata 3 problemas. ::quilpish::

mas o Cacius ta muito mais experiente que eu nessas gambiarras hitech ::otemo:: talvez tanhe uma reposta melhor

Vlw,
ftfrantz

Data de registro: 29 Nov 2011, 10:21
Reputation point: 0

Nova mensagempor Mírian » 07 Dez 2011, 12:06

Mírian escreveu:é realmente bom usar uma lata de nescau como paravento

Pois e, nunca mais vi a lata de nescau grandinha, so aquela retorcida. Se não achar vou partir pra uma de leite mesmo...heheheh

Abrçcs
Mírian Oliveira
Mírian

Nova mensagempor ftfrantz » 07 Dez 2011, 12:19

Aqui no sul tem pra vende com uma lata mais baixa e larga como essa ai, mas acho que tem as mesmas dimenções das latas de leite em pó.
até o final dessa semana vou tentar potar algumas fotos do que tenho pronto, nada profissional mas da pra tirar umas ideias

Imagem
ftfrantz

Data de registro: 29 Nov 2011, 10:21

Nova mensagempor ( E ) » 07 Dez 2011, 17:28

Oi Míriam! Não tem jeito mesmo, é necessário esquentar a lata um pouco antes. Por isso fiz algumas adaptações nas minhas. Tirei algumas fotos para mostrá-las e contarei um pouco o motivo de cada parte (mesmo sendo óbvio para alguns):

A prioridade em qualquer solução que eu chegue para os meus fogareiros é o tamanho. Precisa ser compacto e útil para minha necessidade (o melhor é sempre o que atende a sua necessidade). Pensando na questão da segurança, levei alguns pontos em consideração: primeiro, não me deixa confortável colocar a panela ou a caneca cheia diretamente no fogareiro, um esbarrão e já viu. O que torna importante um suporte mais largo aumentando a área de contato com a panela largas e com o chão. Mesma base que ajudaria a evitar acidentes das espirradelas de combustível enquanto a chama não se estabiliza. Esta base serviria também para pré-aquecer o fogareiro, enquanto a chama se distribui pela espiriteira. Se o suporte fosse direto no fogareiro este precisaria ser colado ou parafusado na lata e teria que me preocupar com o material que fosse suficientemente resistente ao contato direto da chama, pois qualquer vazamento de gás sairia fogo pelas laterais (o que acontece com algumas espiriteiras com o encaixe ruim), e não conciliaríamos as vantagens comentadas anteriormente. Com algumas peças improvisadas cheguei no modelo da primeira foto, além de mais estabilidade para colocar peso em cima, uma proteção para espirros do combustível, uma base para ajudar no aquecimento do fogareiro, ainda proteger contra os ventos fracos (mesmo assim, é indispensável o uso de um quebra-vento) e as hastes de suporte podem ser remontadas para dentro ficando bem compacto protegendo o fogareiro de latinha (frágil) para transportá-lo com segurança.

Imagem

Na segunda foto é uma espiriteira feita de lata de refrigerante (ou cerveja, não me recordo) e vedada com o silicone - o mesmo que postei na página 54 - na junção lateral (diferente do caso anterior que comentei sobre parafusar as hastes na própria espiriteira, pois o sistema já funcionaria bem (não muito bem) apenas com o encaixe das duas latas. O silicone é apenas para garantir que toda a pressão apenas saia pela parte superior da espiriteira).
A parte central do fogareiro é mais larga apenas para colocar o líquido facilmente, sem usar seringa.

Imagem

As duas juntas.

Imagem

Com uma panela pequena. Tudo apagado.

Imagem

É só carregar o fogareiro com álcool com a medida desejada, fechar a abertura maior com o parafuso, colocar um pouco de álcool na lata de suporte, colocar o fogareiro dentro da lata (como na foto), colocar um pouquinho de álcool em cima da espiriteira para acender e colocar fogo.

Imagem

Imagem

Imagem

Com a panela sobre o suporte, as chamas se espalham também pelos respiros de ventilação.

Imagem

Espero que seja útil também para outros. E não deixem de postarem qualquer dúvida ou sugestão.
Abraço!
Editado pela última vez por ( E ) em 07 Dez 2011, 20:15, no total de 5 vez
( E )

Data de registro: 01 Nov 2011, 21:44
Reputation point: 814

Nova mensagempor Cacius » 07 Dez 2011, 19:10

Mírian escreveu:estava meio frustrada, pois quando eu acendia (pelo centro onde se poe o alcool) o fogo ficava so ali e nao espalhava pelos furinhos. Ela so funcionou mesmo quando eu sem querer derrubei um pouco de alcool em volta e quando acendi esquentou bastante e ai pegou fogo pelos furinhos :D
Com a frustração no auge fiz a 3ª, seguindo o modelo do Caius e com furinhos ainda menores (estava achando que nao estava acertando nisso). Essa funcionou como a 2ª. Ja estressada resolvi terminar de ler o topico pra ver se encontrava o erro. Depois de muitas paginas desobri que tava fazendo certo ao por alcool em volta para acender a bendita.

Minha duvida e se é realmente assim mesmo que se faz? Porque me parece um tanto perigoso ter que queimar em volta pra surtir efeito. Vou tentar fazer o protetor/suporte com lata de nescau, nesse caso espalhar o alcool em volta ja parece mais seguro.

Outra coisa que estou na duvida e saber a diferença da espiriteira com a porca e aquela somente com os furinhos? Qual dos modelos consome menos alcool e dura por mais tempo?

Fiz testes com todas e me parece que a que eu pus o algodão dentro perdura mais que a vazia (modelo do Cacius). Com algodão e 50ml durou cerca de 16mim (nao tive problema ao reacender com o algodão) e a vazia com 100ml durou cerca de 25mim.

Mirian, tu já pegou o vício ::hahaha::

Seguinte, a pré-ignição (colocar álcool no entorno da espiriteira e ascender ali) é normal. Isto porque a espiriteira funciona não queimando álcool, mas sim, o vapor deste combustível. Esquentando a espireiteira (pelo calor externo), gera vapor lá dentro e daí pega fogo. Depois de 'levantar', ela mesma mantém o calor necessário para gerar o vapor. Por isso a preferência por alumínio.
Aqui no vídeo dá pra ver direito a pré ignição:
construindo-uma-espiriteira-fogareiro-a-alcool-t12994-360.html#p368276
Nas páginas próximas tem bem explicado os motivos e usos de cada uma, de uma repassada ::cool::
Aqui tem uma foto do meu super paravento/suporte/prato de pré-ignição
Imagem
Ele possui aberturas em várias altura, mas preseravando o fundo (uns 5mm) justamente para jogar o álcool da pré-ignição, que é bem pouco mesmo, coisa de meia tampinha.
Antes que tu pergunte, não revelo a ciência envolvida nos cálculos dos furos, tanto da espiriteira quanto do pára vento. Há muita ciência envolvida ::lol3::
Duração: depende, pois varia a EFICIÊNCIA das espiriteiras pressurizada e topo aberto. Normalmente a pressurizada até fica menos tempo que a outra (considerando o mesmo volume de combustível, coisa que no teu teste não observaste, né?), mas também ferve água bem mais rápido. Ou seja, é mais eficiente (já que pro mesmo resultado, tu usas menos combusível).
Faça os testes nas tuas, usando o mesmo volume, e verá. :wink:
Cacius
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 23 Set 2007, 02:15
Próximo Destino: Pra onde o vento levar
Reputation point: 3865

Nova mensagempor Jugogh » 08 Dez 2011, 08:05

Nossa gente, valeu muito a dica. Vou procurar por uma espiriteira aqui em Londrina. Sóa havia encontrado o fogareiro a gás e custa R$100. Achei muito caro. Valeu a pena pesquisar aqui.
Jugogh

Data de registro: 05 Dez 2011, 09:19

Nova mensagempor Mírian » 10 Dez 2011, 21:05

Oi ( E ), quando eu vi o seu paravento/suporte/prato de pré-ignição pensei. Caracoles...quero a minha assim....igualzinha. Mas ai fiquei pensando se ela pode acabar rasgando alguma coisa dentro da mochila. Então as minhas dúvidas. Como você transporta ela sem causar nenhum dano as outras coisas dentro da mochila? É uma lata? Com o que você fez ela?

Vou continuar testando modelos ate encontrar um que eu realmente ache mais legal. Obrigada por compartilhar.

Oi Cacius, ja peguei o vício sim, passei a tarde do sábado todo fazendo espiriteira e o meu paravento/suporte/prato de pré-ignição.

Ai estão as 4 primeiras tentativas das espiriteiras. a 1ª foi um fiasco. a 2ª ja funcionou mas tinha furos grandes. a 3ª diminui os furos mas o fogo saia irregular e a 4ª na pressa de unir as duas partes fiz uns cortes na lateral que ficou escapando o gás.

Imagem

A ultima é essa, que fiz com a maior paciência do mundo. Ficou perfeita!!! Ta pretinha de tanto teste.

Imagem

Agora quanto ao paravento/suporte/prato de pré-ignição, tive estress. Fiz com a lata de nescau recem comprada (guardei o nescau num pote), começei fazendo uma fileiras de furos embaixo e uma em cima, totalizando 16 furos cada fileira com aproximadamente 5mm cada furo. Não deu certo, bastava eu por a panela em cima que as chamas diminuiam muito.
Fiz mais uma fileira em cima e embaixo, mesma quantidade de furos so que com aprox. 4mm.....Nada!
Fiz mais outra fileira igual a anterior.....Ainda assim nada.
Então vi que com a panela so um pouquinho levantada o fogo pegava direto nela (que era o que eu queria). Ai fiquei zanzando pela casa matutando e remexendo nas ferramentas do meu esposo, dai deu um clique! Fiz 3 furos na aba da lata, peguei 3 parafusos e rosqueei ali, regulei o que achei que seria uma boa altura e fui testar.
Funcionou perfeitamente, do geito que eu queria, com o fogo encostando na panela. O ruim e que era a parte amarela do fogo, que deixa a panela preta mas também e a parte do fogo mais quente. No meu teste usei a medida de 10 und da parte de cima da espiriteira, que é a mesma quantidade de uma tampinha de refri. Usei alcool do posto. A chama durou 15 mim, mas 1L de agua ferveu com 7mim. E quando eu digou ferveu não e só fazer aquelas bolhinhas no fundo não. Ferveu com bolhonas papocando na superfície. Mas um detalhe importante, eu fui especialmente no centro, láaaa no porto perto da feira comprar uma penela fuleira, com alumínio bem fino e leve. Se usar uma panela da tramontina acho q 1h não esquenta nem o fundo...rsrsrsrs
Ai vai as fotos de como ficou a geringonça.

Paravento/suporte/prato de pré-ignição com os parafusos. (Só parafusos, sem porca).

Imagem

Fogo ardendo!!! E não ficou instável não, ficou bem segura!

Imagem

Agua fervendo. Não aparece muito na foto, mas a água ta borbulhando muito.

Imagem

Retirado os parafusos (com a mão mesmo), fica tapada com a tampa do nescau mesmo. Guardei a espiriteira e os parafusos ai dentro.

Imagem

No fim eu ainda estava frustrada por não ter dado certo sem os parafusos, mas como o tópico mesmo diz, 'Construindo' uma espiriteira, esse e o meu Paravento/suporte/prato de pré-ignição com parafusos. Agora só falta testar na Serra de Tepequém antes do ano novo!

Abraços
Mírian Oliveira
Mírian

Nova mensagempor Cacius » 10 Dez 2011, 22:40

Mirian, o caminho é este, parabéns.

Eu preferi usar um pote de Café Iguaçú, que é mais largo que o Nescau e cortei ele pra ficar mais compacto. Levo ele dentro da panela, sem stress.
Se dimiuir a altura vai evitar que a panela fique preta.
Cacius
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 23 Set 2007, 02:15
Próximo Destino: Pra onde o vento levar
Reputation point: 3865

Nova mensagempor ( E ) » 10 Dez 2011, 23:24

Oi Míriam, estes experimentos que tornam tudo isto mais gostoso. Achar o que fica melhor para você é o mais importante em se construir seu próprio material.

Como eu disse, me preocupo muito com a facilidade no transporte e foi exatamente meu guia para eu chegar neste modelo de suporte que mostrei nas fotos. Já a espiriteira estou sempre buscando novas soluções com materiais diferentes que arrumo aqui e ali; logo postarei algumas outras para trocarmos mais idéias. Coloco as hastes viradas para fora como nas fotos para o uso (deixando montada até ir embora) e as parafuso viradas para o centro prendendo a espiriteira dentro para guardá-la. Já está nos meus planos trocar as porcas comuns por borboletas e facilitar o processo, que também não me atrapalha em nada passar cinco minutos fazendo isto. Também dá para usá-la assim para dentro com canecas ou panelas menores. É uma lata de atum, portanto imagina, bem pequena, e guardo o compacto sistema numa bolsa de borracha feita de câmara de pneu de carro. Postarei outras fotos logo mais, mas deu para imaginar, certo? Concordo plenamente com você, estas hastes seriam um grande incômodo se ficassem viradas para fora e o suporte jogado dentro da mochila; a lata maior como a sua, que era uma das minhas idéias também, descartei pelo tamanho, apesar de ser um excelente corta-vento. Bom, tudo dependerá de como irá transportá-lo.
( E )

Nova mensagempor ( E ) » 14 Dez 2011, 12:14

Com as imagens dará para entender melhor ele fechado. Coloquei um isqueiro (mini bic) perto para comparar com o seu tamanho.

Imagem

Imagem

Imagem
( E )

Nova mensagempor roberto sarti » 20 Dez 2011, 10:21

Acho um dado importante e pouco discutido, a quantidade de álcool colocada na espiriteira. Vc pode enche-la, ou pode dosar para que fique acesa um tempo determinado. 3 tampinhas são suficientes para 16 minutos acesa, segundo testes que fiz aqui. Isso pode ser útil de acordo com a sua necessidade, com o uso a que vc se propõe para a espiriteira...
roberto sarti
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 23 Out 2010, 13:10
Próximo Destino: Pico da Bandeira na semana santa 2012
Reputation point: 540

Nova mensagempor marcosmm » 30 Jan 2012, 00:20

Acabei de ler TODAS as 820 mensagens do tópico (55 páginas!!!) ::mmm: , enquanto isso me aventurei fazendo minha primeira espiriteira, olha aí como ficou a danada:

Espiriteira Cacius Calcinator
Não está terminada ainda, pois fiz um híbrido Cacius+Zen e fiz a parte de cima maior e por dentro, vazou muito no encaixe então vou ter que colar.

O fogo estabilizou após uns 2 minutos, o tempo total acesa foi de quase 8 minutos, usei um litro de água que quase ferveu. Não tenho a menor idéia da quantidade de alcool porque derramou muito pela emenda. Usei alcool de supermercado / farmácia (92,8º Gl).

Também fiz um vídeo que já está no Youtube:

Cheio de idéias na cabeça :!: , vou terminar essa e tentar outros modelos, tenho que fazer ainda o suporte para a panela e o para vento. O recipiente para o alcool vou usar o de higienizador de lentes de contato da minha esposa que vi numas fotos aqui do tópico mesmo. À medida que for construindo os tarém (ou trem = qualquer coisa - tradução do dicionário mineirês português) vou postando aqui.

Agradeço ao Cacius e ao ogum777 pela inspiração!! ::otemo::

Saudações Mochileiras!!

MOCHILEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM
marcosmm

Data de registro: 28 Jan 2012, 16:01
Próximo Destino: Rio Tijuco

Nova mensagempor marcosmm » 05 Fev 2012, 14:23

Caros mochileiros piromaníacos,

depois de fazer a primeira espiriteira, que batizei de mista zen+mochileiros:

Espiriteira mista Zen + Mocileiros
A parte de baixo é menor e encaixa por fora da parte de cima que é maior, é difícil de encaixar e se não for colada ocorre derramamento do combustível.

Fiz uma outra batizada de Mochileiros pura:

Espiriteira Mochileira pura
A parte de baixo é maior e encaixa por fora da parte de cima que é menor, é fácil de encaixar e o encaixe é tão bem feito que só é possível desmontar estragando uma das partes da montagem, como a borda da parte de baixo fica praticamente na altura dos queimadores, não ocorre derramamento. Mantive o mesmo número de furos - 24 - mas comprei uma broca muito fina, o que melhorou o acabamento dos furos.

Fiz um teste com a espiriteira Mista Z+M, que já está no Youtube:

Deste primeiro teste pude tirar a seguinte conclusão:

O suporte de raios de bicicleta é muito charmoso mas pouco prático, a panela fica instável no piso cimentado do meu quintal, tente imaginar no piso irregular de uma trilha, além disso exige acessórios como o aparador de vento e o prato para iniciar o fogo da espiriteira.

Tendo desistido do suporte de raios de bicicleta parti para a confecção de um suporte com latas (escolhi a de nescau - tenho várias em casa pois tenho filhos pequenos):

Suporte com lata de nescau
A idéia é que esse suporte, além de ser mais estável, melhore a eficiência do fogareiro barrando o vento e permitindo que as chamas cheguem até a panela.

Fiz diversos testes usando a espiriteira Mista Z + M, com 30 ml de álcool até 70 ml, que considero o máximo seguro, já que o volume total da espiriteira é de aproximadamente 120 ml, sempre com 1 litro de água na panela. Depois fiz mais um teste com 1/2 litro de água, o resultado está no Youtube:

Para os próximos teste vou fazer duas novas espiriteiras:

e um novo suporte com modificações visando melhorar a eficiência do conjuto.

O suporte quero no estilo do sugerio pelo Marco Calavera na página 53 deste tópico, ou no estilo do Caldera Cone sugerido pelo jonasborgia na página 41 deste tópico, acho que assim resolvo os dois problemas, se não der certo vou introduzir uma espiriteira Cyclone, sugerida pelo omarvin na página 40, e construída pelo spyke como podemos ver ná página 32, para fazer as chamas chegarem ao fundo da panela, Também quero testar o etanol (alcool combustível).

Para completar o conjunto sigo buscando uma panela / marmita como a sugerida pelo haole na página 14.

Saudações Mochileiras.

MOCHILEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM
marcosmm

Data de registro: 28 Jan 2012, 16:01
Próximo Destino: Rio Tijuco

Nova mensagempor Marco Calavera » 18 Fev 2012, 17:53

Estamos com participantes bastante dedicados! Todo mundo lendo esse tópico GIGANTESCO antes de comentar...

Marcos, aquele modelo que eu construí era bem eficiente, mas era só um protótipo, é preciso pensar numa forma de fazê-lo mais resistente. Sobre as panelas, tem um tópico onde eu sugiro um adaptação de marmitas: construindo-um-kit-paneleiro-t49281.html
Havia um outro cara que criou uma forma mais eficiente que a minha de adaptar um cabo móvel na marmita, mas parece que ele sumiu daqui.

Abs
E boas criações!
Marco Calavera

Data de registro: 28 Out 2010, 22:55
Reputation point: 189

AnteriorPróximo

Retornar para Equipamentos para Fogo