Ir para conteúdo

Cusco -> Arequipa X Puno


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Sou novata por aqui e já estou com algumas dúvidas, portanto qualquer ajuda será bem vinda.

Estou indo, com meus dois irmãos, no ínicio de Fevereiro, pra Cusco, Machu Picchu e afins, e estou com um tempinho sobrando.. tenho uns dois dias e preciso preencher meu roteiro.

Conversei com um amigo que viajou pra lá, em 2008, e ele me falou, com bastante entusiasmo, sobre Arequipa e Puno. Já pesquisei em vários sites, inclusive abri diversos tópicos aqui e não consigo informações que me façam decidir entre uma dessas duas cidades, ou talvez as duas. O problema é que para visitar os dois destinos seria tudo muito corrido e com viagens noturnas. Não sei se compensa. Sobre Puno foi mais fácil, visitaríamos o Titicaca, com suas ilhas flutuantes, mas em Arequipa o único passeio interessante que vimos foi o Colca Canyon, mas também não sabemos se dá pra visitar em apenas um dia, se é por tour, com motorista, ou mesmo por trilha, e por fim, se isso nos tomaria muito do pouco tempo que temos.

Outra informação que me falta é sobre meios de transporte e duração das viagens. Não encontrei nada sobre isso, além de alguns sites de ônibus que não mostram itinerários. E o que seria mais interessante, ir à Arequipa, de lá à Puno e depois voltar à Cusco?

A questão é que voltaremos de Machu Picchu pra Cusco no dia 6 de Fevereiro e temos os dias 7, 8 e 9, pois no dia 10 pegamos o vôo de volta.

 

Então é isso, estou aqui escrevendo, pois estamos com um pouco de urgência em fechar as datas e comprar as passagens, e qualquer dica nos ajudaria muito.

Mesmo assim, de antemão, agradeço!

 

______

Ps.: Sei que já existe um tópico semelhante, mas como ninguém participou, resolvi criar esse aqui.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não fui a Puno, apenas passei pela cidade em direção a Arequipa. Ao que parece, em saindo de Copacabana (BOL), dá para chegar em Puno no mesmo dia, fazer o passeio das ilhas flotantes e pegar o ônibus para Cusco à noite. Muitos viajantes fazem isso, principalmente aqueles que não querem pernoitar em Puno que é considerada uma cidade perigosa. Sobre o canoin do colca - que na verdade não é bem em Arequipa embora o passeio comece por lá - você teria que ter de 2 a 3 dias. São 3 tipos de passeio oferecidos, 2 de 2 dias e um de 3 dias. Nos de 2 dias, tem um que a saída é de madrugada (tipo, 2:30 da manhã) e o outro de 3 dias é num horário tipo 8:00 da manhã. Esse de 3 dias parece ser o mais interessante, se voce quiser fazer o canoin do colca pois passa pela coroa do vulcão. Em Arequipa, existem algumas coisas para se visitar na cidade também, tipo igrejas, museus, etc. Veja algumas dicas do que fazer em Arequipa aqui neste site: http://wikitravel.org/en/Arequipa

 

Agora, eu não entendi quanto tempo vai ser sua viagem e nem qual o trajeto você está fazendo. Dependendo do caso, talvez o melhor seja passar os 3 dias em Cusco que tem muita coisa para ser vista também, vide vale sagrado, city tour e outros sitios arqueológicos como Moray e Choquequirao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ahh, entendi. Então, pelo visto, Arequipa já está fora, parece ser bem interessante, mas a parte das igrejas e museus não me interessa muito. E outra, eu precisaria de mais tempo para fazer o passeio do Canyon.

Na verdade o meu roteiro já inclui tudo isso aí que você citou, Vale Sagrado, Cuzco, Ollanta... Citei aqui só os dias que estavam vagos.

Na verdade estarei em Cusco e meu roteiro nem engloba Bolívia, na verdade venho de Bogotá, direto pra Cusco, num voo, e aí sigo com o roteiro tradicional.

 

Obrigada pelas dicas! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

 

Tudo bem?

Estou indo pro Peru no domingo e pesquisei bastante sobre lá. Pelas informações que obtive, te dou os seguintes conselhos: já que vc tem 3 dias livres, dá para ir para Copacabana e Puno. Em Puno, tem as Ilhas Flotantes, mas não vale a pena dormir lá, pois é um lugar feio e perigoso. Em Copacabana, tem a Ilha do Sol, que dá para dormir na própria ilha.

Em Arequipa, se animar ir lá, dá para fazer o passeio do Cânion del Colca em 2 dias. Tem empresas turísticas que saem de Arequipa às 8:30h e voltam no dia seguinte às 18:00h.

Seu vôo de volta, sai de que cidade?

Pois eu vou primeiro para Copacabana, vou dormir na ilha, volto no dia seguinte da ilha e pego um ônibus de manhã para Puno (4 horas de viagem). Chego em Puno umas 15h e vou fazer o passeio para as Ilhas Flotantes por 3 horas. Volto para a rodoviária de Puno e pego um ônibus à noite para Arequipa (5- 6 horas de viagem). Chego em Arequipa de madrugada e já contrato uma agência na própria rodoviária (tem a agência PeruBolívia Tour que falam que é muito boa) e vou para o Cânion del Colca e fico por 2 dias.

 

Espero que tenha ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oie!

 

Bom, eu tbm não fui para o Peru ainda, mas vou em abril, então tbm estou pesquisando muuuuuito!

O que posso lhe dizer é que as distancias sãolongas, sempre, então na verdade se vc não aproveitar a noite para viajar, vai acabar perdendo dois dias.... um pra ir e outro para votar... e dai pode ser que não valha a pena....

Arequipa me parece uma cidade encantadora.... li ótimos relatos de lá e todos elogiam o passeio ao Cañion del Colca... o problema é que em um dia até dá para fazer, mas é muito corrido... o ideal são 2 mesmo.... Alé de que são de 7-9em média 10h de Cusco.

Já Puno, como comentaram, parece ser suja e feia.... mas talvez valesse para vc conhecer o Lago Titicaca... Não me lembro exatamente, mas acho que são 7h de viagem de Cusco.

Particularmente, no seu caso, eu ficaria em Cusco mesmo, e fara o Valle Sagrado com mais calma... não em um único dia...

 

Seu vôo é de Lima ou Cusco? Se for de Lima, vc pode retornar antes para a cidade e conhecer Paracas, a sul. São 3h de Lima e vc pode fazer o tour até as Ilhas Balestas... dizem q é imperdível, com direito a leão marinho e pinguins!

 

Espero que ajude!

beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Chego em Arequipa de madrugada e já contrato uma agência na própria rodoviária (tem a agência PeruBolívia Tour que falam que é muito boa) e vou para o Cânion del Colca e fico por 2 dias.

Olá Bárbara!

Até é possível fazer este esquema que você menciona, mas tem que ver duas coisas.

Uma é o preço da passeio do vale do colca. Eu paguei S$ 90,00 - para o mesmo passeio que menciona, e foi caro - teve quem pagou S$ 65,00 e a média acho que foi S$ 75,00 mas teve um que pagou mais de S$ 100,00. Não sei se de última hora eles não vão querer te cobrar um a mais, ou mesmo se vai ter vaga no ônibus da agência. Pesquise o preço desta agência e veja principalmente se dá para comprar antecipado - se o preço valer a pena. Não sei se com poucas horas - deve chegar em arequipa às 3:30 da madrugada - de antecedência da saída é possível. No hostel onde eu fechei o negócio, o cara disse que eu tinha que confirmar se iria ou não no passeio até às 22:30, para dar tempo de ele avisar o pessoal do ônibus.

Outra coisa é a possibilidade de imprevisto. Algo tipo o ônibus quebrar, atrasar, etc. Nesse caso, poderia ser que você ficasse sem o passeio e sem garantias de devolução do que pagou. Acho que, se tiver um dia a mais, seria bom chegar em arequipa um dia antes da saida para o vale do colca, ver as atrações turísticas da cidade - tem várias igrejas, praças, museus, etc - e nesse dia fechar ou completar o pagamento do passeio de vale do colca. Agora, isso depende da disponibilidade de ter um dia a mais. Se não tiver, tente este esquema que você planejou e se algo sair errado, você teria que arrumar um ônibus até chivay para fazer/começar o passeio por conta própria ou ficar em arequipa e ver apenas a cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Bom dia Marilia,

 

Fui em outubro para o Peru e fui, entre outros lugares, para Puno e para Arequipa.

Fiz viagens a noite de ônibus e não tive absolutamente nenhum problema. A melhor companhia de ônibus do Peru se chama Cruz Del Sur (muito bom, recomendo).

Posso dizer entre as duas cidades sem dúvida alguma que Arequipa foi muito mais legal do que Puno para mim. Puno parece uma grande favela. Não é uma cidade bonita, mas o passeio no Titicaca sem dúvida compensa.As ilhas flutuantes de Uros são bem legais.

Já o passeio do Caniôn Del Colca foi simplesmente sensacional. O problema é que dura dois dias. Vai bem pro interior do Peru com paisagens sensacionais. Mas, acredito que pelo tempo que você tem disponível, só dê mesmo para ir para Puno.

De qualquer forma, o passeio de Puno é agradável. As ilhas flutuantes são uma das atrações do Peru que vale a pena conhecer.

 

Espero ter ajudado.

 

Sds,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 14 anos depois...
  • Membros

oi, pessoal! ressuscitando esse post pra perguntar sobre uma rota de ônibus que dizem que faz Puno - Arequipa em 6 horas parando em 3 pontos no meio do caminho que tem paisagens lindíssimas, por um preço bom. Eu ouvi que a empresa que faz seria a 4M, mas alguém já fez esse trajeto turístico? Poderia recomendar essa empresa ou outra? E será que preciso contratar com antecedência ou um dia antes conseguiria? Valeuuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...