Pessoal,
Como me beneficei muito com as informações deste fórum para planejamento da minha viagem, nada mais razoável do que compartilhar minha experiência agora que estou de volta.
Pedro, many thanks por todas as informações sobre o Jyoti e a Ecotrek - no final tua indicação foi decisiva para que eu fechasse a viagem, que foi ótima!
Foram 10 dias, saindo de Lhasa e seguindo pela Friendship Highway (a Estrada da Amizade) até a fronteira com o Nepal - são 1.000km de estrada - e daí, cruzando a fronteira, mais 120km de Kodari até Kathmandu, já no Nepal.
Acabei fazendo um private trip que incluia jeep, motorista, guia (tibetano) e hoteis (todos bem razoaveis - 3 estrelas na média). Acampamos uma noite na base do Everest, com vista para Face Norte. A paisagem é toda sensacional, os monastérios indescritíveis, e a estrada, para minha grata surpresa, excelente!
Já no Nepal, em Kathmandu, fiquei no hotel Holy Himalaya, do próprio Jyoti, e tive oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.
Bom, para aqueles que estiverem planejando viagens deste tipo, ou mais ao estilo trekking, como as do Pedro Coelho, recomendo muito a EcoTrek:
http://www.ecotreknepal.com/O nome do dono é Jyoti, o e-mail dele é
ecotour@wlink.com.npO pacote todo, excluindo o aéreo, claro, saiu por USD2.000!
Há agências aqui no Brasil que fazem o mesmo roteiro, mas pelas minha cotações, a mesma viagem não sai por menos de USD3.500 já que as comissões cobradas são altíssimas (e no final acabam contratando os operadores locais, lá no Nepal).
Para quem tiver planos parecidos com esse, fico à disposição para quaisquer informações!!!
Abraços,
Fernando