Ir para conteúdo

FORTALEZA e suas praias


Posts Recomendados

  • Membros

Ola a todos. Estive em Fortaleza por uma semana e pelo circuito das praias. A cidade surpeende. Ao contrário do que eu esperava ela é grande. A capital tem quase 3 milhões de hab. e 3.700mil na região metropolitana, e se apresenta com edificios modernos e altos em comparação com outras capitais. Mas esta divisão é feita por zonas, delineando claramente a divisão social que predomina no Brasil, que aqui se percebe mais. Mesmo assim, eu diria que ela compete com Salvador e Recife com seu skyline que é bastante denso.

O aeroporto fica perto do centro, menos de 10 km, e não existe ônibus que vai para as praias. É umas das deficiência da cidade o tranporte, bastante singular e precário para o turismo. A alternativa é alugar um carro, ou ir de taxi. Eu fui de taxi para me familiarizar com as ruas e opino por negociar antes. Não sai por menos de R$25,00 reais. A circuito das praias de Fortal fica com as praias de Iracema, dos Meireles, praia e porto do Mucuripe e a praia do Futuro, está a única balneável e não indico para se hospedar poi fica-se isolado de tudo. Fiquei hospedado na praia de Iracema. Ela é uma zona gastronômica, boêmia e residencial, vizinhando com o centro histórico da cidade onde fica o Centro Cultural Dragão do Mar, a Catedral (muito bonita), e naturalmente os outros atrativos do Centro comercial da cidade. O teatro José de Alencar, o Museu do Ceará, o Mercado Central são imperdíveis. Em alguns momentos se confunde estar em Salvador.

Mas conhecer Fortal é necessário carro, pois as atrações das praias é fora. Os cearense dividiram o estado em duas costas: a Costa Leste onde está a praia de Canoa QUebrada e a Costa Oeste onde está a praia de Jericoacoara. A costa Leste, é fácil de encontrar e bem sinalizado, apresentando diversas praias pedindo algumas paradas. Até Canoa quebrada é cerca de 160km, e a cidade é pequena, quase um vilarejo. Apresentava-se quase vazia, usufruida na maioria pelos habitantes locais e da capital. Nas esquinas existem diversos vendedores de programas turísticos como passeio nas dunas e passeios de barco. Achei as águas um pouco turva, e escura. A temperatura em relação a Fortal diminui, mas ficando sempre acima de 25º.

Para a costa Oeste onde fica as prais mais bonitas, é necessário atenção. A sinalizao é precária, e deve-se encontrar a Br222 para Caucáia (cidade da região metropolitana), e a partir daí pega-se outra estrada. Mas não é como a rota Leste que se avista o mar. É necessário entrar por estradas vicinais para conhecelas,. Fui até a Barra do Rio Curu, um pequeno paraíso escondido, digno de revistas de viagem. Jericoacoara fica mais de 300 km de Fortal, e irei na próxima viagem.

Assim é o Ceará, povo acolhedor, com uma grande capital e que vale a pena conhecer. Sugiro a todos a visita, e quem mora no Brasil deve conhecela. Qualquer dúvida, estou prontamente disposto a respondelas. Até a próxima, Conde NEstor.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...