por GUILHERME TOSETTO » 11 Nov 2010, 21:53
Oi, pessoal, vamos a algumas informações mais genéricas sobre esta cidade.
Muita gente tem procurado a cidade serrana por suas temperaturas amenas, por sua tranquilidade, pelo clima romântico das pousadas charmosas , com lareiras e com vistas panorâmicas muito bonitas.
Gonçalves também é uma cidade muito atraente pra quem busca ação e aventura. Trekking, cascading, rapel, cavalgadas são esportes que podem ser encontrados por lá. Bosqyes de araucárias, mirantes de onde pode-se ver até Campos do Jordão nos dias mais claros, as águas do rio Capivari são cenários para aventuras.
Há diversas cachoeiras, como a do Simão (com cerca de 20 metros de altura), a mais popular e cheia nos finais de semana.
A cachoeira do Cruzeiro (50 metros de altura) é de propriedade particular e precisa de guia para entrar. Tem um poço pra banho, ótimo pra crianças e um "escorregador" de pedras.
A cachoeira do retiro ou das 7 quedas se espalha por uma área de uns 700 metros de vale.
Para os mais aventureiros, há a bóia-cross no rio Capivari, uma descida de cerca de 1 quilômetro por corredeiras moderadas e feita com auxílio de monitores.
Há vários tipos de trekking, como o da pedra bonita, pra quem aguenta andar bastante, com muitas subidas. A pedra em si, fica a cerca de 2000 m de altura. O passeio todo leva cerca de 5 horas.
O trekking da pedra do forno passa um bosque de araucárias e por riachos, antes de chegar ao topo da pedra, de onde se vê as pedras do Baú e Chanfrada (outro trekking). Dura derca de 3 horas. Na pedra do forno também há o cascading, descendo a cachoeira de 40 metros.
O trekking da pedra chanfrada é o mais curto, cerca de 2 horas.
E há o rapel na pedra do grotão, que tem mais de 1 quilômetro de altura. Mas o rapel é feito num paredão de cerca de 100 metros de altura.
Tem um monte de pousadas e restaurantes, com comidas típicas e muito acolhedoras.
Vale muito o passeio.
"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos".
Vinícius de Morais