Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
#1120407 por dulcineia martins domingues
05 Set 2015, 15:09
Planejo fazer o caminho de Santiago em setembro de 2015 e tenho dúvidas que tipo de saco de dormir devo comprar. Vi alguns modelos que marcam a temperatura do local de destino. Pelo que li em setembro não costuma fazer muito frio, porém, alguns trechos apresentam temperaturas bem baixas. Pretendo fazer o caminho francês.

#1145707 por Serij-Brasil
16 Dez 2015, 02:38
Olá, Dulcineia.
A minha recomendação para a compra de sacos de dormir inclui a noção de controle térmico. Mesmo que te digam que a temperatura estará num determinado grau sempre haverá a possibilidade de naquela noite, naquela região e no local onde escolheu dormir haver uma variaçào de alguns graus. Então, pense assim: é fundamental isolar-se do frio do chão com um isolante ou colchonete; é fundamental evitar correntes de vento; é fundamental ter alguma margem de erro para mais ou para menos; e, veja bem, é fundamental estar com a roupa e o saco de dormir secos. O conjunto adequado, independente da temperatura, inclui, no mínimo três elementos: isolante térmico/colchonete; saco de dormir; e um lençol saco. Este último é fundamental para te permitir não apenas o conforto, mas o controle térmico extra e pode ser algo caseiro, como uma flanela com zíper. A temperatura do saco de dormir é apenas uma referência geral (que deve ser respeitada) e dependerá da sua composição física (peso, altura, percentual de gordura corporal), da alimentação, da umidade do ar e das correntes de vento. E sempre leve consigo um daqueles plásticos aluminizados de emergência (parece um acetato prateado e é um pequeno envelope vendido em lojas de camping), pois num caso de temperaturas baixas (que é o real problema) você pode o enrolar por fora do saco de dormir. Isso irá umedecer um pouco a parte externa do saco de dormir, devido à sua transpiração noturna, mas evitará uma hipotermia.
Boa viajem.
S.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes