Ir para conteúdo

Lei proíbe acampar e fazer trilhas em Paranapiacaba - SP


Posts Recomendados

  • Membros

Infelizmente a prefeitura de Santo André, está criando leis, totalmente abusivas para turistas, Além de criar uma lei que proibi fotografar na cidade, sujeito a multa.

 

Esse carnaval de 2013 passei por um constrangimento muito grande em Paranapiacaba.

Decidi acampar com alguns colegas na cachoeira da fumaça, logo quando chegamos na cachoeira, nem levantamos acampamento e nem tiramos as mochilas das costas. Fomos abordados por 3 guardas civis, 2 policiais militares, e 4 mulheres da guarda ambiental. Que foram totalmente mal educadas com a gente, queriam apreender nossos equipamentos. Levaram nossa barraca apreendida, dizendo que é proibido acampar em qualquer local de Paranapiacaba. A guarda disse que ainda estava sendo boazinha com a gente, porque podia aplicar uma multa de 500 REAIS, por estarmos andando por ali. Perguntou se eu tinha facas, eu disse que sim. ela ia apreender também, porém Entramos em uma discussão porque não tem nenhuma informação proibindo acampar, e ela acabou esquecendo de apreender minhas facas.

 

 

Eu tenho conhecimento de outros locais que realmente são proibidos na cidade. Mas Cachoeira da fumaça achei realmente estranho, pq o pessoal sempre visita a cachoeira. e também não tem nenhuma sinalização. Após a discussão achei melhor deixar levar a barraca. Eles levaram somente o toldo da barraca, deixaram os espeques e fibras. E teríamos que acompanhar eles até o final da trilha, ainda tentamos convencer a guarda ambiental de nos retiramos do local e ela deixar a barraca conosco pra podermos acampar na praia. Mas infelizmente ela não quis saber. Saímos na frente,sendo escoltado por os guardas, Como conheço a região muito melhor do que eles, em vez de ir pelo rio, foi pelas trilhas totalmente cheias de lama, porque havia chovido um dia anterior. Essa foi minha vingança, tomaram vários rolas..kkk. Tentaram me convencer de ir pelo rio, mas disse que se eles queriam que eu saísse de lá, iria voltar pelo mesmo caminho que vim (que é mentira), e acabaram desistindo de seguir a gente. e foram na frente.

 

Acabaram deixando a gente pra trás, e ficamos descansando nas pedras, encontramos um casal que se escondeu quando viu os guardas no caminho, que também queriam acampar. Acabamos bolando um plano, e voltamos em direção a fumaça. e pegamos uma trilha a direita que sai no lago cristal e achamos um acampamento escondido. Eu tinha uma lona, e ainda tinha as fibras, construirmos uma barraca com a lona e fibras, que realmente ficou muito boa, por incrível que pareça..rs. Aguentou até chuva.

 

Eu e meu colegas, acampamos em Paranapiacaba a anos, e tenho amigos a anos que acampam em diversos locais de lá, e nunca ficamos sabendo disso. No final da apreensão, fui conversar com uma das guardas, Diz ela que até visitar a cachoeira sem guia é aplicada a multa de 500 reais. Qualquer local que vc for pego em paranapiacaba fazendo trilha ou acampamento, será aplicado multa, dentre eles: Lago cristal,Cachoeira da fumaça e Rio mogi. Perguntei se eles fiscalização a garganta do diabo e funicular, dizem eles que não. Mas as vezes vão alguns guardas com equipamento pra fiscalizar, que achei mentira, pelo menos na parte da garganta do diabo. Disse ela que no mesmo momento que estava nos abordando tinha outro grupo de guardas no lago cristal. Que eles agora estão com a fiscalização rigorosa no local. que estão em uma ação conjunta com os municípios de Cubatão,Bertioga,Paranapiacaba e santo André contra o pessoal que acampa. Que é verdade, pq 4 das guardas usavam camisas de cada município.

 

Esse relato fico um pouco grande, resumi ainda algumas coisas, Mas é pra deixar vcs avisados. pra não serem multados por algo que vcs costumam fazer a muito tempo.

 

Acredito que após o vandalismo que teve no museu em paranapiacaba: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2013/01/24/museu-ferroviario-com-pecas-do-seculo-19-sofre-com-vandalismo-na-grande-sp.jhtm

 

Os municípios entraram em ação conjunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 44
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Acho que a policia tem que ser mais educada antes de autuar... pesquisar o grupo e saber mais o que fazemos... Se for pra Eu fazer um bate volta não dá... moro muito longe e duvido que os munitores das trilhas não estão nessa...eles ficam ferrados quando fazemos trilhas sem eles e ainda conhecemos lugares que eles nem imaginam que existe. Respeito a lei mas nem todos são iguais...Eu mesmo já trouxe uma sacola de lixo que encontrei pela trilha...Galera ai das trip faz favor, não jogue sujeira nas trilhas... a turma do bem está revoltada com a notícia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acredito que seria melhor orientar os turistas, antes de multá los e querer apreender seus equipamentos, A guarda ambiental ainda discutiu comigo que tinha informação de ser proibido acampar em Paranapiacaba, que é mentira, nos sites da prefeitura não tem informação nenhuma referente a isso. Eu e meu grupo sempre fomos conscientes, já limpamos diversos locais em Paranapiacaba totalmente cheios de lixos, já enchemos sacos de 100 litros de lixo. Mas infelizmente não são todas as pessoas que tem essa consciência ambiental.

 

Elas ainda tiveram a coragem de querer me empurrar uma agencia de guias lá de Paranapiacaba. Dizendo que somente essa tem liberação da prefeitura, que outras são clandestinas.

 

Que é a mesma agencia que tem o mesmo guia que já discutiu com um amigo na trilha. Eles conhecem a região menos que a gente, e temos que pagar pra eles. É absurdo.

 

Mas fica a dica pra galera, não acampem em locais que são "Manjados". Pelo oque percebi, eles não saem da trilha pra explorar. É mais bate e volta. Se tiver alguém no caminho é multado. E o horario de trabalho desse guardas na região normalmente é das 08:00 ás 18:00. Nesse dia eles estavam 20 minutos atrás da gente na trilha. Eu entrei na trilha foi 09:30. Cheguei na fumaça ás 11:00. Eles foram embora 12:00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera, é proibido camping selvagem em todos os parques estaduais paulistas e essa região fica inserida nos limites do Parque Estadual da Serra do Mar. Não é porque nunca coibiram que não podem coibir agora. A questão é que deveria haver cercamento da área com entradas delimitadas, preferencialmente por portarias, com NO MÍNIMO placas informativas. Se não querem cercar, que ao menos mantenham as placas nas entradas das trilhas, que são conhecida há décadas, como aquela perto da Solvay por exemplo.

 

Aliás, nesse findi, péssima notícia: mais uma pessoa morreu por lá, exatamente na garganta. :(

Isso é péssimo e só vai reforçar o pensamento restritivo quanto a essa área. Me parece irreversível essa tendência.

 

Vejam: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=48001

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Vou me informar com meu primo q é advogado, sobre ser dentro da lei apreender equipos!!!

E esse lance da multa? É mesmo possível te aplicar uma multa por estar numa trilha sem placas de se é permitido ou não estar ali? A de fotografar então é no minimo um absurdo!!!

Se eu fosse pego iria debater o máximo sobre o pouco q eu conheço de legislação com esse guardas, q no minimo devem manjar menos q eu sobre isso!!!

E na boa se não tiver policial armado eu meto pé pra Cubatão, se alguém conseguir me pagar vai ser a PM em Cubatão!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...