Ir para conteúdo

Linda experiência em Quito


Posts Recomendados

  • Membros

Hola galera ! Bom não sei nem por onde começar, mas vamos lá.

Há dois anos eu tenho viajado percorrendo todas as capitais do Brasil e da América do Sul e nessas férias de 2012 resolvi ir até o Ecuador sem saber ao certo o que iria encontrar. Eu, que moro em Brasília uma cidade totalmente plana e com temperaturas que oscilam entre 15 e 30 graus no máximo, chego em Quito no Ecuador uma cidade de temperatura agradabílissima cercada de montanhas e vulcões. Tudo muito barato, taxi um presente dos deuses, hostel: milhares em toda Mariscal, bairro onde ficam hospedados os gringos. Levei 300 dolares. A moeda que circula lá é só o Dollar americano e gastei 185 apenas, isso porque comprei alguns presentinhos. Cheguei na cidade depois de tomar um voo de São Paulo fazendo conexão em Lima e depois um outro voo até Quito. Duração total da viagem 7 horas e com um fuso de duas horas a menos que no Brasil. Ao chegar em Quito percebi que minha mochila não estava e isso me deixou extremamente desorientado, isso porque sempre viajo com minha mochila como bagagem de mão e nunca a despacho, mas dessa vez resolvi levar duas apenas, já que na outra havia líquidos e em vôos internacionais não se pode levar junto consigo. Tentei manter a calma e procurei um funcionário que muito educadamente me levou até uma funcionária da companhia, alias em toda parte que fui no Ecuador sempre fui muito bem atendido e isso é de tirar o chapéu. Depois de um certo tempo a mochila aparece porque um rapaz havia pego por engano e me devolveu, fiquei extremamente aliviado. Saí então para tomar um taxi e ir até o bairro La Floresta onde iria encontrar com um amigo que mora por lá. Um taxi que aqui no Brasil não sairia por menos de 50 reais me saiu por 16 reais. Taxi em Quito é de graça praticamente e as passagens de ônibus não passam de 0,50 cents de dollar. Informaram- me que no Ecuador a coisa funciona mais ou menos assim: Para cada hora que se gasta viajando pelas estradas de lá é cobrado 1 um dollar e issoé lindo para um mochileiro como eu e muitos outros. Já hospedado descanso um pouco e me levanto para já cedo fazer um passeio de Bike pelo centro histórico de Quito e ao me levantar da sacada do apartamento fico paralisado pela beleza da cidade

20120909165710.jpg. Saímos e fomos até Avenida Rio Amazonas que no domingo é fechada para que as bikes possam fazer o passeio e de onde pode se alugar bikes de todos modelos que custam por hora 2,50 dollares. Fiquei impressionado com o trajeto de tão longo e pela centenas de bikes que passavam sem falar na estrutura que é montada: policia orientando, água sendo distribuída para os ciclistas e a beleza de todo centro histórico e parques

20120909170210.JPG. Depois de fazer esse passeio retorno para casa do meu amigo e sinto o desconforto da altitude. Quito é a segunda capital mais alta do mundo só perdendo para La paz- Bolívia. Eu não sabia disso! Fiquei muito cansado, mas nada que me fizesse querer voltar.

No segundo dia saio para conhecer o famoso teleférico da cidade. Lindo demais !!! Lá de cima se vê toda Quito que impressiona. Pode-se se fazer uma trilha e visualizar as montanhas só que tem q ir muito bem agasalhado já que lá em cima o frio é muito grande. Paga-se 8,50 dollares.

20120909170729.JPG.

De lá segui de taxi até a estação terminal la Ofelia de onde tomaria um bus por 25 centavos até uma outra cidade onde fica o Monumento la Mitad del Mundo onde passa alinha do Ecuador. Muito lindo lindo !!! paga-se 2.00 dollares para entrar no parque e caso queira pode subir pelo elevador dentro do monumento e pagar mais um pouquinho.

20120909171016.jpg

Depois de tirar umas fotos sigo de volta para Quito e deixo-me perder por suas lindas avenidas todas muito limpas e com um asfalto sem buracos que às vezes me perguntava porque que no Brasil não poderia ser assim....

No dia seguinte sigo para fazer um passeio que me fez ir de fato a Quito: Conhecer o famoso vulcão COTOPAXI. Gastei 40 dóllares com o passeio que incluia o trajeto de onibus com passeio de bike. Galera, foi emocionante para mim, chegar até ali. Ver um vulcão pela primeira vez e com toda sua magnitude poder admirá-lo por muitas horas. O passeio consiste em chegar até o primeiro refúgio, onde se deixa o carro e segue caminhando até o segundo refúgio. Eramos em nove no grupo, 10 com o guia sendo só eu de brasileiro e a maioria de alemães. Já no começo uma alemã desiste e não consegue subir. Passa muito mal e volta para o ônibus. Eu tento seguir mas a cada 4 passos tenho que parar para respirar. Depois de muita luta chego até o segundo refúgio que fica a 4.800 metros de altura. O guia então pergunta se eu vou continuar até chegar no Cume. Eu insisto e digo q sim, mas infelizmente não consigo. O vento era muito forte a tontura e a falta de ar me venceram e dos 8 que restavam mais 3 desistem, incluindo eu. Fiquei impressionado como os alemães subiam com uma gana, vontade de chegar até o cume. Ao voltarem o guia me parabeniza pelos 4.900 metros que pude alcançar. Ou seja subi mais 100 metros depois do segundo refúgio que me pareceram 10 km

20120909172331.JPG

20120909172439.JPG

Em seguida é hora de voltarmos a´te onde o onibus se encontra com as bikes e descermos pelo parque Cotopaxi. Galera essa foi a melhor parte: Descer de bike foi irado era como voar pela estrada feita de pedras vulcânicas se deliciando por todo o visual. Andamos de bike até um lago e de lá regressamos para Quito. Cheguei totalmente sujo de poeira vulcanica e com os pés latejando de dor, mas muito feliz pela experiência. Depois conto o resto da viagem pelo resto do Ecuador ...

20120909172952.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...