Lonely Planet lança revista no Brasil

Publicação de notícias & eventos relacionados aos interesses do público Mochileiro/Viajante independente.

Lonely Planet lança revista no Brasil

Mensagem não lidapor Silnei » 27 Jun 2009, 16:37

Revista Lonely Planet
Há 30 anos produzindo guias de viagens, a "Lonely Planet" acaba de ganhar uma versão brasileira em formato de revista. A primeira publicação deste tipo feita pela marca foi em dezembro do ano passado, no Reino Unido. Publicada pela editora Ediouro, a revista tem 104 páginas, tiragem mensal de 40 mil exemplares e custa R$ 10,90.

A primeira edição chega às bancas nesta sexta (26) com a reportagem "Redescubra Paris" como destaque principal na capa. Destinos brasileiros também terão destaque na "Lonely Planet Brasil". Já nesta edição há uma reportagem sobre as belezas submersas escondidas em naufrágios no mar de Pernambuco e na seção "10 Viagens Curtas" trará opções de passeios com as crianças nas férias de julho.

Fundada em 1972 na Austrália, a "Lonely Planet" foi idealizada pelo casal Tony e Maureen Wheeler e é referência para mochileiros graças aos seus guias turísticos - já foram publicados cerca de 500. Em 2007, a BBC Worldwide (divisão comercial da BBC) comprou a editora.

Fonte: UOL Viagem
Minhas Fotos: Flickr | Google+ | 500px |
Asevana ca balanam
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: Lonely Planet lança revista no Brasil

Mensagem não lidapor LEO_THC » 01 Jul 2009, 12:00

Vou abrir meu coração e comprar esta publicação em revista, pra ver se derrepente eu passo a gostar da LP.
Leonardo Parente
Jornalista (DRT-BA 3223)

Relatos:

- Pico do Barbado e Pico do Itobira, os gigantes da Bahia

- O dia em que a Bolívia parou para ver Evo Morales

- Uma Noite de terror no deserto boliviano

"Não sei onde eu estou indo, mas sei que estou no meu caminho" (Raul Seixas)
LEO_THC
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Silnei » 01 Jul 2009, 12:06

Eu tô achando que vão cagar de vez a imagem do LP com essa revista aqui no Brasil. Mas como ainda não comprei... vamos ver!
Asevana ca balanam
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor LEO_THC » 01 Jul 2009, 13:04

O lance patrão, é que apesar de eles alcançarem o mundo, tudo me parece muito superficial. Sinto falta de uma revista de viagens que dê dicas preciosas, que divulgue um turismo barato, mesmo sendo na asia, na europa, sei lá. O grande problema é que direta ou indiretamente essas matérias são movidas a jabá!
Leonardo Parente
Jornalista (DRT-BA 3223)

Relatos:

LEO_THC
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Silnei » 01 Jul 2009, 13:35

Deve ser difícil manter uma revista mesmo. Agora então piorou! A impressão é muito cara e a tendência é digital. Se hoje já tem o Kindle e os smartphones, imagine daqui 5 anos.
Asevana ca balanam
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor LEO_THC » 01 Jul 2009, 16:18

Manter uma revista dando dicas de camping deve ser um tanto difícil! rs
Leonardo Parente
Jornalista (DRT-BA 3223)

Relatos:

LEO_THC
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor ogum777 » 01 Jul 2009, 18:39

a "aventura já" do sérgio beck parou por isso....
era uma revista excelente. mas não recebia jabá e não tinha anuciantes o suficiente pra manter a revista, pois só com o dinheiro da comercialização não dava....
asbicicletas.wordpress.com
ecourbana.wordpress.com
www.oeco.com.br
ogum777
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Silnei » 01 Jul 2009, 19:15

É verdade! Já me falaram que só o valor da venda da revista não banca os gastos. Tem que ter bastante publicidade pra bancar! É aquele negócio, se não entrar no esquema editorial do pacotão na vira! Em papel fica inviável, pois internet mesmo já é complicado...
Asevana ca balanam
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor ogum777 » 01 Jul 2009, 19:50

é, silnei, é como a tv aberta e mesmo publicações como a (argh!) veja....

precisa de audiência pra sustentar o interesse dos anunciantes.

isso explica a dependência de algumas do jabá. o jabá é uma forma de anúncio, não é? hehehehe

eulembro dum número da "aventura e ação" - não confundir com a "aventura já" do beck - que tinha uma belíssima reportagem sobre petrô-terê e nenuma imformação de como fazer sozinho. dava a impressão que só se consegue chegar lá via agência.... vixe!
asbicicletas.wordpress.com
ecourbana.wordpress.com
www.oeco.com.br
ogum777
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor jubapaes » 01 Jul 2009, 21:38

Camaradas,

A marca Lonely Planet , que na minha opinião faz os melhores guias para América Central e do Sul, foi comprada pela BBC Worldwide, que é quem vai bancar a revista, e por isso a tendência é ela durar algum tempo...e deve durar mesmo...comprei a dita cuja e me pareceu mais uma mistura de Revista Viagem com National Geographic...com algumas dicas realmente interessantes, mas a grande maioria sem muito interesse para a comunidade mochileira. Não é uma revista ruim, mas sei lá, esperava algo diferente...No final da revista eles oferecem alguns encartes interessantes com dicas de alguns destinos...
Bom, comprem e me digam o que acham. Eu, como usuário fiel dos guias, não gostei muito...
Colaborador Fórum América Central / Fórum América do Sul : Argentina , Chile , Bolívia , Perú e Uruguai
Dicas de saúde: Mal da altitude
Siga o Blog sobre nossa volta ao mundo em 2013 : http://um-mundo-pela-frente.blogspot.com.br/
jubapaes
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor LEO_THC » 01 Jul 2009, 22:23

Ogum, o jabá é diferente do anuncio. O anuncio é legal, ético, é a subrevivência da publicação, você aproveita a credibilidade do seu espaço, seja ele uma revista, um site, um guia, e recebe pra anunciar a marca e olhe lá, se o produto ou serviço condizer com a linha editorial da coisa. Claro que isso é um luxo, e poucos veículos tem essa moral de escolher anuncio.
Já o jabá é safadeza, o dono do hotel X liga para o jornalista ou setor de marketing, "convidando" o repórter pra dar uma passadinha por lá e "quem sabe" fazer uma matéria e tal. O lance é que um convidado nunca fala mal de quem muitas vezes pagou estadia, passagem internacional, etc.
Em relação aos guias, acho o guia "O Viajante", produção nacional do brother Zizo Asniz imbatível, completo, realmente a cara do mochileiro brasileiro.

ab
Leonardo Parente
Jornalista (DRT-BA 3223)

Relatos:

LEO_THC
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor xaliba » 02 Jul 2009, 00:13

leo, vc nao gosta da revista ou do guia lp? A revista nao vi, e realmente me parece algo pra 'ingles ver'. Eu particularmente acho q o guia eh absolutamente fantastico. Da inumeras dicas precisosissimas. E nao tem jaba algum, nao tem um anunciosinho sequer nos guias. Os caras q escrevem eh uma norma q nao sejam do pais do qual se esta falando. Eu acretido q eles falam o q pensam. Eh isso q da credibilidade ao guia. Alem de contar com dicas de toda a comunidade q fala ingles no mundo. E so os q sao de lingua inglesa oficial, eua, australia, inglaterra e irlanda sao talvez as nacoes no mundo com maior tradicao de viajar. Nao tem nem comparacao. Esse site aqui (mochileiros) eh fantastico, mas nao da nem pra concorrer, quantos brasileiros ou falantes da lingua portuguesa no mundo contribuem aqui. O lp tem uma contribuicao infinitas vezes maior. Com todo o devido respeito a esse site, mas se tivesse q escolher so um sem duvida seria o lp.
xaliba
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Jorge Soto » 02 Jul 2009, 06:43

ogum777 escreveu:a "aventura já" do sérgio beck parou por isso....
era uma revista excelente. mas não recebia jabá e não tinha anuciantes o suficiente pra manter a revista, pois só com o dinheiro da comercialização não dava....

Ogun, conheco razoavelmente o Beck e a revista dele parou mesmo por má-gestao. Ele é otimo montanhista (senao o melhor) mas nao é administrador, e tava td na mao dele. A publicacao careceu de alguem competente q cuidasse do marketing/financas/distribuicao. Nao bastasse isso, a revista tinha um target restrito e dificilmente teria aceitacao o bastante pra bancar seus custos. A dificuldade de angariar anunciantes pra publicacao era deveras dificil tb, pois afinal ninguem quer ver seu produto associado a contravencao/desrespeito a leis, ja q o Beck nao raramente entrava nos parques na surdina e tinha uns processos nas costas. Enfim, foi uma serie de fatores q jogaram a pá de cal numa publicacao mto boa.

leo_thc escreveu:Em relação aos guias, acho o guia "O Viajante", produção nacional do brother Zizo Asniz imbatível, completo, realmente a cara do mochileiro brasileiro.

Leo, esse guia do Zizo (do site O Viajante) é bonzinho sim, mas ele foi totalmente feito com base nas edicoes compactas do Lonely Planet. E endosso o coro dos colegas acima de q o Lonely Planet é o melhor guia pra viajantes independentes. Qdo quero alguma info de fora é lá q eu vou buscar. Qdo quero ir pra algum lugar aqui mesmo do Brasil ce acha q me fio do 4 Rodas?? Q nada..vou pro Lonely Planet Brazil q ja ta td mastigadinho la. Inclusive as dicas de hospedagens deles sao as melhores!
"Cansado da mesmice? Ande fora dela..."
http://www.brasilvertical.com.br/antigo/l_trek.html
Imagem
Jorge Soto
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Silnei » 02 Jul 2009, 08:12

Deixa eu defender o meu fí... ::tchann:: ::grr::

Xaliba,

O Lonely Planet é um guia impresso e o Mochileiros.com é uma comunidade online. O máximo que você pode querer comparar é o Fórum deles o Thorn Tree com o nosso. Comparar um guia Impresso com um fórum é a mesma coisa de comparar o cú com a calças... não rola! :mrgreen:

Seria o mesmo que dizer assim pra você quando tiver com o Lonely Planet na mão:

Vai lá meu fí... comenta aí no livro o que você achou do lugar!! Fala aí, rapá!!!! Vâmo!! Escreve no livro aí! ::prestessao::
Asevana ca balanam
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor Jorge Soto » 02 Jul 2009, 08:20

Silnei escreveu:Deixa eu defender o meu fí... ::tchann:: ::grr::

Xaliba,

O Lonely Planet é um guia impresso e o Mochileiros.com é uma comunidade online. O máximo que você pode querer comparar é o Fórum deles o Thorn Tree com o nosso. Comparar um guia Impresso com um fórum é a mesma coisa de comparar o cú com a calças... não rola! :mrgreen:

Silney, acho q entendi o q o Xaliba quis dizer e isso nao significa necesariamente fazer comparacao ao mochileiros. Como vc mesmo disse, sao midias diferentes. É o mesmo, no cinema, q comparar um filme baseado numa obra literaria. Nao rola. Acredito sim q o mochileiros complementa (c/ larga e ampla vantagem) qq publicacao impressa. E vice-versa.
"Cansado da mesmice? Ande fora dela..."
http://www.brasilvertical.com.br/antigo/l_trek.html
Imagem
Jorge Soto
Membro de Honra
Membro de Honra

Próximo

Voltar para Notícias & Eventos