1 - Bem moro em Macapá e faço viagens constantes para o Oiapoque, porém sempre vou de avião fretado a trabalho. Eu nunca fui a a Guiana mas garanto o roteiro até o Oiapoque que é simples.
2 - O tramite do visto é meio complicado, depende da boa vontade do embaixador, que a depender do bom humor dele, é negado ou não. Ele tem uma pousada, em Macapá e o contato com ele abreviará as informações necessárias para o visto.
Sr. Jeff
Pousada Ekinox
Endereço Rua Jovino Dinoa, 1693
Bairro Central - Macapá - AP
Tel: (96) 3223-7554 | 3223-1237 Fica em uma rua principal da cidade, próxima ao Shopping Center e a Praça Zagury, é uma casa adaptada a pousada com muito verde e aspecto bem interessante.Viagem:Ônibus pela - Amazonas Transportes Fretamento e Turismo Ltda PABX: (96) 3251-1536
Custo aproximado de R$ 70,00
Considerações: a melhore época do ano para chegar até o Oiapoque de ônibus é de julho/agosto até meados de dezembro/janeiro, época em que não chove e a estrada fica trafegável, a BR-156 que liga Macapá ao Oiapoque tem partes com e sem asfalto, e seu trecho mais critico é no final, na ligação do município de Calçoene ao Oiapoque por volta do KM 80, onde o atoleiro acontece.
Hospedagem em OiapoqueAconselho o Hotel Palace, infelizmente não possuo nenhum contato telefônico, mas o dono fala portugues, frances, espanhol e italiano. Gente boa, um garoto que nasceu na Guiana e resolveu abrir esse Hotel na cidade, é um dos mais limpos da cidade e possui um café da manhã bem organizado, com comidas bem preparadas e que valem a pena.
Custo aproximado de R$ 60 a 80 a diária, dependendo do número de camas e do conforto.
No Oiapoque existem catraieiros (pilotos de lanchas) que fazem a travessia a R$ 10,00, de uma margem a outra do Rio, onde você descerá em Saint George ou Curru, e de lá poderá seguir para os outros destinos, infelizmente a parte de lá eu ainda não conheço por falta de tempo, mas dia 04/11/2008 irei com calma e farei a travessia, tão logo fazendo, adicionarei o relato a esse comentário e deixar esse trecho de viagem mais tranquilo.
Abraços!
Quem quiser vir a Macapá pode me contactar pelo meu email
artur@corumba.net que será bem recebido e encaminhado para o seu proximo destino.