Relatos de viagens pelos países do Sudeste Asiático: Tailândia, Vietnã, Timor-Leste, Singapura, Mianmar, Malásia, Laos, Indonésia, Filipinas, Brunei e Camboja
#1064971 por zecarlos.teixeira
06 Mar 2015, 06:45
Pessoal,

Quando estava planejando a minha viagem para o Sudeste Asiático, o mochileiros.com me ajudou MUITO. Por isso, agora que já retornei, queria retribuir, ao menos um pouco. O meu desejo é fazer um relato da viagem inteira, até porque esta incluiu lugares que ainda não vi muito explorados por aqui (como Cingapura e Hong Kong/Macau). Porém, como cheguei com um turbilhão de coisas para fazer, resolvi fazer, primeiro, o relato sobre o ÁPICE da minha viagem (quiçá da minha vida), que foi o Maya Bay Sleepaboard, que é um passeio relativamente novo, de que muita gente tem ainda muitas dúvidas (como eu tinha antes haha), e que é FANTÁSTICO. Espero ajudar!

Vamos lá. Primeiro, caso você tenha interesse em fazer esse passeio, é imprescindível reservar com antecedência, porque lota mesmo! Recomendo reservar com 2 meses de antecedência. Fiquei tão feliz com o passeio que o recomendava para todo mundo que conhecia na Tailândia, mas, infelizmente, a maioria não conseguia vaga (só soube de uma pessoa que conseguiu um “encaixe”). A reserva é feita pelo site deles (http://www.mayabaytours.com/), por intermédio do PayPal, e custa 3.000 baths (mais ou menos 100 dólares).

No dia do passeio, como eu estava hospedado em Ao Nang (praia perto de Krabi Town), peguei a primeira ferry para Koh Phi Phi (9:30; 450 bahts). O esquema lá é bem interessante - todos os hotéis/hostels reservam a ferry, e você é buscado na porta do hotel/hostel por um ônibus que te levará ao píer (tudo incluído no preço) - muito prático! O trajeto até Phi Phi dura 2h, mas é muito bonito de se observar.

Ao chegar em Phi Phi, que por sinal é uma ilha que me fascinou, e onde eu gostaria de ter ficado mais tempo, é necessário pagar 20 baths, a título de taxa de conservação. Como cheguei às 11:30, e o passeio só saía às 14:45, fiquei passeando pela ilha, andando pelo comércio, e fui até o Viewpoint (lindo!). Mas isso é assunto para o outro relato maior. O legal do passeio é que eles oferecem um armazenamento gratuito de suas malas no escritório deles! Logo, é um dia que você pode economizar hotel/hostel.

Quando estava chegando perto da hora do passeio, me dirigi ao píer, onde fui conhecendo as demais 20 pessoas que fizeram o passeio comigo, que foram todas ótimas. Fiz ótimas amizades, sobretudo com uma inglesa, um casal de neozelandeses e uma família de 3 brasileiros. O passeio foi bem pontual, então é melhor não se atrasar. Bom, é bom avisar que trata-se de um barco mesmo, e não de uma iate/cruzeiro, ou algo do tipo. Logo, o nível de conforto é reduzido ao mínimo, mas você com certeza não reclamará! O passeio é tão maravilhoso, que compensa todo o desconforto (você nem pensa nisso).

IMG_1589.JPG
Barco


No caminho para Maya Bay, o barco faz algumas paradas. A primeira é na Viking Cave, onde ninguém sai do barco. Lá é onde se extrai uma espécie de ninho de pássaro que é super valorizada na China, razão pela qual a sua extração naquela região é meio que controlada por uma espécie de milícia. Não é, então, um lugar seguro para se mergulhar hahah.

DSC_0450.JPG
Viking Cave


Em seguida, temos a segunda parada na baía de Phi Phi Ley, onde finalmente é possível mergulhar. Inclusive, o barco oferece gratuitamente snorkels e caiaques! MUITO BOM! Fuide caiaque com a inglesa até uma “caverna" nas redondezas, o que foi irado! Ficamos em torno de 30 min lá.

DSC_0461.JPG
Ley

#1064972 por zecarlos.teixeira
06 Mar 2015, 06:55
Depois, e em torno de 16:30, chegamos finalmente em Maya Bay. Nesse momento, ela ainda estará cheia de turistas day-trippers, mas que felizmente vão aos poucos embora.

IMG_1614.JPG
Cheia


Quando Maya Bay fica deserta é que de fato o sentimento de A PRAIA é dominante. É realmente a praia mais bonita do mundo!

DSC_0492.JPG
Vazia


Maya Bay é relativamente pequena, então pudemos explorá-la toda bem rapidamente. Ao concluir, fiquei com a inglesa admirando a beleza da praia deserta, e aguardando ansiosamente o pôr-do-sol, que foi maravilhoso!

DSC_0509.JPG
Yoga

DSC_0496.jpg
Pés
#1064973 por zecarlos.teixeira
06 Mar 2015, 07:03
Após o pôr-do-sol, foi servido o jantar (incluído no preço). Foi uma comida típica tailandesa (curry e outro prato que não lembro), que estava muito boa, e apimentada na medida certa (o que é importantíssimo na Tailândia hahha). A água é liberada, e eles dão um bucket, que é uma bebida bem típica de lá. É um baldinho, em que despejam algum tipo de bebida alcóolica. No meu caso, foi rum com coca-cola e red bull. Buckets adicionais, assim como cerveja e outros drinks, podem ser comprados no local. Um pouco mais tarde, eles ainda servem um churrasco.

Depois do jantar, eu e minha amiga inglesa fomos com o incrível casal neozelandês para a beira da praia, onde eles ficaram tocando violão. Foi MÁGICO! Imagine a cena: a praia mais bonita do mundo (mesmo) deserta, um céu totalmente estrelado, e você tocando/ouvindo violão? Foi SURREAL!! Após certo tempo, mergulhamos no mar, onde podemos ver alguns poucos plâncton bioluminescentes (luzinhas que brilham no mar quando você se mexe). Já foi bem impressionante, mas o melhor dos plâncton veio depois. Ao retornar para o barco, em torno de 23h, colocamos snorkel (e colete salva-vida, por causa da hora), e mergulhamos no mar. INACREDITÁVEL. Você nadava com MILHARES de plâncton, ou seja, com milhares de luzinhas em volta de você. Não tem outra palavra, foi mágico. Infelizmente, nenhuma máquina consegue capturar esse momento.

Para dormir, eles colocam colchonetes no chão do barco, e te dão um saco de dormir. Na verdade, eu preferia ter dormido acampado na praia, o que teria sido lindo demais (inclusive, no passado, o passeio era de acampamento mesmo). Porém, eles me explicaram que só é possível dormir na praia quando o passeio envolve uma quantidade menor de pessoas (não lembro o número exato). De novo, dormir num colchonete no barco pode não ser super confortável, mas no final do dia que considero um dos melhores da minha vida, isso com certeza não foi uma preocupação que passou pela minha cabeça.

IMG_1684.JPG
Dormindo


No dia seguinte, enquanto os outros ainda dormiam, eu assisti o nascer do sol de dentro do barco, o que foi muito maneiro.

DSC_0522.JPG
Amanhacer


E em torno de 7:00, retornamos à Maya Bay, quando ela ainda está deserta. Linda demais. Tiramos muitas fotos, e mergulhamos.

DSC_0537.JPG
Morning in Maya


Às 8h, retornamos ao barco, onde é servido um café da manhã razoável (frutas, ovos, torradas, café…). Nesse momento, podemos mergulhar e fazer caiaque de novo.

DSC_0573.jpg
Fish


Depois, retornamos à Phi Phi, em torno das 10h, com um sorriso que não se desfazia, e uma felicidade interior gigantesca. Eu realmente recomendo esse passeio À TODAS AS PESSOAS. Pelo menos uma vez na vida, você tem que fazer! Eu tenho 21 anos e fiz o passeio sozinho, mas recomendei até aos meus pais, que são de meia idade! E, inclusive, não vejo a hora de voltar.

Bom, é isso. Espero de verdade ter ajudado, e quaisquer dúvidas, podem perguntar! Se quiserem ver mais fotos, estou postando no meu instagram também: zecarlosaltomari. Abraços!!
#1066378 por Nati Luz
10 Mar 2015, 15:39
Eu fiz esse passeio agora dia 21 de fevereiro. É realmente mágico e lindo demais ver a Maya Bay toda vazia, só pra gente.
Pra minha sorte, conseguimos dormir na praia (disseram que era um "teste"). Odeio barcos e ter dormido na praia com aquele céu estrelado foi uma experiência única. Tomara que tornem isso uma regra pros próximos viajantes. A parte ruim de não voltar pro barco é que os plânctons na orla são mais escassos.

Se alguém tiver planejando ir pra lá, faça esse passeio!
#1066458 por zecarlos.teixeira
10 Mar 2015, 18:13
Nati,

Quase fizemos juntos. Fiz no dia 12 de fevereiro!!

Como eu queria ter dormido na praia hahah Insisti muito com o pessoal do barco. Inclusive, brinquei com o staff que se só eu e minha amiga dormíssemos lá, não ia ter problema, e ninguém ia descobrir hahha Mas não rolou. Aparentemente, a autorização deles só permite dormir na praia quando o passeio envolver uma quantidade pequena de pessoas.

Bom, mas, de fato, mergulhando do barco, você vê MIL VEZES MAIS plâncton. Então isso compensou dormir no barco. O ideal seria poder ir ao barco de noite, nadar com os plâncton, e depois voltar pra dormir na praia. Seria perfeito.
#1069050 por suminski
17 Mar 2015, 22:01
Zé Carlos,

Muito bom seu relato. Legal que há dois meses você estava perguntando e aprendendo e agora já está ensinando. hehe.

Costumo participar do site anonimamente, lendo muito e procurando as respostas por minha conta, e nesse estilo já obtive informações excelentes para montar roteiros para a Espanha, França e Itália.

Estou planejando ir à Tailândia em janeiro/16 e esse é um passeio que me parece obrigatório e inesquecível. Algo que não ficou claro para mim é se apenas um barco faz o passeio ou se é mais de um. Porque se for apenas um, imagino que a procura deve ser enorme e provavelmente a reserva tenha que ser feita bem antes de 60 dias. Ou não ?

Abs.
#1069163 por zecarlos.teixeira
18 Mar 2015, 08:54
Suminski,

Que bom que gostou do relato! Sim, foi por isso mesmo - precisei tanto de ajuda na preparação, que quis retribuir agora, ao menos um pouco. A Tailândia é um lugar fascinante, mas de que ainda não temos tanta informação como temos de outros lugares, como na Europa. Mas isso está mudando...

Com certeza! Você tem que fazer esse passeio, que é de fato inesquecível! Sim, apenas um barco faz o passeio de dormir em Maya Bay. Há inúmeros barcos que fazem day trips para lá, e alguns que até programam passeios noturnos (apesar de não ter visto pessoalmente no dia que estive lá, ouvi dizer - principalmente no estilo festa open bar - acho que o nome era Booze Cruise - mas não sei de ninguém que tenha feito). Inclusive, o mesmo barco que faz o Maya Bay Sleepaboard, faz apenas o passeio de nadar com os plâncton, retornando para Phi Phi no início do noite. Em todo caso, recomendo enfaticamente dormir em Maya Bay. A experiência é praticamente mágica. As 25 pessoas que fizeram o passeio comigo saíram de lá maravilhadas, e TODAS, sem exceção, disseram que isso tinha sido o ápice da viagem delas...

Quanto à reserva, sim, recomenda-se que seja feita com antecedência, sobretudo na alta temporada (como em janeiro, como você vai, e em fevereiro, quando fui). Eu fechei o passeio 2 meses (e alguns dias) antes da da data específica que eu queria. E ainda estava tranquilo de vagas (no site deles, você pode ir acompanhando quais dias estão disponíveis, e quais já estão esgotados). Por óbvio, quanto antes você puder fechar, melhor - eles garantem, inclusive, reembolso de 100% em casos de cancelamento, menos as taxas do PayPal (não sei quanto são), caso cancele 1 mês antes.

Se eu puder dar mais uma dica, como você vai à Tailândia, não deixe de ir ao Camboja! Fiquei fascinado lá! E ouvi falar maravilhas do Laos, apesar de infelizmente não ter podido ir também...

Qualquer dúvida, por favor pergunte.

Abs!
#1071391 por suminski
24 Mar 2015, 13:48
Obrigado pelas respostas e dicas.

Sem dúvida, Camboja está na lista. Meu roteiro prevê chegada em Bangkok e embarque no mesmo dia para Siem Reap. Três dias em SR, 8 dias no Vietnã e uns 10 dias na Tailândia. Praticamente tudo de avião, para ganhar tempo. É pouco, mas é o que temos para o momento. Laos e Myanmar ficam para o futuro, junto com o restante.

Abs.
#1094066 por diariomo
01 Jun 2015, 14:27
Olá pessoal, tambem tive essa experiência na Tailândia e foi incrível, só que nós dormimos na areia da praia mesmo rs, foi sensacional. Eu fiz um post no meu blog sobre esse passeio, se quiserem podem acompanhar por lá, e tem outras atividades que realizei por lá também, muitas saudades desse paraíso!
http://www.diariodamo.com.br/2015/05/dormindo-na-ilha-de-maya-bay.html

Beijão!!
#1104055 por AndrePM
05 Jul 2015, 19:17
Oi zecarlos,

O único motivo para eu estar indo pra Phi Phi mês que vem é esse passeio, eu tinha planejado 3 dias lá, mas agora estou considerando fazer apenas esse passeio e partir pra Railay Beach. O que você acha?
#1107629 por zecarlos.teixeira
18 Jul 2015, 14:58
É perfeitamente possível, e foi exatamente o que fiz - fui para Phi Phi apenas pro passeio (o horário das ferry boats funciona perfeitamente para isso - vc vai no dia do passeio no primeiro horário, e volta no dia seguinte no último).

Porém, pelo o pouco que vi, eu gostei muito de Phi Phi. A vida noturna (se vc estiver afim disto) parece ser excelente (muito superior à Railay - que praticamente nem tem). Então, se vc estiver afim de curtir night, eu ficaria alguns dias em Phi Phi. Se não, fique apenas em Railay, e faça o Maya Bay Sleepaboard, que vc não vai se arrepender. Railay é lindo demais também!

AndrePM escreveu:Oi zecarlos,

O único motivo para eu estar indo pra Phi Phi mês que vem é esse passeio, eu tinha planejado 3 dias lá, mas agora estou considerando fazer apenas esse passeio e partir pra Railay Beach. O que você acha?
#1109939 por zecarlos.teixeira
26 Jul 2015, 21:08
Obrigado pelo elogio, Tiago!

Então, tem sim um mínimo de infraestrutura. Banheiro com certeza tem. Porém, água doce para tomar banho, pelo o que me lembro, não tem...

Mas acredito que, apesar de algum perrengue, vale muito a pena! Eu nem me senti incomodado com nada, por ser o passeio tão fantástico!

tiagoturcatel escreveu:Bom relato Zé.
Ficamos com uma dúvida, minha namorada quer saber se o barco tem o mínimo de estrutura, por exemplo banheiro e água doce ou tempos que dormir todos salgados mesmo?
Valew
#1199820 por Diario de Mochileira
03 Jul 2016, 22:08
Olá!

Vou aproveitar este tópico para colocar meu relato de como foi dormir na ilha de Maya Bay. Fiz esta viagem no começo de 2015 e dormir na ilha foi um dos pontos altos da viagem!

Como escrevi no meu blog vou colocar o link aqui: http://diariodemochileira.com/maya-bay/ foi demais e super recomendo para quem esta de viagem marcada pra lá!

=)

Imagem

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante