Ir para conteúdo

Mochilão - Bolivia Chile e Perú - Ago/Set 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Faaaaaaaaala galera!

 

Chegou a minha vez de contribuir para esse site maravilhoso... faz pouco mais de 1 ano que conheci esse site e olhando os vários relatos decidi fazer o roteiro muito usual: Bolivia, Chile e Perú... e olhando ainda mais o site descobri que poderia realizar dois sonhos de uma só vez, conhecer Macchu Pichu e também lugares por onde passou Ernesto "Che" Guevara... sim... o sonho de Macchu Pichu começou faz tempo... e justamente no filme Diarios de Motocicleta(2003) que narra o começo da história de Che...

 

"Che Guevara era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado. A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população."

A Bolívia aparece no final da vida de Che... mas isso eu conto mais pra frente...

 

Preparativos:

 

Passaporte - ainda não tinha e providenciei para ter o carimbo de Macchu Pichu! hehehehe

Vacina Febre Amarela - tomei... mas em nenhum momento me foi pedido o comprovante...

Roupas - sabia que iria pegar muito frio... por isso comprei Fleece, blusa segunda pele, Anorak, luvas, gorros, e nesse período que fui, foi excelente! Utilizei tudo que comprei... e o que me fez falta foi uma calça segunda pele pois só comprei a blusa... passei frio nas pernas... :(

Remédios - levei o básico... em nenhum aeroporto fui barrado ou perguntado sobre receitas e outras coisas... mas sempre despachava na mochila maior... nunca na mochila de mão...

Mochila - comprei um Deuter 55+10(não lembro o modelo... acho q é aircontact)... ótimo modelo! Vem com a mochila de ataque acoplada e tbem com uma capa que veda toda a mochila com ziper... sempre usava para despachar... muito prático!

Cartão/Dinheiro - levei td em dólar... e mais 2 cartões... um MASTER(com a função de crédito desabilitada) e outro VISA(com a função de crédito ativa). Explico o pq... em alguns lugares que vc passa o cartão, dependendo do banco(o meu é Banco do Brasil) mesmo pedindo para passar em débito, se a função de crédito não estiver desativada, será convertido para crédito... e aí BOMBA vem a merd@ do IOF de 6%... portanto pedi para que o MASTER tivesse a função de crédito desabilitado.

Em resumo... foi isso... se tiverem alguma dúvida podem perguntar!

 

Roteiro:

 

SP x Sta Cruz

Sta Cruz x Sucre x Potosi x Uyuni

*Uyuni X Calama

Calama x San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama x Arica

Arica x Tacna x Arequipa

Arequipa x Cusco

Cusco x Puno

Puno x Copacabana x La Paz

La Paz x Sta Cruz

Sta Cruz x Samaipata x Mairana x Vallegrande

Vallegrande x Sta Cruz

Sta Cruz x SP

 

*nossa programação era ir direto pra SPA, mas por vários problemas que irei relatar, tivemos que dormir em Calama e depois seguir para SPA.

 

vamos ao que interessa!

 

22/08 - Guarulhos x Sta Cruz

 

No dia 22/08/2013 parti sozinho do Aeroporto Internacional de Guarulhos para minha maior aventura... um mochilão de 25 dias por Bolívia, Chile e Perú... não falo espanhol e inglês(até entendo mas falar que é bom... porra nenhuma ::tchann:: ) e as coisas/lugares que conheço são baseadas em relatos e pesquisas pela net.

Engraçado que durante o vôo, sentei do lado de uma brasileira do nordeste... que esta cursando medicina em Sta Cruz... até então, pelos relatos que li anteriormente, achava que era tranquilo... quanto a questão de assaltos... roubos... essas coisas... lógico q, vc estando em outro país que não conhece tem que ter cuidado... mas não paranóico... e não é que a guria me botou um medo paranóico de Sta Cruz? Pois é galera... ela falou muito sobre a violência... e fiquei um pouco com medo sim... mas lá chegando, aparentemente, esse medo foi sumindo... e fiquei mais de boa...

Peguei um taxi(identificado bem na frente da saida do aeroporto) e por Bs.60(tabelado) fui para o Hostel Jodanga (muito indicado aqui no Mochileiros)... não tinha feito reserva, cheguei e tinha vaga... tava um calor do krl em Sta Cruz... ::mmm: me instalei no quarto e fui para o bar tomar umas... olhei em volta... só via gringo... pqp... eu sem saber falar inglês... ::lol3:: q bosta... tinha um mala do lado da piscina... com seu Iphone 5 e seu MAC... falei pra mim msm... q gringo do krl... um calor da porra... e o cara lá no Not e Celular... eita povo loko!

sentei em uma mesa e fiquei lá... de boa... de repende aquele gringo que tava do lado da piscina passou por mim... olhei a bermuda do cara... símbolo da seleção brasileira... falei ué... e perguntei pra ele... brasileiro?????

 

Pois é... o cara era brasileiro... Marcel... gente finíssima... paulista de São Caetano... conversamos bastante... e nosso roteiro era praticamente 95% idêntico... decidimos seguir juntos... ele tbem iria para Sucre no dia seguinte, mas eu iria de avião e ele de bus... falei pra ele sobre essa viagem de bus... que ninguém daqui do Mochileiros recomenda... ele se convenceu e tentamos, em vão, comprar passagem pelo site da BOA... não sei galera... na hora de confirmar a compra dava erro... ou pelo banco... ou pelo site da BOA... falei pra ele, eu já tinha comprado a passagem no Brasil... ele poderia ir comigo e ver se tinha passagem na hora... mas ele conseguiu fazer reserva da passagem pelo site e quando chegamos ele conseguiu comprar... e acreditem ou não... ele pagou em torno de Bs.100 ha menos do que eu... pensei comigo, tudo bem estava tranquilo, pois já tinha comprado... mas além de ele ter pagado mais barato, o avião nem estava lotado... então fica a dica, se não quiser comprar antecipado, às vezes dá para comprar na hora (ou reservar no dia anterior) e pagar mais em conta!

Nesse dia, resolvermos ir para o centro de Sta Cruz tomar umas e tentar achar algum lugar pra curtir um som... o único lugar que achamos legal... tinha uma banda ao vivo tocando um rock... chegamos... todo mundo olhou de cara feira pra gente... hahahaha... chegou um cara e disse que teríamos que pagar pra ver a banda... wtf?!?!?!?!!? fomos embora na hora... vsf! Tomamos umas em um restaurante panorâmico ao lado da praça e fomos embora... no outro dia teríamos que acordar cedo pra pegar o vôo...

DSC_0791.JPG.e4d887dc8c4364e4c8fb641bac38ab5d.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 71
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Hahahahaha criando coragem para fazer meu relato também, afinal 100% do meu roteiro, dicas e etc retirei do mochileiros, e vale a pena contribuir também. Vou ficar acompanhado aqui seu relato, que tenho certeza que terá historias loucas hahahaha, e não esqueça de incluir a galera que nos encontramos durante essa trip no seu relato hahahahah

 

Valeu e foi massa encontrar Vc e os outros durante o caminho !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Hahahahaha criando coragem para fazer meu relato também, afinal 100% do meu roteiro, dicas e etc retirei do mochileiros, e vale a pena contribuir também. Vou ficar acompanhado aqui seu relato, que tenho certeza que terá historias loucas hahahaha, e não esqueça de incluir a galera que nos encontramos durante essa trip no seu relato hahahahah

 

Valeu e foi massa encontrar Vc e os outros durante o caminho !

 

 

Faaaaala Renato...

 

Com certeza vou fazer referência a todos que encontrei... ::otemo::

Tbem estou criando coragem... já dei o ponta pé inicial... agora resta acabar... mas vou fazendo aos poucos... é legar ir lembrando dos dias... fatos... hehehehe

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

23/08 - Sta Cruz x Sucre x Potosi x Uyuni

 

Bom... nesse dia acordamos cedo, o táxi iria nos pegar as 6h30... chegamos no aeroporto, o Marcel confirmou a reserva e comprou sua passagem... dito e feito, pagou mais barato do que eu... :roll: embarcamos e aqui fica um registro positivo para a BOA, a viagem foi bem tranquila e o serviço de bordo foi muito bom... chegamos em Sucre, e já fomos procurar um táxi para a rodoviária(terminal de bus), pois não sabíamos os horários para Uyuni... sim queríamos ônibus direto para Uyuni... e tem, mas sai por volta das 9h30... e chegamos na rodoviária umas 10h... :( blz... compramos passagem para Potosi pela empresa Emperador... ônibus simples... o foda que nessa viagem a temperatura varia muito... saímos com tempo ameno... e durante a viagem foi esquentando... algumas janelas não abriam... enfim... foi meio estressante...

Chegando em Potosi a altitude começou a pegar realmente... o Marcel estava de boa... eu já comecei a sentir um pouco de tontura e muita falta de ar... comprei o tal de soroche pills, mas guardei caso eu piorasse... hehehe... mal sabia eu... bom, compramos passagem para Uyuni, esperamos um pouco e partimos... Potosi esfria bastante no final da tarde... saímos de lá, tava muito frio... começou a viagem eu adormeci... só que umas 2h depois acordei muito mau... com tontura... náusea... tava mau pacas... lembrei do soroche pills.... tomei na hora... e depois de um tempo melhorei, um pouco, mas melhorei... galera, achei que não sentiria nada... mas o negócio é sério... recomendo que assim que puderem, comprem balas de coca, o tal do soroche pills... ajuda muito! Chegamos em Uyuni por volta das 22h acho... procuramos alguns hostels por indicação aq do Mochileiros mas não gostamos de nenhum... até que achamos o Piedra Blanca BackPackers Hostel... se naum me engano estava em torno de Bs.60 com café da manhã incluso e calefação nos quartos... naquele frio de Uyuni, foi sensacional... recomendo! Fechamos o quarto, e saímos pra jantar... tava me sentindo fraco e precisava comer algo... achamos uma pizzaria um pouco à frente do hostel... comemos e fomos dormir.... no outro dia, começava a tão sonhada travessia do Salar... ::hahaha::

DSC_0804.JPG.234936988ca9ffbf821e331d0de155ee.JPG

DSC_0829.JPG.9dad6ec7a16df141d7d7ea1dec0a415d.JPG

DSC_0833.JPG.8c24656725a1cf77d984c2c904628a1e.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Salve Mochileiro!!!!!

Quanto você gastou ao todo na viagem??

 

Intaum Glaucia... na minha programação as baladas estava muuuuuuito suaves... tipo, nem programava muita cachaçada... mas a parceria com o Marcel quase me levou a falência... ::lol4::

brincadeiras a parte... meu planejamento total (sem muita balada) ficou em torno de R$3.500,00... isso com passagens de ida/volta SPXSta Cruz... mas devo ter gastado no mínimo uns milão a mais... tbem fiz passeios que não estava no meu planejamento... e fui de avião de La Paz x Sta Cruz pra ganhar tempo... mas faz parte neh... hehehe

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

24/08 - 1º dia do Salar de Uyuni

 

Chegou o dia... o Salar com certeza era um dos destinos mais esperados por mim... acordamos, tomamos o desayuno e fomos atrás das empresas recomendadas aqui pelo Mochileiros mas a maioria já não tinha vaga(acabamos saindo tarde... fica a dica, saiam cedo para procurar!) então, acabamos fechando com uma empresa, não lembro o nome, e o passeio ficou por U$110,00 cada. Compramos água e algumas coisas para comer e partimos. No nosso carro foram duas inglesas(que de inglesas não tinham nada... indianas natas) e um casal de cariocas o Felipe e a Ana. Aí partimos!

Bom... aqui vai ser uma repetição do que já foi dito em outros relatos... mas gente... garanto pra vcs... o Salar é S E N S A C I O N A L!!!

Nesse primeiro dia, ficamos naquelas pousada de sal e, apesar do frio intenso, consegui tomar um banho caliente(Bs.10) e dormi de boa.

Segue fotos...

DSC00287.JPG.f7991c2f8825edcc63a80180afb7c488.JPG

DSC00247.JPG.8059c74815cf4ce8662279b64037a35a.JPG

DSC00171.JPG.73c4d4baa37a0a27de83f20c3f621387.JPG

DSC00152.JPG.3f7abb0ffa86effe8f823d688339e11d.JPG

DSC00139.JPG.f28b3a08cb443a498e98bd7c03f6cf95.JPG

DSC00137.JPG.46517dfbd34b6cdad3a3beed326c5926.JPG

DSC00131.JPG.00466bd680c33038ea56b19b86b03049.JPG

DSC00085.JPG.628a1c46dfc8e344f93d7e610254287c.JPG

DSC00086.JPG.e1ee7a4900767d44642dc5e8b8d00988.JPG

DSC00089.JPG.5e9fbc8ac985f0ef0888383a9e8eb1a4.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...