Ir para conteúdo

Mochilão litoral brasileiro, quais destinos que não posso deixar de visitar?


Posts Recomendados

  • Membros

Iniciei meu 1º mochilão que começou em Curitiba, e meu destino final por enquanto é São Luis no Maranhão, estou em São Paulo no momento.

Estou querendo fazer o mochilão inteiro pelo litoral, conhecer todas as praias possíveis, cachoeiras, trilhas... E estou tentando fazer com o mínimo de dinheiro, carona e free campings serão essências nessa minha trip.

Vou subir pelo litoral norte de São Paulo e ir embora... Gostaria de saber quais destinos não posso deixar de visitar, e se posso acampar em praias do nosso litoral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Felipe, desde 2009 faço mochilão pelo nordeste nas minhas férias, acredito que os lugares que tu não pode deixar de ir são:

- Dunas do Marapé (Sul de Alagoas)

- Porto de Galinhas (PE) Pontal de Maracaípe e Muro Alto são demais!

- Praia de Carneiros (Sul de Pernambuco)

- Praia da Pipi (RN)

- Jericoacoara (CE)

 

Estes são lugares que considero imperdíveis, no Rio de Janeiro passa em Parati também a cidade é demais!

Em todos os lugares fico em hostels (albergue da Juventude) com destaque para Casa Branca em Porto de Galinhas e Hostel da PIpa.

 

Espero que goste das dicas, um abração e aproveita bastante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Iniciei meu 1º mochilão que começou em Curitiba, e meu destino final por enquanto é São Luis no Maranhão, estou em São Paulo no momento.

Estou querendo fazer o mochilão inteiro pelo litoral, conhecer todas as praias possíveis, cachoeiras, trilhas... E estou tentando fazer com o mínimo de dinheiro, carona e free campings serão essências nessa minha trip.

Vou subir pelo litoral norte de São Paulo e ir embora... Gostaria de saber quais destinos não posso deixar de visitar, e se posso acampar em praias do nosso litoral.

 

Grande Felipe, parabéns pela decisão da viagem. Parece um mochilão e tanto!

 

No litoral norte de SP, gosto muito de Ubatuba. Quase na divisa com o Rio, você encontrará três lindas praias, a Praia da Fazenda, Picinguaba e Camburi. São três excelentes lugares para acampar - principalmente a praia da Fazenda. Estando lá, procure um caminho à esquerda, após a guarita, e siga em frente. Você encontrará um alojamento usado por muitos estudantes que vão pra lá realizar pesquisas, e talvez poderão te ceder um espaço. Ou então siga em frente pelo mesmo caminho e cconverse com os poucos moradores do local se você pode acampar no quintal.

 

Já no Rio, sugiro lugares como Trindade, Praia do Sono, Antigos e Antiguinhos. Natureza, tranquilidade, e muita variedade de campings - e possibilidade de espaços para acampar selvagem. Ainda há outras opções como Cajaíba, Paraty-Mirim, onde até existe uma aldeia indígena. No centro de Paraty você só conseguirá acampar pagando. Pelo preço que cobram, talvez seja até melhor ficar em Hostel.

 

Seguindo em frente, você chegará em Angra. Não gosto muito da cidade em si, mas as ilhas são lindas. Dê prioridade para Ilha Grande, saindo do cais de Angra ou de Mangaratiba, cidade mais a frente, com belas praias a margem da Rio-Santos. Busque saber os horários da barca, que são poucos mas custa R$4,50, ou então terá de pagar mais caro em barcos particulares.

 

Em Ilha Grande - que, na minha opinião, é o paraíso na terra - fique bastante tempo, se possível dê a volta completa na ilha. Com calma, dá pra fazer em uns 7 dias, no esquema de camping selvagem em alguns lugares - é só pesquisar e ler alguns relatos.

 

Voltando ao continente, já na cidade do Rio de Janeiro, tudo é muito caro e as oportunidade de carona serão escassas. Mapa na mão e use o transporte público - especialmente trens e metrôs. Campings, só na região do Recreio e da Barra da Tijuca, a partir de R$35 - e bem escondidos.

 

Dica quente: Existem algumas praias selvagens no Rio de Janeiro, próximos à Barra de Guaratiba. São elas, Praia do Perigoso, do Meio, Fundo e do Inferno. Com jeitinho, dá pra acampar nessas duas primeiras, somente acessíveis por trilha, quase sempre desertas e bem bonitas. Não caia na besteira de tentar acampar em outras praias da cidade que não sejam essa - você provavelmente será convidado a se retirar.

 

Depois do Rio, tem a região dos lagos, com cidades como Saquarema, Arraial do Cabo e Búzios. Não deixe de visitá-las, mas saiba de antemão que caronas serão difíceis. Pesquise rotas alternativas, como estradas de terra que beiram a orla. São quilômetros e quilômetros de praias, procurando bem dá pra encontrar algum cantinho pra montar a barraca.

 

De Rio das Ostras pra cima eu não conheço muito bem. Você poderá encontrar boas cachoeiras em Sana e na região, mas pode fugir um pouco do roteiro do litoral e ficar mais difícil de conseguir carona. A partir desse ponto, talvez seja interessante ir direto para o Espírito Santo mesmo, e conhecer Marataízes, Vila Velha, Vitória, Guarapari...

 

Use o Google Maps ao seu favor, vá definindo o seu roteiro e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ubatuba: Ilha das Couves, Prumirim... Rio de Janeiro: Paraty, Trindade. Ilha Grande com certeza, é o paraiso na terra mesmo... Depois o Rio, Buzios, Cabo Frio (NÃO SEI A ORDEM..) Espirito Santo: Vila Velha, Guarapari... Se eu tivesse uma grana e férias escolheria esses lugares... Depois subiria para o Nordeste, preciso realizar o meu sonho de um mochilão assim, O litoral brasileiro é lindo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

SP - Ilha Bela (tem praias, trilhas e cachoeiras)

 

RJ - Paraty e Trindade, Ilha Grande, Cidade do Rio de janeiro, Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

 

ES - desconheço

 

BA - Ilhéus, Peninsula de Maraú, Itacaré, Morro de São Paulo, Praia do Forte.

 

SE - Vale a pena visitar os Canyons do Rio São Francisco (no interior)

 

AL - Praia do Francês e do Gunga, Maragogi (mais especificamente as Galés)

 

PE - Porto de Galinhas

 

PB - Tambaba, Areia vermelha

 

RN - Praia da Pipa

 

CE - Jericoacara, Canoa Quebrada

 

MA - desconheço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...