Ir para conteúdo

Mochileiro, turista e viajante


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal,

 

vocês acham que tem muita diferença entre mochileiro, turista e viajante? Acho que todo mundo vai responder sim. Viajante e mochileiro parece uma coisa bem nobre. Turista é mais um xingamento. Pois bem, sou turista. Por favor, não atirem pedras. Tem lugar no mundo para nós todos, não é?

 

Eu já fiz muita mochila, mas depois de uma hérnia discal (operada) e uma segunda (ainda não operada), agora vou de malinha com rodinhas bem leve. Máximo de 6 a 9 kilos, mesmo quando viajo por dois meses. Também, as viagens muito longas, não gosto e não posso fazer, pois trabalho para me manter e manter meu hobby. Isso tudo dito, sou uma turista, né?

 

Viajo muito, umas 5 vezes por ano. Três vezes viagens mais interessantes e duas vezes viagenzinhas de uma semana para mergulho, snorkeling e só relaxar. As viagens mais interessantes, fico em biboca barata (porque a cotação é em baratas, mesmo, não em estrelas). As duas semanas (uma em novembro, uma em fevereiro), fico em hotel 4 ou 5 estrelas. Nas minhas viagens, com exceção das duas semaninhas light, só compro a passagem de avião (na internet) e vou seguindo o meu nariz quando chego no lugar. Levo o Lonely Planet no meu smartphone para me dar idéias e endereços, mas raramente fico nos lugares indicados, pois depois que sai no LP, eles aumentam os preços.

 

Quando chego nos lugares, não sinto vontade de visitar todos os pontos turísticos, pois, como viajo muito, sei que voltarei um dia e verei o que não quis ver na primeira viagem. Às vezes, prefiro usar meu tempo para zoar sem muito destino, seguindo meus desejos do dia, e não um roteiro rígido. Circuito organizado, nunca faço, pois tenho alergia a estas coisas.

 

Minha última viagem foi para o Sri Lanka (duas semanas). Meu último passeio de uma semana foi para a Tunísia. Adorei os dois.

 

E vocês? Viajantes? Mochileiros? Turistas? E qual é o estilo de vocês?

 

Paz e amor para todos.

Link para o comentário
  • Membros

Então cara ... diferença acho que tem sim, claro. Em certos casos é só bater o olho que já dá pra diferenciar um estilo do outro. Eu não gosto muito dessas coisas de rotular e dizer "ah você é isso" ou "você é aquilo". No final do ano passado fizemos uma viagem pra Porto Seguro e devido as circunstâncias também levei uma mala de rodinhas, apesar de sentir um prazer enorme de colocar a mochila nas costas e sentir o peso do negócio. rsrs

 

Mesma coisa com relação ao transporte, hospedagem e roteiros. Se for sair mais barato, se for facilitar as coisas e o planejamento, então que opte pelo transporte que mais vai servir, independente se for ônibus, avião, carro, etc. Eu particularmente adoro viajar de carro, pois dá pra vc mesmo fazer o roteiro e botar o bixo pra onde der na telha. Mas não acharia que não seria um 'mochileiro' caso eu tivesse que pegar um avião ou me hospedar em um lugar bacana.

 

Mas respondendo sua pergunta hehe, eu sou mais a favor do carro, do camping, da mochila nas costas e ir pra onde der na telha. Gosto de parar onde eu quero, do contato com a natureza no camping e da praticidade da mochila. rs :)

Link para o comentário
  • Colaboradores

Acho que mochileiro é muito mais do que viajar de mochila, não? Não acho que seja o fato de você usar uma mala que vai mudar isso...

Acho que vai muito mais da tua cabeça, da forma como organiza viagem, da questão de viajar por conta, da questão de querer absorver a cultura do local etc.

O cara pode viajar de mochila, pode ser doidão, mas se viaja focado em fazer compras, não é mochileiro.

Link para o comentário
  • Membros

Apesar de o termo turista ter se tornado pejorativo, na verdade mochileiro também é turista; pode não ser aquele turista de bermuda e camiseta florida, que só viaja em excursões, mas eu não concordo com essa divisão. Agora, acredito que, na hora de passar pela imigração de algum país, a grande maioria se declara turista (tourist), e não mochileiro (backpacker).

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...