Ir para conteúdo

Montevideo/Punta Del Este.


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, meu nome é Raene e há muito tempo sou leitor dos mochileiros e resolvi agora começar a escrever e relatar as minhas viagens . Moro aqui no sul em Poa, e viajo seguidamente, principalmente por toda a América do Sul. Estive no último final de semana de novembro 2009, em Montevideo-Uruguay cidade que conheço bem. Ao contrário do divulgado pela imprensa internacional o novo aeroporto ainda não está funcionando, então utilizamos o bom e o velho CARRASCO.

Desta vez loquei um carro e fui diretamente para Punta Del Este que é bem sinalizado o caminho por toda MDV. Para dirigir não existe muita diferença das cidades brasileiras, e fluxo de carros é mais ou menos como Porto ALegre ou Curitiba.

Outra minha surpresa foi que o Uruguai já está com a frota bem renovada, vendo-se poucos carros velhos como se via a pouco tempo.

Bem o trajeto até as praias uruguais é feita pela rota interbalneária, com 03 pedágios. São 75 km até Punta. É um trajeto reto, estrada em bom estado de conservação. Nota-se carros potentes e caros indo pela rota, porém nada que assuste a nos brasileiros. Tem muitos argentinos. NOtei que a Polícia Federal Uruguaia (carabineros) que lá são de cor branca, olham bastante para os carros, e se notam a placa do Brasil, param o veículo prontamente. Vi dois carros com placas brasileira parados.

Perto de Punta tentei conhecer o aeroporto porém ele é privado, e fechado pois desce somente vôos fretados e de aviões pequenos e de médio porte particulares. A propósito, acho, que é o aeroporto na AMérica do Sul com maior número de aviões particulares. Como se fosse uma marina para barcos. É tão exclusivo que não é permitido a entrada nele sem identificação e dizer o que se vai fazer nele. Não aceitam visitas. Dizem que é por segurança.

A cidade é calma, ficando em uma ponta de terra com uma sensação de funil. Porém isto só se nota quando se sobe nos aclives e nos morros que cercam a cidade. Nada muito alto, são pequenos relevos.

Bem as prais tem para todos os gostos; desde agitada para surfe, calma para crianças e para curtição. A água é clara, a areia é escura em alguns lugares, e em outros é clara e fininha tipo farinha, porém foi colocado pelos condomínios segundo me informaram os nativos locais. Tive a sensação de que as águas são profundas e um pouco geladas. O clima é muito parecido aqui do Rio Grande do Sul, porém não estranhei muito. Tem também uma praia para banhistas nus chamada Hiachua, onde passei tb. Lá ficam alguns carros e alguns michês, esperando clientes. Entrando na praia que é livre, se observar pessoas nuas, algumas fazendo sexo e algo mais. Não vi nenhuma mulher, somente homens. Achei perigoso. Não existe casas pertos, e é escondida pela vegetação. Dizem que no período forte do verão Dezembro-Janeiro, aquela praia pega fogo, inclusive com a presença de celebridades Argentinas e BRasileiras como assíduos frequentadores.

No mais se observa alguns edifícios luxuosos (tipo da Barra da Tijuca no Rio), e os outros já em decadência. As casas realmente muito bonitas, mas não vi nenhuma que poderia dizer que fosse espetacular.

A Av. Gorlero que é o point da cidade, não é nada espetacular. É uma avenida pequena, praiana, com um centrinho. Ali, tem algumas lojas de grifes, e o que difere, é que no passado recente se tinha um desfile de pessoas bonitas e famosas veraneando ali. A proximidade com Buenos Aires, torna punta com ares argentino.

A famosa mão de Deus, que sai das areias, cada dedo é colocado em placas de aço, desfigurando toda a escultura. Indo para Punta Ballena, que é a região dos bares noturnos, cerca de 4 km do centro de Punta, se passa por uma aréa de mata nativa e ali fica moças e travestis se prostituindo. Alguns fazendo sexo a céu aberto. É um pouco chocante para quem vai com crianças e espera glamour total de Punta.

Na volta se volta pela mesma rota interbalneária e entrei na praia de PIriapólis. Ali é uma mistura de água de rio com o mar, porém com as águas claras, um povo acolhedor e um clima ameno, apesar do sol estar brilhando o tempo todo. Ali tem um hotel-cassino chamado "Grande Hotel Argentino", que lembra o Quintandinha em Petrópolis no estado do RJ. Vale a pena conhecer.

Pernoitei em Montevidéu, e fiquei no hotel "Grande HOtel das Américas". O resultado não foi bom, pois a recepção é mais ou menos e os quartos são uns verdadeiros pulgueiros, onde até o frigobar estava desligado e o ar condicionado só funcionava no quente. Lamentavelmente Montevidéu, está perigosa, pois está povoada de viciados em uma droga chamada PASTA BASE, que acho que é pior que o craque, pois as pessoas, quando entram em surto, correm atrás das outras para roubar e agredir. Obviamente que assisti isto pela noite e na madrugad, mas sempre de carro. O índíce de homicídio no Uruguai está crescendo bastante.

Na zona do centro velho é impossível ficar, por segurança e após o Palácio Salvo, na 18 de julho onde era o centro do Uruguai, está muito perigoso, não há mais nada de interessante. Tive muita dificuldade para telefonar para o Brasil, pois não existe praticamente postos telefônicos (locutórios), somente em shoppings center, que ficam longe desta região.

A comida é realmente diferenciada, com boa qualidade, e o preço, no cambio, achei pouca coisa menos que o Brasil. Mesmo assim, o Uruguai para quem nunca foi é um dos passeios mais interessantes que se pode fazer aqui na América do Sul, e o povo gosta muito dos brasileiros. Porém não espere sutilezas, se não poder pagar. Tudo é cobrado.

Bem creio que para meu primeiro relato acho que já está bom, se precisarem de alguma informação é so me pedir. Um abraço a todos, de Raene.

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

olá Raene, muito bom seu tópico.

fui a Montévideu exatamente há 2 anos atrás e, nos poucos dias que lá fiquei, tive a impressão de que a cidade já havia sido muito rica, bonita e movimentada, mas que estava passando por fortes períodos de decadência.

no mais, voltei aqui sobretudo pelo seu relato de Punta.

estou planejando um Mochilão com alguns amigos e estávamos pensando em começar pelo Uruguai, passando o reveion em Punta.

O que acha? Será que encontraremos bons lugares? A questão do preço, pelo real estar valorizado ultimamente, acharíamos lugares, bebidas, moradia, etc acessíveos??

 

muito obrigado.

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • Membros

realmente a av. gorlero é ok, nd demais msm. aliás punta só deve ser uma grande coisa pra quem fica em la barra, no fasano, pq é uma cidade bem normal. nights mt caras, mas no centrinho dá pra mulher entrar sem pagar.

o q valeu a pena no uruguai foi cabo polonio, um lugar lindoooo demais!

montevideo é ok, com preços mais acessíveis q punta. o prado é bonito. comer no mercado central, fora dos restaurantes cheios de turistas brasileiros é legal e mais barato, mas tem uns lugares meio sinistrinhos.

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Desculpa, Raene... Mas o que vi em Montevideo e Punta é completamente diferente do que relatou. Ao contrário do que disse, Montevideo é muito segura... pode-se caminhar pela orla a noite, ir até a ciudade vieja para passear...tranquilamente!! Em Punta, a Av. Gorjero não é lá grandes coisas mesmo, mas se vê muuuita gente bonita aos redores e cafeterias deliciosas, lojinhas para comprar "lembrancinhas"...tudo bem digno!! A escultura "La Mano" não está com placas de aço e sim com o material original chamado de "mamposteria"... Quanto a prostituição, sexo a céu aberto e usuários de droga.. não vi nenhuuuum! rs... e olha que andei durante o dia, durante a noite, madrugada... nenhum sinal de gente "estranha"... O que posso dizer é que são cidades liiindas, interessantes, charmosíssimas que vale MUITO a pena conhecer. Posso dizer que saimos de lá maravilhados!!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

Pessoal, boa tarde. Sou novo aqui no site. Estarei indo a Montevidéu/ punta del este em abril, porem ja estou verificando hoteis para orçamento de valores e possíveis reservas. Gostaria de saber qual "melhor / mais seguro" bairro de montevidéu: Pocitos ou Centro? Quais deles possui melhor estrutura e locais turísticos proximos? desde ja agradeço! abraços

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...