Roteiros de Viagem na Europa

#1006243 por Mchmiel
26 Set 2014, 10:29
Estarei na Alemanha no início de janeiro de 2015 e estou com muitas dúvidas quanto ao deslocamento (devido à neve). Estarei em Munique, sendo que, após conhecer a região, tenho em minha agenda 1 dia inteiro para ir até Berlim. Ou seja, estou realmente considerando a ideia de ir de carro de Munique a Berlim.

Porém, minha dúvida está no fato de que certamente estará nevando... Logo, como é dirigir na neve? Vale a pena ir de carro de uma para outra? Ou devo optar por trem? Ou avião?

#1006467 por xxxxxxxxxx
26 Set 2014, 20:46
Não vale a pena ir de carro, são mais de 6 horas dirigindo sem parar, o que é bem cansativo. Alem disto, dirigir com neve, para nós que não somos acostumados com isto, é muito ruim.

Em termos financeiros, uma passagem de trem de Munique a Berlin comprada com uns 60 ou 90 dias custa a metade do que você gastaria só de gasolina para fazer este trecho, isto sem contar pedágios, estacionamento e aluguel do carro, taxa de retorno, etc...

Geralmente um carro mais atrapalha do que ajuda em Munique e região e em Berlin, com o Bayern Ticket fica muito barato e cômodo visitar as vizinhanças de Munique de trem.
#1006615 por xxxxxxxxxx
27 Set 2014, 16:21
Lendo de novo o seu tópico, agora fiquei na dúvida se você tem um dia livre e queria ir a Berlin neste dia livre, se for este o caso, concordo com o Davi, não vale a pena, ou se você teria mais dias alocados para Munique e Berlin e teria um dia livre para este deslocamento entre as duas...
#1009272 por Mchmiel
06 Out 2014, 14:40
Apenas esclarecendo o tópico: possuo um dia inteiro para fazer a viagem entre Munique e Berlim. Como de trem são 6 horas de viagem (empatando com o carro), surgiu a dúvida de que, indo de carro, poderia fazer algumas paradas durante o trajeto, conhecendo mais as paisagens da alemanha. Em Berlim já tenho agendados 3 dias na cidade.

Ou seja, passarei 3 dias em Munique e região e + 3 dias em Berlim e região.
#1009288 por Mchmiel
06 Out 2014, 15:37
estarei acompanhado de minha namorada. Em pesquisa rápida, de trem gastaremos cerca de 180 euros, ou seja, o mesmo do aluguel de um carro (sem contar gasolina, claro).

Ainda estou estudando tudo o que podemos fazer em Munique e Berlim (incluindo os entornos) para tomarmos a melhor decisão.
#1009410 por xxxxxxxxxx
06 Out 2014, 19:36
Cara, no inverno o aluguel do carro não vai custar só isto não... Inclua neste valor mais uns 15 ou 20 Euros por dia de pneus para neve, pode ser que tenha que alugar correntes para neve também, e lá se vão mais 50 ou 100 Euros, mais uns 70 a 80 euros de gasolina...

Como o Davi já lhe falou, seriam 6 horas pela Autobahn, mas elas passam longe das cidades, e a paisagem não costuma ser lá muito interessante, na verdade você nem consegue prestar atenção em nada alem da estrada dirigindo numa Autobah, tem que ficar o tempo todo de olho na estrada. Para ver algum coisa interessante, você teria que sair das Autobahns, mas ai a sua viagem não vai levar só 6 horas, levaria no mínimo umas 10 horas, isto sem contar as paradas.

Contando que em Janeiro é inverno e que o dia só tem 7 horas de claridade, você teria que sair no escuro de Munique, e chegar no escuro em Berlin, e dirigir na neve a noite, não é nem um pouco recomendável para quem não tem experiência com isto.

90 euros por pessoa em passagens de trem de Munique para Berlin? Este valor está muito alto! Se você comprar as passagens 60 ou 90 dias antes, você acha passagens de trem a partir de 29 Euros por pessoa.

Para você não perder este dia no trem/estrada, minha sugestão seria pegar o trem de manhã cedo para Nuremberg, pegue o trem das 8:15 ou antes, é só uma 1:15 até Nuremberg e custa 25 Euros/pessoa comprado antecipadamente. Deixe as malas no guarda volume da estação de trem e passe o dia em Nuremberg, e pegue o trem das 17:30 para Berlin(a partir de 29 Euros/pessoa), a tempo de chegar no hotel para dormir em Berlin. Acho que desta forma você aproveitaria melhor este dia do que dirigindo, fiz isto no ano passado, fiz um pit-stop em Nuremberg, e foi bem melhor do que perder um dia inteiro se estressando na estrada ou no trem.
#1009462 por mascarenhasnando
06 Out 2014, 21:45
Olá amigo, eu estou para fazer o mesmo trecho em Fevereiro de 2015... também acho muito arriscado vc pegar direto até Berlim, como nossos amigos falaram, se vc não tem experiência em dirigir na neve.... em outro país, com placas e tudo mais "diferente"... acho que é muito risco. :?

Uma pergunta que é pertinente, quais opções vcs sabem para ir de Munique à Berlim? Eu procurei trens, mas achei poucas opções e muito caro :( acho que vou acabar indo de avião mesmo :(
#1009474 por xxxxxxxxxx
06 Out 2014, 22:11
Como eu falei acima, comprando com 60 ou 90 dias de antecedência, você acha passagem de trem por 29 euros por pessoa na http://www.bahn.com, o que pela distância que você vai percorrer é um preço excelente. As vendas para fevereiro ainda não estão abertas, espere mais algumas semanas, elas costumam abrir exatos 90 dias antes.

De avião, contando deslocamento aos aeroportos, despachar bagagem, etc, não vai ficar por menos de 70 a 80 euros, e contando o tempo gasto se deslocando aos aeroportos, chegar 2 horas antes para check-in, 1 hora de voo, desembarque, esperar a bagagem chegar, etc, dá também as mesmas 5 ou 6 horas que gastaria no trem.

Então para aproveitar melhor este dia de deslocamento, é interessante programar algum pit-stop no meio do caminho, como por exemplo em Nuremberg...
#1009592 por Mchmiel
07 Out 2014, 10:08
Bom, quantos aos valores, fiz as pesquisas de automóveis já com pneus para neve e custa de entrega em outra cidade. Já quanto às passagens de trem, utilizei os valores encontrados para o último dia disponível hj no site da dbbahn (13/12) e, realmente, está dando cerca de 90 euros por pessoa.

Porém, entretanto, todavia, tua dica de passar o dia em Nuremberg (demonstrando a viabilidade para tanto) é sensacional e provavelmente é o que vou fazer. Numa rápida pesquisa, utilizando o último dia de passagens já abertas (13/12), de Munique para Nuremberg (início da manhà) está em 29 euros para o casal e, de Nuremberg para Berlin (final do dia) está 49 euros para o casal. Ou seja, ta tudo se encaixando!

Mais uma vez, muito obrigado pela dica!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes