Ir para conteúdo

Pamukkale - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Cara, vc vai pegar um belo frio por lá no fim de ano. Para ir só até lá vc pode ficar hospedado em Kusadasi. De lá partem excurssões que voltam no mesmo dia. É um passeio legal, mas não é permitido se banhar nas piscinas naturais, só molhar o pé. Há uma piscina de alvenaria com água quente, onde se pode nadar. O mais interessante mesmo é pagar apenas para a ida e, de Pamukkale, seguir até Capadocia.

Não fui até lá e me arrependo. Como tenho um amigo na Turquia, que estudou comigo na Inglaterra, há uma possibilidade de eu ainda fazer esse trajeto. Isso, é claro, se pararem os terremotos e os atentados terroristas na Turquia. Só assim poderei visita-lo novamente. Se quiser mais informações, procure meu diário de mochileiro, "De Atenas a Istambul", no site O Viajante, do UOL. Um abraço.

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Membros

É um lugar realmente imperdível, pois é diferente de tudo. EU fui no inverno e mesmo assim deu pra colocar os pés na agua e andar pelas piscinas naturais, já que a agua é quente. No verão deve ser muito melhor para aproveitar as piscinas naturais e as que se assemelham a dos termas romanos. Eu fiz no caminho de Antalya para Izmir, fica na cidade de Denizli.

Abraços

Link para o comentário
  • 10 meses depois...
  • Membros de Honra

Pumukkale

 

Pamukkale é uma das maravilhas naturais mais extraordinárias da Turquia.

A grande atração é a imensidão branca do penhasco com bacias esculpidas cheias de água e quedas d’água congeladas, que parecem feitas de neve, nuvem, algodão.

A explicação científica são os locais térmicos quentes que por baixo do monte provocam o derrame de carbonato de cálcio, que solidifica como mármore travertino.

Pode-se banhar ali e os turcos chamam a este local de Pamukkale, que significa “Castelo de Algodão”.

É uma paisagem protegida que fascina, pois a ação das várias águas minerais que contém óxidos de cálcio deixou fantásticas marcas nas estruturas.

O efeito resultante é espetacular: as águas derramam sobre uma série de degraus, formando cascatas solidificadas e bizarras.

Tanto as cascatas como a água mudam de cor de acordo com a luz solar que as ilumina e o efeito é surpreendente.

Às vezes brancas, outras azuis, verdes ou ainda avermelhadas. O espetáculo é deslumbrante.

A dinâmica contínua da erosão e a transformação da paisagem natural resulta num ambiente inigualável.

Pamukkale é um dos fenômenos mais originais encontrados na natureza.

Pamukkale, situado no zona de Denisli na Turquia , constitui um dos mais atraentes pontos de interesse deste país.

O nome de Pamukkale (literalmente, castelo de algodão), está relacionado com os terraços de rocha branca e brilhante, na forma de lavatórios semi-circulares, de vários tamanhos, que se encontram em forma de cascata no pequeno monte. O conjunto produz efeitos visuais espectaculares, dignos de serem contemplados seja de manhã, no fim da tarde ou qualquer hora do dia.

Quando as águas termais emergem e a pressão deixa de ser tão elevada, o dióxido de carbono, o qual está bastante evidenciado na água, tende a vaporizar e o carbonato de cálcio decai, formando gradualmente as formações rochosas que compõe a paisagem.

Apesar das fontes de Pamukkale, terem sido afectadas, de tempos a tempos, por tremores de terra, próprios da região, e algumas terem secado, a água volta a emergir dos locais e outra nova fonte nasce

Quem vê pela primeira vez fotografias de Pamukkale, ou quem chega a esse local, não se apercebe da realidade que aí encontra. A primeira impressão é que, aquele branca imaculado, só pode ser neve. Só mais tarde, depois de se estabelecer um contacto mais físico,( a dor que sentimos quando pisamos o solo de Pamukkale), é que nos apercebemos que são rochas que ali se encontram.

As águas que se encontram dentro dos terraços, brancas e com uma espécie de barro creme, são densas e ficam presas ao nosso corpo. No entanto, é uma sensação bastante agradável.

Desde muito cedo que este local foi escolhido para ser uma área de lazer e de tratamentos medicinais, devido às propriedades terapeuticas destas fontes de águas. Este costume vinha já da época dos romanos, que viu em Pamukkale, uma sítio de salvação e rejuvenescimento. Além das propriedades medicinais destas águas, também se julgava que, quem se banhasse nas águas de Pamukkale ficaria, com o passar do tempo, cada vez mais belo. Não é portanto de estranhar, que as mulheres romanas o escolhessem como um local de eleição

"Há muito tempo atrás, existia uma rapariga muito feia que pertencia a uma família muito pobre. A rapariga não se importava de ser pobre, pois percebera que a felicidade não se encontrava nos bens materiais. No entanto, quando ficou em idade de casar, não surgiu um único pretendente para a desposar. Não apenas pela sua pobreza mas essencialmente pela sua falta de graça. A rapariga ficou tão desesperada que decidiu suicidar-se, lançando-se das rochas de Pamukkale. No entanto, quando se atirou caiu dentro de uma das bacias que estava cheia de água e sedimentos. O filho do Senhor de Denizli estava a passar e aflito, correu para a bacia. Lá encontrou uma rapariga muito ferida e aleijada, mas de uma beleza surpreendente. Pegou nela e levou-a até à casa de seu pai onde cuidou dela com todo o cuidado. Quando a rapariga recuperou, casaram-se e viveram felizes para sempre".

Fonte: mega.ist.utl.pt

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Sem querer desencorajar ninguém mas as piscinas naturais de Pamukkale já estão quase secas. Quase não há mais locais com a água da foto publicada pelo Mauro. Agora existem apenas algumas "pocinhas".

O visual ainda é muito bonito e recompensador, porém, não tem a beleza de outrora.

Quem quiser fazer um banho verdadeiro pode ir às fontes termais (já inclusas no bilhete de entrada) que ficam a aproximadamente 300 metros das belas formações naturais. Ali existem piscinas naturais muito belas dentro das quais as pessoas se banham. Além disso, os hotéis medianos e melhores do local possuem piscina termal.

Uma outra coisa que ninguém citou foi que, junto ao Parque, no complexo de Pamukkale, estão as ruínas da cidade de Hierápolis. De particular interesse estão a sua necrópole(com sarcófagos e tumbas de vários tipos), o teatro (tipicamente romano), o templo de Apolo e o suposto local do martírio do apóstolo Filipe.

O complexo Pamukkale-Hierapolis é, na minha opinião, de visita obrigatória na Turquia.

 

Pamukkale.JPG.f38871ec579ac360a7ea2e4ef4818897.JPG

 

Hierapolis.jpg.555a0b3bb4f9f365a4d31bd317490ae7.jpg

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros

Estive em Pamukkale em outubro, tinham me falado que nao valia a pena ir, pq tava seco e feio, mesmo assim quis ir conferir e adorei, um dos lugares mais bonitos da turquia, nunca vi nada desse tipo, e ainda tem a cidade de hierápolis que fica junto, com um teatro muito bem conservado. Minha dica é ficar até o por do sol, é lindo.

 

 

20100106184618.jpg

20100106185000.jpg

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Olá a todos!

 

Fiz em Julho de 2009 uma viagem pelo Mediterrâneo (França, Itália, Grécia, Turquia e Egito) e sem dúvida um dos lugares mais lindos, se não o MAIS LINDO foi Pamukkale!

 

Atravessei de ferry da Grécia para a Kusadasi, Turquia, e de lá peguei um ônibus direto para Pamukkale, por uns 5 euros. Já de longe avistei, que lugar maravilhoso!

 

NÃO TENHO DÚVIDA QUE É UM LUGAR OBRIGATÓRIO NA TURQUIA!

 

O que acontece é que por causa da deterioração das piscinas naturais, eles construiram piscinas artificiais para as pessoas entrarem, e proibiram a entrada nas naturais. Confesso que "pulei a cerca" para dar uma olhada mais de perto. Fabuloso! Sem contar as ruínas de Hierópolis, mais legais que as ruínas de Roma e sem aquele mundo de turistas, e o por do sol!

 

Posto algumas fotos:

 

Piscinas naturais!

20100609190601.JPG

 

 

20100609190802.JPG

 

Piscinas artificiais

Mulher muçulmana nas piscinas

20100609190915.JPG

 

Crianças

20100609191102.JPG

 

Ruínas de Hierópolis

20100609191306.JPG

 

Por-do-sol

20100609191607.JPG

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Cheguei na Turquia vindo da Ilha de Samos (Grécia) em outubro de 2009. Minha porta de entrada no país foi Kusadasi.

 

Depois das atrações nas proximidades de Kusadasi (Efesus e Casa da Virgem Maria), segui de ônibus para Pamukkale (Castelo de Neve, em turco antigo).

 

O ônibus entre Kusadasi e Pamukkale foi tranqüilo, seguro, em boas estradas.

 

As piscinas naturais de águas quentes em Pamukkale, são formadas pela cristalização do carbonato de cálcio, ao longo de milhares de anos, em uma estrutura conhecida como ”represa de travertino”. Nas cavernas na região metropolitana de BH é possível encontrar estas estruturas, porém aqui elas ocorrem em escala milimétrica ou centimétrica. Em Pamukkale, elas estão ao ar livre e têm alguns metros de diâmetro.

 

Não é possível se banhar nos travertinos de Pamukkale hoje em dia, para se manter sua preservação. Ainda sim é válido visitar a pequena cidade, apenas para apreciar sua beleza natural.

 

No alto da colina, após as piscinas naturais, existe um balneário com piscinas de água quente, onde os interessados podem pagar e se banhar.

 

Reserve tempo também para conhecer as ruínas da antiga cidade romana adjascente.

 

De Pamukkale também sai o passeio para as ruínas da cidade erguida pelos antigos gregos em homenagem de Afrodite. São duas horas de van. Se estiver com tempo e interesse, vale a pena. Nesta fase da viagem eu já estava cansado de ver ruínas, mesmo assim eu curti, principalmente o mercado (Agora), o templo à Deusa Afrodite e a arena de corrida de bigas (adicionada posteriormente pelos romanos).

 

Pamukkale é sensacional!

Boa viagem

Branco

 

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101012191527.JPG 500 334.710743802 Legenda da Foto] Pamukkale - piscinas naturais de águas quentes[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101012192202.JPG 500 334.710743802 Legenda da Foto]Vista noturna a partir do parque local[/picturethis]

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Quanto tempo se gasta mais ou menos para conhecer as piscinas naturais e as ruínas de Hierápolis??

Queria fazer o passeio para Afrodisias que chega em Pamukkale 16h, e depois ir para as piscinas e Hierápolis, conhecer e pegar o por-do-sol.

Será que dá tempo de fazer isso tudo ou é melhor acrescentar mais um dia em Pamukkale??

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...