Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#1013685 por Bhzorrox
21 Out 2014, 12:53
Olá, pessoal.
Dirijo-me com este post pricipalmente ao pessoal de BH, MG. Semana passada saiu no DOU a criação oficial do PARNA Serra da Gandarela - Grande BH, que inclui partes dos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Itabirito, Nova Lima, Ouro Preto, Raposos, Rio Acima e Santa Bárbara, num total de 35.200 hectares, tudo muito próximo a BH.
Há alguém que já trilhou por lá e saberia dizer como é a região do novo PARNA, se dá pra realizar travessia, a quantas anda a estrutura para camping, etc...?
Sou de BH mesmo, qualquer informação sobre mais esse destino é bem vinda.
Abraços!
Anexos
Atributos_Parna Gandarela.png

#1014454 por Saulo Espinhaço
23 Out 2014, 12:51
Acesse: aguasdogandarela.org e saiba tudo sobre a região, infelizmente a porção norte da serra que é a mais significativa ficou de fora do parque para a Vale minerar, mas nós do movimento pela preservação da Serra do Gandarela continuamos na luta para a proteção integral da serra e para respeitarem o pedido das comunidades de criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentavel junto ao parque e que foi ignorado pelo governo federal, ainda não há estruturas para recepção turistica, mas podemos indicar locais para dormir, comer e vivenciar, sobre tudo priorizando as comunidades do entorno que merecem colher os frutos por terem preservado este lugar tão maravilhoso e diversificado que é o gandarela.
#1105707 por Hélio Jr
11 Jul 2015, 14:21
O post é um pouco antigo, mas vamos lá...

O PN Serra do Gandarela só existe no papel, pra resumir a situação. Ainda não foi nomeado diretor, nem nada. A única intervenção que percebi na região foi a colocação de um "monumento" em um dos mirantes da área do Parque. É uma região muito procurada pelo pessoal de bike, tendo até uma trilha famosa por lá, a BorboLight (algo assim).
A infraestutura na região é próxima de zero. Acontece que tem uma comunidade que vive na Serra, então existem alguns restaurantes por lá. Deve ter algumas pousadas também, mas desconheço a existência de campings.

É uma região muito bonita, sem dúvida, mas também muito ameaçada pela mineração, como o colega acima colocou. São muitos mirantes e cachoeiras por lá, com acesso relativamente fácil, de carro, bicicleta ou moto. Há algum tempo passei um dia pela região, indo até a cachoeira dos Viana, a Chicadona (ou Chica Dona) e pegando o por do sol em um dos mirantes mais altos da região. Detalhei bem no blog, pra quem deseja conhecer a região e não encontra informações:

http://numamoto.blogspot.com/2015/05/se ... ma-mg.html
Anexos
_MG_0701.JPG
_MG_0701.JPG (1.96 MiB) Exibido 252 vezes
_MG_0568.JPG
Chicadona
_MG_0568.JPG (3.66 MiB) Exibido 252 vezes
_MG_0477.JPG
Cachoeira dos Viana
_MG_0477.JPG (4.47 MiB) Exibido 252 vezes

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes