Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Bhzorrox

PARNA Serra da Gandarela - Grande BH

Posts Recomendados

Olá, pessoal.

Dirijo-me com este post pricipalmente ao pessoal de BH, MG. Semana passada saiu no DOU a criação oficial do PARNA Serra da Gandarela - Grande BH, que inclui partes dos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Itabirito, Nova Lima, Ouro Preto, Raposos, Rio Acima e Santa Bárbara, num total de 35.200 hectares, tudo muito próximo a BH.

Há alguém que já trilhou por lá e saberia dizer como é a região do novo PARNA, se dá pra realizar travessia, a quantas anda a estrutura para camping, etc...?

Sou de BH mesmo, qualquer informação sobre mais esse destino é bem vinda.

Abraços!

598dbe73016f5_Atributos_ParnaGandarela.png.959bff4fe5f5c64dc4287948a8bbe6b7.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acesse: aguasdogandarela.org e saiba tudo sobre a região, infelizmente a porção norte da serra que é a mais significativa ficou de fora do parque para a Vale minerar, mas nós do movimento pela preservação da Serra do Gandarela continuamos na luta para a proteção integral da serra e para respeitarem o pedido das comunidades de criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentavel junto ao parque e que foi ignorado pelo governo federal, ainda não há estruturas para recepção turistica, mas podemos indicar locais para dormir, comer e vivenciar, sobre tudo priorizando as comunidades do entorno que merecem colher os frutos por terem preservado este lugar tão maravilhoso e diversificado que é o gandarela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O post é um pouco antigo, mas vamos lá...

 

O PN Serra do Gandarela só existe no papel, pra resumir a situação. Ainda não foi nomeado diretor, nem nada. A única intervenção que percebi na região foi a colocação de um "monumento" em um dos mirantes da área do Parque. É uma região muito procurada pelo pessoal de bike, tendo até uma trilha famosa por lá, a BorboLight (algo assim).

A infraestutura na região é próxima de zero. Acontece que tem uma comunidade que vive na Serra, então existem alguns restaurantes por lá. Deve ter algumas pousadas também, mas desconheço a existência de campings.

 

É uma região muito bonita, sem dúvida, mas também muito ameaçada pela mineração, como o colega acima colocou. São muitos mirantes e cachoeiras por lá, com acesso relativamente fácil, de carro, bicicleta ou moto. Há algum tempo passei um dia pela região, indo até a cachoeira dos Viana, a Chicadona (ou Chica Dona) e pegando o por do sol em um dos mirantes mais altos da região. Detalhei bem no blog, pra quem deseja conhecer a região e não encontra informações:

 

https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2015/05/serra-do-gandarela-rio-acima-mg.html

_MG_0477.JPG.e902f6813a2a8d064033047635f96dcf.JPG

_MG_0568.JPG.e587d21a4a7490dc0b4218837b403277.JPG

_MG_0701.JPG.77f8b6f9eb52904d5989c8a6dafeceee.JPG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

×