Ir para conteúdo

Pedra Fundamental de Brasília


Posts Recomendados

  • Membros

Em 1892, a expedição Cruls, a mando do presidente Floriano Peixoto, veio ao Planalto Central estudar a área onde deveria ser erguida a capital do país. O grupo de 22 homens, chefiado por Luiz Cruls, passou por Planaltina, que à época chamava-se Mestre D’Armas por causa de um armeiro que morava lá.

 

30.jpg

 

 

Há nove quilômetros de Planaltina, no Morro do Centenário, está fincada a pedra fundamental de construção da Capital da República. O monumento, erguido em 1922, a mando do presidente Epitácio Pessoa, marca o centro geográfico da América do Sul. É composto por 33 pedras de concreto, que representam os 33 primeiros anos da República (de 1889 a 1922). Para inaugurá-lo, no dia 7 de setembro de 1922, o então presidente e a comitiva vieram do Rio de Janeiro para cá em 15 caminhões. Sessenta anos depois, em 1982, o Governo do Distrito Federal decretou o tombamento provisório da Pedra Fundamental.

 

pedra_fundamental.jpg

 

10.jpg

 

 

19331-Pedra1.jpg

Localização no mapa

 

19331-Pedra2.jpg

Vista do Google

 

19331-Pedra5.jpg

O Morro

 

19331-Pedra4.jpg

Na Pedra

 

19331-Pedra3.jpg

Descrição

 

 

19331-MC-96.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membros

Lembrando que a Pedra Fundamental está na saída norte de Brasília, e pode ser conjugada com um passeio a cachoeira de Itiquira, na cidade de Formosa (GO), há uns 40 quilômetros de distância de Planaltina. Outra coisa, o monumento é facilmente acessável por rodovia e pode ser visitado as 24 horas do dia, mas, por questão de segurança, não é bom ir lá à noite. O lugar fica a uns 5 quilômetros de Planaltina, mas é meio isolado, não tem telefone e nem banheiro por lá.

Em Planaltina existe também um museu no seu pequeno centro histórico, é interessante, mas para quem não conhece a cidade certamente terá que perguntar o endereço para algum morador.

Na mesma cidade também fica uma comunidade religiosa chamada Vale do Amanhecer, com um templo em forma de estrela e rituais bonitos. Fica há uns 3 quilômetros da cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Herlanius, a demarcação de um centro geográfico depende dos aspectos tecnológicos da época. Pesquisando pela internet, vi algumas fontes que citam outras cidades como centro geográfico sul-americano: Chapada dos Guimarães e Peixoto de Azevedo, ambas em Mato Grosso.

 

No caso de Brasília, em outra fonte também na internet, a Pedra Fundamental representaria na verdade o centro geográfico do altiplano que divide o país, o que eu entendo como o centro do planalto central. Em termos simbólicos, como a idéia de Brasília surgiu para interiorizar o Brasil e administrar o país de um ponto mais ou menos central, tem-se a falsa idéia de que esse ponto seria também o centro geográfico literalmente falando, o que não é o caso.

 

Meu pai é topógrafo e perguntei-lhe qual a real funcionalidade de se descobrir o centro geográfico de algum lugar. Ele me respondeu que, na verdade, não há razão alguma, é apenas curiosidade.

 

Ah, por curiosidade, pesquisei qual seria o centro geográfico do Brasil: é a Praça dos Girassóis, no centro de Palmas (TO).

 

Segue um link que fala um pouco da mudança da capital para Brasília: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:JHxTPq_lMUYJ:www.pesquisasedocumentos.com.br/+centro+geogr%C3%A1fico+altiplano+pedra+fundamental&cd=10&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...