Ir para conteúdo

PERU - 10 dias - Ica, Arequipa e Cuzco em abril/2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, mochileiros!

 

Depois de vasculhar alguns tópicos aqui e de outros sites e blogs e perguntar um bocado sobre meu destino, estou aqui, oficialmente, em busca de ajuda. Mas antes, gostaria muito de agradecer a todos que fazem deste fórum um espaço tão legal de troca para os viajantes.

Bom, vamos lá!

 

Tudo começou quando eu e meu marido criamos coragem para fazer uma viagem. Pois é, coragem. Somos casados há quatro anos e nunca fizemos uma viagem legal, só nós dois. Somos originalmente aventureiros, mas o tempo, o trabalho e as filhotinhas (uma minha e duas nossas) nos distanciaram um pouco dessa vida. Um belo dia estava eu checando meus e-mails quando vi um anúncio de um site de compras coletivas. Pronto, compramos um pacote de 4 dias e 3 noites para Cuzco (meu sonho se realizando!).

 

Depois da compra, começamos a pesquisar sobre esse destino e, só aí, descobrimos que tem muita coisa legal pra ver no Peru. Resolvemos, então, dar uma esticadinha na viagem, ficando pelo país por 10 dias. Aproveitamos também pra marcar a viagem para o início de abril, pois no dia 5 completaremos cinco anos de casados! Assim, além de Cuzco, seus arredores, Machu Picchu e Valle Sagrado, decidimos conhecer também Arequipa, as linhas de Nazca, o deserto de Paracas e alguma produtora de vinho e pisco.

 

Como o pacote que compramos é para Cuzco, temos que chegar e sair de lá. E essa está sendo nossa maior dificuldade, pois assim perderemos tempo e dinheiro. Uma solução seria não pegarmos o voo para Cuzco após a conexão em Lima, na ida. Assim começaríamos nosso roteiro um pouco mais cedo. Mas para isso, teríamos que levar apenas bagagem de mão: uma mochila com até 5kg, cada. Será que conseguiríamos? Sabemos que existem regras para esta bagagem não despachada. Gostaria muito de saber a opinião de vocês que já foram. Sendo possível esse drible na conexão, este é o roteiro que estamos cogitando:

 

1º dia: Chegada em Lima às 9h30. (Compra dos itens que não pudemos levar na bagagem de mão.) Bus para Ica/Huacachina. Noite em Huacachina.

2º dia: Reserva de Paracas e Tour de vinho/pisco. Noite em Huacachina.

3º dia: Bus para Nazca pela manhã. Linhas de Nazca, Aquedutos e Cemitério Chauchilla. Noite em bus para Arequipa.

4º dia: Citytour em Arequipa e passeio pela cidade. Noite em Arequipa.

5º dia: Tour Valle del Colca – 1 dia (Já sabemos que é cansativo, mas queremos conhecer Arequipa e o Valle). Noite em bus para Cuzco.

6º dia: Valle Sagrado. Noite em Aguas Calientes.

7º dia: Machu Picchu. Noite em Cuzco.

8º dia: Citytour em Cuzco. Noite em Cuzco.

9º dia: Cuzco.

10º dia: Saída de Cuzco às 12h30.

 

São muitas as dúvidas em relação a este roteiro, mas uma me preocupa bastante: sei que temos que comprar o tour VS+MP com antecedência. Podemos compra-lo em Huacachina, Paracas, Nazca ou Arequipa? Ou seria melhor comprar aqui no Brasil mesmo? (deve ser mais caro!!!)

Outra coisa: precisamos de algum calçado especial para o tour do Valle del Colca. Sei que na época que iremos, já estará bem frio.

 

Por enquanto é isso.

 

Aguardo sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 87
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Oi Ana,

Estive olhando seu roteiro de viagem. Espero de uma forma te ajudar neste roteiro.

1º dia Lima, com chegada la pelas 9,30 hs - caso queira fazer compras, o melhor local é o comercio do centro, la eles tem uma região idêntica a 25 de março de São Paulo, com diversas lojas populares, onde o preço é muito bom. Vc relata que depois de Lima iria para Ica.

2 º dia. Para ir até Ica vc passaria primeiro por Paracas. Sendo assim eu acredito que vc devera ir direto para Paracas. La é uma cidade bem pequena com bons hotéis 9 indico o Hotel El Amigo, com bom atendimento. Neste hotel eles vendem os pacotes turísticos para as ilhas Ballestras e Reserva de Paracas. Esses dois tur devera ser feito em um dia. O primeiro é de manha, melhor horário para as ilhas e a tarde para a reserva de Paracas. De Paracas no inicio da noite ir( veja os horários de ônibus, veja a empresa Oltursa, que tem agencia) para Ica. Particularmente não gostei muito de Ica.É uma cidade grande, mal organizada. Mas tem um Oasis, que me disseram que é bom e que possuem adegas onde vc poderá degustar vinhos que são fabricados nesta região.

3 º dia - Ica. Oasis e adegas, compra de passagem para Nasca. Nesta cidade tem duas empresas muito boa que faz este roteiro, a oltursa e a Cruz del Sur, são ônibus bons, com bom atendimento.A viagem dura aproximadamente 3 hs. Vc poderá pegar o ônibus a tarde, depois do tur pela cidade de Ica e chegar ao anoitecer em Nasca. Tem um hotel, bem de frente a Plaza de armas, com bom preço e bem arejado. La também vc poderá comprar para o outro dia os ingressos para o tur pela cidade (veja os pacotes turísticos que vc poderá escolher, adaptando ao seu período de estadia nesta cidade. Vc poderá ficar apenas uma noite e um dia nesta cidade. Como vc ira para Arequipa, veja a possibilidade de viajar de noite. De Arequipa ate Nasca eu levei aproximadamente 10 horas. Vc poderá economizar uma noite em um hotel viajando a noite.

4 º dia - Arequipa. Tur pela cidade. para fazer compras esta cidade é muito boa. Cidade organizada, com bons museus. Aproveite este dia.

5º dia - Vale do colca. no dia anterior compro um pacote turístico para o Vale do Colca. Não se Esqueça que as saídas para o Vale do Colca é de Madrugada, geralmente depois das 2 horas da manha. Vc chegara no Vale do Colca la pelas 8 hs da manha. Será feito um passeio a pé, onde o ar rarefeito levara vc ao cansaço. Depois geralmente os ônibus levam os turistas para almoçar e fazer um tur pelas águas termais. Geralmente os turistas retornam para Arequipa la pelas 17 hs. Então o jeito é jantar e dormir bem cedo (leve roupas leves, um tênis bem confortável, e não se esqueça de uma boa blusa de frio,pois tem um trecho da viagem que estará a uns 5.000 metros de altitude)

6º dia - De Arequipa para Cuzco a viagem é de aproximadamente 10 horas, tem duas empresas que fazem este roteiro, A cruz del Sur e a Expresocial - www.expresocial.com.pe e a Cruz del Sur (muito boa, com bom atendimento)

7º dia - Cusco - É bom vc fazer um tur por esta cidade, próximo tem vários monumentos no centro da cidade. Caminhe tente ir em varios pontos.

8º dia - Vale Sagrado e chegada em águas Calientenes, pernoite.

9º dia Machu Picchu - Devera sair do hotel la pelas 6,oo, para aproveitar bem. Vc poderá ficar com o guia até la pelas 11 hs. Aconselho a continuar nesta cidade. Vc estará sozinha, aprecie a construção, refaça todo o trajeto e sinta a magia dessa cidade.Volta para Cusco.

10º dia - aproveitara o período da manha e passear pela cidade, sair as 14,30 hs.

 

Ana, espero ter ajudado. Caso queira mais dicas, me de um alo. Faça o máximo de pesquisas aqui na net, ela sera de grande valia. Caso queira, vc poderá também começar sua viagem de Lima- Cusco-Arequipa- Nasca-Ica- Paracas e Lima. neste sentido vc pegara primeiro áreas mais temperadas e depois de Arequipa áreas litorânea, com belos desertos.Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Cláudio! Seja bem vindo e obrigada pela ajuda!

Adorei as dicas e aproveito para comentar e já tirar algumas dúvidas:

 

1º dia Lima, com chegada la pelas 9,30 hs - caso queira fazer compras, o melhor local é o comercio do centro, la eles tem uma região idêntica a 25 de março de São Paulo, com diversas lojas populares, onde o preço é muito bom. Vc relata que depois de Lima iria para Ica.

Foi ótimo saber dessa "25 de março". Com certeza iremos por lá complementar nossa bagagem!

 

2 º dia. Para ir até Ica vc passaria primeiro por Paracas. Sendo assim eu acredito que vc devera ir direto para Paracas. La é uma cidade bem pequena com bons hotéis 9 indico o Hotel El Amigo, com bom atendimento. Neste hotel eles vendem os pacotes turísticos para as ilhas Ballestras e Reserva de Paracas. Esses dois tur devera ser feito em um dia. O primeiro é de manha, melhor horário para as ilhas e a tarde para a reserva de Paracas. De Paracas no inicio da noite ir( veja os horários de ônibus, veja a empresa Oltursa, que tem agencia) para Ica. Particularmente não gostei muito de Ica.É uma cidade grande, mal organizada. Mas tem um Oasis, que me disseram que é bom e que possuem adegas onde vc poderá degustar vinhos que são fabricados nesta região.

Na região de Ica, pensamos em nos hospedar no oásis, Huacacchina. Muitos dizem que é muito legal! Nesta região, o que realmente nos interessa é o deserto de Paracas e os vinhedos e produtores de vinho e pisco. A princípio, não temos intensão de ir as ilhas Ballestras. Mas quando estivermos lá... quem sabe?!

 

3 º dia - Ica. Oasis e adegas, compra de passagem para Nasca. Nesta cidade tem duas empresas muito boa que faz este roteiro, a oltursa e a Cruz del Sur, são ônibus bons, com bom atendimento.A viagem dura aproximadamente 3 hs. Vc poderá pegar o ônibus a tarde, depois do tur pela cidade de Ica e chegar ao anoitecer em Nasca. Tem um hotel, bem de frente a Plaza de armas, com bom preço e bem arejado. La também vc poderá comprar para o outro dia os ingressos para o tur pela cidade (veja os pacotes turísticos que vc poderá escolher, adaptando ao seu período de estadia nesta cidade. Vc poderá ficar apenas uma noite e um dia nesta cidade. Como vc ira para Arequipa, veja a possibilidade de viajar de noite. De Arequipa ate Nasca eu levei aproximadamente 10 horas. Vc poderá economizar uma noite em um hotel viajando a noite.

Neste terceiro dia já pensamos em seguir para Nazca. Este início da viagem vai ser bem corrido, mas é que estamos deixando pra relaxar e curtir mais Cuzco e suas redondezas. Dessa forma eu pergunto: seria viável apenas passar o dia em Nazca pra ver as principais atrações e à noite já seguir para Arequipa? Será que os hostels no Peru permitem meia diária pra que a gente possa tomar um banho, descansar um pouco e viajar no mesmo dia? Seria perfeito! Assim, a viagem de Nazca a Arequipa (longa!) seria feita nesta mesma noite e já amanheceríamos o quarto dia em Arequipa!

 

4 º dia - Arequipa. Tur pela cidade. para fazer compras esta cidade é muito boa. Cidade organizada, com bons museus. Aproveite este dia.

PERFEITO!!! Estou louca pra conhecer esta cidade!!!

 

5º dia - Vale do colca. no dia anterior compro um pacote turístico para o Vale do Colca. Não se Esqueça que as saídas para o Vale do Colca é de Madrugada, geralmente depois das 2 horas da manha. Vc chegara no Vale do Colca la pelas 8 hs da manha. Será feito um passeio a pé, onde o ar rarefeito levara vc ao cansaço. Depois geralmente os ônibus levam os turistas para almoçar e fazer um tur pelas águas termais. Geralmente os turistas retornam para Arequipa la pelas 17 hs. Então o jeito é jantar e dormir bem cedo (leve roupas leves, um tênis bem confortável, e não se esqueça de uma boa blusa de frio,pois tem um trecho da viagem que estará a uns 5.000 metros de altitude)

O que você acha de seguir para Cuzco ainda nesta noite? É que assim nós ganharíamos um dia de viagem! Acha que dá pra descansar num ônibus leito da Cruz del Sur?

 

6º dia - De Arequipa para Cuzco a viagem é de aproximadamente 10 horas, tem duas empresas que fazem este roteiro, A cruz del Sur e a Expresocial - http://www.expresocial.com.pe e a Cruz del Sur (muito boa, com bom atendimento)

7º dia - Cusco - É bom vc fazer um tur por esta cidade, próximo tem vários monumentos no centro da cidade. Caminhe tente ir em varios pontos.

8º dia - Vale Sagrado e chegada em águas Calientenes, pernoite.

9º dia Machu Picchu - Devera sair do hotel la pelas 6,oo, para aproveitar bem. Vc poderá ficar com o guia até la pelas 11 hs. Aconselho a continuar nesta cidade. Vc estará sozinha, aprecie a construção, refaça todo o trajeto e sinta a magia dessa cidade.Volta para Cusco.

10º dia - aproveitara o período da manha e passear pela cidade, sair as 14,30 hs.

Chegar a Cuzco e já seguir para o Valle Sagrado e no dia seguinte a Machu Picchu é demais para um ser humano normal? Será que eu aguentaria? Te explico isso. É que no pacote que compramos, além das passagens aéreas ida e volta Cuzco, tem também 3 diárias num hotel em Cuzco, já pagas e reservadas para as três últimas noites do roteiro.

 

Cláudio, pode ter certeza de estar ajudando. Tanto você, como outros que escrevem e compartilham suas experiências.

Valeu mesmo!

 

Abraço e obrigada,

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Ana, então a logística esta correta, só acho que entre esses dias tem muito deslocamento e horários de bus que pode prejudicar seu roteiro... um exemplo é o Valle Sagrado... quando chegar em Cusco vai ter que tentar arrumar uma agencia para te levar, eles costumam sair cedo... comprei meu bilhete do trem e para MP na hora, mas já li relatos dizendo que ultimamente tem que haver uma antecedência nessa compra, então não posso te ajudar com isso... quando fui de Arequipa para Ica, o bus mais tarde era as 16:00, quebrando um dia da minha viagem, espero que vc encontre horários melhores para não te prejudicar. Como são 10 dias, leve uma mochila de até 40 litros que é de boa levar dentro do avião. Eles não olham peso, mas tamanho, não pode ser nada muito grande, mas sempre vejo pessoas com mochilas até grandinhas dentro das aeronaves. o Peru tem muito artesanato e é bem barato, vc vai fazer muitas compras, então leve pouca coisa de frio e deixe para comprar lá umas blusas de alpaca que vc vai amar...

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Mariana!

Brigadão pelas orientações!

Quanto aos horários de bus, já dei uma olhada nos sites das empresas e vi que tenho boas opções. Será que dá pra confiar nessas informações?

Estamos vendo mochila pra comprar, então foi ótima a tua dica do tamanho.

Vou checar com o pessoal que foi recentemente pra saber em relação ao pacote VS+MP. De qualquer forma, acho que fica exaustivo depois do canyon, dormir no bus e seguir direto para o Vale Sagrado. Vou ver se é possível mudar a reserva do hotel em Cuzco.

Valeu! Beijão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

OI Ana,

espero ajuda-la. Primeiro veja bem o seu roteiro. Concordo com a a Marina Soares, sua logística está correta, mas os deslocamentos e horário de bus, poderá prejudicar seu roteiro.Sendo assim nas viagens longas faça no período noturno. A Cruz del Sur, é a melhor empresa, com ônibus confortáveis.

 

1º - Esta "25 de Março de Lima" fica bem próximo da Plaza de Armas de Lima.

 

2º - Vi vários relatos e pelas informações, o oásis Huacacchina é a melhor opção.

3º - Quanto a Nazca é sim possível fazer um tur em um dia. Quando estive nesta cidade, de manha fui para o cemitério Chauchilla, a oficina de ouro (não recomendo) e a fabrica de cerâmica (também não recomendo). A tarde fui aos aquedutos e aos paredões e algumas linhas secundarias. Não fiz o sobrevoo nas linhas, este serviço é de manha. Sendo assim se optar pelo sobrevoo, será de manha então a tarde recomendo os aquedutos e o cemitério chauchilla. Não sei se é possível o pagamento de meia diária.Mas no Peru aprendi que tudo é negociável. Como fiz o caminho inverso do seu, de Nazca para Ica, o ônibus que peguei vinha de Arequipa para Lima tive então que comprar a passagem com antecedência, para garantir a minha poltrona. Como vc estará em Ica, não existe nesta cidade uma rodoviária. Cada empresa tem o seu terminal.Concordo com vc, que a viagem de Nazca para Arequipa de noite é a melhor opção são aproximadamente 10 hs.

4º - Arequipa - cidade boa - nesta cidade os preços de "lembrancinhas" é ótimo. Já em Cuzco o preço é bem alto.

 

5 º como o seu tempo é curto acho uma boa opção de viajar de Arequipa para Cuzco, de noite. Será muito cansativo vc chegar de Arequipa e já ir fazer o Vale Sagrado e Águas Calientes e no outro dia MP.Seria bom vc descansar e aproveitar este dia para passear pela cidade (ela possui muitos atrativos). Não esqueça de providenciar o pacote turístico para o Vale Sagrado e MP, com antecedência (existe muitas agências, pesquise) Quando estive em Cusco comprei com certa facilidade este pacote turístico mas, algumas pessoas tiveram dificuldades.Aconselho a fazer a viagem de trem durante o dia, a paisagem é magnifica (não tive esta sorte, pois não sabia e o meu pacote me deu o direito de ir de noite). Espero ter ajudado. Um abraço.

Claudio Antonio

 

09 Dez 2012, 13:05

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Claudio, tudo bem?!

Valeu por mais estas dicas!

Será que vale mesmo a visita ao Cemitério Chauchila e aos Aquedutos? É que meu marido está começado a me chatear, achando que esta viagem vai ser um corre-corre, coisa e tal... Estou pensando em "dar um pulinho" em Nazca só pra ver as linhas secundárias e já seguir para Arequipa. Poderia até fazer isto no dia anterior a tarde e seguir a noite para Aequipa, assim chegaria a Cuzco um dia antes. O que você acha? Mariana, pessoal, algo a declarar?

Aproveitando, vocês acham que preciso me preocupar em levar algum tênis em especial, digo, tênis pra trekking ou botinha. Me preocupo especialmente com o Colca.

Uma coisa que também estamos pensando é fehar os hotéis já daqui, pra não perdr tempo procurando qando chegar lá.

Aguardo retorno.

 

Abraço,

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom dia Ana,

Espero novamente ajuda-la no seu roteiro, então vamos lá:

 

1º -

"Será que vale mesmo a visita ao Cemitério Chauchila e aos Aquedutos?" Ana, depois do sobrevoo nas linhas de Nasca as opções a seguir de visita seria o Cemitério Chauchilla e os aqueodutos. Não gostei muito das linhas secundarias, gostei mesmo do Cemitério Chauchila e os aquedutos. Nestes dois sítios, você terá um contato com as munias e a engenharia do antigos nascas. Este passeio poderá ser feito de manha ou a tarde. Como vc quer viajar a noite para Arequipa, faça então a tarde.Muito bom destinar um dia a mais para a cidade de Cuszo, vc ira aproveitar em muito as opções que esta cidade oferece.

2º -"Aproveitando, vocês acham que preciso me preocupar em levar algum tênis em especial, digo, tênis pra trekking ou botinha. Me preocupo especialmente com o Colca." Ana, quanto ao calçado, não tive dificuldades, levei um tênis bem leve e uma botinha. No vale do Colca e Macchu Picchu usei a botinha, porque existe muita trilha, subidas e descida e ela me pareceu ser o calçado melhor. Quanto ao tênis, usei nos passeio urbanos, não se esqueça que vc irá caminhar muito. Outra dica, leve também roupas leves, durante o dia em todas as cidade que eu estive, a temperatura é muito boa com uma temperatura agradável. A noite a temperatura cai, porisso uma blusa de frio cairá bem. Em Cuzco aproveitei em muito os passeios a pé pela cidade. Cusco é uma cidade dinâmica tanto ao dia como a noite. Durante o dia, caminhei em muitos bairros, fora dos circuitos turísticos.

3º - "Uma coisa que também estamos pensando é fehar os hotéis já daqui, pra não perdr tempo procurando qando chegar lá" Aconselho também vc fechar por aqui os hotéis. Vários hostel do Peru tem site ou endereço eletrônico (e-mail), tente reservar via internet (não se esqueça de negociar o preço)) e faça a confirmação dessa reserva (quando estiver no hotel, peça que a recepção ligue para o hotel da próxima cidade e novamente confirme esta reserva). Nesta minha viagem que eu fiz, apenas duas reservas forma feitas com antecedência, todas elas não tive problemas.

4 "É que meu marido está começado a me chatear, achando que esta viagem vai ser um corre-corre, coisa e tal... -" Quando estava fazendo o meu roteiro, fiquei também preocupado, em questão da correria e, se tudo daria certo. Foi sim muito corrido, mas quando estava por lá, o espirito de aventura prevaleceu (rejuvenesci uns 30 anos...rsssss). Em meu roteiro, fiz apenas uma reserva em hotel em Lima (chegada) e outro em Arequipa (feito na cidade de Puno). Nesta viagem, pelo menos uma metade foi de improviso. Não se esqueça que neste país o povo é muito hospitaleiro, são bastante simples, nos hotéis e restaurantes o turista é muito bem tratado.

Ana, espero estar te ajudando!

 

Um abraço

 

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Claudio!

 

Muito obrigada, mais uma vez. Suas dicas são sempre muito importanes.

Em relação ao sobrevoo em Nasca, não planejamos fazer mesmo. Além do tempo que podemos perder com o aguardo da vez para pegar o avião (já li alguns relatos que contam horas de espera!), tem ainda um pequeno medo de alturas... e nneste tipo de avião!!! Tô fora!!! rsrsrsrsrs

Qunto ao tênis, vou ter que comprar algo mais voltado para trekking, trilhas...

 

Valeu!

Abraço,

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Ana!

Eu e uma amiga também estaremos em Cusco de 20/04 até 28/04 de 2013!

Iremos de Cusco até a Hidrelétrica e de lá o caminho a pé até Aguas Calientes que dura mais ou menos 2h indo devagar.

Podíamos combinar para fazermos esse trajeto juntas!

Também pretendemos ir para Arequipa, e vocês?

Já compraram a passagem? Sabe de algum site que esteja mais barato? Vi pela TAM por 1070,00 ida e volta, saindo de SP..

::cool:::'>

 

Meu email é: anajuluz@gmail.com

 

Beijos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...