Ir para conteúdo

Parque Estadual do Marumbi


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Ola pessoal.

No mes de Julho estou planejando ir p/ o PE Marumbi/PR fazer algumas trilhas.

Sairei de Sampa de onibus até Curitiba. Fiquei sabendo q o valor da passagem de trem de Curitiba até o Marumbi é de $37,00. Caro p/ caramba.

Algúém saberia me dizer se existe a opção de ir de onibus até Morretes ou descer um pouco antes e de lá até o Marumbi?

 

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Blz Agsts, já fui algumas vezes para o Marumbí, o lugar é bem legal. Sobre os preços, depois que foi privatizado a empresa de trens, ficou caro, coisa pra turista estrangeiro. O trem vai pela Serra do Mar, a vista é muito bonita, mas realmente caro. Tem outras opções, fiz algumas vezes a trilha do Itupava, são umas 6 a 8 horas de trilha (bem light) até o Marumbí, se tiver tempo, vc pode ficar acampado lá (tem banheiros c/ água quente) e não cobravam nada, mas o problema é que não dá pra fazer a trilha e subir o Marumbi no mesmo dia. Outra opção é ir de bus até Morretes (que é muito mais barato) e fazer a trilha inversa, subindo até o Marumbí, aí penso que são umas 2 ou 3 hrs (nunca fiz este trecho a pé), é bem fácil, vc segue o trilho do trem sentido Curitiba. Pra ir de bus até o Marumbí não é possível (pelo menos eu acho).

 

Falow,

Eloir.

 

 

 

Editado por - eloir on 09/06/2004 06:07:29

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá Agsts...

De Morretes ao Marumbi vc deve seguir o rio Nhundiaquara... A trilha começa onde ficam o pessoal q alugam as bóias pra fazer bóia cross, acho q no inverno vc não verá isso, mas qquer um da cidade saberá lhe informar... A trilha começa no lado esquerdo da ponte de quem está vindo do centro de Morretes é bem fácil e leva umas 3 h de caminhada... Chegando na estação de trem abandonada, é preciso atravessar o trilho do trem... vc vai ver uma caixa d'água, e do seu lado há uma trilha... seguindo por ela uns 10 mim vc caira de novo nos trilhos do trem... daí é ir caminhando pelos trilhos uns 5 ou 10 min e verá do lado esquerdo a continuação da trilha q vai ao Marumbi... Parece complicado mas é bem fácil achar não tem erro!!!

 

abraços,

 

Kel

 

 

 

Editado por - kel on 07/06/2004 14:44:59

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí Kel e Eloir.

Vcs já visitaram alguma vez o Marumbi?

Precisaria saber como tá o camping lá.

Se é seguro, é pago, etc...

E também, na opinião de vcs qual trilha eu deveria iniciar primeiro.

Vale a pena deixar as coisas na barraca e subir os picos retornando no mesmo dia?

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá...

Qdo fui ao Marumbi fiquei em Morretes, não acampei. Estive lá na páscoa deste ano, e pelo q vi o camping estava bom... como o Eloir citou não é cobrado nda... Qto as trilhas.. bom dei um azar enorme... queria subir o Olimpo q é o pico mais alto do complexo... a trilha é punk uma escalaminhada de verdade... mas o tempo não ajudou... depois de mais de 3h morro acima caiu um pé d'água e tive q voltar!! No próprio Pq vc encontra informações sobre as trilhas, elas são bem demarcadas e há trilhas de vários graus de dificuldade.

 

Abraços,

 

Kel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai na boa,

 

Cara o Marumbi é muito dez, com certeza vale a pena ir.

Existem muitas trilha para se percorrer, paredões para escalar e pessoas muito legais para se conhecer.

Como é a primeira vez que você vai, vá de trem vale é caro mas a pena(site: serraverdeexpress.com.br)

Quanto a trilha do Itupava eu não recomendaria, mesmo dizendo que ela é muito 10, principalmente quando você faz um trecho pelo trilho e passa a São João.

O problema é que ela foi marginalizada... você corre o risco de ser assaltado, encontrar muitos baderneiros enfim não vale a pena.

 

O parque conta com uma infra estrutura básica mas muito bem organizada.

Existe locais especificos para acampar(bons tempos aquele que você podia acampar no cume) mas da mesma forma o local é legal.

 

As trilha atualmente são bem sinalizadas e nenhuma exige preparo fisico excepcional.

 

Quando você estiver no parque retorne pelos trilhos sentido a ponte de São João, só cuidado com o trem nas pontes e tuneis. o visual de lá é muito legal.

 

Recomendo ainda quando vc for embora do Marumbi descer caminhando até Porto de Cima (se levar sorte consegue uma carona)a estradinha é muito ingrata de chata.

Chegando em Porto de Cima desca o rio Nhundiaquara de boia.

Só não faça isso sábado e domingo que enche de tigrada.

Conhecer Morretes e comer um Barreado no Madalosso(Cuidado é louco de caro) e voltar de Buzão pela Serra da Graciosa.

 

Não deixe de conhecer Curitiba é muito legal.

 

Se tiver alguma dúvida entre em contato pelo meu e-mail jtkatch@pop.com.br

 

Abraços

 

Jeferson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí pessoal.

A estrada q sai de Porto de Cima, do lado esquerdo do rio Nhundiaquara até o Marumbi é a trilha de Itupava?

Essa descida de trem até Paranaguá eu já fiz a cerca de uns 10 anos atras. O visual da Serra é muito legal mesmo.

Talvez eu volte do Marumbi de trem, mas eu vou de busão até Porto de Cima e de lá seguir pela estrada q o Kel descreveu.

Será q essa estrada apresenta risco de assaltos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai na boa,

 

A trilha do Itupava sai de Quatro Barras, a trilha(rua) que segue o rio Nhundiaquara nao apresenta risco algum (pelo menos que saiba) mas e bem chata de se fazer +/- 3 horas de caminhada.

 

Tem o Salto dos Macacos(cachoeira) tambem por essa regiao que e bem legal.

 

qualquer duvida entre em contato

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vai tranquilo, fiz essa trilha a pé e de bike... não apresenta risco não...e vc irá encontrar outras pessoas fazendo o mesmo. Só um detalhe q esqueci de escrever... nessa trilha antes de chegar nos trilhos do trem, vc passará por uma bifurcação: lado direito vai para uma usina (se não me engano) e para o Marumbi vc deve sequir pela esquerda. A trilha de Porto de Cima até estação abandonada deve ter se não me falha a memória uns 10km.

 

[]'s

 

Kel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai augusto tudo bele?cara ñ tem erro ir para o marumbi, ja fuiautas vezes pralá, ai vai as dicas: se vc for de trem faz a carteirinha (presisa da rg e comprovante de endereço)na Serra verde express, é na faixa e vc so paga meia passagem, o trem sai da rodoferroviaria (q fica atrás da rodoviaria) por volta das 7/8Hs, o lance de ir de trem e q vc vai chegar na estação do marumbi lá por volta das 10:00Hs descansado, ja se for de onibus chega no camping por volta das 13:00Hs como vc ja desceu de trem aconselho ir de onibus ( q sai as 7:30hs, passagem menos de R$9,00) ate porto de cima, q fica 6 Km antes de morretes. De porto de cima ate a estação do marumbi da 12km q vc vai fazer em umas 3 ou 4 hs, só os ultimos 2 km q é uma subidinha cansativa, mas se vc comparar com o PP é fichinha. Na trilha so tem uma bifurcação, pra direita a usina, pra esquerda o marumbi, quando vc chegar na estação abandonada Hugo Lange (ate aqui sobe carro com trasão 4*4)vai ter uma caixa d´agua gigante do lado dela começa uma trilha estreita q em uns 30min te leva ao camping. O unico perigo da trilha são as butucas q atacam de monte no verão, o resto é tranquilissimo. quando vc chegar na estação do marumbi não esqueça de se registrar, lá tem lugar para +/- 20 barracas, q lota nos feriados prolongados, banheirão arregado com água quente, tem guarda volumes, telefone publico e grupo de resgate na selva, o lugar é só arrego.Os caras do IAP q administra o local so deixa subir os picos mais difíceis, com a trilha seca e o clima bom , por isso fica de olho na metereologia, só consegui subir o Olimpo (1.539m) na 3º vez q fui lá. O lugar é ALUSSINANTE. o trem q vai para Curitiba passa 16:00hs a passagem custa R$15,00 e com a carterinha da Serra verde paga meia, agora se vc quiser voltar de onibus, ele passa 15:45 em porto de cima sentido morretes, perdeu o onibus só carona ou 6 Km de pézão, passagem menos de 3,00, em morretes vc compra a passagem para curitiba q vai ficar em torno de 9,00 . Já por Itupava a trilha é bem mais show, mais possui autos indices de roubos, existe um grupo da policia militar q faz essa trilha todo sabado, se vc se interesar me avisa q eu me informo melhor. eu e o pessoal vomos em julho pra la, talves se encontramos. se tiver alguma duvida entre em comtato. obraços

 

Tiu no tiono@ibest.com.br

 

Editado por - Tiu no on 12/06/2004 00:33:22

 

Editado por - dete on 12/06/2004 22:07:33

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...