Roteiros de Viagem em Portugal
#1217126 por jaqueline.fernandes1
13 Set 2016, 12:33
Pessoal, ola! estou planejando uma viagem para Portugal e Italia com minha familia para Julho de 2017. Meu pai nasceu em Porto, Marco de Canavezes, logo precisamos dar um aparada por la para conhecer os parentes, isso é certo. Mas como sempre viajei com agencias, esta é 1 vez que tento organizar uma viagem assim, por conta. Gostaria de dicas de Roteiros para 10 dias, contemplando principalmente Lisboa, Porto (Marco de canavezes) , não sei quais outras cidade de Portugal seriam mais interessantes de conhecer, Coimbra e Obidos? vi relatos em outros posts de que la seria uma parada que vale a pena...e depois seguir para Roma...e depois Veneza ou Florença? o que sugerem? Please, help!
E gostaria de sugestoes de sites confiaveis onde posso encontrar hotels por la! agradeco muito!!

#1217231 por adrianolb
13 Set 2016, 19:55
10 dias é muito pouco tempo para dividir entre Porto, Lisboa, Coimbra e Obidos, e Itália...

Só Lisboa precisa de uns 3 dias para você conhecer o básico da cidade com calma, 4 dias se você quiser vistar Sintra. Vamos supor que você fique mais uns 3 dias em Porto, já são 6 dias.

Leve em conta que geralmente o dia da chegada é um dia perdido, primeiro por que você estará morto de cansado, em segundo lugar, geralmente os voos chegam só a tarde na Europa, e até você se livrar da burocracia do aeroporto, ir até o centro, se acomodar, já se foi o dia. O dia da volta também pode ser um dia meio perdido dependendo do horário do seu voo, pois no mínimo umas 4 horas antes do seu voo você já tem que estar se mexendo para ir ao aeroporto.

Ou seja, sobrariam só 2 dia, o que é pouco tempo para ainda ir a Itália, eu ficaria em Portugal mesmo. Agora se forem 10 dias só para Portugal e depois mais uns 4 ou 5 dias para ir até a Itália, aí sim dá para pensar em ir a Roma...
#1217255 por juliad
13 Set 2016, 20:58
penso igual o Adriano: mais lógico limitar sua viagem apenas a Portugal. Marco de canavezes não é na cidade e exige um transporte até lá - só isso demanda um dia de viagem - ou dois, dependendo dos objetivos.
#1219088 por jaqueline.fernandes1
21 Set 2016, 11:18
Bom, vou ver a possibilidade de estender a viagem para 15 dias, pois Roma é um local que desejamos muito ir...talvez em Portugal fazer somente Lisboa ( 3 dias) e Porto( 2 dias) , Marco de canavezes ( 2 dias) e seguir para Roma ( 3 dias )?? ...meus pais ja conhecem coimbra, belem...talvez ir em outras cidades diferentes, que eles nao conheceram, pois pra mim e minha irma tdo sera novo de qlquer forma...Talvez entao Lisboa -Porto - Marco canavezes - Algaves (será que da??? vi fotos lindas de la) - Roma...Agradeço muito as dicas!!
#1219093 por paulorco
21 Set 2016, 11:40
Mesmo aumentando para quinze dias, acho que não vale a pena o gasto de tempo e dinheiro para passar só tês dias em Roma. Quinze dias não é esse tempo todo e a Itália está bem mais longe do que parece. Provavelmente vão querer conhecer o Vaticano e aí para Roma mesmo só dois dias sobram. Por exemplo, se fosse no Brasil, você iria fazer uma viagem para o Rio e em vez de aproveitar para conhecer Búzios ou Petrópolis pegaria um avião para ir passar três dias em Natal? Em termos de distância, é isso que você quer fazer ao despencar de Lisboa para Roma para passar tão pouco tempo.

Uma opção interessante para o tempo que você tem é focar em Portugal. dividindo o tempo nas bases de Porto e Lisboa, podendo conhecer melhor essas cidades e incluir bate-voltas a lugares como Sintra, Cascais, Braga, Guimarães. Não faltam opções de cidades bonitas que compensam a visita.
#1219266 por adrianolb
21 Set 2016, 22:46
O problema é o tempo que você gasta para chegar em Roma, vou citar como decorreu comigo em Janeiro passado. Eu estava em Lisboa, mas precisava ir a Roma, de onde o meu voo para o Brasil sairia no dia seguinte. Já estive várias vezes em Roma, ia só passar 1 dia lá para comer uma pizza...

Acordei as 06:00 da manhã, tomei um banho, arrumei as últimas coisas da mala que eu já tinha deixado previamente arrumada, fiz check-out do hotel, e caminhei uns 15 minutos até a estação do metrô que leva ao aeroporto.

Fiz tudo isto meio correndo, para conseguir pegar o metrô das 07:00 ou 07:15 no máximo. Cheguei no aeroporto as 07:45 já no limite para fazer o check-in, corri fazer o check-in e despachar a bagagem, para conseguir pegar o voo das 09:00 para Roma.

O voo teve um pequeno atraso e chegou em Roma as 13:20, até desembarcar e retirar a bagagem já era 14:00. Fui até o ponto de ônibus que custa 4 Euros, por que eu não queria pagar 15 Euros no trem expresso para o centro, chegando lá, tinha uma fila enorme, tive que esperar uns 45 minutos até conseguir pegar o ônibus (deveria ter mudado de ideia e ido de trem, rsss).

O transito não estava muito bom, lembro que cheguei no centro, na estação Termini, pouquinho antes das 15:00, fui procurar o meu hotel que era pertinho da estação Termini, fazer check-in, e guardar as malas, o que levou mais uns 30 minutos..

Ou seja, acordei as 06:00 da manhã e só consegui me ver livre em Roma as 16:00 horas, me custou praticamente o dia inteiro, e eu ainda cheguei com sono em Roma por ter acordado de madrugada.

Se eu tivesse pego o voo das 11:00 para não ter que acordar as 06:00 da manhã, teria conseguido me ver livre em Roma lá pelas 6:00 da tarde.

Tudo isto para mostrar que num deslocamento longo como este, muito provavelmente você perde um dia inteiro para chegar em Roma, e estes seus 3 dias já viram somente 2 dias. E ainda tem o detalhe do voo da volta, dependendo de qual horário o seu voo de volta saia de Roma, pode ser outro dia praticamente inútil, pois umas 4 horas antes do voo, você já tem que estar se mexendo para ir ao aeroporto, e estes 3 dias podem acabar virando 1 dia e algumas poucas horinhas quebradas dos outros dias..
#1219267 por adrianolb
21 Set 2016, 22:49
Ou seja, para estes deslocamentos longos, você tem que separar 1 dia inteiro só para o deslocamento e os dias da chegada e da volta não pode-se considerar eles como dias úteis, a menos que seu voo chegue as 07:00 da manhã (mas você vai estar morrendo de cansaço depois da noite no avião) ou caso o voo de volta seja depois das 21:00...
#1219695 por paulorco
23 Set 2016, 16:11
Na verdade é um dia para ir do Porto a Roma. Ao citar dois dias, o Adriano falou que dos seus três dias, vai gastar um indo e só sobram dois dias para aproveitar de fato. Existe a opção de voo direto de Roma para o Brasil pela Alitalia, mas isso talvez compensaria se você tivesse mais tempo de viagem para que sua visita a Roma fosse produtiva e não uma mera correria em busca de pontos turísticos como se faz nas excursões. Para voltar em voo direto de Roma para o Brasil, necessariamente precisará comprar um bilhete da Alitalia. Essa opção pode até ser boa para a volta mas compromete muito a sua ida pois precisará fazer escala em Roma e depois ir para Portugal gastando muitas horas a mais que o necessário pois tem que voltar para trás quase 2000km, no fim das contas mais quatro horas de voo apertados fora o tempo parado em Roma que não tem um dos melhores aeroportos do mundo. No caso de você realmente ir a Roma, queira muito ir lá mesmo que gaste uma boa grana só para essa passadinha corrida, será muito mais produtivo ir de Tap ou Azul direto do Brasil para Lisboa e deixar a escala na volta, pois nesse caso os voos seriam em ordem geográfica e você não precisará voltar para trás como aconteceria numa ida para Portugal via Roma.
#1219743 por adrianolb
23 Set 2016, 21:53
complementando o que o paulo falou, o que eu quis dizer é que se você for para Roma, vai gastar 1 dia inteiro para ir até lá, e se tiver que voltar a Lisboa para pegar o voo de volta, você gasta outro dia inteiro para voltar até Lisboa.

Você pode voltar direto de Roma, mas só a Alitalia tem voos diretos, se pegar um voo de outra empresa voltando "direto" de Roma, você terá que fazer uma conexão em algum lugar, o que normalmente significa ter que pegar o primeiro voo lá pelas 15:00 ou 16:00 em Roma, e como 4 horas antes do voo você já tem que estar em função de ir para o aeroporto, significa que no máximo, você teria a manhã livre em Roma, isto se acordar cedo, se dormir um pouco mais ou se enrolar um pouco, já são 10:00 horas e não sobra mais tempo para nada...
#1219745 por adrianolb
23 Set 2016, 22:10
No seu plano, com 15 dias, seria algo mais ou menos assim, até seria viável, mas ficaria meio corrido, os seus pais aguentariam a correria?

Dia 01: saída Brasil
Dia 02: chegada em Lisboa, geralmente um dia perdido:
Dia 03: Lisboa
Dia 04: Lisboa
Dia 05: Lisboa (ida a Porto no começo da noite)
Dia 06: Porto
Dia 07: Porto
Dia 08: Acordar cedo e pega trem para Marco de canavezes
Dia 09: Marco de canavezes
Dia 10: Marco de canavezes
Dia 11: Ir até Porto e pegar um voo para Roma
Dia 12: Roma
Dia 13: Roma
Dia 14: Roma
Dia 15: Pegar o voo para casa (dia perdido)

O problema disto, só tem voo direto de Porto para Roma 2 vezes por semana, na segunda e na sexta e geralmente não encaixa... Nos demais dias teria que voltar até Lisboa para ir a Roma.

Se você faz questão de Roma, eu tentaria começar por Porto e Marco de canavezes, depois Lisboa e Roma, teria mais chances de conseguir encaixar um voo para Roma do que do Porto...

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes